placardpt
    Benfica derrota Monaco

    Bola parada foi a brecha encontrada pelo Benfica na lição bem estudada do Monaco (1x0)

    2014/11/04 21:37

    O Benfica venceu a primeira de três finais na Liga dos Campeões ao derrotar o Monaco por 1x0, mantendo-se na corrida pelo apuramento para os oitavos de final da competição. Anderson Talisca apontou o único golo de um jogo em que os monegascos mostraram ter a lição bem estudada e só de bola parada é que os encarnados conseguiram chegar a vantagem aos 82 minutos.

    Monaco fechou os caminhos para a baliza

    Pela primeira vez esta temporada em jogos da Liga dos Campeões, o Benfica entrou bem. Com Anderson Talisca em bom plano, tanto no apoio a Derley, como na ajuda a Samaris e Enzo Pérez no meio campo, os encarnados mostraram vontade em chegar ao golo nos primeiros minutos e estiveram perto de o conseguir.

    Luisão teve muito trabalho para travar o ataque do Monaco, especialmente na segunda parte ©Carlos Alberto Costa
    Com Talisca a desequilibrar em zonas mais interiores e a soltar a bola para os corredores, o Benfica esteve perto de marcar aos cinco minutos, com Salvio a rematar ao lado da baliza defendida por Susasic. Foi a melhor oportunidade criada pelos encarnados até à entrada para o tempo de compensação da primeira parte, altura em que Gaitán, após bom lance individual de Salvio, viu Andrea Raggi, com o pé, a impedir a bola de entrar na baliza do Monaco.

    Aos cinco e aos 45 minutos aconteceram os melhores momentos do Benfica na primeira parte, mas entre esses dois períodos assistiu-se a uma partida equilibrada e jogada da forma que o Monaco pretendia. Sem precisar de arriscar e com a pressão do lado dos encarnados, Leonardo Jardim montou uma equipa inicial com três jogadores declarados no meio campo e com eles conseguiu manter o adversário longe da sua baliza.

    O pragmatismo dos monegascos era demasiado evidente, com os jogadores a preferirem jogar pela certa em vez de arriscar e não cometendo erros que o Benfica pudesse aproveitar. Sem bola, o Monaco conseguiu fechar os corredores e por isso, à exceção dos lances já referidos, quase nem se deu pela presença dos desequilibradores Salvio e Gaitán, além de que Maxi Pereira e André Almeida não foram capazes de criar desequilíbrios no ataque.

    Com isso, o Benfica quase não existiu ofensivamente, sinal de que o Monaco, para quem o empate era um bom resultado, tinha a lição bem estudada e jogava como queria no Estádio da Luz: mais preocupado em não deixar o adversário atacar, do que propriamente em chegar à baliza de Júlio César.

    Após sustos, Benfica chegou ao golo de bola parada

    A segunda parte foi diferente da primeira, embora os comandados de Leonardo Jardim tenham continuado a anular os pontos fortes do Benfica. O jogo deixou de ser tão «enfadonho» no meio campo e tornou-se mais partido, com oportunidades junto de ambas as balizas, ainda que o Monaco fosse a equipa que criasse mais perigo, nomeadamente através de Yannick Ferreira-Carrasco, luso-belga que obrigou Júlio César a duas boas defesas para manter o empate. Por sua vez, Subasic, guarda-redes dos monegascos, aplicou-se uma vez para defender um remate de fora da área de Talisca.

    Ricardo Carvalho nada pôde fazer para impedir o golo de Talisca ©Carlos Alberto Costa
    Mas na tentativa de aproveitar a maior intranquilidade do Benfica, o Monaco subiu as linhas e aproximou-se mais vezes com perigo da área dos encarnados. O nulo no marcador mantinha-se e Jorge Jesus, sabendo que era obrigatório ganhar para poder continuar a sonhar com o apuramento, arriscou na primeira alteração, tirando Samaris para colocar Lima. Porém, a toada manteve-se e a equipa que esteve mais perto de marcar foi a visitante, com Lacina Traoré, após ter deixado Jardel para trás, a rematar a centímetros do poste.

    Só de bola parada, a 15 minutos dos 90, é que o Benfica voltou a chegar com perigo à baliza de Subasic. Lima cabeceou ao lado, mas o lance serviu para os encarnados «espevitarem» para a etapa final da partida e jogarem mais sobre o meio campo defensivo do Monaco. Foi nessa altura que as águias ganharam algum ascendente e conseguiram chegar ao golo que as mantêm vivas na Liga dos Campeões. Novamente de bola parada, desta vez na sequência de um canto cobrado por Gaitán, Derley desviou o esférico ao primeiro poste e Talisca, completamente sozinho junto ao segundo, empurrou a bola para o fundo da baliza. Estavam decorridos 82 minutos quando se deu a explosão de alegria na Luz e até final os encarnados mantiveram a vantagem que lhes permite sonhar com os oitavos de final, embora Jardel tenha cometido grande penalidade ao jogar a bola com a mão dentro da área logo a seguir ao 1x0.

    U Terça, 04 Novembro 2014 - 19:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Fernández Borbalán
    1-0
    Anderson Talisca 82'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo CJornada 4

    Fotografias(35)

    Benfica v Monaco UEFA Champions League 2014/15
    Benfica v Monaco UEFA Champions League 2014/15
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    MONACO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    e_pluribus
    2014-11-05 16h15m por malaiko
    vê um filme de polo aquatico e depois diz me se o Jardel não parece ter queda para a coisa…a maneira como dá braçadas a controlar a bola é fenomenal

    que portista? lol rapaz nasceste ontem? Existe pessoas que não tem noção de como foi, como é e como será a sociedade em todos os ramos…agora vem esta virgem ofendida ligar o porto aos arbitros lol

    RU
    liga europa
    2014-11-05 11h54m por rui_maia
    vai ser difícil mas ainda podem ir à liga Europa, acreditem e força!
    ZZ
    2014-11-05 11h48m por LelloMarmello
    Algo parcial . . .

    O Árbitro

    Fernández Borbalán esteve globalmente bem no aspeto disciplinar. No entanto, pouco tempo após o golo do Benfica, Jardel, já no chão, jogou a bola com a mão dentro da área. O árbitro entendeu não haver falta sobre o brasileiro de um jogador do Monaco e a bola saiu pela linha de fundo, tendo sido assinalado pontapé de canto. Ficou penálti por assinalar a favor dos monegascos.

    e que tal ficou falta por marcar???
    JU
    Enfim
    2014-11-05 11h02m por justKids
    Tanta azia por o Benfica ter ganho. Que mentalidade tão pobrezinha a do nosso país. Nem são capazes de ficar contentes quando uma equipa tuba ganha na Europa, pelo contrário, ficam aziados. Mentalidades pobres que contribuem para o que o país é hoje.
    MO
    Repetir jogo
    2014-11-05 11h01m por Morim27
    O Monaco vai pedir para repetir o jogo?

    Será que LJ mandou bocas a dizer que a UEFA quer as equipas Francesas para baixo no rank?

    Este Portugal dos pequeninos. . .
    PO
    Benfica
    2014-11-05 10h55m por porc0_corrupsson
    Não foi um grande jogo mas cumprimos a obrigação de ganhar a uma equipa jovem que acho que vai ter um grande futuro.
    Estamos na luta vai ser dificil mas vamos com tudo carrega benfica
    ah ganda Benficaaa
    2014-11-05 08h35m por puntzkapuntz
    HE
    mas ainda estao
    2014-11-05 08h07m por HEELbitw via mobile
    a discutir o lance do jardel???

    ele toca a bola com os braços, nao ha duvidas nisso. . . mas antes ha uma falta evidente sobre o jardel!!

    é cm falarem daquele penalty sobre o pardo em braga, onde antes ha um fora d jogo escandaloso. . .

    nao se curem nao. . . .
    BE
    benfica
    2014-11-05 01h17m por benficatripletefirst
    que colosso meu deus! grande vitória!
    benfica!!!
    E_
    scp06rga
    2014-11-05 00h11m por e_pluribus
    Sim, aí.

    Quem vai à guerra. . . tu sabes.
    E_
    RicardoJRPereir a
    2014-11-05 00h02m por e_pluribus
    Já agora, peço desculpa por ter utilizado aquele adjetivo pouco simpático há bocado. É que me chateia ver tantos portistas a falar de "os de Lisboa" como se houvesse uma conspiração contra o Norte.
    AD
    Parabéns ao SLB
    2014-11-04 23h56m por Adepto
    Destacar a grande exibição de RCARVALHO, para aqueles que criticam.
    JC fez uma enorme defesa.
    E um Penalty claro contra o SLB, o JARDEL joga a bola 2x no chão. Lool
    Ainda bem que não assinalaram, mas que não se queixem.
    O SLB fez uma 1 parte que deu gosto de ver jogar, sou do FCP mas adoro a cima de tudo futebol.
    TALISCA sempre disse que era craque, e muitas do SLB duvidavam, e diziam que era fraco, mas ele resolve e faz jogar. Que jogador.
    SE
    amanha vao por imagens do fotoshop
    2014-11-04 23h55m por serginho71
    a dizer que ele não tou na bola hahahahaaha, grande jardel
    E_
    scp06rga
    2014-11-04 23h55m por e_pluribus
    Acho que essa palavra foi utilizada por um presidente de um clube com traje verde e branco para se referir ao treinador do vizinho rival aqui há uns tempos. . .
    E_
    RicardoJRPereir a
    2014-11-04 23h52m por e_pluribus
    Falou no Sporting e Benfica porque foram, na sua opinião, as duas equipas portuguesas a serem prejudicadas pela arbitragem naquela jornada. Se o Porto tivesse sido prejudicado, acho que também seria mencionado.
    SE
    uns confundem bola com andebol
    2014-11-04 23h47m por serginho71
    grande jardel, depois de tanto sacrificio o arbitro assistente de baliza deu de vesgo as duas vezes que tocou na bola hehehehh grandes mafiosos os arbitros da fifa o platini tinha razao não as novas tecnologias nem a verdade desportiva. . . mais do mesmo hahahahaha só assim ganham
    e_pluribus
    2014-11-04 23h46m por RicardoJRPereira
    e falou concretamente do Sporting e do Benfica. . .

    quanto ao urso. . . sem comentários!
    MI
    Jogo
    2014-11-04 23h39m por mikal
    Jogo qb do benfica que entrou forte nos primeiros 20 minutos, mas depois o Mónaco teve na primeira parte ainda alguns momentos por cima mas no geral a primeira parte foi equilibrada. No entanto foi uma 1ºparte fraca com poucas oportunidades o que parceia a inicío que ia ser um jogaço, mas teve bastantes promenores técnicos as tabelinhas, passes de calcanhar, o maxi até fez um chapéu sobre um jogador do mónaco. Esses toques de luxo até estavam afinados nos primeiros 20 minutos, mas depois ...ler comentário completo »
    JORGE JESUS
    2014-11-04 23h15m por RicardoJRPereira
    Hoje não fala da teoria de conspiração das arbitragens contra as equipas de Lisboa?

    Ah e tal o Platini. . . hoje bico calado. . .

    hipócritas
    pintarolasss
    2014-11-04 23h13m por Raen
    Sinceramente não sei quem analisa melhor o jogo, se o adepto se o anti. . .
    CH
    Benfica
    2014-11-04 23h11m por chama_eterna
    Parece claro que o jogo teve 2 partes distintas, a primeira de grande dominio nosso, pelo menos até aos 30 minutos. Segunda parte, monaco consegue superiorizar-se mas não muito pois houve lances de parte a parte.

    Viu-se um grande júlio César com várias defesas de alto calibre

    Maxi igual a si proprio

    Luisão e jardel estiveram muito bem na primeira parte, Jardel teve muita sdificuldades na segunda parte.

    Andre almeida teve muitas d...ler comentário completo »
    E_
    Correção
    2014-11-04 22h51m por e_pluribus
    (. . . ) não estão* nada fáceis*.
    E_
    chiefkeef
    2014-11-04 22h49m por e_pluribus
    Obrigado.

    O Porto deve passar o seu grupo sem grandes sobressaltos, mas as deslocações a San Mamés não costumam ser pêra doce para ninguém, nem mesmo para Real Madrid e Barcelona.

    Enfim, boa sorte. Que tragam pontos para Portugal, também porque as vidas de Benfica e Sporting não está nada fácil.
    CH
    Vitória
    2014-11-04 22h43m por chama_eterna
    Custou mas foi, vitória que na segunda parte poia ter ido para qualquer um dos lados. 1º passo dado segue-se o zenit
    PI
    raen
    2014-11-04 22h41m por pintarolasss
    gosto de ver para depois poder opinar. . . e nao me deixar influenciar por cronicas como as tuas. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Primeira conferência em antevisão à jornada
    Jorge Simão está de volta ao comando técnico do Boavista e, a cinco jornadas do final do campeonato, irá voltar ao banco de suplentes do Bessa. em antevisão, o ...