placardpt
    Para Melhor do Mundo

    Bola de Ouro: um Clásico que beneficiou Cristiano Ronaldo

    Não é uma luta obrigatoriamente entre apenas CR7 e Messi, só que, olhando para os últimos seis anos, ou é um ou é outro a ser designado como Melhor do Mundo pela FIFA. Platini veio recentemente dizer que, em ano de Mundial, deveria ser um alemão a vencer, mas a tendência parece voltar a ser para a dupla que tem encantado o futebol do novo milénio com a sua rivalidade.

    Duas contra Quatro
    Em 2008 e em 2013, Cristiano Ronaldo foi o melhor do Mundo. Pelo meio, Lionel Messi arrecadou a distinção quatro vezes.
    Há Bale, James, Neymar, Suárez, Di Maria, Ibrahimovic, Neuer ou Müller, mas a discussão vai sempre parar em torno dos dois de sempre. É entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi que a luta parece voltar a estar centrada para o prémio, pelo que tudo conta.

    O campeonato

    Depois de nem Real Madrid, nem Barcelona terem vencido a liga espanhola - foi para o Atlético de Madrid - o português, à semelhança do que aconteceu há um ano atrás, está a realizar um arranque de época verdadeiramente explosivo. No Real Madrid, leva já 11 jogos consecutivos a marcar, com uma impressionante média de 2.00 golos por jogo no campeonato, onde vai batendo recordes quase todos os fins-de-semana.

    Lidera de forma folgada a tabela dos melhores marcadores com 16 tentos, tantos quanto têm Neymar (9) e Messi (7) juntos, para além de ser o melhor marcador dos campeonatos europeus - a propósito, venceu a Bota de Ouro da época passada, em igualdade com Luis Suárez.

    Num ano onde o português esteve a contas com uma lesão que se arrastou, pela decisão de não perder a reta final da época e o Campeonato do Mundo, o jogador atuou em sub-rendimento durante vários meses, o que o condicionou em alguns compromissos, como a Supertaça de Espanha, onde esteve despercebido na dupla eliminatória perdida para o Atlético de Madrid.

    CR7 ganhou a Champions na Luz ©Catarina Morais
    Ainda assim, mantém uma média superior a um golo por jogo em 2014: são 49 golos em 47 partidas, contra os 43 tentos em 54 jogos de Lionel Messi.

    A Liga dos Campeões

    A prova máxima de clubes foi para os merengues pela décima vez. É certo que o golo de Sergio Ramos foi decisivo para isso, tal como também é certo que Ronaldo não esteve nas melhores condições físicas, mas não abdicou de estar num evento que, para além de ter todo o misticismo normal, se realizou em Portugal.

    Marcou, de grande penalidade, e fechou o 4x1 com 120 minutos nas pernas para conseguir o maior desejo de Florentino Pérez desde o seu regresso à liderança merengue. Isto para além de se ter consagrado como o melhor marcador da prova, com um número nunca antes alcançado em apenas uma edição: 17 golos em 11 partidas.

    Messi chegou com o seu Barcelona aos quartos de final, mas tombou contra a equipa de Diego Simeone, sem que o 10 argentino aparecesse com influência para poder decidir.

    Messi só parou na final com a sua Argentina ©Bruno Domingos/ Mowa press
    O Mundial

    No Brasil, para onde se dizia que Lionel Messi apostava tudo para se consagrar na história com o título mais ambicionado, o argentino ficou claramente por cima do português, ainda que com o amargo de boca de ter perdido a final para a Alemanha.

    Messi marcou quatro golos, recebeu quatro nomeações para Man of the Match e arrecadou o prémio de melhor jogador da prova, numa competição onde Cristiano Ronaldo sofreu os dividendos do esforço físico feito no final da época e esteve claramente em sub-rendimento, como o próprio haveria de admitir depois.

    Com Portugal, Ronaldo fez apenas três jogos, marcou um golo contra o Gana e 'veio para casa' bem mais cedo do que desejava (tal como todos os portugueses), numa prestação sem brilho e com muitas interrogações sobre o planeamento, tema debatido e rebatido posteriormente.

    Confronto direto

    Habituados, desde que o português se mudou para Espanha, a realizarem quatro, cinco ou seis jogos por ano um contra o outro (nas respetivas equipas), Ronaldo e Messi viveram um atípico 2014, ainda apenas com dois confrontos diretos no mesmo relvado.

    Raio X [Jogador]
    vs
    Cristiano RonaldoLionel Messi
    26Jogos
    15Golos Marcados
    7Vitórias
    7Empates
    12Derrotas
    + ver detalhes
    Em março, num alucinante 3x4 no Bernabéu, Lionel Messi levou a melhor, com três dos quatro golos dos Blaugrana, numa partida em que Ronaldo fez um dos tentos dos Blancos.

    Desta vez, foi Cristiano Ronaldo a ficar por cima, quebrando o recorde de Bravo, que ainda não tinha sofrido golos para o campeonato. O português até podia ter feito mais no segundo tempo, mas não deixou de ganhar no duelo particular com um Messi que praticamente não apareceu, isto para além da vitória coletiva do Real Madrid.

    Em novembro, as duas estrelas que mais brilham voltam a ter duelo marcado em novembro, no Palco dos Sonhos. Old Trafford recebe o particular entre Portugal e Argentina, que será bem mais do que um amigável para duas figuras de proa, insaciáveis na vontade de ganhar.

    Fica a dúvida: será esse jogo vital para as contas ou a Bola de Ouro já terá destino definido?

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    REAL MADRID
    EMPATE
    BARCELONA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DI
    kingoffootball
    2014-10-26 22h22m por DIEGOCOSTA
    Se Ronaldo nessa primeira parte da época teve menos jogos , não desvaloriza Messi ter marcado mais, marcou e já esta! alem de ter estado bem melhor que Ronaldo no mundial!
    Aqui o que interessa na realidade é sermos corretos a avaliar as coisas e essa grande diferença entre a época de Ronaldo e a de Messi ate agora não existe !
    DI
    scp06rga
    2014-10-26 20h10m por DIEGOCOSTA
    Sinceramente não sei onde vez essa diferença toda se não vejamos o ano civil começa em janeiro e a primeira metade do ano vai ate ao fim do mundial, Messi desde janeiro ate ao fim do campeonato entre campeonato taça do rei e champions marcou 27 golos Ronaldo marcou 24, Ronaldo no mundial marcou 1 golo Messi marcou 4 golos e foi há final do mundial!
    Nesta segunda parte do ano Ronaldo leva mais do dobro dos golos de Messi , Messi tem 7 golinho e muitas assistências tendo sempre jogado bem a...ler comentário completo »
    DI
    Cartão de visita de Leo Messi!
    2014-10-26 17h26m por DIEGOCOSTA
    TITULOS COLETIVOS:
    6-liga espanhola
    2-taça do rei
    6 -supercopa espanhola
    3-champions
    2- supercopa europeia
    2-campeonato mundo clubes
    1-campeonato do mundo sub-20
    1-Medalha de ouro jogos olímpicos

    TITULOS INDIVIUAIS :
    4-bolas de ouro
    1- Melhor Jogador da Europa pela UEFA
    2-3 botas de ouro
    1- Golden Boy
    91-golos num ano civil
    81-golos numa época
    50-golos bota de ouro
    4-v...ler comentário completo »
    PT
    meu top 3
    2014-10-26 17h05m por ptpedropt1
    1º Ronaldo
    2º Di Maria
    3º Robben
    Messi vs Ronaldo
    2014-10-26 16h16m por santana1221
    mas ainda se fazem comparações entre o anão e o melhor do Mundo?
    Isto é muito simples, neste momento Ronaldo está no topo 3 dos melhores atletas do mundo, atenção, ATLETAS!
    Messi por outro lado, neste momento está no topo 10 dos melhores futebolistas do mundo, atenção, FUTEBOLISTAS!
    BE
    E MAIS: UM JOGADOR ESCOLHE ONDE NASCE
    2014-10-26 16h00m por benficaeterno
    Como pode um Mundial ser critério para o melhor jogador do Mundo. . .

    Nas equipas, qualquer jogador de qualquer país, pode ser contratado para jogar na melhor equipa do Mundo. . .

    Nos Mundiais, os jogadores tem de jogar pelo país que tem nacionalidade. . .

    E como pode Cristiano Ronaldo fazer um bom Mundial, quando os colegas estavam todos limitados ou fisicamente ou pelas suas qualidade. . .

    Para além que a partir da FG do Mundial, o tal de Messi marcou a incrível quantia de 0 golos. . .
    BE
    COM JUSTIÇA ERA A 6ª PARA RONALDO!
    2014-10-26 15h57m por benficaeterno
    Cristiano Ronaldo é indubitavelmente o melhor jogador do Mundo. . .

    O seu mérito não é tão reconhecido apenas porque a quantidade de grandes jogos numa época é muito reduzida. . .

    Messi e Cristiano Ronaldo realizam +/- 36 jogos na Liga Espanhola por época, mais 6 na Taça, mais 11/12 na Liga dos Campeões. . .

    Estamos a falar de +/- 55 jogos por ano a nível de clubes. . .

    E depois as pessoas em vez de irem ver a dificuldade desses j...ler comentário completo »
    não entendi
    2014-10-26 15h48m por Asprilla11
    Robben não foi citado no texto. Por outro lado, James, que foi citado, tem potencial e vem mostrando evolução, mas ainda está longe do patamar dos outros citados.
    PA
    correção zerozero
    2014-10-26 15h42m por pantera_bfc
    *na liga dos campeões
    PA
    correção ZEROZERO
    2014-10-26 15h42m por pantera_bfc
    zerozero, o Barcelona no ano passado não foi eliminado nas meias-finais mas sim nos QUARTOS de final contra o atlético de Madrid!!! corrijam isso
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário abaixo.
    GI
    CR7 vs Messi
    2014-10-26 15h39m por Ginola
    "Há Bale, James, Neymar, Suárez, Di Maria, Ibrahimovic, Neuer ou Müller, mas a discussão vai sempre parar em torno dos dois de sempre. É entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi que a luta parece voltar a estar centrada para o prémio, pelo que tudo conta. "

    Concordo que este ano, e nos próximos, o prémio irá para um destes dois jogadores, porque mesmo que um tenha um ano menos bom, há sempre o outro a desafiar as estatísticas do futebol. Mas não incluir Robben naquele ...ler comentário completo »
    Platini
    2014-10-26 15h38m por Helcio
    Se voltar a oferecer ao messi a bola de ouro nem vale a pena continuar a ver futebol.
    Bola De Ouro
    2014-10-26 15h34m por barkfire52
    Claramente Ronaldo vai ganhar a 3º !
    jogos históricos
    U Sábado, 25 Outubro 2014 - 17:00
    Santiago Bernabéu
    Gil Manzano
    3-1
    Cristiano Ronaldo 35' (g.p.)
    Pepe 50'
    Karim Benzema 61'
    Neymar Jr. 4'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    LEIxPEN em direto!
    Já há onze do FC Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, Leandro Teixeira, João Miguel, Rúben Pereira, Diogo Batista, Filipe Cardoso, Reko, Adílio Santos, Robinho, Gabriel Barbosa Acompanhe aqui o UD ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    fcpinvicta 25-04-2024, 16:45
    fcpinvicta 25-04-2024, 16:41
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 16:31
    pedrinho_dgl 25-04-2024, 16:27
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 16:24
    pedrorosa107 25-04-2024, 16:22
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 16:21
    ricardocunha251 25-04-2024, 16:13
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:08
    johnspencer 25-04-2024, 16:06
    BL
    Bluetrain 25-04-2024, 16:03
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:03
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 15:49
    ruilapa 25-04-2024, 15:49
    fcpinvicta 25-04-2024, 15:47
    Vic-54 25-04-2024, 15:45