placardpt
    Quatro anos de Paulo Bento

    Os quatro anos de Paulo Bento

    2014/09/11 18:21

    O cenário que começou a pairar no ar ainda durante o Campeonato do Mundo e que ganhou força após o regresso da comitiva portuguesa do Brasil tornou-se real esta quinta-feira. Paulo Bento deixou o cargo de selecionador nacional após a derrota com a Albânia em Aveiro, no início da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2016.

    Paulo Bento
    Portugal
    Total

    45 Jogos
    25 Vitórias
    11 Empates
    9 Derrotas

    86 Golos
    48 Golos sofridos

    ver mais »
    O mau resultado diante dos albaneses aumentou e de que maneira a contestação a Paulo Bento, depois da prestação no Mundial ter ficado aquém das expectativas e da fase de apuramento para a prova que se disputou também não ter sido brilhante, pois Portugal precisou de recorrer mais uma vez ao play-off para estar presente na fase final de uma grande competição.

    A Federação Portuguesa de Futebol e Paulo Bento chegaram a acordo para a renovação do contrato até 2016 ainda antes do Mundial, mostrando publicamente que ambas as partes remavam para o mesmo lado, mas a verdade é que o mesmo acabou por ser quebrado após a primeira jornada da fase de qualificação para o Europeu.

    Assim, quase quatro anos depois de ter ingressado na estrutura federativa, Paulo Bento deixa o cargo de selecionador como o terceiro com mais jogos disputados (46), apenas ultrapassado por Luiz Felipe Scolari (74) e Carlos Queiroz (49), e aquele que teve maior percentagem de derrotas na seleção desde a década 90 (19,57 por cento).

    Dois apuramentos para fases finais e um grande Europeu

    Paulo Bento entrou na estrutura da Federação Portuguesa de Futebol em 2010. Contratado por Gilberto Madail, o agora ex-selecionador nacional foi o escolhido para substituir Agostinho Oliveira (que tinha ocupado o lugar de Carlos Queiroz após a suspensão aplicada a este) para colocar Portugal no trilho da qualificação para o Campeonato da Europa de 2012.

    A derrota com a Albânia colocou um ponto final na ligação de Paulo Bento com a FPF ©Catarina Morais
    A turma das quinas tinha arrancado mal a fase de qualificação, com um empate a quatro bolas com o Chipre e uma derrota diante da Noruega. Assim, o ex-treinador do Sporting estreou-se a 8 de outubro, na terceira jornada, com uma vitória por 3x1 sobre a Dinamarca e dias depois Portugal venceu na Islândia pelo mesmo resultado. A seleção portuguesa entrou nos eixos e conseguiu cinco vitórias consecutivas na fase de apuramento, tendo ainda pelo meio goleado a Espanha, campeã do mundo de então, por 4x0.

    A primeira derrota surgiu na Dinamarca e Portugal perdeu a hipótese de se apurar diretamente para o Campeonato da Europa que se iria disputar na Polónia e Ucrânia. No play-off teve como adversário a Bósnia-Herzegovina e depois de um empate sem golos fora, Paulo Bento comandou a seleção a uma vitória por 6x2 no Estádio da Luz, garantindo o passaporte para o Euro 2012.

    Foram momentos de festa vividos por Paulo Bento à frente da seleção e a sensação de dever cumprido após ter entrado num cenário complicado. Semanas depois, Portugal ficou a conhecer os adversários no Campeonato da Europa e calhou em sorte a Alemanha, Dinamarca e Holanda. A missão não se avizinhava fácil a turma das quinas até começou por perder com os germânicos, mas nos dois jogos seguintes apurou-se para os quartos-de-final, vencendo a Dinamarca e a Holanda.

    Paulo Bento orientou Portugal num Europeu e num Mundial ©Catarina Morais
    Nos quartos-de-final, Portugal eliminou a República Checa e só caiu nas meias-finais frente à Espanha após a marcação das grandes penalidades. Na verdade, a turma portuguesa deixou uma excelente imagem no Europeu e discutiu até à última a presença na final da competição, que viria a ser ganha pelos espanhóis que na final golearam a Itália.

    Perante o sucesso conseguido no leste da Europa, pareciam estar reunidas as condições para Portugal realizar uma fase de qualificação tranquila para o Campeonato do Mundo. Mas tal não aconteceu e a contestação começou a fazer-se ouvir. A seleção lusa perdeu o primeiro lugar para a Rússia e teve que ir novamente ao play-off para conseguir o apuramento. Aí levou a melhor sobre a Suécia (1x0 em Lisboa e 2x3 na Suécia) mas foi também aí que ficou mais que evidente a dependência em relação a Cristiano Ronaldo, pois foi o capitão que apontou os quatro golos diante dos suecos.
     

    Um mau Mundial e duas derrotas que traçaram o destino: Alemanha e Albânia

    Portugal chegou ao Campeonato do Mundo com muitos jogadores a deixarem a desejar fisicamente e fora de forma. Prova disso é que nos primeiros dois jogos no Mundial, diante da Alemanha e dos Estados Unidos, as primeiras cinco substituições operadas por Paulo Bento foram devido a lesão. Fábio Coentrão até foi embora mais cedo após ter contraído uma lesão muscular diante da Alemanha e Cristiano Ronaldo, embora tenha atuado o tempo todo nos três jogos que Portugal realizou, estava claramente limitado.

    Com Paulo Bento, Cristiano Ronaldo conseguiu exibir-se em grande nível pela seleção ©Catarina Morais
    Aliada aos problemas físicos e à desconfiança que já vinha desde a fase de qualificação em relação à seleção, a derrota na jornada inaugural com a Alemanha foi fatal. No Euro 2012 Portugal também começou a prova a perder com os alemães mas o cenário foi bem diferente do do Brasil. Em solo brasileiro, os portugueses foram cilindrados por 4x0 e jogaram com menos um devido à expulsão de Pepe ainda na primeira parte, perdendo-o para a segunda partida com os Estados Unidos.

    Diante dos norte-americanos registou-se um empate a dois golos, conseguido na última jogada do encontro depois dos portugueses terem estado a ganhar por 1x0 e permitido a reviravolta. O cenário era desolador e a confiança no apuramento para os quartos-de-final, aquele que era o objetivo mínimo, era quase nenhuma, pois era preciso ganhar por muitos golos ao Gana e ainda esperar pelo resultado do Alemanha x Estados Unidos. Portugal venceu os ganeses mas por 2x1, insuficiente para evitar o adeus prematuro.

    A chegada a Portugal fez-se em clima de contestação e muitas vozes pediam a saída de Paulo Bento. A Federação Portuguesa de Futebol, assim como o selecionador, entendiam que estavam reunidas as condições para continuarem juntos, mas tudo terminou ao fim de pouco tempo, com a derrota frente à Albânia no último domingo.

     

    Afastamentos, o regresso do melhor Ronaldo e 23 estreias

    Foram 23 os jogadores que Paulo Bento estreou na seleção ©Catarina Morais
    Durante os quatro anos de Paulo Bento houve três jogadores habitualmente chamados à seleção nacional que o deixaram de ser por indicação de Paulo Bento. Ricardo Carvalho, Bosingwa e Danny foram os visados e se os dois primeiros foram afastados por atos que o selecionador entendeu serem de indisciplina, o caso de Danny ainda hoje não está totalmente esclarecido.

    Noutro ponto, regista-se também o regresso do melhor Cristiano Ronaldo ao serviço da seleção. Para se ter noção, durante os dois anos em que Carlos Queiroz esteve no cargo de selecionador nacional, o capitão de Portugal apontou apenas dois golos em 18 jogos. Já durante os quatro anos de Paulo Bento os números são bem diferentes e para melhor. Cristiano Ronaldo foi utilizado em 37 jogos e marcou 27 golos.

    Ainda noutro plano, Paulo Bento estreou 23 novos jogadores na turma das quinas mas durante o tempo em que esteve à frente da seleção apenas dois conseguiram garantir o estatuto de titulares indiscutíveis: Rui Patrício e João Pereira. Além destes, foram chamados por si Paulo Machado, Rúben Micael, André Santos, Nélson Oliveira, Miguel Lopes, Custódio, Éder, Hélder Barbosa, Pizzi, Vieirinha, Luís Neto, Sereno, André Martins, Licá, André Almeida, Josué, William Carvalho, Rafa, Ivan Cavaleiro, André Gomes e Ricardo Horta.

    Portugal
    Paulo Bento
    NomePaulo Jorge Gomes Bento
    Nascimento/Idade1969-06-20(54 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(76)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    VA
    Venha quem vier. . .
    2014-09-12 14h13m por vaicorrerbem
    O próximo selecionador terá de obedecer, claro que em minha opinião, aos seguintes 4 critérios:
    1. º Selecionar os jogadores pelo seu momento atual de forma.
    2. º Não ceder a fatores externos.
    3. º Não ser orgulhoso em demasia. Impor disciplina, mas evitar ao máximo conflitos com jogadores.
    4. º Colaborar de forma assídua e assertiva para o desenvolvimento das camadas jovens.
    JO
    Os Meus Preferidos
    2014-09-12 12h07m por joaosporting19
    Sá Pinto
    José Mourinho
    André Villas-Boas
    Domingos Paciência
    Fernando Santos
    José Mourinho
    Leonardo Jardim
    Jesualdo Ferreira
    Vítor Pereira
    Manuel José
    Treinador
    2014-09-12 05h52m por Daniloelcolorado
    Artur Jorge
    António Oliveira
    Jesualdo Ferreira
    Sá Pinto
    Octávio Machado
    Humberto Coelho
    Mario Wilson

    Embora eu ache que vá ser o Tite.
    LU
    Tarde demais!!!
    2014-09-12 03h05m por Luis79
    Como sempre tarde demais. . .

    Fernando Santos
    Adepto
    2014-09-12 00h55m por Nonnenmacher
    Epá, por mim em vez do Toni vinha o Hassan, com toda a tranquilidade.
    AD
    Looool
    2014-09-12 00h51m por Adepto
    Toni? Tenham dó
    Humilhados somos nós POrtugueses.
    2014-09-11 23h51m por boixos_nois
    Essa é a verdade, humilhados somos nós. Que diferença faz lá estar Paulo Bento, ou Jesualdo, ou Cajuda. . . são todos idênticos no que toca a êxito no futebol. Não podemos ter Mourinho por enquanto ou Jorge Jesus, que tenho a certeza que colocaríamos esses 2 nomes á frente de qualquer outro. Então restava-nos aguardar os mais 2 ano soberbos de Paulo Bento. Agora, mais um contrato para pagar, outro de rescisão para pagar e continuamos com a mesma qualidade, não se iludam. Eu acho que...ler comentário completo »
    JO
    FINALMENTE
    2014-09-11 23h51m por joaosporting19
    Finalmente ele bazou, os meus preferidos para o cargo são: José Mourinho, Vítor Pereira, André Villas-Boas, Leonardo Jardim, Manuel José ou Fernando Santos
    kappa_fcb
    2014-09-11 23h50m por JHendrix
    O problema do Vítor Pereira é que nos dois anos em que esteve no Porto nunca reuniu consenso entre os adeptos do clube.

    Além de que, os dois campeonatos que venceu, também nunca os ganhou de forma convincente, especialmente o último.

    Até pode ter uma filosofia de jogo própria, e ser um fanático por futebol, mas dois anos no Porto com vários solavancos, e meio ano na Arábia Saudita, não me parece sejam suficientes para chegar à selecção nacional.
    que vergonha!
    2014-09-11 23h45m por boixos_nois
    Carlos Queiroz ainda vem defender o treinador. Será possivel assinar um contrato de mais 2 anos ainda antes do Mundial começar?! Os outros países assinam os contratos no final do Mundial com os treinadores que entendem, mas aqui em Portugal expliquem me que pago a clausula de rescisão do técnico, é que me cheira que sejamos nós "zés povinhos", que arcamos com esta vergonha, e nao me digam que não porque a republica das bananas é mesmo o nosso país.
    CU
    cont.
    2014-09-11 23h23m por curicica
    Agora, também acho que a escolha agora deveria ser criteriosa!!!
    Portugal está com gerações novas que demonstram grande potencial, e que deverão ser progressivamente "misturadas" com os mais experiêntes para começarem a ganhar "calo" e aprender preparando assim a susseção.
    O próximo selecionador é ESSENCIAL para o futuro da seleção. `É por isso que eu defendo que a escolha recaia sobre um treinador estrangeiro, com curriculo (não que não goste dos Portugueses, apenas acho que...ler comentário completo »
    Seleccionador
    2014-09-11 23h21m por JHendrix
    Estando o Fernando Santos descartado devido ao castigo, o cenário começa a ficar bastante negro, com os nomes que vão sendo atirados para o ar. . .

    Entre os quais José Peseiro e Tite.

    Com o Peseiro vamos continuar com o maldito 4-3-3, e quase ganhar tudo. E ainda tem a particularidade de ter sido substituído pelo Paulo Bento no Sporting. Portanto faz todo o sentido. . .

    Com o Tite, vamos jogar 8-1-1, isto é, 8 defesas, 1 trinco e 1 box-to-box. É fazer o 1 a 0 e rezar pelo apito final.
    o que me farto de rir !!!!
    2014-09-11 23h20m por X_player
    Vitor Pereira o analfabeto, Manuel Cajuda, José Peseiro, Lazslo Boloni e o Co Adrianse loooool mas o objectivo é fazer de Portugal uma selecção mais banal com que ja é que é uma vergonha o que este cromo do Paulo Bento fez !!! O homem nunca foi bom nem no Sporting ainda o metem na Selecção !!! E ninguém vê o trabalho do Rui Jorge ?? Se é para dar oportunidade a alguém esse merece!! Até o Toni !!! mas falar em treinadores de segunda como falam . . . Daqui a pouco querem lá o Manuel Machado t...ler comentário completo »
    CU
    Portugues-patri ota
    2014-09-11 23h17m por curicica
    A grande diferença é que o Joachim Low é um treinador com um projecto, a treinar uma selecção também ela com um projecto bem definido, enquanto que o PB é um projecto de treinador, sem grandes ideias, e que no tempo em que esteve à frente da selecção, não só não desenvolveu o futebol, como também falhou na renovação gradual da mesma. . .
    Enquanto que na selecção alemã se vê a renovação progressiva, em que vão entrando novos jogadores, integrados com os mais velhos que foram e vão...ler comentário completo »
    CU
    finalmente. . . . uffff. . .
    2014-09-11 23h08m por curicica
    Aqui está uma grande notícia para o futebol Português!!!!
    Esta saída só peca por tardia, o PB esteve um jogo a mais a treinar a selecção. . . se fosse uma pessoa com carácter ter-se-ia demitido imediatamente a seguir aquele mundial vergonhoso, dando oportunidade ao começo de um novo ciclo.
    Agora espero que se escolha um bom sucessor para o cargo, algém com capacidades de fazer uma renovação por um lado e por outro que con siga repescar os bons jogadores que tinham sido afastado...ler comentário completo »
    LO
    PAULO BENTO BOA SORTE
    2014-09-11 22h45m por lobomaia
    Concordo com a saída do SR. PAULO BENTO da nossa seleção. Mas acho que deve existir alterações profundas na nossa Federação e no futebol Português. Acho que os clubes nacionais devem apostar mais nos nossos jogadores e terem no máximo de 3 estrangeiros, mas de qualidade superior. Nesta hora desejo ao SR. PAULO BENTO toda a sorte do mundo.
    JM
    Finalmente!!!
    2014-09-11 22h28m por JMPereira74
    a primeira coisa que me apetece dizer é que me sinto aliviado como se tivessem finalmente libertado a nossa seleção para um futuro brilhante.

    depois quero enaltecer se realmente foi o PB a tomar a iniciativa de se ir embora.

    depois acho que o PB não tinha outro caminho se não sair tendo em conta que a FPF exigiu que determinados nomes se estiverem em forma tinham de ser chamados á seleção, casos de Quaresma e Danny.

    em relação ao novo treinador ach...ler comentário completo »
    adepto + palanca
    2014-09-11 21h05m por tripinto
    Concordo completamente com os ultimos 3 comentarios.
    AD
    Kappa_fcb
    2014-09-11 20h38m por Adepto
    Nem todos, não é um selecionador que vai mundificar isso tudo em pouco tempo. Claro que ele teve anos. E longe de mim defendê-lo. Apenas volto a dizer que todos tiveram culpa. E claro que PB tem imensa. Mas se viu os jogos que eu vi, certamente que viu jogadors arrastarem-se.
    Selecção
    2014-09-11 20h37m por PalancaFCP via mobile
    Este é o momento ideal para a federação assumir uma posição de coragem.

    Devem esquecer-se de todos os "benefícios" extra-desportivos e contratar alguém que esteja única e exclusivamente preocupado com o interesse desportivo da selecção.

    Scolari foi o melhor seleccionador nos últimos anos porque detinha total control das operações relativas a selecção. Aquela ideia/desculpa de que teve os "melhores jogadores" de sempre é apenas mais uma desculpa populista mal elab...ler comentário completo »
    AD
    1oFCP
    2014-09-11 20h34m por Adepto
    Então no mundial do Brasil levavas quase uma renovação completa. PB na minha opinião esteve mal em muita coisa. Mas a culpa nao é só dele.
    porc0_corrupsso n
    2014-09-11 20h21m por kropotkin
    É como diziam nos comentários anteriores. . .

    Se eu te disser que o Paulo bento quando entrou o futebol praticado até nem era muito mau, mas que com o passar do tempo a coisa foi decaindo, os problemas no balneário a aumentar e com goleadas a começarem a aparecer, com os amigos a jogarem e os "outros" a serem encostados. . . estou a falar do PB no Sporting ou do PB na selecção?!
    PO
    Bento
    2014-09-11 20h18m por porc0_corrupsson
    até 2012 quando saimos do euro com espanha nem foi mau mas a partir dai começou a desgraça
    PA
    m. jose LOL
    2014-09-11 20h08m por pablo-aimar
    jesualdo LOL

    faz-me rir estas sugestoes, um é um papagaio que so foi rei num futebol como o do egipto, n tem papas na lingua? lol ataca é tudo e todos, ja se fez ao bife no benfica com manda abaixo ao quique e jj, é uma barata que anda aí a espera de ganhar o tacho

    o jesualdo para alem da idade que ja n dá para correrias a prova que tem foi um tricampeonato com jogadores como quaresma, lisandro, lucho, alvaro pereira, etc contra um benfica com kikin fonsecas,...ler comentário completo »
    tripinto
    2014-09-11 20h04m por cherub_james
    verdade, agora so quando ruben neves rony lopes, bernardo silva, cancelo, etc etc tiverem no auge vamos a algum lado
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa
    Treinador

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    História
    Magdeburg - Sporting: E Depois do Adeus
    Ao mesmo tempo que o Sporting ia disputando o jogo na RDA, em Portugal, sportinguistas e adeptos de outros clubes assistiam pela RTP à transmissão em direto da ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Sotkio 25-04-2024, 13:59
    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04