placardpt
    Entrevista com Kleiton Lima

    Danilo e Alex Sandro «almas gémeas» no Santos, no FC Porto e na seleção

    «Danilo devia receber dois Dragões de Ouro». Pinto da Costa teve, nesta declaração, uma das mais fortes da noite de gala portista, o que deixou Danilo «muito honrado». Com esse ponto de partida, o zerozero.pt procurou analisar o trajeto não apenas do lateral direito, como também do lateral esquerdo Alex Sandro, consultando alguém que conhece muito bem os dois atletas.

         Danilo é um vencedor, tem esse perfil e dedica-se muito, o que ele já mostrava desde a altura no Santos
    Kleiton Lima
    «São jogadores semelhantes, que trilharam o mesmo caminho, quase como almas gémeas», disse-nos Kleiton Lima, atual treinador do Grêmio Barueri e que trabalhou com ambos no Santos. Têm 23 anos (Alex Sandro é meio ano mais velho) e são atualmente as asas do dragão.

    Danilo tem 113 jogos pelos portistas ©Catarina Morais
    Na gala dos Dragões de Ouro, Danilo, que foi eleito o Futebolista do Ano, respondeu a Pinto da Costa: «O presidente deve ter ideia da minha dedicação ao clube, o empenho que sempre tenho nos jogos e em cada lance».

    Ora, será assim que Danilo se mostra desde sempre? A resposta de Kleiton Lima é afirmativa: «O Danilo é um jogador com muita intensidade, tem um repertório diferenciado porque se dedica muito naquilo que faz e tem argumentos físicos e técnicos. Com este período que teve de adaptação ao futebol europeu, creio que vá ter um destaque ainda maior. Saiu daqui muito jovem e essas temporadas aí deu para amadurecer mais».

    Ainda assim, trata-se de um jogador que «tem ainda margem de crescimento e potencial para ser explorado», ele que foi o jogador mais caro da história do FC Porto, tendo chegado muito jovem, mas já com esse peso em cima dos ombros.

         Talvez nem eles achassem que conseguiriam chegar tão rápido ao patamar onde estão
    «Vive um momento especial. Tem mais responsabilidades, quer no FC Porto, quer na seleção, colocam em cima dos ombros dele mais pressão, mas isso faz parte do amadurecimento. Tem condição mental e psicológica para conseguir esse amadurecimento, pois é muito dedicado no que faz» assegurou.

    Alex Sandro tem 106 partidas nos azuis e brancos ©Carlos Alberto Costa
    Alex Sandro tem faro de golo que ainda pouco se viu

    Na análise feita ao nosso jornal sobre os dois laterais, Kleiton Lima revelou um dado pouco conhecido do adepto português, em relação ao esquerdino.

    «Vejo o Alex Sandro com muito potencial, aqui fazia muitos golos em velocidade e drible, talvez ainda não tenha mostrado tanto isso aí, mas ele sempre mostrou muita confiança nessas ações quando aqui esteve. Acredito que ele se vá soltando com o tempo», adivinhou, de um jogador que apenas marcou dois golos em três anos pelos portistas.

    «O Alex Sandro tem o diferencial do improviso. Além de ser muito rápido, é um jogador imprevisível nos dribles», analisou.

    Dupla inserida «num grupo de jogadores jovens de quem se espera muito»

    Com Scolari, eram várias as vozes que pediam atenção aos dois portistas, mas o ex-selecionador não os chamou, o que mudou com Dunga, atual timoneiro da canarinha, incumbido de fazer esquecer a deceção que foi o Mundial.

    Dupla quer triunfar também na seleção ©Catarina Morais
    «Depois daqueles resultados na Copa, o povo brasileiro espera uma renovação, quer de nomes, quer de postura. Portanto, há oportunidade para outros nomes», referiu, no global, antes de partir para o particular.

    «O Danilo é alguém que teve uma ascensão muito rápido no Santos e saiu muito jovem. Os que conhecem muito de futebol, sabem bem quem ele é, mas quem só acompanha por televisão talvez até já se tivesse esquecido. Mas está a ser aprovado. Vejo-o com potencial para ser o titular da seleção brasileira e ter destaque na Europa com o FC Porto», garantiu, sobre um jogador que tem nove internacionalizações.

    Com seis até ao momento, Alex Sandro teve o infortúnio de se lesionar quando Dunga o chamou para os primeiros compromissos, no início de setembro. Ainda assim, o selecionador reiterou a confiança e chamou-o novamente, agora também com Casemiro na lista.

    Numa opção que revelou alguma surpresa, Dunga abdicou de Marcelo (Real Madrid) e escolheu Filipe Luis (Chelsea) e Alex Sandro, mas Kleiton Lima garante que esta deve ser a lógica do selecionador.

    «Não acredito que o Dunga vá insistir muito com o Marcelo, pois ele fez parte de uma geração que já deu o seu contributo, que já cumpriu o seu ciclo. Talvez continue a ser chamado nesta fase de transição, mas, do que conheço do Dunga, acho que ele vai dar mais oportunidades ao Filipe Luís e ao Alex Sandro, a pensar no Mundal 2018», terminou o entrevistado pelo zerozero.pt.

    Brasil
    Alex Sandro
    NomeAlex Sandro Lobo Silva
    Nascimento/Idade1991-01-26(33 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    Dupla Nacionalidade
    Itália
    Itália
    PosiçãoDefesa (Defesa Esquerdo) / Defesa (Defesa Central)

    Fotografias(100)

    UEFA Europa League: Sporting CP x Juventus

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RI
    . . .
    2014-10-29 19h31m por ricardinhu
    Muito bons os dois. Mas a minha preferência é pelo Danilo. Mais regular, mais poder físico e tem sido mais decisivo. Acho-o muito completo.
    Duo de Ouro
    2014-10-29 10h22m por PalancaFCP via mobile
    Danilo e Alex são a melhor dupla de laterais que eu já vi jogar no Porto e consequentemente a melhor a actuar na liga nacional.

    Danilo tem sido alvo de várias injustiças, tanto de adversários (normal) como de adeptos portistas. Danilo alia um potencial enorme com uma dedicação extraordinária. Custou 18 milhões? Sim, mas actualmente já vale mais (desportiva e financeiramente). No ano passado foi fantástico e este ano está ainda melhor.

    Alex tal como é descrito...ler comentário completo »
    AD
    Vbaialegend99
    2014-10-29 02h54m por Adepto
    Como dizes, é a tua opinião, mas DANILO no ano passado fez a sua pior época em Portugal. Porque? Muitas POSSÍVEIS razões, falta de concorrência direta.
    Na minha opinião ninguém bateu FERNANDO no ano passado. E ALEX esteve muito melhor que DANILO também.
    AD
    Satiscp
    2014-10-29 02h50m por Adepto
    São melhores os laterais do scp secalhar. ALEX foi dos melhores jogadores do ano passado, quase sempre em trabalhos ofensivos, é um verdadeiro lateral, para não falar capacidade técnica que tem. Este ano tem estado uns furos a baixo.
    DANILO só tem sido o melhor do FCP este ano, é verdade que desde que veio não mostrou o que agora mostra, mas o futebol brasileiro é muito mais lento, relva cumprida o que beneficia os defesas, e são ambos os laterais muito novos.

    Aprende a tirar conclusões dos jogadores.
    Para quem gosta e percebe de futebol
    2014-10-29 00h25m por Pakopikopiedra
    Não tenham dúvidas que são os melhores laterais a atuar em Portugal. Só falta o Alex arriscar mais a entrar na área e rematar (como faz o Danilo). E ele tem um remate potente.
    FU
    Danilo e Alex Sandro
    2014-10-28 23h35m por fucklogic
    De facto 2 jogadores muito parecidos, não só pelo seu trajecto mas também pelas suas qualidades. . . na minha opinião Alex Sandro é melhor, mas Danilo atualmente está em muito melhor forma. . . espero que o Alex Sandro também volte rapidamente à sua forma habitual, porque se estiverem os 2 em forma e motivados, serão 2 das peças mais importantes deste "novo" Porto. . . .

    Força Danilo e Alex!!! Os melhores laterais a atuar em Portugal!!!
    FC
    Concordo
    2014-10-28 23h16m por fcportotri13
    Concordo em absoluto com o VBaiaLegend99. Danilo é um jogador incrível. Tem tudo o que um bom jogador deve ter e bem mais qualidades do que um lateral deve ter. O meu jogador preferido é o Jackson, mas Danilo está no mesmo patamar qualitativo. São sem dúvida, uns dragões de ouro!
    Alex Sandro/Danilo
    2014-10-28 22h14m por JHendrix
    São de longe os dois melhores laterais em Portugal.

    No ano passado, tiveram um rendimento bastante pobre. Por falta de opções para as laterais, foram utilizados à exaustão, e em certa parte, também se acomodaram bastante com a situação.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11
    moumu 25-04-2024, 04:08
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06