placardpt
    Benfica vence Rio Ave

    Mais uma Taliscada

    2014/10/31 21:31

    Naquela que dizem ser a noite mais "assustadora do ano" (isto ou comem-se guloseimas), Talisca tratou de evitar males maiores para a família benfiquista. O baiano marcou o único golo num triunfo suadíssimo dos campeões nacionais.

    Benfica a dominar mas com dificuldades na finalização

    O jogo estava lançado na base do meio-campo, depois de algumas críticas, sobretudo pela questão de adaptação de Samaris. André Almeida parecia a opção mais provável, mas Jorge Jesus (face à lesão de Eliseu) viu-se obrigado a colocar o jovem internacional português no lado esquerdo da defesa.

    3 novidades no 11 de Jesus
    Júlio César, André Almeida e Jonas foram as grandes novidades do 11 do Benfica. Gaitán começou no banco
    Sem alterar o modelo, o treinador encarnado montou um Benfica com Enzo Pérez a ter a companhia do grego Samaris na zona central do terreno mas pediu maior intensidade na pressão ao portador da bola. Embora esta não fosse sufocante, era suficiente para empurrar o Rio Ave para o seu meio-campo.

    Se a ideia era resolver depressa, Salvio e Talisca procuraram cedo rondar a baliza vilacondense e criar problemas ao guarda-redes dos visitantes.

    Cássio esteve em destaque na Luz ©Carlos Alberto Costa
    Depois de uma entrada afirmativa das águias, a equipa de Pedro Martins demorou a atinar com as marcações. Mas quando a equipa do Rio Ave começou a preencher melhor os espaços no miolo, o Benfica começou a ter mais dificuldades para abrir espaços e levar jogo para Jonas e Lima, hoje parceiros no ataque dos encarnados.

    Sem Lisandro López a fazer o que, por exemplo, Garay muito bem fazia nos últimos anos (sair a construir desde a defesa), Jorge Jesus viu Maxi Pereira e André Almeida serem muito solicitados na construção e saída de bola para o ataque.

    Depois de algumas dificuldades iniciais, o Rio Ave defendeu e contra-atacou na direção de Júlio César, hoje o dono das redes encarnadas. A eterna receita de qualquer equipa que admite, sem problema, que o rival tem mais argumentos é não se encolher e, a espaços, procurar a felicidade... com tática e alguma criatividade. Foi isso que os rioavistas tentaram, em Lisboa.

    Mas foi sempre o Benfica a ter mais oportunidades de golo; mas todas elas encontravam sempre em Cássio um "muro" difícil de derrubar. Já o tinha sido na final da Supertaça, em Aveiro, e voltava a ser, esta noite, na Luz.

    Jogo a pedir Gaitán

    Para a segunda parte, a questão prendia-se em saber até que ponto qual das equipas ia conseguir suportar melhor o desgaste provocado pela alta intensidade com que se tinha jogado o primeiro tempo. A precisar da vitória, para não estender a passadeira aos mais diretos perseguidores, era o Benfica que se via obrigado a tomar a iniciativa de jogo. E foi, desde logo, Jesus a dar um sinal com a entrada em campo de Nico Gaitán para a saída de Samaris. O meio-campo defensivo ficou menos povoado (Enzo foi para a posição 6, Talisca jogou nas costas dos avançados) mas ganhou criatividade no corredor esquerdo.

    Talisca a rematar para o fundo das redes do Rio Ave ©Carlos Alberto Costa
    Sempre por cima do jogo, o Benfica continuava sem conseguir marcar e, tal como nos primeiros 45 minutos, o Rio Ave defendia bem e tentava levar perigo às redes de Júlio César quando podia. Mas quando as coisas estão complicadas para o Benfica - pelo menos a nível interno - lá aparece Anderson Talisca a marcar. Dito e feito, esta noite, em Lisboa. Aos 60 minutos, o baiano, de fora da área, rematou em arco e de forma indefensável para Cássio, abrindo o marcador na Luz.

    O Rio Ave respondeu por Esmael que colocou a bola no fundo das redes encarnadas mas a jogada não contou, uma vez que a equipa de arbitragem entendeu que o atacante estava em posição irregular quando recebeu o passe de Ukra. A diferença de posicionamento do jogador do Rio Ave era de centímetros em relação ao defesa do Benfica.

    Até ao fim, a equipa de Pedro Martins cresceu na partida e os campeões nacionais guardaram a vantagem. Se o treinador do Rio Ave ainda colocou Hassan para tentar o empate, Jesus colocou Pizzi - para reforçar o miolo - e Derley para não permitir que os defesas vilacondenses pudessem subir muito no terreno.

    No final, um triunfo suadíssimo dos campeões nacionais perante um Rio Ave que teve uma exibição digna de registo e a aguçar o apetite dos seus adeptos para o próximo jogo da Liga Europa.

     

    U Sexta, 31 Outubro 2014 - 19:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Manuel Mota
    1-0
    Anderson Talisca 60'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 9

    Fotografias(30)

    Benfica v Rio Ave Primeira Liga J9 2014/15
    Benfica v Rio Ave Primeira Liga J9 2014/15
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    fora de jogo. .
    2014-11-01 15h43m por MajorGrabsack
    a tds os q dizem q tava fora de jogo. . ja chega.
    as imagens(. . e o desespero para adulterar a linha do fora de jogo da emissao da btv) mostram bem q tava em jogo.
    1oFCP
    2014-11-01 13h09m por portista78
    Mas não, sabes que o fiscal entre ver o lance e assinalar passa por uma série de ações que só lhe permite levantar a bandeirola meia hora depois, dai a situação, é compreensível.
    Conclusão da história, o homem é benfiq. . . desculpe, enganei-me, o homem é lerdo.
    Curioso tambem
    2014-11-01 12h47m por portista78
    É o facto de que o fiscal só levanta a bandeirola quando a bola entra na baliza, o que é no mínimo curioso.
    VBaiaLegend99
    2014-11-01 12h27m por portista78
    Tens toda a razão, já vi e revi o lance e vê-se que a linha traçada para definir o fora de jogo não está paralela à linha de grande área, e quem tiver o mínimo de noção vê claramente a diferença, não deixa duvidas que existe uma diferença.
    ~Quanto ao facto de o próprio clube transmitir os seus jogos, foi sempre algo que fui contra, acho que vai contra a verdade desportiva, porque esta é sempre distorcida por diversas formas e feitios e esta situação deste lance é prova disso.
    ler comentário completo »
    RO
    De facto
    2014-11-01 12h05m por Route_66
    Só agora é que vi o lance do fora-de-jogo e quer esteja ou não, é muito estranho o árbitro auxiliar ter ficado para trás e mesmo assim ver a irregularidade. "Estranho" digo eu
    Engraçado
    2014-11-01 11h48m por Nonnenmacher
    Ler aqui um user a comparar a Benfica TV com o Porto Canal, tem tudo que ver de facto. . .
    NunoTmrCarvalho
    2014-11-01 11h45m por Nonnenmacher
    Diz-me lá qual é o teu problema com a minha análise ao lance do fora de jogo? Pensas que é por insultares que tens mais razão? lol
    N_
    Fora de jogo
    2014-11-01 11h20m por N_Shadow19
    Eu sou benfiquista, mas ha muita gente a esquecer-se de um pormenor:

    «O Rio Ave respondeu por Esmael que colocou a bola no fundo das redes encarnadas mas a jogada não contou, uma vez que a equipa de arbitragem entendeu que o atacante estava em posição irregular quando recebeu o passe de Ukra. A diferença de posicionamento do jogador do Rio Ave era de centímetros em relação ao defesa do Benfica. »

    Isto é verdade, mas não quer dizer que estivesse em fora de jogo, ...ler comentário completo »
    Pois é caros amigos. . .
    2014-11-01 11h10m por carlosfcpfan
    Depois digam que a Benfica TV não é só mais uma invenção para beneficiar o Benfica. . .
    LIGA DA FARÇA
    2014-11-01 10h46m por malaiko
    ESTE ANO É UMA VERGONHA…LIGA DA FARÇA E ATÉ TEMOS TRANSMISSÕES DOS ROUBOS NUM CANAL DE FARÇA QUE ALTERA AS LINHAS QUANDO A LINHA DEVIA ESTAR NO JOGADOR DO RIO AVE QUE TEM A BOLA

    NÃO HA FORA DE JOGO NENHUM O JOGADOR DO RIO AVE ESTA EM LINHA OU ATÉ MAIS ATRAS DO QUE TEM A BOLA…


    ASSIM NÃO DÁ…4 JOGOS A JOGAR CONTRA 10, GOLOS MAL ANULADOS , PENALTIS POR ASSINALAR…
    PO
    Benfica TV
    2014-11-01 09h46m por porc0_corrupsson
    vejo para aqui os comediantes do costume a falar do benfica e como desta vez o golo bem anulado não lhes calou a boca ainda vem falar da linha de fora de jogo que é mal posta meus caros para vossa informação quem produz os jogos da liga no estádio da luz para a benfica tv é a mesma empresa que produz os jogos para a sport tv se não trabalham bem com um canal não trabalham bem com o outro ou também vão dizer que o benfica paga à empresa para manipular as imagens tristeza ou inveja de muitos por n...ler comentário completo »
    PO
    Benfica
    2014-11-01 09h32m por porc0_corrupsson
    foi melhor nos 90 min e mereceu vencer e não venceu por mais porque estava lá o Cassio que é um bom guarda-redes mas contra os grandes esforça-se mais talvez por isso é que nunca foi para um clube maior do que os que andou.
    Em relação ao arbitro é mais um daqueles que são arbitros não sei como muito fraco e falando do lance do golo do Rio Ave é uma sorte ele ter marcado o fora de jogo vindo ele atrasado mas assinalou o bem e quem diz o contrário tem que ir arranjar uns oculos aconselho a...ler comentário completo »
    jrm
    2014-11-01 09h25m por NunoTmrCarvalho
    Concordo com o que dizes "plantel mal construído". Está a vista de toda gente que isso aconteceu e que o Benfica ainda é uma sombra do Benfica dos últimos 2 anos.

    Levado ao colo? Não viste erros grosseiros noutros jogos envolvendo os grandes e a favor dos grandes?

    O que houve neste jogo? Agora qq coisa que exista é logo "LEVADO AO COLO" "ANDOR" "LIMPINHO LIMPINHO"

    Até quando são tomadas as decisões corretas? Isso já parece doentio e uma preocupação maior com a casa dos outros do que com a própria casa
    Scouting
    2014-11-01 09h19m por NunoTmrCarvalho
    Olha o que o teu presidente já não acha o mesmo que tu. Pelo menos a ultima que ele foi buscar á beira da estrada, deu lhe bem cabo da cabeça!
    VBaiaLegend99
    2014-11-01 09h15m por NunoTmrCarvalho
    Onde diz e mostra a linha correta? Se de facto assim o for retiro tudo o que disse!

    De qq forma, conforme diz o dexterlost mais abaixo é mt dificil para um fiscal decidir corretamente estes lances milimetricos e rápidos. Na luz no dragão em alvalade, e por ai fora

    Quer seja a favor do meu clube ou não.

    Meus amigos só não sabe quem não não quer saber!
    JR
    a verdade
    2014-11-01 09h07m por jrm via mobile
    e que podemos ser antis e burros mas a verdade e que o Benfica esta a ser levado ao colo desde a muito tempo, joga muito pouco futebol devido as saidas mas também por o plantel ter sido mal construído, no ano passado o Jesus era o maior para os benquista daqui este já e uma mer. . . . porque nem o onze sabe montar e já não vejo com frequência aqueles comentáriozinhos de rumo ao 34 o vosso rumo ou muda mesmo ou vai ser o costume rumo a taça da liga.
    A sério?
    2014-11-01 08h56m por NunoTmrCarvalho
    Dizes que uma decisão correta é levar ao colo?!!! Tens noção do que estás a dizer? Só vês clubismo à tua frente?

    Não interessa a verdade desportiva?

    Achavas mais justo que não tivesse assinalado o fora de jogo?

    Ainda estou a pensar se estou a ler bem!

    Mais uma arbitrada. .
    2014-11-01 02h59m por tripeiro12
    O fifica este ano tem de ser bi campeão dê pra onde der.
    RO
    BestSinceDayOne
    2014-11-01 02h35m por Route_66
    ahahah é isso e morangos. Já vimos que o Benfica não se aguenta com o nível da Champions e portanto, jogos a um nível superior como contra o FCPorto e Sporting vão ser de (r)azia benfiquista. O colectivo do Sporting e as qualidades individuais do FCPorto (com a subida gradual de rendimento colectivo) não vão dar hipóteses aos vermelhos. Pode ser que no jogo do FCPorto na Luz consigam um empate.
    Talisca
    2014-11-01 02h14m por Benfica_Campeao_IB
    É o melhor jogador e o melhor marcador do campeonato, carrega o Benfica as costas sozinho, este para o ano está num city psg monaco anzhi por uns belos 60 milhoes de euros. mas ele so esta a segurar o lugar que é do Rúben Amorim (Melhor jogador do campeonato em forma desde 2009. Só é pena as entradas para partir pernas dos jogadores do sporting que lhe colocaram lesionado.

    O Ruben Amorim é um jogador muito polivalente, joga a DE, DD, MDF, TRINCO, ME, MD, 8, 10 . . ....ler comentário completo »
    ZeroZero
    2014-11-01 01h20m por Nonnenmacher
    "A equipa de arbitragem considerou que Esmael estava em posição irregular e não validou o golo. Pela repetição do lance na televisão a diferença de posicionamento do jogador do Rio Ave foi de centímetros em relação ao defesa do Benfica. ''

    Eu pensava que se fazia uma análise do lance pela bola e não ao defesa do Benfica, mas vocês lá sabem. . .
    zlatan_ibrahimo vic
    2014-11-01 01h15m por Nonnenmacher
    Parece-me que o jogador está em linha com a bola, mas mesmo que seja erro não é um erro grosseiro, já vi coisas piores.
    alexandre20
    2014-11-01 01h15m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    De nada, apenas acho que isso é visível a quem vir o futebol como deve de ser.
    Faltou eficácia (como tem faltado em alguns jogos) mas a equipa joga bom futebol.
    Penso que o Pedro Martins deveria dar uma oportunidade ao Ederson, o Cássio é bom e experiente mas comete demasiados erros infantis.
    Nonnenmacher
    2014-11-01 01h13m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Fizeste uma análise isenta e coerente, mas penso que é visível que o Esmael está adiantado, pouco, mas está.
    Certo que em caso de dúvida beneficia-se o ataque, mas sendo assinalado (e bem), não é um erro do fiscal de linha.
    Jogo
    2014-11-01 01h04m por Vogler
    Para mim foi um jogo não muito vibrante. O Benfica como equipa e a jogar em casa deveria ter feito muito mais do que fez. Anderson Talisca com uns pormenores interessantes e até conseguiu marcar um golo, mas ainda deixa muito a desejar não é coerente 90min. Penso que o Benfica esta um pouco dependente do que ele consegue durante os jogos. Rio Ave é uma equipa organizada com sentido critico e gosta de jogar no campo todo. Na luz mostrou que podia ter empatado o jogo mas infelizmente não acont...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...