placardpt
    Exemplos de rotatividade até ao fim

    Ainda a rotatividade no FC Porto: quem mais mudou foi Mourinho e acabou campeão europeu

    Tendo em conta o debate que tem existido nas últimas semanas - acentuado depois da derrota no Clássico - em torno das várias alterações que Julen Lopetegui tem feito constantemente na equipa (nunca repetiu um onze de um jogo para o seguinte), e depois de já aqui analisada uma comparação com outras épocas com arranque idêntico nos três grandes, o zerozero.pt foi mais longe na análise.

    Martins Indi e Alex Sandro ficaram na bancada, Fabiano, Quaresma, Tello, Brahimi e Rúben Neves sentaram-se no banco. Foram estas as mais recentes opções tomadas por Lopetegui, um técnico que já deu muitas mostras de não ser fiel a rótulos de indiscutíveis para aplicar a jogadores, por mais fundamentais que sejam.

    Em 12 jogos realizados até ao momento, o treinador espanhol nunca utilizou um onze igual de um jogo para o outro e só por uma vez se viu um 'desenho' repetido (nos dois jogos contra o Lille, embora com a ida a Paços de Ferreira pelo meio), isto num total de 22 nomes já utilizados.

    Numa exaustiva pesquisa pelos números do futebol 'moderno', foi possível encontrar casos no FC Porto, no Benfica e no Sporting de épocas em que nunca os treinadores repetiram onzes de um jogo para o outro e nas quais raramente elaboraram onzes iguais (independentemente da distância entre as partidas).

    O último caso nos azuis e brancos não poderia ser mais benéfico para os que defendem a teoria de que mudar é bom. José Mourinho, em 2003/2004, foi o autor de grande rotatividade. Nos 55 jogos oficiais que foram feitos, nunca Mourinho repetiu um onze em jogos consecutivos e existiram um total de 49 onzes diferentes, entre os 34 jogadores utilizados nessa época. O FC Porto foi campeão, perdeu a Taça no Jamor para o Benfica e conquistou a Liga dos Campeões em Gelsenkirchen, diante do Monaco.

    Benfica e Sporting também já rodaram a época

    Se se pensar que a tendência em Portugal é para se insistir sempre no mesmo onze, nesta pesquisa se percebe que não é bem assim.

    Ainda na época 2011/2012, sob a orientação de Jorge Jesus, nunca o Benfica apresentou dois onzes consecutivamente iguais nos 52 jogos oficiais que disputou nesse ano. Utilizando 28 jogadores, o técnico utilizou 46 onzes diferentes ao longo de uma temporada em que foi aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ficou em segundo lugar no campeonato e ganhou a Taça da Liga.

    No caso do Sporting, a temporada que melhor exemplifica a grande rotatividade em Alvalade foi a de 1995/1996. Com três técnicos nessa época (Carlos Queiroz, Fernando Mendes e Octávio Machado), os 48 jogos tiveram sempre um desenho novo de um para o outro e um total de 46 onzes diferentes, na utilização de 31 jogadores. Os leões ficaram no terceiro lugar, ganharam a Supertaça ao FC Porto e perderam a Taça de Portugal no Jamor para o Benfica.

    Portanto, seja qual for a tendência de Julen Lopetegui para o resto da temporada 2014/2015, o espanhol não será 'pioneiro' nessa tendência de mudar constantemente.

    Espanha
    Julen Lopetegui
    NomeJulen Lopetegui Argote
    Nascimento/Idade1966-08-28(57 anos)
    Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    FunçãoTreinador

    Fotografias(100)

    Pré-Época: FC Porto x Wolverhampton
    Pré-Época: FC Porto x Wolverhampton

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CO
    Alterações do Mourinho
    2014-10-20 18h54m por covman
    O que falta mencionar é que o Mourinho mudava 1 ou 2 jogadores por jogo e não 5 ou 6 com o Flopetgui. . .
    lopetegui
    2014-10-20 12h31m por malaiko
    não sei se isto é boa noticia…as vezes preferia que tivesse poucos jogadores disponíveis

    Pára de inventar e mete o melhor onze do porto…um extremo puro e rapido numa ala e na outra um extremo que tenha jogo interior com tecnica de passe e de desequilíbrios…

    AV
    Liga dos campeões
    2014-10-20 01h40m por avis_rara
    . . . aguardam-se (mais) surpresas. . .
    MA
    agora. . .
    2014-10-20 00h49m por marcomps
    lopetegui(o porto) tem de ganhar obrigatoriamente ao athletic, se não é fazer as malas enquanto é tempo, se começar a "encarreirar" agora tem de conseguir chegar pelo menos aos quartos de final da champions, e ser campeão nacional é claro visto que já está em menos uma competição!!
    HA
    rotatividade
    2014-10-20 00h28m por Halibut
    espero que no próximo jogo com o bilbau se deixe de mudanças e não poupe ninguém, tem que ter um 11 base, e com o arouca o mesmo, acho que deve rodar em jogos mais acessíveis quer em casa ou fora, mas não como ontem, onde mexe num sector base como é a defesa, aqui no máximo 1 jogador a rodar, do meio campo para a frente, tem mais e melhores opções, ai pode rodar mais à vontade, há que ser inteligente a fazer a rotatividade, embora seja bom para todos os jogadores, mas em excesso e mal feita é prejudicial.
    HA
    Lopetegui
    2014-10-20 00h21m por Halibut
    Sobestimou o adversário isso sim, quis poupar na defesa quando a meu ver nunca o devia ter feito, podia ter poupado do meio campo para a frente, por exemplo: Ruben Neves, Óliver, Quintero. . . mais à frente Adrián, Quaresma, Jackson. . . . . . . . . o Casemiro vinha de lesão, o Herrera vinha da Selecção onde fez muitos Km de voo e jogou pelo mexico, o Quintero, Quaresma e Jackson jogaram pelas suas selecções mas podiam e deviam jogar, o Brahimi poupava-se sem problema, na defesa er...ler comentário completo »
    rotatividade
    2014-10-19 23h50m por zepedrobcl
    gostava que me disse-sem quantos jogadores o mourinho trocava por jogo? este Lopetegui, nao muda 1 ou 2 joagadores, isso é que para mim e rotatividade, mas este individo muda 5 ou 6 joagadores. mas voces que fazem analises, gostava de saber qual o onze que o Porto apresentou na 1 e na 2ª jornada na epoca do Mourinho
    Simpatizo
    2014-10-19 22h51m por maxiazul
    Tenho enorme simpatia e admiração pela postura e "saber" deste treinador mas alguém deveria explicar ao "mister" azul e branco que o "ciganito" Quaresma está de "peito feito" e se havia jogo em que se deveria mandar este artista da bola para cima dos leõees era ontem!!! Mas que desperdício. . . Para já nem falar da pena. . . Enfim, considero que não era este o jogo (de longe) para "poupanças". . . Esta é a primeira derrota do homem e já lhe pedem a cabeça!?? Por favor!?? Mourinho mexeu e rodou mais e foi o mourinho!!! Força Porto!!!
    Campeões Europeus
    2014-10-19 22h24m por tonysempredragao
    Da última vez que o Sporting nos eliminou para a Taça de Portugal em nossa casa, o FCP também foi campeão Europeu. 1986/87
    FCPORTOENORME
    2014-10-19 22h11m por Nonnenmacher
    Reporta.
    Portista 78
    2014-10-19 20h33m por JimMorrison
    Longe de mim fazê-lo!!!! Detesto o homem. . . Mas que as equipas dele cumprem o que ele pede, la isso cumprem!!! A estrelinha da sorte tem acompanhado sempre o Mourinho, sem dúvida.
    red_power
    2014-10-19 20h14m por portista78
    Olha mas é pro teu clube e deixa os outros, que ainda ontem foi o que foi com o Benfica.
    JimMorrison
    2014-10-19 20h08m por portista78
    Também não vale a pena endeusar o Mourinho, teve as suas falhas e os seus desaires e também teve sorte noutros momentos no meio de tanto sucesso.
    Estamos em outubro, ainda há tanto pela frente.
    Há males que vem por bem
    2014-10-19 20h01m por portista78
    E espero sinceramente que seja esse o caso, Lopetegui já anda a abusar da sorte há algum tempo, e chegou o dia em que o azar bateu à porta. se sirva de emenda e que comece a poupar menos para não rodar tanto. Percebo que queria poupar jogadores para terça feira mas podia muito bem ter apostado em Ruben Neves, em Tello e Quaresma de inicio, seria a receita essencial para este jogo e continuava a poupar Indi, Alex Sandro, Brahimi e ainda podia poupar Quintero ou Oliver, é simples de se ch...ler comentário completo »
    Diferença abismal
    2014-10-19 19h47m por JimMorrison
    Mourinho tinha fio de jogo e uma ideia bem definida. . . Vejam lá quantas vezes fez duas substituições ao intervalo?!! O que este porto faz, já fazia o ano passado. . . Só que este ano fala mais castelhano. Parece me uma equipa sem ideias e que no ultimo terço do campo se perde. Se não e Brahimi ou jackson, ninguém assume.
    AD
    FCP VS scp
    2014-10-19 19h27m por Adepto
    Ninguém gosta de perder em casa, muito menos um clássico. A taça era sim importante. Não venham com tretas. É verdade que a equipa do FCP apresentou muitas alterações
    ADRIEN, QUINTERO, JOSÉ ANGEL, MARCANO, ANDRES. .
    Sao poucos os jogos que fizeram a titular, mas tem de dar resposta. O problema foi o meio campo, e a passar da 1 fase de construção de jogo.
    Muita coisa eu não percebo, e gostava de Lopetegui, não por perder que desgosto, mas começo a ter dúvid...ler comentário completo »
    MA
    golden_lynx e [. . . ] logic
    2014-10-19 19h23m por Mac2317
    golden_lynx eu não disse que ele vai embora, eu queria mas ele vai ficar até ao fim. [. . . ] logic por essa lógica mais vale ficar já fora champions pq não temos hipóteses de ganhar para centrar as atenções no campeonato! isto ão faz sentido, mas se calhar o 5lb está a fazer de propósito para nem ir á liga europa assim fica mais fresco! O PORTO E OS ADEPTOS ESTÃO HABITUADOS A LUTAR E A JOGAR PARA GANHAR TUDO, NÃO É SÓ PARA O CAMPEONATO, EU NÃO QUERO QUE ESSA MENTALIDADE MUDE E TU TB NÃO ...ler comentário completo »
    FU
    golden_lynx
    2014-10-19 19h06m por fucklogic
    Lá isso é verdade, é menos uma competição para os jogadores se cansarem, e os prémios monetários devem ser uma porcaria, mas com isto não a estou a desvalorizar, porque é sempre uma competição em que o Porto entra para ganhar. . . mas paciência, não ganhamos este ano fica para o próximo, espero é que o Lopetegui tenha aprendido que não pode rodar tantos jogadores em jogos desta importância, agora o Porto tem é que se focar nas competições que está inserido quer sejam a taça da cerveja, ...ler comentário completo »
    Que exagero
    2014-10-19 18h58m por golden_lynx
    Já há pessoal a dizer que ele vai embora, tanto quanto sei o Porto ainda está na luta pelo campeonato (objectivo principal) e na Champions (ir o mais longe possível) portanto nada está perdido, têm um excelente plantel e continuo a dizer que é o melhor em Portugal. Claro que a Taça é a competição rainha e estar no Jamor é sempre especial mas encarem desta forma, é menos cansaço nas pernas dos jogadores e menos dinheiro que ides gastar no final da época :p
    CE
    Trofeus
    2014-10-19 18h51m por CesarFerreira99
    Em termos de importância, a taça da liga apresenta-se em 4º lugar esta época, portanto com a saída da taça de portugal, passou para terceiro. Apesar de ser um troféu de menor importância, é sempre um troféu. Acho que é justo querer ganhar troféus, agora se me perguntarem se é importante e se traz prestigio, eu digo que não.
    CE
    Lopetegui
    2014-10-19 18h41m por CesarFerreira99
    Como portista fiquei triste com o que aconteceu ontem no dragão. Mas também não vamos fazer um funeral à época e ao treinador e à equipa.

    Em primeiro lugar o Sporting não dominou nada como querem fazer passar, foram mais eficazes, aproveitaram os erros defensivos do porto, ponto final.

    Em segundo lugar, devemos apoiar a equipa, e não andar já praí a dizer que este ou aquele jogador não valem nada. Temos uma boa equipa, e até este jogo não tínhamos perdid...ler comentário completo »
    portista78
    2014-10-19 18h23m por malaiko
    a exigência de um portista é muito superior aos demais, nao me importa o que os outros dizem…quando vejo um sportinguista a abrir a boca toda a dizer que dominou o porto e que o sporting fez grande jogo eu fico abismado mas eu entendo os diferentes graus de exigência na massa adepta…

    o que me faz mais confusão é mesmo como passa de um esquema tatico com 3 medios e 2 extremos bem abertos nas alas com bhraimi a ir para dentro para um esquema tatico com Quintero/Adrian e Oliver que ...ler comentário completo »
    malaiko
    2014-10-19 18h15m por portista78
    Parte da solução parte mesmo dai, não gastar substituições devido a erros taticos, tem de se meter os melhores de inicio para isso não acontecer, e torno a insistir, Casemiro a 6 não é solução, digam o que quiserem, posso até estar enganado, mas acredito sinceramente que com Ruben Neves a titular estamos muito melhor servidos, e com mais uma ou outra correção e nada mais, ainda podemos surpreender pela positiva essa época, porque temos um bom plantel e Lopetegui não é mau treinador como...ler comentário completo »
    MA
    Route_66
    2014-10-19 18h09m por Mac2317
    eu não disse para desistirem o resto compreendeu mal (normal, literacia ao nível do 5º ano), eu disse próxima época, para estruturar melhor o plantel e comprar um treinador melhor, claro que agora vamos até ao fim para tentar ganhar, mas não somos favoritos, com um treinador de qualidade eramos favoritos assim já tamos a 4 e vai ser dificl recuperar se continuarmos neste rumo, acho que até ao final vamos perder no máximo 1 ou 2 vezes para o campeonato (se perdermos), podemos é empatar ...ler comentário completo »
    MA
    malaiko
    2014-10-19 18h01m por Mac2317
    assino por baixo o teu comentário em relação a tudo, acho que o porto só tem hipótese graças á qualidade do plantel, mas com equipa (trabalho táctico) é 0, eu não era fã do estilo de jogo do VP, mas que se via trabalho ali via-se

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Tebas aponta ao mercado norte-americano
    O presidente da La Liga, Javier Tebas, tem o objetivo de ver jogos oficiais do campeonato espanhol disputados além-portas, como já acontece com a Supercopa. Os EUA são o mercado ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    SK
    skane 24-04-2024, 14:51
    PedroBorgas 24-04-2024, 14:39
    ago 24-04-2024, 14:39
    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 14:34
    AL
    AlbertoSerafim 24-04-2024, 14:31
    RI
    RicardoHGoat21 24-04-2024, 14:22
    RI
    RicardoHGoat21 24-04-2024, 14:21
    ricardolouromartins 24-04-2024, 14:21
    ricardolouromartins 24-04-2024, 14:19
    AN
    Andrezinho_SLB 24-04-2024, 14:17
    johnspencer 24-04-2024, 14:11
    A_Drifter 24-04-2024, 14:10
    johnspencer 24-04-2024, 14:10
    HA
    Halibut 24-04-2024, 14:05
    johnspencer 24-04-2024, 14:05
    Platinum-Returns 24-04-2024, 13:59