placardpt
      Arranca a CAN

      Arranca a festa do futebol africano

      2015/01/17 05:03
      E7

      Arranca este sábado a Taça das Nações Africanas 2015. Anfitriã à última hora, a Guiné Equatorial defronta o Congo no primeiro jogo da prova, a partir das 16h00.

      O risco em torno do vírus Ébola levou a uma alteração de destino para os amantes do futebol africano: Marrocos deixou de ser o país anfitrião, assumindo essa função a Guiné Equatorial, que co-organizou a prova, com o Gabão, em 2012.

      Há, desde logo, alguma expetativa em relação a esta mudança ocorrida em novembro de 2014, apesar de os responsáveis da CAF – Confederação Africana de Futebol – e do próprio país, garantirem que tudo decorrerá com normalidade.

      A estreia está, por isso, agendada para este sábado, às 16h00, com a Guiné Equatorial, que possui no seu plantel o estorilista Balboa, a medir forças com o Congo. Mais tarde, ainda no grupo A, defrontam-se o Gabão, que é comandado pelo português Jorge Costa e que possui entre os convocados Randal Oto’o, da equipa B do SC Braga. 

      Em relação aos portugueses em prova, destaque ainda para Rui Águas, que comanda a seleção de Cabo Verde, e que vai estrear-se no domingo, frente à Tunísia, que festejou a conquista da CAN em 2004. 

      No grupo dos cabo-verdianos há vários representantes do campeonato luso a seguir, a começar por Héldon, do Sporting, passando por Kevin Sousa, guarda-redes do Nacional, pelos defesas Ivan Cruz, do Gil Vicente, e Gegé, do Marítimo, e pelos médios Babanco, do Estoril, e Sérgio Semedo, do Olhanense.

      Jorge Costa, selecionador do Gabão, é um dos lusos em prova ©Catarina Morais
      O grupo do selecionador português conta ainda com a Zâmbia, que venceu a prova em 2012, e que se estreia ante a República Democrática do Congo, onde está o jogador da Académica Christopher Oualembo.

      Slimani, do Sporting, e Brahimi, do FC Porto, são os dois nomes que os portugueses melhor conhecem entre os inúmeros que vão estar nesta prova e jogam na segunda-feira, dia 19, com a África do Sul. Os argelinos caíram nos oitavos do Mundial 2014, eliminados pela campeã Alemanha, no prolongamento, e entram na CAN revestidos de expetativa.

      Neste grupo jogarão ainda o Gana, que era do grupo de Portugal no Brasil 2014 e que já venceu a CAN por quatro vezes, e o Senegal.

      Camarões, Costa do Marfim, Guiné Conacri e Mali formam o último grupo da maior prova de seleções do continente africano. 

      A seleção camaronesa, do portista Aboubakar e do jogador da Académica Edgar Salli, começa por jogar com o Mali, ao passo que os costa-marfinenses, que não festejam o título africano desde 1992, medem forças com a Guiné onde está o médio do Nacional da Madeira, Boubacar Fofana.

      Prova sem a campeã em título

      Esta edição da CAN de 2015 tem a particularidade de não contar com a presença da seleção campeã em título, a Nigéria, que foi terceira colocada do grupo A da qualificação, tendo levado a melhor a África do Sul e o Congo.

      De fora está, também, a seleção do Egito, a mais titulada da competição, com sete títulos já festejados.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      TC
      CAN 2015
      2015-01-17 15h55m por Tchallaz
      Estou com muita expetativa em ver as seleções de Cabo Verde e do Gabão, espero que os tubarões azuis façam melhor ainda que na edição anterior, e consigam chegar às meias-finais pelo menos. A Argélia, o Mali e os Camarões são para mim os principais candidatos ao título, com destaque para os argelinos, que têm uma seleção fortíssima.
      JO
      jose_castro
      2015-01-17 12h45m por Josec78
      Só se deprime quem não gosta e for abrigado a ver.
      Eu vou ver tantos jogos quanto possa, porque quero. Certamente não vou ficar deprimido.
      CAN
      2015-01-17 11h34m por diogo481
      nao da em nenhum canal portugues, que tristeza. .