placardpt
Chelsea derrota Sporting

Ex-vizinho atormentou Alvalade

No regresso da Liga dos Campeões a Alvalade, o Chelsea venceu o Sporting por uma bola a zero. Um golo do ex-benfiquista Matic foi suficiente para os blues conquistarem a vitória. 

Sporting nervoso e receoso, Chelsea a desperdiçar na frente

Havia a ideia entre os adeptos do Sporting de que a receção ao Chelsea seria o teste mais complicado dos leões até ao momento na temporada, mesmo depois de já ter jogado com Benfica e FC Porto na Liga portuguesa. Confirmou-se. E confirmou-se, sobretudo, pois o Sporting foi uma equipa nervosa e receosa no terreno de jogo, coisa que não se viu, por exemplo, frente a águias e dragões onde os leões encararam o jogo olhos nos olhos.

Adeptos do Sporting
Os adeptos leoninos estiveram sempre ao lado da sua equipa. Que ambiente em Alvalade, que adeptos. Digno de Champions
Tal como seria de esperar o Sporting não teve vida fácil, com o Chelsea – muito bem organizado em campo - a anular muito bem o tridente de meio-campo do Sporting formado por Adrien Silva, William Carvalho e João Mário.

O Chelsea teve maior domínio, como era previsível, e não sentiu dificuldades para criar situações de perigo. Com Matic, quase sempre ele a rendilhar e a acelerar o futebol dos blues, a equipa de Mourinho colecionava situações de golo mas Rui Patrício ia evitando com uma exibição digna de registo.

Naby Sarr tinha dito que era «assustador defrontar o Chelsea» e a verdade é que o central era dos que mais facilitava na cortina defensiva dos leões... a par de Maurício, seu companheiro de setor. Diego Costa, André Schürrle e Eden Hazard faziam o que queriam no ataque mas desperdiçavam muito.

Depois do empate na primeira jornada com o Schalke 04, o jogo de Alvalade encerrava a necessidade de vencer para os londrinos que se instalaram no meio-campo verde e branco desde cedo.

Matic abriu o marcador em Alvalade aos 33 minutos ©Carlos Alberto Costa
Sem conseguir sustentar as transições rápidas, a equipa de Marco Silva tentava provocar alguns sustos a Thibaut Courtois quase sempre por Nani. Mas nenhuma em nenhuma das situações conseguiu ultrapassar a fortíssima defesa azul, bem montada por José Mourinho e que teve em Courtois um guarda-redes atento.

A vida do leão no ataque dependia muito da classe de Nani, de longe o jogador com mais talento na equipa, para desbloquear os problemas. Mas o Sporting não conseguia produzir futebol. 

É certo e sabido que numa prova como a Liga dos Campeões não se podem desperdiçar as oportunidades de golo. Por isso, José Mourinho estava desagrado com a falta de eficácia do ataque azul. Falta de eficácia que estava para ter o seu fim.

Aos 33 minutos tudo se alterou com o golo inaugural do Chelsea. A apatia da defesa do Sporting foi aproveitada pela inteligência de Matic. Na sequência de um livre cobrado na esquerda para a zona do segundo poste, o ex-benfiquista superiorizou-se ao defesa do Sporting, saltando mais alto e fazendo um "chapéu" a Rui Patrício!

Mal organizada no seu processo defensivo, a equipa leonina era castigada com um golo. Após segurar o nulo durante o período de pressão mais intensa do Chelsea, os leões acabariam por sofrer o golo numa altura em que Mourinho já começava a não entender como era possível perder tantas oportunidades de golo.  

Até ao descanso, o Sporting cresceu na partida, ainda que sem criar ocasiões de golo mas ficou a ideia de que era um domínio consentido pela equipa de Mourinho.

O Chelsea é uma equipa superior e tem argumentos que o conjunto de Alvalade, como qualquer equipa portuguesa, não tem. Ainda assim, ficava a ideia de que os adeptos do Sporting - que tanto puxaram pelos seus jogadores, mereciam ter visto um Sporting não tão nervoso e receoso.

Rui Patrício em grande
Rui Patrício teve uma exibição para mais tarde recordar. O guarda-redes leonino travou várias investidas do Chelsea e mostrou serviço a Marco Silva e ao novo selecionador nacional de Portugal
No segundo tempo o Sporting entrou a imprimir outra dinâmica e outra frescura no jogo, sobretudo nos corredores laterais. É verdade que abria maior espaço atrás e o Chelsea podia aproveitar. Mas a equipa de Marco Silva tinha que arriscar e tentar o golo. Os adeptos gostavam e não paravam de puxar pelos seus jogadores.

A euforia generalizada das bancadas de Alvalade não passava para Rui Patrício que continuava muito concentrado e ia negando o segundo golo ao Chelsea.

Com o avançar dos minutos, o Sporting sonhava com o empate e Marco Silva abdicou de um médio (Adrien Silva) e colocou Montero no apoio a Slimani. Capel rendeu Carrillo.

Mas na reta final o Chelsea controlou ainda mais e recolheu a bola, enquanto que o conjunto de Marco Silva perdeu fulgor.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
CHELSEA

Fotografias

Sporting v Chelsea UEFA Champions League 2014/15
Sporting v Chelsea UEFA Champions League 2014/15

Quadro completo (Jornada 2):

TV

Liga dos Campeões 2014/2015: veja aqui tudo sobre a edição

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
LA
São Patricio
2014-10-01 20h45m por Labyada
Bem acho que ele foi o que nos salvou de uma grande derrota (nada que me espantasse). é uma grande diferença entre planteis, só hazard, diego costa e hazard valem muitooooooo mais que todo o plantel Sportinguista. Sporting precisa urgentemente de contratar ou experimentar outros defesas pois os erros foram inúmeros !!
Sporting
2014-10-01 16h57m por paiva1996
Eu não percebo muito bem a estratégia do futebol e até posso estar a dizer uma grande asneira mas qual seria o problema se o sporting jogasse com o autocarro na baliza e saisse no contra-ataque 2/3/4 vezes com perigo durante o jogo? Será medo de ser chamado de equipa pequena? Mas isso contará para alguma coisa ou será o resultado que interessará mais? Com 3 atacantes que pouco ou nada ajudavam no processo defensivo era obvio que ambos os laterais iam ter enormes dificuldades para acompanhar dois...ler comentário completo »
Ex-vizinho atormentou Alvalade. . .
2014-10-01 16h33m por AlwaysTruth
Perderam, o guarda-redes fez uma exibição do outro mundo, salvou cinco golos feitos, ficaram todos contentes. . . . . . . . fantástico!
notaartistica
2014-10-01 16h28m por malaiko
o arbitro teve uma nota igual ao do classico…expulsoes perdoadas e lances chaves que fez vista grossa…

sporting agradeceu no classico e agora foi alvo do mesmo
NO
sporting
2014-10-01 14h52m por notaartistica
tava a espera que sporting passasse um mau bocado mas acabou por me surpreender, principalmente graças ao são patricio, ele e o joao mario fizeram um jogo enorme. o Chelsea falhou muito na finalização e aquele diego costa nem parecia aquele jogador que é o melhor marcador da premier.
e quanto ao arbitro que fez um jogo miserável so tenho a dizer o que digo sempre, o pessoal por qualquer coisinha crucifica os árbitros portugueses, mas eu quanto mais vejo os de fora mais valor dou aos nossos e o jogo de ontem é so mais um exemplo.
zerozero
2014-10-01 13h48m por malaiko
Vi os 2 jogos de ontem e a descrição sobre a arbitragem deste jogo é um bocado engraçada…arbitro esteve bem? onde?

mas pronto…
AN
Sporting vs Chelsea
2014-10-01 12h00m por anfibio_FCP
Primeira esmagadora do Chelsea que pecou na finalização. O Sporting estava muito nervoso, passes errados e a defesa então. . . .

Na segunda parte muito boa resposta por parte do SCP, linhas mais subidas, médios a pressionar mais e melhor (nota para William que até então era um elemento a menos). Nani é o melhor jogador deste Sporting mas precisa que lhe digam que não pode fazer tudo (teve remates que ele fez que apesar de perigosos podia ter decidido de outra forma).
...ler comentário completo »
deseo
2014-10-01 11h55m por kropotkin
Queres acreditar que tens o melhor do mundo na baliza do teu clube, não posso fazer nada contra isso.
S_
Lance de golo
2014-10-01 11h47m por S_Rocha
Na 2ª parte é que foi. . . mas que domínio foi esse? Não acham que o Chelsea é que baixou e poupou-se para o Arsenal? Mas digam lá quais das oportunidades de golo do SCP na 2ª parte foi mais perigosa que a do Oscar isolado em frente ao Rui Patrício. Estou a espera. . .
DE
kropotkin
2014-10-01 11h31m por deseo
tu viste o jogo? para dizer que nenhum dos avançados do chelsea tentou fintar o Rui Patricio. Não viste aquela do schurrle que finta-o e ele mesmo assim ainda vai la busca-la. Enfim estes anti-sporting e de rir
BE
masterstrike
2014-10-01 11h16m por benficatripleteking
melhor gr portugues é o anthony lopes
mas em breve será o bruno varela
Correcção
2014-10-01 11h14m por UK-SPORTING10
"Rui "São" Patrício que conseguiu"
Sporting CP X Chelsea FC
2014-10-01 11h13m por UK-SPORTING10
Uma derrota nunca é boa! Existem derrotas com bons sabores, mas este jogo não foi o caso. Temos a vida complicada na Fase-de-Grupos, temos só 1pt!

Entramos no jogo apáticos, inibidos. . . Na segunda parte foi completamente diferente.
Estivemos dinâmicos, com intensidade, jogamos com identidade e vontade. Pena não ter aparecido o golo que tanto quisemos.

Mais uma boa noite para o nosso Rui "São" Patrício que consegui estar eleito nos melhores jogad...ler comentário completo »
kropotkin,
2014-10-01 11h10m por masterstrike
se o Rui Patrício não é o melhor guarda-redes português então quem é? O Beto? O Anthony Lopes? Ou o Eduardo? É que não é primeira vez e não será a última vez que o Rui Patrício faz grandes jogos, quando é preciso ele aparece. É claro que sofre alguns frangos isso todos os guarda-redes sofrem, acontece uma vez ou outra. Agora ele é o melhor guarda-redes português disso não tenho dúvidas.
BE
sporting x chelsea
2014-10-01 11h08m por benficatripleteking
chelsea não quis humilhar o sporting
BA
arbitro nota alta???
2014-10-01 09h51m por bacuradas
o pior é a classificação dos arbitros, gosto das declarações do Marco quanto ás arbitragens, mas o penalti que sofremos foi diferente do do Mauricío do Luisão entre muitos porque neste não há duvidas, (quando há não se marca) há o vermelho a Maurício e antes um ao defesa do Chelsea, O resultado foi justo, mas critico os midia por não comentarem o trabalho do arbitro quando um clube Português é prejudicado, não o fazem porque esse clube é o Sporting, Lopetegui é criticado porque só vê com o olho e esses jornaleiros como é?
masterstrike
2014-10-01 09h25m por kropotkin
O Patrício não é o melhor guarda-redes português, nem que o repitas 1000 vezes. Na noite passada os avançados do Chelsea passaram o tempo a fazer tiro-ao-boneco, não marcaram mais por serem desastrados e não por terem pela frente um GR como tu dizes.
PO
Sporting
2014-10-01 09h19m por porc0_corrupsson
tendo em conta o valor de uma e de outra equipa pode-se dizer que o sporting bateu-se muito bem contra uma das melhores equipas do mundo posso estar enganado mas acho que eles vierem jogar a Portugal a ritmo de treino pensando que mais minuto menos minuto o golo aparecia.
Em relação ao heroi da noite Rui Patricio fez um bom jogo e no 1 para 1 teve bem mas também temos que dizer que os jogadores do chelsea podiam ter feito melhor
Para quem dizia que o Sporting
2014-10-01 09h18m por masterstrike
ia ser goleado, parece que se enganaram. O Sporting pode não ter feito um grande jogo, mas com uma equipa pouco experiente era difícil fazer melhor. Como o Mourinho disse este jogo tanto podia ter ficado num 1-1 ou num 0-5, foi sempre um resultado em aberto. Rui Patrício foi o melhor em campo mas é para isso que os guarda-redes estão lá, para defender tudo o que é possível. Mais uma vez o Rui Patrício calou os que o criticam, e provou ser o melhor guarda-redes português. A defesa do Sp...ler comentário completo »
-
2014-10-01 09h17m por rymer6666
Quem andou a dizer mal do Rui Patrício durante o mundial que a m#me.
FOGO
2014-10-01 09h03m por assassinscreed via mobile
Não percebo como é possível que ainda haja malta aqui a chorar por causa do Sporting-Porto. . . Porra, calem-se com isso, ganhem um par de tomates e aceitem o que aconteceu. Durante anos são escandalosamente beneficiados, com apitos dourados e mais não sei o que, mas vem um jogo onde nada de especial acontece, e é o fim do mundo, porque dizem que jogaram melhor, e dizem mereciam ganhar. . . Não sei onde. . .
Laranjeiro
2014-10-01 09h02m por kropotkin
Mas que grande exagero! Concordo que se o árbitro tivesse marcado penalti no lance do Carrillo não era nenhum escândalo. Assim como ficou por mostrar um amarelo ao Shurle pela rasteira acho que ao Cedric. Mas o resto é um exagero da tua parte.
LA
O Árbitro
2014-10-01 08h55m por Laranjeiro
Como é que a ZeroZero me vem dizer que o árbitro teve bem quando ficaram TRÊS penaltis por assinalar a favor do Sporting? Primeiro lance do jogo mais chato foi quando o Schurrle apenas pontapeou o Carrillo e não levou se quer amarelo, fartou-se de dar mocada e saiu do jogo aos 54' sem levar um único cartão. Depois um remate de Adrien ainda na primeira parte, Fabregas com os braços ABERTOS tira a bola, isto dentro da área, o árbitro manda seguir e dá amarelo ao João Mário por protestos (minu...ler comentário completo »
Sporting
2014-10-01 07h21m por kropotkin
O Sporting teve mais foi uma sorte imensa.

Não concordo que o Patrício tenha feito assim uma grande exibição. Tem algum mérito, é verdade, pelo seu sentido de posicionamento e pela forma como se fez aos vários lances onde o Chelsea meteu alguém isolado com ele pela frente. . . mas se virmos bem todos os lances, os avançados ingleses acertam sempre no guarda-redes em vez de o tentarem fintar ou ultrapassar.

O WC está cada vez pior. Parece um tanque dentro do ...ler comentário completo »
DE
é de rir
2014-10-01 00h10m por deseo
ver portistas e até o pintinho a chorarem por causa dos arbitros. . . ele que foi preciso vá fugir para a corunha outra vez
jogos históricos
U Terça, 30 Setembro 2014 - 19:45
Estádio José Alvalade
Fernández Borbalán
0-1
Nemanja Matic 34'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
FC Porto defronta PV Colégio Efanor
Um título à melhor de cinco jogos. É este o ponto de situação do Campeonato Nacional feminino de voleibol. A Liga Solverde.pt já está na fase final e ...
Jogos
Liga dos Campeões
Liga dos Campeões
Jornada 2

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

rubenferreira877 18-04-2024, 07:31
tipmaster 18-04-2024, 07:20
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 06:41
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 06:39
PORTISTA-HONESTO 18-04-2024, 06:38
Inuyashapt 18-04-2024, 05:01
Inuyashapt 18-04-2024, 05:00
Inuyashapt 18-04-2024, 04:57
moumu 18-04-2024, 03:49
moumu 18-04-2024, 03:48
moumu 18-04-2024, 03:46
moumu 18-04-2024, 03:43
OJaime_Pacheco 18-04-2024, 03:18
Master_Guardiola 18-04-2024, 01:50
miguelcarvalho244 18-04-2024, 01:45
Master_Guardiola 18-04-2024, 01:34