placardpt
    Dragões e leões em confronto

    FC Porto e Sporting medem forças pela 37.ª vez na Taça de Portugal

    2014/10/02 13:41

    Quis o sorteio da Taça de Portugal que FC Porto e Sporting se encontrassem logo na primeira eliminatória em que as equipas da Primeira Liga entram em cena. Os dragões vão receber os leões e certo é que um dos eternos candidatos a vencer a prova rainha do futebol português vai ver o resto da competição de fora.

    Dos jogadores que ainda estão no ativo, Radamel Falcao é o que marcou mais golos pelo FC Porto ao Sporting em jogos da Taça de Portugal ©João Figueiredo
    Será a 37.ª vez que os dois rivais se vão defrontar para a Taça de Portugal, tendo a última vez acontecido a 2 de fevereiro de 2010, com o FC Porto a vencer o Sporting por 5x2 no Estádio do Dragão. Rolando, Radamel Falcao, por duas vezes, Silvestre Varela e Mariano González apontaram os golos da equipa orientada por Jesualdo Ferreira, enquanto Marat Izmaylov e Liedson assinaram os tentos dos visitantes, na altura comandados por Carlos Carvalhal.

    Essa, de resto, foi a 13.ª vitória do FC Porto sobre o Sporting em confrontos apenas relativos à Taça de Portugal (a nona em casa), tendo os verdes e brancos ganho por 11 vezes (quatro fora de casa) e o empate surgido em 12 ocasiões (três no reduto dos azuis e brancos). Portanto, o equilíbrio nos resultados entre os dois conjuntos é bem visível.

    Refira-se, também, que os resultados foram todos diferentes nas últimas três partidas entre FC Porto e Sporting para a Taça de Portugal. Se a 2 de fevereiro de 2010 os dragões venceram por 5x2, no encontro anterior, a 9 de novembro de 2008, em Alvalade, os dois rivais empataram e recorreram às grandes penalidades para encontrarem o vencedor da eliminatória, tendo a sorte sorrido ao clube nortenho.

    Antes desses dois encontros com finais felizes para o FC Porto, o Sporting conseguiu a sua última vitória sobre os dragões a 18 de maio de 2008, na final da Taça de Portugal. No Jamor, depois de um empate sem golos, os leões levaram a melhor no prolongamento graças a dois golos apontados por Rodrigo Tiuí.

    Trio portista com mais jogos, Albano é o melhor marcador

    Izmaylov, que trocou o Sporting pelo FC Porto, apontou um golo pelos leões na última vez que os dois rivais se defrontaram para a Taça de Portugal ©Catarina Morais
    Na história dos 36 confrontos entre FC Porto e Sporting para a Taça de Portugal, os jogadores com mais clássicos disputados pertenceram aos azuis e brancos. Barrigana, Hernâni e Virgílio, todos com nove jogos, são os futebolistas que mais vezes participaram em jogos entre os dois rivais para a prova rainha do futebol português. No entanto, com oito jogos, Albano foi o atleta do Sporting que mais vezes entrou nestes confrontos. 

    Diga-se ainda que entre os jogadores que representaram o FC Porto e o Sporting e disputaram o clássico com ambas as camisolas, Rui Jorge é aquele que mais partidas coleciona (6).

    No que diz respeito a golos, Albano, do Sporting, é o futebolista com mais golos apontados em clássicos entre azuis e brancos e verdes e brancos para a Taça de Portugal, tendo faturado por oito vezes. Mais atrás surgem João Martins, do Sporting, e Hernâni, do FC Porto, com seis e cinco golos, respetivamente.

    Por fim, há apenas dois jogadores que participaram neste clássico com a camisola dos dois clubes e que conseguiram festejar um golo. O primeiro foi Ailton Ballestero e o segundo Rui Jorge.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SPORTING

    Fotografias

    FC Porto v Sporting Taça de Portugal 3E 2014/15
    FC Porto v Sporting Taça de Portugal 3E 2014/15

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RT
    LAGARTOS
    2014-10-03 16h28m por rts55
    FILHOS DA PUTTA VAO SE [. . . ] NO DRAGAO
    RT
    [. . . ]
    2014-10-03 16h28m por rts55
    [. . . ] O SPORTING
    JM
    Não acredito nestes sorteios!!!
    2014-10-03 01h48m por JMPereira74
    Acho que o BDC devia mandar investigar ou vir dizer que isto foi tudo feito para ajudar o clube do andor a ter menos um rival para tropeçarem no caminho rumo á final do Jamor.

    o que é certo é que um vai ficar pelo o caminho

    não gosto de sorteios feitos com pessoas a retirar as bolinhas

    FCPorto 2-0 Sporting CP
    Teorias da conspiração,
    2014-10-02 19h16m por masterstrike
    basta ver os últimos 5 anos para perceber quem ou quais são os clubes com o sorteio mais favorável. É claro que são os 3 grandes. Nem mais nem menos. Tanto o Benfica, Porto ou Sporting no inicio jogam sempre com equipas teoricamente mais fracas, por isso todos aos anos haver surpresas na taça de portugal. De vez em quando lá aparece um Sporting-Porto ou outro jogo grande qualquer mais isso é raro. O futebol português não é o mesmo sem as criticas aos arbitro ou as suspeitas sobre os sorte...ler comentário completo »
    -B
    Mentalidade muito pequenina
    2014-10-02 19h08m por -BenficaCampeaoNN
    Quase que me rebolo a rir no chão quando vejo sportinguistas virem-se queixar que lhes calhou o FC Porto e que o sorteio é todo manipulado para lezar sempre os mesmos. . . coitadinhos claro!!
    É a tipica mentalidade de clube pequeno "ah e tal apanhamos já um grande e vamos já de vela assim não conseguimos ganhar nada" enfim adeptos que não estão ao nível da grandeza do seu clube, eu se fosse sportinguista tinha vergonha do que leio aqui sinceramente muita pequenez junta!!
    FR
    Infelizes coincidências
    2014-10-02 18h26m por frodo_aleluia
    Sinceramente, custa me cada vez mais acreditar nestes sorteios, pelo facto do tramado ser sempre o mesmo. . . .
    SI
    Preferia ter apanhado
    2014-10-02 18h24m por SigaPorto
    as papoilas, era bem mais facil. . . .
    EX
    pois. . .
    2014-10-02 18h16m por Exterminador_Divinal
    sorteios muito estranhos já querem queimar o porto ou o sporting na competição mas no meu ponto de vista sendo no dragão as hipóteses são 60% para o porto e 40% para o sporting
    LA
    nada surpreendente
    2014-10-02 18h02m por Labyada
    Já nao acredito nestes sorteios . . O benfica só encontra os rivais nas fases finais . . Desde aquela miuda isto tem sido uma palhaçada
    KA
    as bolas frias
    2014-10-02 16h35m por kappa_fcb
    E bolas quentes, este povinho adora isto. . . .
    Play2Win
    2014-10-02 16h30m por Sportinguista1976
    e no passado usavam as bolas quentes e frias como metodo para falsear os sorteios da Taça!
    PL
    Nada de novo.
    2014-10-02 16h28m por Play2Win
    Desde o que aconteceu no sorteio do ano passado já ninguém acredita nestes sorteios, excluindo os neuróticos. Se se lembrarem a menina nos 4os de final tira a bola referente ao SLB e lê PENAFIEL, e não é que a bola que sai de seguida é mesmo a do Penafiel. Deu bronca o sorteio, mas mudaram alguma coisa? NADA! Já era tempo de fazerem o sorteio sem recorrer a estas manigâncias. Retirem as pessoas e deixem as máquinas escolher as bolas. Pode ser que dessa forma o SLB e o FCP se encontrem antes das meias finais!
    EmotionSCP
    2014-10-02 16h18m por doubledax
    Nunca é facil. . . tanto para o Sporting como para o Porto.
    FCPXSCP mt estranho. .
    2014-10-02 16h18m por Sportinguista1976
    http: // www. dnoticias . pt /actualidade/desporto/424959-e s tranho -engano-no-sorteio-da-taca-de- portugal-levanta-suspeitas? page=1
    Não. . .
    2014-10-02 16h00m por EmotionSCP
    Não vai ser um jogo fácil.
    Normal
    2014-10-02 15h51m por malaiko
    sorteio normal para o porto…normalmente na primeira eliminatória sai equipas acessíveis aos ditos grandes…

    BI
    Pedro_Miguel_Di as
    2014-10-02 15h27m por bixo_papao
    tenho de concordar contigo em certas coisas e discordar noutras. e verdade sim senhor que jogamos muito contra slb na epoca passada tivemos aquele azar do patrico, contra porto este ano tambem, e chelsea e como o mourinho disse podia ter acabado 1-1 ou perder por um porradao deles. Agora melhor ataque da liga? como e possivel se nao marcamos golos? falhamos falhamos e falhamos. Sinceramente acho que o william nao lhe fazia mal um banquinho, mas nao sei se rossel consegue fazer o lugar dele...ler comentário completo »
    Venha quem vier
    2014-10-02 15h11m por Pedro_Miguel_Dias
    Calhe quem calhar, seja o Benfica ou o Porto eu não tenho medo. Quero sempre ganhar independentemente de quem seja o adversário e não sou adepto das vitórias morais. No jogo com o Chelsea acho que o Sporting merecia um empate no mínimo mas também se tivéssemos ganho não seria assim tão estranho. Com uma grande diferença de orçamentos entre o Sporting e o Chelsea conseguimos dar uma boa réplica, só não temos é centrais para as andanças de competições europeias.

    O ano passado ...ler comentário completo »
    BI
    Predadorecornud o
    2014-10-02 14h57m por bixo_papao
    se calhar sou mais sportinguista que tu, simplesmente tenho os pes bem assentes no chao e nao ando ai a delirar e todo feliz da vida quando empatamos em casa com o porto ou empatamos fora com benfica, e temos derrotas que valem por vitorias morais. Quero titulos e nao chegar ao fim do campeonato e dizer que ganhei um jogo ao benfica ou ao porto e ficar feliz por isso.
    taça
    2014-10-02 14h43m por Tobin
    O Sporting não tem tido sorte, já na época passada teve de ir ao estádio da Luz, esta época será ao Dragão. . . .
    CA
    barr. . . .
    2014-10-02 14h27m por camaleao666
    já te disse e volto a repetir que temos a equipa mais fraca dos 3.
    também costumamos jogar contra11 e não deliramos a perder. não te posso dizer mais nada.
    Porto - Sporting - Taça Portugal
    2014-10-02 13h53m por JHendrix
    É um duelo marcado pelo equilíbrio no resultado.

    A maioria dos jogos entre Porto e Sporting para a Taça, são resolvidos em tempo-extra, ou em grandes penalidades.

    Os 5-2 em 2010 foi o resultado mais desnivelado dos últimos tempos. . .
    Caso se repita
    2014-10-02 13h46m por M-Filipe7 via mobile
    O resultado do Ultimo Jogo da Taça no Dragao entre Porto e Sporting acho que é um Bom Resultado xD
    Jogo
    2014-10-02 13h44m por FCPORTO_TWO
    Está ganho!
    GIGANTE 4-0 lagartos
    jogos históricos
    U Sábado, 18 Outubro 2014 - 17:00
    Estádio do Dragão
    Jorge Sousa
    1-3
    Iván Marcano 31' (p.b.)
    Jackson Martínez 35'
    Nani 39'
    André Carrillo 83'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RAV 1-1 ARO em direto!
    GOLO INVALIDADO Rio Ave: Costinha, na sequência de uma bola parada, desviou o esférico para o fundo das redes, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo Acompanhe aqui o Rio Ave x FC Arouca em direto ...
    19-04-2024 20:11

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53
    RI
    river_shannon_is_bac 19-04-2024, 20:17
    FC
    Fcpflaw2506 19-04-2024, 19:43
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 19:28
    ACravo 19-04-2024, 19:23
    moumu 19-04-2024, 19:22
    AL
    Alvibranco 19-04-2024, 19:22
    HD
    HD_L 19-04-2024, 19:21
    matrioska_russa 19-04-2024, 19:21
    Tobin 19-04-2024, 19:16
    ricardocunha251 19-04-2024, 19:00
    ago 19-04-2024, 18:53