placardpt
    Volta a ter sucesso em Paços

    Paulo Fonseca contraria o lema «não voltes onde já foste feliz»

    Quem o costuma dizer é o povo, na base da superstição. Onde outrora se foi feliz, não se deve voltar, pois o que de bom aconteceu não terá repetição. Paulo Fonseca, provavelmente, não será supersticioso. Mesmo que o seja, vai desafiando a lógica desta ideia.

         Sempre me disseram que era muito boa pessoa e eu confirmo isso. Como treinador, deixou-me surpreendido.
    Urreta
    Em Paços de Ferreira, não há quem diga mal do técnico. No verão de 2012, chegou para se estrear no campeonato principal como treinador e poucos o conheciam, mas foi preciso muito pouco para que o português, nascido em Moçambique, convencesse a plateia.

    Uma temporada de sonho, culminada com as meias finais da Taça de Portugal e com o inédito terceiro lugar no campeonato (derrotado apenas nos jogos contra FC Porto e Benfica) serviu para que os olhares mais distraídos olhassem com interesse para o seu trabalho. Levou o Paços ao playoff da Liga dos Campeões. Nada seria como até então. A cotação estava muito alta e o salto era inevitável.

    Vítor Pereira saiu do FC Porto depois de ser campeão nas duas épocas em que esteve à frente da equipa e Paulo Fonseca foi a escolha de Pinto da Costa. Só que o terceiro lugar nos dragões não foi, de todo, tão satisfatório como tinha sido nos castores e a época nem foi terminada pelo técnico, que pediu para sair.

    Felicitou Vítor Pereira antes de lhe suceder ©Catarina Morais
    Voltou a Paços de Ferreira, num ato de humildade. Se houve salto dos amarelos para os azuis e brancos, o contrário terá que ser considerado como uma queda. Mas Paulo Fonseca não se importou nem se encolheu na sombra, à espera de uma nova oportunidade num patamar elevado, com risco de esquecimento. Falou na apresentação que seria «novamente um casamento feliz».

    Meia época depois e pode-se dizer que, apesar de o terceiro lugar estar distante, o regresso foi claramente uma decisão acertada. O Paços de Ferreira, que esteve na iminência de descer na época passada, voltou a navegar por águas tranquilas e até pode espreitar a luta pelos lugares europeus. Bateu o líder Benfica e manteve acesa a chama da luta pelo título.

    Um treinador com métodos... diferentes

    Garante quem já trabalhou ou trabalha com o técnico. Quando se mudou para o FC Porto, André Leão e Tiago Valente foram dois jogadores com quem o zerozero.pt conversou para traçar o perfil de Paulo Fonseca, contando que o treinador fazia apostas com o plantel para determinados objetivos (por exemplo, oferecia um churrasco se a equipa fizesse determinado número de cruzamentos).

    Regresso a Paços está a ser bem sucedido ©Vítor Parente
    Recentemente, o nosso jornal falou com alguns atletas do plantel sobre o técnico que os orienta e a ideia foi confirmada.

    «Isso também nos ajuda, pois, para além do objetivo do clube, que é a manutenção, temos sempre outros objetivos dentro do próprio grupo. Objetivos esses que tentamos sempre alcançar, pois há sempre um bónus implementado por ele. Tem essa particularidade de criar objetivos dentro do grupo e depois premeia-nos com algum tipo de diversão», contou Bruno Moreira, um dos jogadores que sentiu o 'toque de Midas' de Paulo Fonseca.

    «O que posso dizer é que toda a gente confia no nosso treinador. Todos gostam dele e dos métodos de trabalho que ele implementa. Somos uma família. Quando tudo isso se junta, penso que temos tudo para fazer uma grande campanha», referiu o avançado, à margem da entrevista dada a 7 de dezembro.

    Também nessa altura falou Urreta ao zerozero.pt, ainda antes de sair e numa altura em que estava a ser um dos destaques. As palavras para com o técnico foram as melhores.

    «Sinceramente, fiquei muito surpreendido porque não sabia das qualidades que tinha como treinador. Sempre me disseram que era muito boa pessoa e eu confirmo isso. Como treinador, deixou-me surpreendido. Ele está diariamente a aprender, a melhorar e faz aprender as outras pessoas», referiu o uruguaio, que o considerou também «diferente».

    Raio X [Treinador]
    na/o
    Paulo FonsecaP. Ferreira
    64Jogos
    31Vitórias
    19Empates
    14Derrotas
    + ver detalhes
    «Acho que é diferente de muitos treinadores aqui em Portugal. Não tive muitos cá mas acho, que pelo que os colegas falam, ele é muito diferente. Tem uma mentalidade muito positiva, muito ganhadora e isso é muito preciso para o jogador. Joga de uma forma diferente de outros treinadores e está a notar-se em campo. O Paços joga de forma diferente em relação às outras equipas cá e ainda bem que temos o Paulo na nossa equipa», acrescentou, na altura.

    Mais recentemente, Rodrigo Galo também falou com o zerozero.pt. A linha foi igual: Paulo Fonseca foi merecedor de palavras positivas, por parte de um jogador que nem vinha a ser opção, mas que foi a surpresa contra o Benfica.

    «É um ótimo treinador, sabe o que quer da equipa, sabe tirar o máximo de cada jogador. Particularmente gosto muito do estilo dele, quer-nos a jogar de bola no chão, sem chutão para a frente e eu gosto muito disso; não gosto de jogo direto. Os resultados não aparecem mas quem vê os jogos sabe que a equipa cria muitas oportunidades de golo, só não está a conseguir concretizar o último toque, só está a falhar na última fase. Mas creio que isso em breve vai mudar e os bons resultados vão voltar», dizia, na semana passada, adivinhando o que acabou por acontecer na passada segunda-feira.
    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    BENFICA

    Fotografias

    P. Ferreira v Benfica Primeira Liga J18 2014/15
    P. Ferreira v Benfica Primeira Liga J18 2014/15

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    A8
    Espantoso
    2015-01-29 12h13m por A8960
    Acho uma piada àqueles que ainda falam que não serve para um grande , bla, bla.

    O Paulo Fonseca o ano passado no FCP com um plantel com imenas fragilidades, com um Benfica fortíssimo como plantel, tinha já liderado várias jornadas, chegou a ter 5 pontos de vantagem e vejam lá por esta altura tinha 4 pontos de desvantagem. O Lopetegui tem 6 de desvantagem há imensas jornadas e anda a olhar para cima quase desde o início do campeonato.

    O Paulo Fonseca foi desp...ler comentário completo »
    NO
    fonseca
    2015-01-28 17h21m por notaartistica
    lembro-me de ouvir umas pessoas que costumavam acompanhar a equipa do porto de perto e que jantavam com uns dirigentes e tal a dizer que o Fonseca era posto de parte pelos jogadores, inclusivamente os jogadores iam jantar juntos e nem convidavam o mister. . .
    claro que isso do diz que disse vale o que vale (que é nada) mas tendo em conta a forma como o Fonseca se relacionava com alguns jogadores, sendo que alguns chegaram ate a forçar a saída como o otamendi e o lucho por exemplo, nã...ler comentário completo »
    CM
    Paulo Fonseca
    2015-01-28 17h14m por cmche
    Como já disseram aqui em baixo tem aspeto de ser um gajo porreiro, mas acho que ainda é cedo para dizer que não tem qualidade para um grande. Acho e espero que fique mais que uma época no Paços, e depois dar um passo mais pequeno, talvez um Braga, Vitória e por ai e depois pode ser que já leve bagagem suficiente para ter sucesso num grande, e se um dia voltar a um grande que tenha direito a Indis, Olivers e Brahimis em vez de Abdoulaye, Josués e Licás
    FC
    klixx
    2015-01-28 17h13m por FCPortoWarrior
    Está longe de ser verdade. O FC Porto não deu lagosta ao Lopetegui, Lopetegui sim, deu lagosta ao FC Porto, porque sem ele, podes ter a certeza que muitos dos jogadores contratados não vinham.
    KL
    Uma diferença
    2015-01-28 17h10m por klixx
    Quando ele estava no Porto deram-lhe tremoços e agora com o Lopetegui dão-lhe lagosta. Já não me lembro quem disse isto, penso que o Manuel José, mas é bem verdade!
    No benfica Nao
    2015-01-28 16h17m por ballantines
    Eu espero que este nunca treine o Benfica.
    Só tem provado ser treinador de equipa pequena. Bem o vimos no Porto.
    SA
    Paulo fonseca SCB
    2015-01-28 15h51m por santander
    gostava bastante de o ver no SCB parece-me o clube ideal para eleonde nao há vedetas e apressão do titulo é menor
    jogos históricos
    U Segunda, 26 Janeiro 2015 - 20:00
    Estádio Capital do Móvel
    Bruno Paixão
    1-0
    Sérgio Oliveira 90' (g.p.)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Jogador argentino foi submetido a uma cirurgia
    Enzo Fernández, médio argentino que atua pelo Chelsea, foi operado com sucesso na manhã desta sexta-feira a uma hérnia inguinal como vinha sendo notícia. O ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    publagrima 26-04-2024, 15:24
    mundial200 26-04-2024, 15:20
    FC
    Fcpflaw2506 26-04-2024, 15:20
    Minnowkr 26-04-2024, 15:12
    publagrima 26-04-2024, 15:09
    Minnowkr 26-04-2024, 15:08
    mundial200 26-04-2024, 15:06
    Sir_jaof 26-04-2024, 14:55
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 14:54
    ZH
    zhar 26-04-2024, 14:45
    OJaime_Pacheco 26-04-2024, 14:41
    edgarlima 26-04-2024, 14:36
    edgarlima 26-04-2024, 14:22
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55