placardpt
    Prejuízo na SAD do FC Porto

    SAD do FC Porto com prejuízo de 40,7 milhões em 2013/2014

    2014/10/21 12:41

    A SAD do FC Porto apresentou, esta terça-feira, as contas que dizem respeito à temporada 2013/2014 e no comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários apresenta um prejuízo de 40,7 milhões de euros.

    Ainda assim, os azuis e brancos referem que no relatório apresentado não está representado o valor da transferência de Mangala para o Manchester City, na qual a SAD do FC Porto arrecadou um valor a rondar os 30 milhões de euros.

    No comunicado, a SAD do FC Porto informa que apesar do resultado ser negativo, continua dentro do valor recomendado pela UEFA no que diz respeito ao rácio entre salários e proveitos operacionais.

    Comunicado da SAD do FC Porto:

    «Resultados Consolidados 2013/2014

    1. Destaques

    • Resultado Líquido Consolidado negativo em 40.701m€, bastante inferior ao obtido no período
    homólogo, em que foi positivo em 20.356m€, principalmente devido à diminuição dos resultados
    com transações de passes de jogadores. No entanto o EBITDA (Cash-Flow Operacional) mantém-se positivo, em 1.817m€;

    • Os Proveitos Operacionais, excluindo proveitos com transações de passes de jogadores, que atingem os 72.613m€, diminuem 5.829m€, ainda assim uma queda inferior à das receitas de participação nas provas europeias;

    • Os Custos com o pessoal diminuem 5.180m€, o que representa uma descida de 10% face ao período homólogo, o que permitiu a diminuição dos custos operacionais, excluindo custos com passes de jogadores, em 1.410m€;

    • Resultados com transações de passes de jogadores atingem os 23.907m€, o que representa uma diminuição de 52.538m€ relativamente a 2012/2013, uma vez que as vendas de direitos desportivos de jogadores foram, neste período, bastante inferiores às da época transacta, o que levou a uma diminuição dos resultados operacionais, que atingem os 25.786m€ negativos;

    • Os resultados apresentados não incorporam a transferência do atleta Mangala para o Manchester City, por 30.500m€, que foi concretizada após o fecho do exercício.

    • Ainda que o resultado de exploração seja negativo, a Sociedade continua dentro do valor recomendado pela UEFA para o rácio Salários vs. Proveitos Operacionais (70%), excluindo proveitos com passes de jogadores, apresentando um valor na ordem dos 67% em 2013/2014;

    Comunicado dos Resultados Consolidados 2013/2014

    • Activo Total Líquido caiu 12% face a 30 de Junho de 2013, alcançando um montante global de
    200.396m€, pelo decréscimo das contas a receber de clientes e 
    do valor contabilístico do plantel;

    • Passivo global cresce 6%, para os 233.463m€, com maior peso na componente corrente. O
    Conselho de Administração está a estudar a realização de uma operação financeira para a reestruturação desse passivo, de forma a assentar uma parte significativa da sua dívida no longo prazo;

    • Capital próprio individual negativo, atingindo em 30 de Junho de 2014 os 28.512m€, pela incorporação do resultado líquido obtido no período;

    • Já no final do primeiro semestre do exercício 2014/2015 a Sociedade antecipa apresentar, de novo, capital próprio positivo, fruto do aumento de capital da Sociedade no montante total de
    37.500m€, a realizar por entradas em dinheiro através da subscrição particular pelo Futebol Clube do Porto de 7.500.000 acções preferenciais sem voto, escriturais e nominativas, a emitir pela Sociedade, tal como aprovado na Assembleia Geral de 2 de Outubro.»

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PI
    contas FCP
    2014-10-21 18h25m por Pirisca
    Este ano são más pq n entra a venda do Mangala, para o ano vão ser más, pq n entrou a venda de outro caramelo qualquer q há-de ser vendido por uns milhões. Ou seja, as vendas vão-se sempre "esquecendo" todos os anos, para o ano já deveria entrar a venda do Mangala, mas vai ser "esquecido", vão é falar do gajo tal q vai ser vendido em agosto mas q n entra nas contas. . . . .

    Mas isto já se sabe q anda tudo com a corda na garganta de guita, é o FCP e todos os outros. . . . .
    MC
    zecic
    2014-10-21 18h15m por MC-FCP
    Só disse uma coisa acertada que foi isto:
    "O Porto a 30/06/2014 não estava na Champions League, logo não podia contabilizar esse valor no balanço, nem haver nenhum ganho com isso na DR. "

    "Os valores recebidos da champions só podem entram como ganhos (na DR) na época em que são recebidos. " Esta afirmação não é verdade.

    Caso o FCPorto a 30/06/2014 tivesse presença garantida na Champions Legue 2014/15 ganharia o direito de poder contabilizar o proveito na D...ler comentário completo »
    JA
    malaiko
    2014-10-21 17h01m por jabalu
    Achas mesmo q alguem ajuda alguem sem receber % em caso de ganho ???
    Emprestimo ?
    O parceiro adianta a pasta mas recebe valorizaçao na venda, ou so iria assumir riscos no caso de desvalorizaçao e ganhar trocos na se corresse bem ????
    Ainda bem q ha parceiros, mas nao sao a Madre Teresa. . . . .
    JA
    malaiko
    2014-10-21 16h49m por jabalu
    Estranho o teu comentario.
    1º as verbas da uefa nao sao antecipadas, sao recebidas no final da epoca. Logo o FCP ao apurar-se pra CL directamente ou via pre eliminatoria, so ira receber em Junho 2015. Logo recebeu em Junho 2014 as verbas relativas a epoca 2013/2014. A receita europeia baixou simplesmente pq os resultados foram inferiores a epoca anterior.
    2º existem quase sempre vendas q transitam, uns anos é favoravel outros desfavoravel, o q interessa é vir o dinheiro. ...ler comentário completo »
    malaiko
    2014-10-21 16h46m por zecic
    Estás a confundir 2 coisas.
    Balanço e Demonstração de Resultados (DR).

    Os valores recebidos da champions só podem entram como ganhos (na DR) na época em que são recebidos.

    Outra coisa é o reflexo dessa operação no Balanço. O que os clubes fazem quando têm presença garantida na Champions é contabilizar no Activo o valor que vão receber, ou então antecipam a receita através da banca. Isto faz com que o Activo aumente no Balanço (mas não tem influência na ...ler comentário completo »
    Leo41
    2014-10-21 16h43m por malaiko
    O Porto transmitiu que ja está estipulada a opção de compra das percentagens do passe por isso…não é mais que um empréstimo, o fundo avança com o dinheiro e numa futura venda recebe o devido dinheiro com um extra…ajuda o porto pois o porto não precisa de puxar pelo dinheiro e caso dê para o torto não perde grande dinheiro…penso que seja uma grande opção para os clubes, prefiro ganhar menos dinheiro mas seguro do que ter a percentagem toda a correr mais riscos…
    Leo41
    2014-10-21 16h38m por zecic
    os relatórios da época de 2013/2014 contemplam toda a actividade financeira da SAD (e de outras empresas que estejam no perímetro da SAD) entre 01/07/2013 e 30/06/2014. Todas as vendas e compras, prémios de competições, gastos etc que ocorreram nessas datas, estão reflectidos neste relatório.
    Leo41
    2014-10-21 16h38m por Nonnenmacher
    Sim, é negativo, mas já se sabia que ia ser, tendo em conta que as vendas de Mangala e Defour (principalmente o francês) não entrariam para estas contas. Em relação ao Brahimi li por ai que o Porto queria copmprar de novo a % de passe que lhe falta, vamos ver o que acontece. Estou é curioso para ver o valor de venda do JM e a resoluação dos casos Danilo/Alex Sandro.

    Agora é claro que o Porto tem que começar a cortar aqui e ali, fazer um bocado como o Sporting está a fazer, se não nem com vendas de jogadores e CL a coisa ficará boa.
    jabalu
    2014-10-21 16h36m por malaiko
    é trimestral mas referente a temporada 2013/2014…sendo que comparativamente e coerentemente os valores da LC são colocados no final de cada exercício…se este ano não se apuraram directamente ou seja ficaram impedidos de contabilizar esse encaixe sendo que não tinham a certeza na entrada da LC queres o que? sendo que as grandes vendas da temporada realizaram se após o exercicio querias o que?? as vendas não foram resultado da temporada passada??

    querias que o porto tivesse saldo po...ler comentário completo »
    Nonnenmacher
    2014-10-21 16h33m por Leo41
    Eu sou sincero, não percebo nada disto de finanças e economia. Mas parece que não estão contabilizadas nem as vendas, por exemplo, do Mangala, nem as compras desta temporada.

    Sendo assim, parece ser um resultado um pouco negativo. Acho que o mais preocupante é que o FC Porto tem grande percentagens de passes alienados, como é o caso do Brahimi, que certamente não vai cá ficar para além desta época e que irá sair por valores exorbitantes.

    SL
    aviso
    2014-10-21 16h32m por zecic
    Um recado para portistas e anti-portistas: NÃO adianta andar aqui a falar que as contas 14/15 vão ser muito boas ou muito más, porque elas ainda não existem. . . o que existe são as contas de 13/14 que são o que são.

    O FCP teve um resultado péssimo em 11/12, um resultado excelente em 12/13 e um resultado péssimo em 13/14. . . 14/15 falamos daqui a um ano.
    Leo41
    2014-10-21 16h29m por Nonnenmacher
    Basta veres a data e já terás a resposta.
    doninaretranca
    2014-10-21 16h26m por Nonnenmacher
    Sim, reforços claro, andrá á volta de 30/35M €, o resto não adianta responder, ainda para mais a um user que nem tem clube (lol).
    DO
    explicação
    2014-10-21 16h25m por doninaretranca
    o prejuízo vai subir sim se o campeonato for há vida. se o treinador for para a rua são + uns milhoes, se vender 2, 3 ou +, tem que gastar no minimo 35 milhoes para tem uma equipa competitiva,
    Contas
    2014-10-21 16h24m por Leo41
    Já incluem os gastos com as novas contratações desta época?
    transferências
    2014-10-21 16h23m por zecic
    nem tanto ao mar, nem tanto à terra. excluindo o facciosismo e a conversa "anti" do jabalu (apesar de concordar que há desculpas absolutamente absurdas), numa coisa tem razão. . . o FCP vendeu Iturbe, Fernando, Otamendi, Castro, Atsu e outras pequenas vendas e teve um resultado de transacção de passes de 23, 9M€. . . com amortizações de 27M€ (passes que tinham um valor e que agora têm um valor reduzido ou foram alienados), isto dá um resultado de transferências de passes negativo de cerca de 3M€, o que não é nada bom.
    jabalu
    2014-10-21 16h19m por malaiko
    se não sabes do que falas não comentes…sabes como os clubes costumam apresentar as contas finais da temporada? Ja vi que não sabes, por isso fica no teu mundo de ignorância e não compartilhes com ninguém ok? É a melhor coisa a fazeres…
    DO
    Nonnenmacher
    2014-10-21 16h19m por doninaretranca
    tens alguma razão no que estas a dizer, mas tens que contar com o reforço da equipa e não esquecer também das verbas para a fruta e para o cafe com leite
    doninaretranca
    2014-10-21 16h14m por Nonnenmacher
    Duvido que suba, basta passarem aos oitavos da CL, juntar a isso as vendas do Mangala, Defour e depois de outros jogadores que fazem a última temporada possivelmente e duvido que o prejuízo seja de 120M €
    DO
    bem me parecia
    2014-10-21 16h10m por doninaretranca
    e se este ano não ganhar com esta equipa de galaticos, o prejuízo sobe para o triplo
    JA
    Nonnenmacher
    2014-10-21 16h01m por jabalu
    Obrigado pelo esclarecimento. . . . . . afinal nao era distraçao !
    jabalu
    2014-10-21 16h00m por Nonnenmacher
    Não vou perder tempo contigo, não gosto de argumentar quando o pessoal vem para aqui mentir.
    JA
    Nonnenmacher
    2014-10-21 15h57m por jabalu
    Gostei da tua argumentaçao. . . . . . é ignorancia ou distraçao ?
    jabalu
    2014-10-21 15h56m por Nonnenmacher
    Não escrevas sobre coisas que não dominas, mais vale, assim poupas as pessoas de lerem asneiras.
    JA
    bla bla bla
    2014-10-21 15h52m por jabalu
    so liricos aqui. . . . . . .
    Estao incluidos Iturbe, Otamendi, Castro e Fernando e como por magia o total das vendas nao chegou a 24M.
    Entao afinal nao era 12 do Otamendi, 15 do Fernando ?? Ja esses 2 da mais, q contas sao essas ??? Afinal o Fernando pra renovar. . . . . . . . foi amigo. . . . . . .
    Falta realmente a venda do Mangala e do Defour. . . . . . . e falta a tonelada de aquisiçoes. . . . . . . afinal fica positivo ou negativo ? So o Adrian foram 11M. . . . ....ler comentário completo »
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Uma iniciativa que começa a ganhar tração
    Já lá vão dois meses desde que o Bayern München decidiu (e anunciou) que a ligação a Thomas Tuchel terminará no final da temporada, mas os adeptos ainda ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 11:31
    EspecialistaDaBola 26-04-2024, 11:31
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 11:02
    DingyPT 26-04-2024, 10:54
    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:11
    BM
    bmsantosousa 26-04-2024, 09:54
    moumu 26-04-2024, 09:48