placardpt
    Já conhece Ivo Pinto?

    Ivo Pinto foge ao rótulo de «pintarolas» e é «uma força da natureza» que idolatra Bosingwa

         Considero-o um lateral moderno
    Diogo Valente
    No meio de tanta mudança, regresso ou estreia, há um nome na primeira lista de Fernando Santos que causou mais estranheza e surpresa que os outros. Mas é só porque os portugueses não estão habituados a vê-lo jogar, garantem as vozes que o zerozero.pt consultou para traçar o perfil do lateral de 24 anos, fã de Bosingwa e que vive o sonho de qualquer jogador.

    Não foi fácil, nunca é. Com ou sem talento, a um jogador são necessários vários outros atributos, decisivos para poder singrar ao mais alto nível. Alguns conseguem lá chegar, a esmagadora maioria fica a meio do caminho, que até pode ter ilusão durante a formação, mas que normalmente tomba com o impacto no exigente mundo sénior. Ivo Pinto podia ser um desses casos, depois da formação terminada no FC Porto que resultou em vários empréstimos sem um retorno à casa-mãe pela porta da equipa principal.

         Primeiro, é mais contido, mas, ganhando confiança, é uma pessoa muito divertida, é palhaço, brincalhão...
    Diogo Viana
    Só que «dedicação», «determinação», «humildade» e «ambição» são características que o invadem. Foi essa a ideia transmitida por Diogo Viana, um dos antigos colegas a quem o nosso jornal pediu para ajudar a definir o lateral do Dinamo Zagreb que Fernando Santos chamou por indicação das observações a que teve acesso no dia anterior à convocatória (no 1x0 na Escócia, para a Liga Europa).

    Diogo Viana é amigo de longa data e caracterizou-o... ©Filipe da Silva Coelho
    «Percebo o que dizes, para quem não o conhece, é normal estranhar essa convocatória, mas a verdade é que ele já sabe o que é o futebol de alto nível, pois jogou num grande da Roménia, está agora no maior da Croácia. Os portugueses podem esperar alguém que vai dar tudo pela sua seleção. O Ivo é muito dedicado, muito criterioso em todos os lances. É muito inteligente, daqueles jogadores que joga sempre, com boas assistências, fez a Liga dos Campeões e dá garantias», disse Diogo Viana ao zerozero.pt.

    Colegas de longa data, nomeadamente no FC Porto, estiveram juntos na única vez que Ivo Pinto vestiu a camisola principal do clube, fazendo dois minutos numa pesada derrota em casa do Sporting (4x1), para a Taça da Liga, sob a orientação de Jesualdo Ferreira. Depois de vários empréstimos, o último dos quais à União de Leiria, o jogador decidiu emigrar para tentar a sua sorte, começando no Cluj e estando agora no emblema croata.

    ...Tal como Diogo Valente, com quem esteve no Cluj ©Filipe da Silva Coelho
    Porém, não foi nos azuis e brancos que se formou. Aí fez apenas o último ano como júnior, depois de ter estado seis anos no rival da cidade do Porto. E foi nessa altura que Diogo Valente o viu pela primeira vez, ele que foi depois seu colega na Roménia.

    «Já o conhecia antes do Cluj, porque ele foi colega do meu irmão nos juniores do Boavista. Já na altura comentava com o meu irmão que ele ia singrar, porque já tinha algumas características físicas que o adivinhavam. Tinha algumas lacunas a nível técnico, mas que vi, mais recentemente no Cluj, que as corrigiu. Fisicamente, é um lateral muito forte, é um jogador muito rápido e que consegue compensar algum erro que aconteça porque tem essas características», disse o extremo, também em entrevista ao nosso jornal.

    Quando ambos representaram o Cluj, Diogo Valente admite ter dado «muitos conselhos» a Ivo Pinto, um jogador «humilde e que sabe ouvir». Para o extremo, atualmente no Gil Vicente, «uma das coisas que ele melhorou muito na Roménia foi o aspeto ofensivo, pois conseguia envolver-se muitas vezes no ataque, mas, por vezes, o último passe ou o cruzamento não saíam bem», sendo que, «hoje em dia, consegue apoiar muito bem no ataque e faz muito mais assistências».

    «Considero-o um lateral moderno, que defende bem e que não perde o 'um para um'. Fisicamente, é impressionante, é uma força da natureza», contou Diogo Valente, antes de acrescentar que «tem muitas parecenças com o Bosingwa, que sempre foi a sua referência na posição».

         É uma oportunidade para ele mostrar aos clubes portugueses que vale a pena apostar mais na formação
    Diogo Viana
    Personalidade: de «contido» a «palhaço»... no bom sentido da palavra

    Voltando a Diogo Viana, que é do mesmo ano de Ivo Pinto, o pedido para uma descrição do jogador fora do retângulo de jogo.

    «Há aqueles jogadores pintarolas, aqueles que têm um bocadinho mais de moral. O Ivo, que já o conheço há muitos anos, é uma pessoa humilde, que tem os pés bem assentes na terra, que sabe o que quer, que nunca foi muito exuberante, é controlado em tudo e só tenho a dizer maravilhas», disse, antes de completar sobre a certeza de que o lateral se integrará bem num grupo com o espírito que tem a seleção nacional.

    Ivo Pinto passou por Leiria em 2011/2012 ©Catarina Morais
    «Numa primeira fase, é mais contido, mas depois, ganhando confiança, é uma pessoa super divertida, sabe estar, é palhaço, brincalhão... Não terá problemas em integrar-se», garantiu Diogo Viana, num tom de orgulho pelo que o amigo Ivo conseguiu atingir.

    Diferente de Cédric, a pensar na Dinamarca

    Dadas as descrições feitas pelos dois entrevistados do zerozero.pt, surgiu a inevitável pergunta comparativa com o 'rival' da posição, que também ainda não se estreou pela seleção principal.

    «Se virmos, os laterais direitos que costumam ser chamados não costumam ser muito elevados, pode ter sido por aí que ele foi convocado. Sem dúvidas que ele tem tudo para agarrar esta oportunidade», assegurou Diogo Valente, que dá luz verde à compatibilidade de Ivo Pinto com um dos clubes de maior dimensão em Portugal.

    Ivo Pinto
    Liga Portuguesa
    27 Jogos   2256 Minutos
    0   5   1   02x

    ver mais »
    «Tenho pena que ele não tenha tido uma oportunidade num bom clube em Portugal, embora, com a idade e a evolução que ele apresenta, acredito que está bem a tempo de vir a jogar num grande», completou, numa opinião partilhada por Diogo Viana, a fechar a entrevista.

    «Infelizmente, no nosso país aposta-se mais nos estrangeiros. Esta é uma oportunidade de ele contornar isso e mostrar que vale a pena olhar para a formação», terminou o 7 do Gil Vicente.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DE
    Boa sorte Ivo Pinto
    2014-10-11 18h18m por Desabafos
    Já há 2 anos que falo neste jogador aos meus amigos!
    Finalmente terá uma oportunidade na seleção.
    Tenho pena que não tenha ainda recebido a devida atenção por parte dos grandes clubes portugueses
    DO
    ivo pinto
    2014-10-10 16h04m por Dope
    confesso que nada conheço acerca deste jogador e que muitas vezes estes vídeos pouco significam, mas de qualquer maneira deixa boas indicações, bom drible curto, velocidade, capacidade de antecipação e bons cruzamentos:

    http://www . dailymotion. com/video/x1ka6hh_ivo-pinto-ri ght-defender-best-moments_spor t

    a impressão com que fico é a de que este jogador possivelmente deveria ter estado presente no mundial, este vídeo já data a março deste ano.
    AF
    Orgulho
    2014-10-10 10h19m por AfonsoAndrade
    Grande jogador. Fez parte de uma defesa do meu SP Clube da Covilhã, ao lado do Abdoulaye (Rayo Vallecano) e do Jason Davidson (West. B. Albion) em 2010/2011. Era impressionante a sua capacidade de subir no terreno, excelente a centrar para área e a recuperação répida no terreno. Resumindo, um lateral moderno, completo, sobre o qual há muito digo que se trata do melhor LD português. Parabén ao Ivo e ao selecionador (trabalho de casa bem feito)
    jogos históricos
    U Sábado, 11 Outubro 2014 - 19:45
    Stade de France
    Szymon Marciniak
    2-1
    Karim Benzema 3'
    Paul Pogba 69'
    Ricardo Quaresma 77' (g.p.)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39