placardpt
    Zenit elimina Benfica

    Triste fado servido com gelo (1x0)

    Mais uma vez, uma equipa portuguesa sai de um jogo das competições europeias com a sensação que faltou só um bocadinho. O Benfica esteve por cima em boa parte da partida, teve excelentes oportunidades, mas voltou a não ser feliz, acabando por sofrer perto do fim pelo português Danny, que gelou a equipa portuguesa. Jorge Jesus volta a falhar uma passagem na fase de grupos da Champions.

    Onzes esperados
    No alinhamento inicial, apenas foi de estranhar a presença de Ryazantsev em vez de Shatov. De resto, tudo o que se esperava. André Almeida foi o defesa esquerdo, Samaris o trinco, Lima o avançado
    Primeiro frio, depois calor argentino

    Numa entrada gelada em campo, as águias começaram muito pouco mexidas e quase só o faziam para tremer, nos primeiros minutos. Bem melhor na entrada em campo, o Zenit não estranhou as condições metereológicas e tentou tirar partido disso mesmo.
     

    Tal como na Luz, a entrada dos russos foi fulgurante. Ao contrário do jogo de Lisboa, o Benfica soube suster esse ímpeto inicial. Mesmo com algum atordoamento perante a velocidade de Hulk e Rondón, a equipa encarnada foi segurando alguns sustos com Júlio César a transmitir tranquilidade e, depois, cresceu.

    Primeiro, no capítulo defensivo. Com o recurso a algumas faltas, a equipa aumentou a agressividade e arrefeceu o calor dos avançados adversários. O próprio Hulk, visto como a maior ameaça (o que era lógico, depois dos estragos que tinha feito em Lisboa), foi sempre muito bem vigiado por André Almeida e dobrado pelos médios e por Jardel.

    Depois, na perspetiva atacante. A lesão de Lombaerts pode parecer um pormenor, até porque existiu uma troca por troca e Luís Neto não entrou mal. Só que foi esse o momento que soou a mudança. Após segurar as investidas dos russos, o Benfica cresceu no capítulo ofensivo e, mesmo em grande domínio na posse, soube chegar com mais perigo à baliza contrária.

    Foi nesse período que Salvio teve, porventura, o melhor momento da primeira parte, lance onde apenas a perna esquerda de Lodygin evitou a vantagem da águia para os balneários. Salvio era um dos três argentinos que iam carregando a equipa. Experientes e atrevidos, Enzo Pérez, Gaitán e Salvio cavalgavam o desejo e a vontade de mais nesta competição, para uma demonstração de que este Benfica é bem mais capaz do que o que a tabela demonstra.

    Fair-play
    Ao minuto 52, Javi García corria ao lado de Gaitán pela bola e sofreu uma picada muscular, caindo no chão. O argentino parou de imediato a jogada, quando podia ter progredido com perigo. Bonito gesto de Gaitán.
    Ai Luisão...

    A entrada do Benfica para o segundo tempo deu a clara sensação de que o intervalo até poderia não ter existido, já que a tendência continuou a ser crescente para o Benfica. Aliás, no primeiro quarto de hora do segundo tempo só deu encarnado.

    Com imensa confiança e com enorme alma, a equipa de Jesus fez o suficiente para se colocar em vantagem. O que falhou? A finalização, pois claro. Nisso, o expoente máximo foi Luisão. Que oportunidade, aquela do minuto 50. Na cara de Lodygin, só com a tarefa de escolher o lado, escolheu atirar... ao lado.

    Mudança tática
    Aos 70 minutos, entrou Derley e saiu Talisca, com o Benfica a passar do 4x3x3 para o 4x4x2. E foi aí que deixou definitivamente de ter superioridade.
    O ascendente do Benfica tinha uma justificação essencial. O meio-campo apresentava-se em alta rotação, com Samaris a fazer, provavelmente, o melhor jogo desde que chegou e com Enzo Pérez muito perto do melhor nível da época passada. Só que as baterias não eram eternas. Era preciso materializar o ascendente em golos e isso não aconteceu.

    Villas-Boas voltou a ganhar o duelo a Jesus ©Carlos Alberto Costa
    Cresceu o Zenit, sobretudo com a entrada de Shatov (porque é que ficou no banco?) e com a passagem de Hulk para a esquerda, 'secando' as subidas de Maxi Pereira. A águia começou a perder fulgor, os russos foram subindo e, na eficácia, souberam ser superiores. Hulk cruzou, Danny rematou e o Zenit acertou para vencer.

    A entrada de Ola John para a vez de Samaris teve o sentido de dar mais virtuosismo à equipa, mas acabou por partir totalmente a formação encarnada, que nunca mais soube chegar com critério ao último terço.

    O apito final trouxe a derrota e o fim do sonho da Liga dos Campeões. O Benfica está fora da competição.

    U Quarta, 26 Novembro 2014 - 17:00
    Petrovsky Stadium
    Nicola Rizzoli
    1-0
    Danny 79'
    Petrovsky Stadium
    Petrovsky Stadium
    Rússia
    St. Petersburg
    Lotação20 985
    Medidas105x68
    Inauguração1925
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo CJornada 5
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ZENIT
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    OR
    matheorist
    2014-11-27 15h23m por Organic10
    Eu se fosse sportinguista tinha muito que me preocupar no meu clube. . . mas sou portista, ajoelhamos o jesus. Viemos de um Tri campeonato, nao estou a dizer isto a espera que o LFV leia a minha significante opiniao e o despeça. Simplesme. te dou a minha opiniao porque e para isso q aqui estamos.
    BITW_ThenNow4Li fe & Organic10
    2014-11-27 15h15m por Matheorist
    Claro, se eu fosse sportinguista também o queria demitido. Em 5 épocas com o homem ao leme, nem por 1 vez o SCP conseguiu acabar o campeonato à frente do SLB. E parece que esta vai ser a sexta. Para quem tem como único objectivo acabar à frente do SLB, tem sido mau de mais.
    OR
    Tacticas? 50 anos de futebol? Fifa14??
    2014-11-27 14h26m por Organic10
    O jesus quis a liga europa e enterrou-se. . .

    Nao ha mais nada a dizer. . . Os benfiquistas deviam estar agora perto das instalacoes a pedir a. demissao de alguem que simplesmente desrespeitou imenso uma instituicao importante, que gasta milhoes.
    OR
    schmeichel
    2014-11-27 14h15m por Organic10
    Nao nao. . .
    Ja te disse, enquanto respondes a esse gajo, estas a fazr exactamente o que ele quer. . . ou n sabes o que é um mimado? troll em linguagem de internet. . . .
    Benfiquistas
    2014-11-27 14h11m por Catinga
    As competiçoes europeias sao só para as melhores equipas
    Blaugrana__10
    2014-11-27 08h23m por Matheorist
    (clap clap clap)

    Eu gostava de os ver a comentar um jogo de xadrez entre grandes mestres. "É pá, come o peão, pá". . . "não ponhas aí o cavalo, assim vais-te lixar". . . E no fim, como há (quase) sempre um que perde, "vês, eu sabia. . . se tivesses jogado a torre para e7 tinhas ganho".
    AD
    Schmeichel_the_ one
    2014-11-27 01h13m por Adepto
    Eu jogava com AA a trinco, sem dúvida nenhuma. O problema era que jogava a defesa esquerdo.
    AD
    Samaris
    2014-11-27 01h01m por Adepto
    Este zerozero faz analises sem coerência nenhuma. Samaris fez o melhor jogo que chegou? Ou fez poucos, ou então jogou sempre mal.
    Vi samaris a perder bolas umas atrás de outras, posiciona-se mal, taticamente é fraco.
    mihaly_siska
    2014-11-27 00h06m por scarafizen
    Enganado não digo, até porque o empresário que o meteu no Mónaco foi o mesmo que levou o James pró Real e o Falcão para o United, e se é verdade que o Falcão saiu no fim do mercado, o James nem sequer chegou a treinar com ele. Independentemente tem equipa para mais, internamente. Agora o JJ não discordo em nada do que disseste, mas neste momento, se outros teriam feito melhor, será sempre uma incerteza, apesar de também acreditar que sim.
    JU
    heheh
    2014-11-27 00h02m por justKids
    grandes antis. . . todos contentes!
    EL
    Predador
    2014-11-27 00h01m por el_dii
    "Esta derrota tem apenas uma explicação

    A dualidade de criterio do arbitro

    Entao mostra vermelho ao Luisao e n mostra vermelho ao Criscito??"

    Vale a pena responder? Que falta de noção.
    LJ e JJ
    2014-11-26 23h58m por mihaly_siska
    LJ foi enganado, porque quando contratado tinha james e falcao e de repente ficou sem os 2, o JJ tambem ficou sem alguns dos melhores jogadores da epoca passada mas gastou milhoes em contrataçoes
    mihaly_siska
    2014-11-26 23h52m por scarafizen
    Mau treinador, não digo, isso é ser indiferente às evidencias, e digamos que o trabalho do Leonardo Jardim este ano, até ver, a nível interno, é miserável, e na Champions a sorte têm que continuar pelo menos mais um jogo. A diferença é que não tem problemas em considerar a sua equipa inferior e planear os jogos tendo em conta isso. Já o Jesus, "é bom de mais" para alterar o que quer que seja da sua estratégia "imaculada", Cá dentro dá, lá fora. . .
    NeverSilencedBI TW
    2014-11-26 23h45m por mihaly_siska
    com planteis que o benfica tem tido nestes os ultimos 6 anos, acho que jj nao fez nada de extraordinario, e a minha opiniao sou um bocado suspeito porque sou portista mas como disse nao acho jj um treinador de top
    scarafizen
    2014-11-26 23h41m por mihaly_siska
    a vantagem do monaco esta no treinador LJ e um grande treinador, ao contrario de JJ
    Champions é outra coisa. . . .
    2014-11-26 23h37m por scarafizen
    Grupo difícil, sem duvida, 6 jogos de nível champions e não tivemos à altura. Em jogos destes puro e simplesmente não se podem desperdiçar as oportunidades flagrantes que tivemos, tanto hoje, como no jogo no Mónaco, mais própria-mente o lance do Gaitan nesse jogo. E o grande exemplo é o mesmo Mónaco dois jogos miseráveis com o Leverkusen, autocarro, contra-ataque e bolas paradas, 6 pontos.
    JJ
    2014-11-26 23h36m por RicardoJRPereira
    Já tens mais uma garantia. . . voltas a não estar nomeado para treinador do Ano!!!

    E o Villas Boas é que era fraquinho. . . aqui ganhou por causa da fruta e tal. . .

    Enfim. . . merecida a eliminação.
    jj
    2014-11-26 23h27m por mihaly_siska
    treinador mediano na champions em 5 presenças so uma vez passou a fase de grupos, na liga europa, ou seja na 2ª divisao europeia fez uma gracinha.
    mas como acho que o benfica e um clube de champions e nao de liga europa, digo isto, e sou portista, jesus nao e treinador de top mundial definitivamente!!!!
    BA
    Campeonato preoritário
    2014-11-26 23h16m por baltas03
    Campeonato é importante e prestigiante. Mas se considerarmos os prémios de vitória e qualificações o benfica encaixou +/- 11M€ (imagino que seja esse o valor). Se tivesse sido competente teria perto dos valores do Porto.
    E pergunta alguém me sabe dizer quanto é que o Benfica encaixou de prémios nas competições Europeias da época passada?
    Não estarei muito longe ao dizer que se o Porto passar para os quartos encaixará um valor semelhante a uma final de LE com afastamento da CL. ...ler comentário completo »
    JU
    Benfica
    2014-11-26 23h11m por justKids
    Acho que poderia e deveria ter feito mais em alguns jogos. O começo foi uma vergonha. Hoje só vi a primeira parte e jogamos bem. Fiquei desiludido mas não deve ter sido por este jogo que fomos eliminados. . .
    NeverSilencedBI TW
    2014-11-26 22h56m por kropotkin
    Para mim o Jesus e o João de Deus estão mais ou menos no mesmo nível. Consigo, no entanto, ver uma ou outra qualidade no Jesus, já no de Deus não vejo nada que se aproveite.

    Conheces aquela máxima do "quem joga para o empate normalmente perde"? Pois eu acho que o Benfica entrou na liga dos campeões a pensar num possível brilharete na liga europa, já que o plantel não tem qualidades para conseguir ir muito longe na competição principal. . . mas olha, saiu o tiro pela culatra. . .
    MO
    Mais uma perdia
    2014-11-26 22h51m por MorSei
    Se tivessem ganho tinham ainda chance de ficar em primeiros dependendo do ultimo resultado. Mas como a aposta é nos campeonatos internos fica esta triste imagem na europa do futebol.
    NeverSilencedBI TW
    2014-11-26 22h33m por kropotkin
    Já concordas comigo, que o Jorge Jesus não é muito melhor que o João de Deus?
    SE
    tristeza, que tristeza. . . . . . . .
    2014-11-26 22h30m por serginho71
    para quem ia ser campeão da liga dos campeos, nem a liga europa vao jogar que vergonha foram fazer a europa. . . enfim fiquem nas competiçoes internas que ficam bem, seus tristes . . . .
    RA
    JD89SLB
    2014-11-26 22h06m por ram
    O andre almeida é bom a andar a correr atrás dela

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    notícia zz
    Tudo sobre o castigo aos quatro dragões
    «Têm de ser jogadores à FC Porto»; «Não chega ter contrato»; «Não me venho a rir para o Olival» Na sequência ...