placardpt
      Garante desejo de vitória

      Fernando Santos antevê o duelo «entre dois génios» e diz: «Podemos fazer muito melhor»

      A recusar a ideia de que será um jogo entre dois jogadores e a revelar que votou em Ronaldo para a Bola de Ouro «pela época que fez», o selecionador nacional fez a antevisão à partida contra a Argentina e não retirou importância ao duelo por se tratar de um encontro amigável.

           Para vocês isto é um clássico entre Ronaldo, Messi, Mascherano, Pepe. Para nós, isto é um jogo entre Portugal e a Argentina
      «Não há jogos menos importantes para a seleção nacional, quando vestes a camisola do teu país todos os jogos são muito importantes. Os jogadores são altamente profissionais e estão focados no jogo contra a Argentina. Podem esperar o normal: uma equipa empenhada, com a única ambição de ganhar. Será muito difícil, pois estarão duas grandíssimas seleções mundiais em campo, mas estamos com o foco de sempre», garantiu o selecionador português.

      Fernando Santos vincou que o jogo contra a Arménia «é passado» e garantiu que a equipa «mudou o chip» assim que a partida no Algarve terminou. Em todo o caso, confrontado com uma questão referente à opção de ter reduzido os médios em detrimento de homens com características mais ofensivas, o técnico reconheceu que «em alguns momentos sentiu-se a falta de alguém no meio».

      Nani em foco
      Em dia de aniversário, o 17 da seleção está em Old Trafford e foi falado por Fernando Santos sobre o seu momento: «Para a equipa foi importante, o Nani está a jogar com regularidade e num excelente momento de forma. Não vou opinar sobre as opções do Van Gaal»
      Mesmo assim, Fernando Santos, que brincou com a questão da linguagem (na conferência de imprensa antes do jogo contra a Arménia, a sua expressão referente a «três gajos a cruzar e um na área» teve bastante eco), garantiu que não existe nenhuma mudança de sistema tático.

      «Contra a Arménia mudámos ligeiramente a nossa forma de jogar, ainda que jogando em 4x4x2. Neste jogo, manteremos o padrão, com os jogadores que vejo com mais condições para defender o interesse nacional», continuou.

      E mais: «Temos grandes jogadores e uma forma de jogar, não nos vamos adaptar aos adversários, pois certamente que a Argentina também não o fará», sublinhou Fernando Santos, que, nesse seguimento, deu garantias de não estar a contar com nenhuma marcação específica a pensar em Messi.

      Bruno Alves teve direito a elogios ©João Matos
      «Obviamente que todos conhecemos as qualidades do Messi, claro que vamos ter alguma atenção com ele, mas não faremos nenhuma marcação individual, até porque toda a seleção é muito boa».

      Votou em Ronaldo

      A mediatização da partida em torno dos dois galardoados dos últimos seis anos como melhores do Mundo foi bem percebida por Fernando Santos, selecionador que preferiu não tocar o assunto a partir desse particular.

      «Até hoje não ouvi o Cristiano ou o Messi darem ênfase a este assunto, mas percebo que isso tenha peso e que se fale disso. Eles não vão jogar um contra um, portanto estou interessado é em explicar à equipa o que quero para o coletivo. Para vocês isto é um clássico entre Ronaldo, Messi, Mascherano, Pepe. Para nós, isto é um jogo entre Portugal e a Argentina», frisou, antes de se pronunciar especificamente sobre a Bola de Ouro, prémio para o qual já votou.

      «Para mim, este jogo não é decisivo, já votei e votei no Cristiano. Não é um jogo que decide em quem se vota, é a regularidade ao longo da época que mais conta. Procuro votar pela minha avaliação à época em questão e são dois génios, mas este ano Cristiano Ronaldo foi melhor», considerou.

      Escolhas incertas

      Foi sem esclarecer dúvidas sobre a equipa a apresentar em Old Trafford que Fernando Santos se apresentou aos jornalistas. Defensivo e prudente, o técnico deu a certeza de saber «o quão importante é jogar ao mais alto nível» e assegurou ter «atenção aos calendários dos clubes».

      Ronaldo tem garantido o voto de Fernando Santos ©João Matos
      Deste modo, o selecionador abriu a porta à possibilidade de atletas menos utilizados poderem ser lançados nesta partida: «Naturalmente que nestes jogos pode acontecer, mas não com o objetivo único de promover novos internacionais. Embora, como já disse, qualquer um que está no lote de convocados me deixa tranquilo, se a oportunidade surgir, haverá a possibilidade de alguns que ainda não são, passarem a ser internacionais por Portugal».

      Um dos que tem estado de fora é Bruno Alves. Titular com Paulo Bento, o central do Fenerbahçe perdeu a vaga para Ricardo Carvalho, mas teve palavras positivas do selecionador, que recusou rótulos.

      «Aqui não há perder ou não perder a titularidade, há ser convocado ou não ser convocado. Todos os que são chamados se devem considerar titulares. Lancei o Bruno, conheço-o há muitos anos. Todos querem jogar e ele não escapa à regra, mas ele é um profissional exemplar e que sabe que eu confio nele para qualquer altura», destacou, antes de terminar com um afastamento do que foi feito antes da sua chegada.

      «A mim importa-me o que está a acontecer desde que cheguei. Naturalmente que achamos que podemos fazer muito melhor, mas primeiramente procuramos a estabilidade, consolidando resultados e lançando as bases para aquilo que é normal na seleção portuguesa: conciliar bons resultados com boas exibições», rematou.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      ARGENTINA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      fuclogic
      2014-11-17 23h14m por Nonnenmacher
      Tenho a certeza que no momento que escrevias essa pergunta já sabias a resposta. Caso não saibas basta repareres a notícia neste site do Tata Martino em que não foi comentado a mesma coisa que foi comentado face ao Fernando Santos/Ronaldo aqui.
      FU
      DIEGOCOSTA
      2014-11-17 21h53m por fucklogic
      Isso é óbvio, o Tata Martino também já disse que acontecesse o que acontecer iria votar sempre no Messi. . . também mal seria deles se não votassem nos meninos de ouro das suas respetivas federações, talvez não chegasse a tanto, mas creio que eram logo corridos da seleção. . .

      E já agora, gostava de te fazer uma pergunta, amanhã vais estar a torcer por Portugal ou pela Argentina?? Responde sinceramente. . .
      DI
      Portugues vota em Portugues!
      2014-11-17 21h31m por DIEGOCOSTA
      Como é óbvio não avalias nada! Votas porque ele é um Português! E se hoje estas a treinar Portugal foi porque foste inteligente e a votar no seguro , nas bolas de 2011, 2012, 2013 votaste sempre em Ronaldo por isso essa tanga da avaliação não existe, pelo menos para ti!
      jogos históricos
      U Terça, 18 Novembro 2014 - 19:45
      Old Trafford
      Martin Atkinson
      1-0
      Raphaël Guerreiro 90'

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Podcast 5 para 4
      Podcast
      O podcast de Futsal do zerozero
      A época já vai longa, com muitos jogos nas pernas. O próximo fim de semana, no que toca à Liga Placard, vai ser de última jornada da fase regular e ainda há ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      fcpinvicta 23-04-2024, 18:11
      AN
      Andrezinho_SLB 23-04-2024, 18:07
      tiger1974 23-04-2024, 17:58
      JS
      jsilva77 23-04-2024, 17:55
      JS
      jsilva77 23-04-2024, 17:53
      Maia_1993 23-04-2024, 17:39
      xithombo 23-04-2024, 17:07
      Ispeaksempolemicas 23-04-2024, 16:33
      moumu 23-04-2024, 16:19
      RI
      river_shannon_is_bac 23-04-2024, 16:18
      moumu 23-04-2024, 16:17
      moumu 23-04-2024, 16:16
      Platinum-Returns 23-04-2024, 16:11
      ZH
      zhar 23-04-2024, 16:10
      moumu 23-04-2024, 16:08
      moumu 23-04-2024, 16:08