placardpt
    Ainda não se afirmaram

    Investimentos com rendimento adiado

    Como em quase todos os períodos de defeso, Benfica, Sporting e FC Porto abriram os cordões à bolsa e investiram vários milhões (sobretudo águias e dragões). Porém, avaliando os jogadores que mais custaram a cada um dos clubes, parece claro dizer que nenhum conseguiu ainda a afirmação total.

    ©Carlos Alberto Costa
    Comecemos por Ryan Gauld, que parece ser o jogador com maior margem para um 'desconto' nesta análise. Afinal, o criativo escocês chegou a Alvalade com o intuito de passar por uma fase de crescimento e evolução antes de ser aposta da equipa A.

    Chegou por 2,8 milhões de euros (mais 200 mil euros que Jonathan Silva, o segundo mais caro) e com o rótulo de «Messi escocês», estando a ambientar-se ao futebol português por intermédio da equipa B, onde tem sido titular.

    Com 18 anos, é visto como uma aposta de futuro e que ainda terá mais algum tempo de adaptação antes de passar para o foco dos maiores holofotes.

    ©Carlos Alberto Costa
    Samaris longe de Matic e Fejsa

    Com a necessidade de contratar um jogador que desse garantias num meio-campo sem os lesionados Fejsa e Rúben Amorim e com Enzo Pérez sempre a 'tombar' para Valência, Luís Filipe Vieira realizou um desejo de Jorge Jesus e contratou Andreas Samaris.

    O médio grego custou 10 milhões de euros e assinou por cinco temporadas, ficando com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Ficou no banco na receção ao Sporting, numa altura em que a sua chegada era muito recente, mas foi a jogo logo depois, em Setúbal, onde fez 90 minutos.

    Porém, essa foi apenas uma das duas vezes (a outra foi com o Arouca) em que fez um jogo completo. É certo que jogou todos os jogos desde então (com exceão para a ida à Covilhã, onde Jesus poupou quase todos os titulares), mas com rendimento ainda longe dos seus antecessores, tendo sido suplente utilizado em duas ocasiões e chegando mesmo a sair ainda na primeira parte de uma partida, contra o Moreirense, onde não se estava a mostrar adaptado às circunstâncias do jogo.

    Ádrian com muitas sombras

    Chegou ao Dragão com o título espanhol no currículo e a final da Liga dos Campeões também, onde foi decisivo nas meias-finais contra o Chelsea, em Stamford Bridge. Sendo um dos nomes mais desejados por Julen Lopetegui, foi também dos primeiros a chegar, pelo valor de 11 milhões de euros por 60% do passe.

    ©Catarina Morais
    Só que tem sido mais no banco e na bancada que o avançado tem estado, ao invés do relvado, onde os adeptos mais contavam vê-lo atuar. Em 1260 minutos possíveis, Ádrian López fez apenas 373, muito curto para o peso (financeiro) que transporta aos ombros - é o 15.º mais utilizado por Lopetegui.

    Nas extremas ou no meio, o jogador tem a polivalência como ponto a favor, mas tem visto vários nomes 'passarem-lhe a perna'. Jackson Martínez, Brahimi, Óliver Torres, Tello ou Quintero são jogadores que estão à frente do espanhol nos minutos, com Quaresma a ter menos 8 minutos.

    Foi titular em quatro partidas e fez os 90 minutos em três delas, se bem que em jogos (Paços de Ferreira, Moreirense e BATE Borisov) sem exigência máxima. Na outra vez que foi titular (contra o Sporting para a Taça de Portugal), essa exigência surgiu e Ádrian López não esteve à altura do que se esperava dele.

    Grécia
    Andreas Samaris
    NomeAndreas Samaris
    Nascimento/Idade1989-06-13(34 anos)
    Nacionalidade
    Grécia
    Grécia
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(100)

    Liga BWIN: Rio Ave x Famalicão
    Liga BWIN: Rio Ave x Famalicão

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DO
    para quem ainda não percebeu
    2014-10-29 00h28m por Dope
    o samaris joga a 6 porque tem de jogar, pois, quando o enzo sair no mercado de inverno e a sua posição ficar vaga, o grego já estará entrosado com a equipa, apesar de desempenhar outras funções. nessa altura já teremos amorim, fejsa e andré almeida para disputar a posição de médio defensivo.
    NO
    Investimentos com rendimento adiado
    2014-10-28 17h42m por norbertofaria
    Senhor Luís Rocha Rodrigues: Esta notícia tem tanto de sensacionalista, como de fraco jornalismo e também de apreciação global aos jogadores! Não se pode falar assim de três jogadores que ainda há pouco tempo não conheciam a realidade do futebol português. Senão vejamos: O Ryan Gauld, é nitidamente um jogador contratado precocemente no sentido de evoluir na equipa B do Sporting, o que tem feito bem. Portanto a avaliar preço/qualidade/evolução, até promete! Quanto ao Samaris, que não é pro...ler comentário completo »
    Para
    2014-10-28 16h44m por LelloMarmello
    aquilo que o meio campo do SL BENFICA produz jorge jesus deitou 16kk de euros fora. . . Os B´s da equipa fariam, nem que mais não seja queriam mostrar valor e são do clube de coração. Os outros que lidem com os problemas . . . para mim todas as aquisições do SL BENFICA são flops ou de fraca qualidade. um jogador que custa 10kk tem de entrar de estaca. . . não se adapta a tactica? MUDE-SE A TACTICA OU TREINADOR!!!!
    AN
    Samaris e Adrian
    2014-10-28 16h36m por anfibio_FCP
    Eles onde jogavam eram muito bons e agora não valem nada.

    Eu só vos digo, deem tempo e pode ser que eles vos façam engolir em seco.

    Quanto ao Gauld não conhecia e ainda desconheço visto que da 2 liga só vejo o Porto B.

    Chamarem flops a jogadores que chegaram nem à 6 meses é do melhor que há.

    O James foi po Real e no inicio também teve dificuldades, mas ao invés de assobios recebeu apoio e agora o Real tem ali um excelente jogador...ler comentário completo »
    NO
    jogadores mais caros
    2014-10-28 16h25m por notaartistica
    penso que samaris foi mal comprado, é um bom jogador mas 10M é exagerado. e ele não é um 6, ele é para jogar na posição do enzo, não tem a cultura tatica que é preciso para jogar a 6, é um jogador de ter a bola nos pes e sair a jogar para a frente e o 6 no benfica é um jogador para receber a bola e deixa-la logo para alguém na frente receber.
    quanto ao adrian, acho que foi um péssima compra. 11M por 60% por um 2º avançado de 26 anos, quando essa posição nem sequer existe no esque...ler comentário completo »
    UMA ANÁLISE TENDENCIOSA
    2014-10-28 16h23m por rmhmp
    comparar um jogador de 18 anos Ryan, com jogadores como samaris de 25 anos, internacional pela grécia ou Adrien Lopes de 26 campeão europeu de sub21, é muito infeliz.
    Flops:
    falem de Júlio César, Cristante, Nelson Oliveira, Jara, Cesar, Lisandro, Pizzi, ola John, Bebé. . .
    falem de Campanã, Otavio, Opare, Kelvin, . . . . .
    PO
    Jogadores
    2014-10-28 11h25m por porc0_corrupsson
    Adrian sou grande fã dele mas no porto ele não tem espaço para ser titular de caras.
    Samaris não tem sido Matic mas com o tempo vai se aproximar.
    Gauld é craque com o tempo vai ter as suas hipoteses.
    Notícia ridícula!
    2014-10-28 02h57m por Triper
    Fora o do Porto e do Benfica, o outro não faz sentido nenhum em ser considerado investimento demorado, é um preço bastante baixo em comparação com os outros e também porque tem muito menos idade logo tem espaço de manobra para crescer.

    Eu só sei é que para o próximo ano, se o Sporting continuar a jogar como está, vai subir uns quantos da B para a A e mostrar o quanto jogam imenso para tapar buracos porque duvido que o Sporting, a jogar como está, não venda pelo menos 3 joga...ler comentário completo »
    Opinião
    2014-10-28 02h27m por Vogler
    Para mim são jogadores com qualidade, é preciso dar tempo ao tempo. ANDREAS SAMARIS gosta de ter bola e subir diante o terreno. As vezes a posição (6) fica um pouco descoberta, criando desequilíbrios. Ryan Gauld tem jogado na equipa B do seu clube. Esta a ganhar rotinas para num futuro próximo possa ser chamado por M. Silva. Agora Ádrian López ainda mostrou muito pouco no F. C. Porto pode ser que num futuro próximo consiga ser uma opção ainda mais de valor. O treinador tem de trabalhar c...ler comentário completo »
    Schmeichel_the_ one
    2014-10-27 23h52m por PalancaFCP via mobile
    "O que é bastante "explicito" é o facto de compararem sim os mais caros, quando os maiss caros do Benfica e Porto davam para comprar 4 vezes o mai caro do Sporting. . . . I rest my case !!!"

    Mas o mais caro do Sporting joga na equipa B. Paupérrimo seria se o vosso jogador mais caro custasse o mesmo que o do Porto, mas passasse a epóca toda na B.

    Tentaste inflamar a notícia com um comentário descabido dirigido a redação do zerozero, pelos quais foste "posto ...ler comentário completo »
    VBaiaLegend99
    2014-10-27 23h37m por Deep-Shadow
    Falando por mim apenas, a questão falaciosa na notícia, é a do rendimento, afirmação, o que lhe quiserem chamar. O Gauld tem jogado e feito jogar no Sporting B, titular indiscutível numa equipa já de si com vários valores, principalmente no meio campo, e na minha opinião, só não está integrado na A, porque estaria tapado por Adrien, João Mário e William (ele faz as 3 posições do miolo), que melhor que o André Martins já ele é, mas para estar sem jogar, vale mais estar na B, onde v...ler comentário completo »
    Devo ser eu
    2014-10-27 23h03m por golden_lynx
    Mas não considero o Gauld um investimento injustificado, caramba o rapaz tem 18 anos, deve ser muito mais novo do que muitos que comentam aqui no espaço, custou 2 milhões mas é um valor muito longe de alguém que custou 10 ou de alguém que veio do campeão espanhol.

    Quanto ao Samaris e ao Adrián é esperar para ver, a época é longa e eles são bons jogadores, podem aparecer do nada e chocar os adeptos sem mais nem menos mas a verdade é uma, até agora não justificaram de longe o...ler comentário completo »
    zerozero na pessoa do sr. Luís Rodrigues
    2014-10-27 22h48m por Deep-Shadow
    Quanto à parte da inclusão na equipa A, faço mea culpa no meu tom efusivo, já que efectivamente, a peça refere que ele não vem para ser já aposta na equipa A.

    Quanto ao rendimento, não retiro nem uma vírgula, devia ver os jogos de quem analisa antes de fazer análises tão insípidas. O Ryan tem sido dos melhores no Sporting B, numa II Liga cuja larga maioria das equipas em nada fica atrás da 2ª metade da tabela da I Liga, sendo titular indiscutível, e uma das peças chave d...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Caro leitor
    A questão do rendimento na equipa B não está aqui colocada, em algum momento, em causa. Como é lógico, tem estado bem nesses jogos e nota-se evolução clara em relação ao Ryan Gauld de há dois meses. Mas, para todos os efeitos, o fim (objetivo) de qualquer clube é que o rendimento surja na equipa principal, acredito, como certamente o leitor acreditará, que é aí que realmente importa apresentar resultados visíveis. Neste caso, ainda não aconteceram resultados pois o jogador ainda não jogou. Sem qualquer menosprezo pelo que se faz nas equipas B, que é fundamental para a progressão dos jogadores hoje em dia

    Cumprimentos
    Luís Rocha Rodrigues
    BestSinceDayOne
    2014-10-27 22h42m por Deep-Shadow
    Concordo, o que me levou a ficar perplexo com esta notícia, porque só mesmo quem não tem visto é que diz que ele não tem rendido.
    BestSinceDayOne
    2014-10-27 22h29m por Deep-Shadow
    Não sendo benfiquista, também o acho muito promissor, foi um bocado caro, e uma compra arriscada, mas eu acho que ele faz-se.
    RA
    analise
    2014-10-27 22h17m por RAMR
    gauld tem futuro, tem apenas 18 anos é dar tempo ao tempo.
    adrian a mim parece um tiro no pé, bom jogador mas foi demasiado caro por apenas 60 do passe, alem de que as muitas opçoes de ataque, complicam a que ele justifique o ambiente.
    quanto ao samaris, gosto muito dele, um dos meus jogadores preferidos deste plantel, tem um passe e leitura de jogo fantastica, e para mim é o substituto natural do enzo em janeiro com amorim ao lado, no entanto penso que os 10M foram exagerados.
    Mais uma notícia sensacionalista
    2014-10-27 22h14m por Deep-Shadow
    Em relação ao Sporting, o Guald é o melhor que consegue, sr. Luís Rodrigues?

    Quem disse que o Gauld veio para ser já integrado na equipa A? O puto vai fazer 19 anos, acabou de chegar, e já tinha que mostrar que rendimento?

    Mas falando em rendimento, para afirmar que ele tarda em render, tem visto os jogos do Sporting B? É que o miúdo tem assumido o papel de construtor de jogo com muita qualidade, e mostrando um nível já muito elevado para a idade que tem, e...ler comentário completo »
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado pelo comentário. O Ryan Gauld foi o jogador mais caro do defeso no Sporting e esta análise refere-se exatamente ao mais caro de cada clube, logo são dados factuais. E o texto é bastante explícito na explicação disso que o caro leitor refere: não se trata de um atleta que tenha vindo para jogar já na equipa principal, ao contrário dos outros dois atletas referidos.

    Cumprimentos
    Luís Rocha Rodrigues
    Samaris
    2014-10-27 22h10m por JHendrix
    É bom jogador, mas está a ter algumas dificuldades em adaptar-se, e também anda a jogar numa posição que não lhe é muito familiar.

    Creio que é mais um 8 que um trinco. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Playbook RBR
    rubrica de Ricardo brito reis
    A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    O_Pestinha666 26-04-2024, 15:52
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:44
    VocesSabemLa 26-04-2024, 15:36
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:36
    publagrima 26-04-2024, 15:24
    mundial200 26-04-2024, 15:20
    FC
    Fcpflaw2506 26-04-2024, 15:20
    Minnowkr 26-04-2024, 15:12
    publagrima 26-04-2024, 15:09
    Minnowkr 26-04-2024, 15:08
    mundial200 26-04-2024, 15:06
    Sir_jaof 26-04-2024, 14:55
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 14:54
    ZH
    zhar 26-04-2024, 14:45
    OJaime_Pacheco 26-04-2024, 14:41
    edgarlima 26-04-2024, 14:36