placardpt
    Fernando aprova Casemiro

    Fernando diz que o FC Porto está «na frente da corrida» pelo título

    2014/09/11 11:35

    Fernando deixou o FC Porto este verão, para ingressar no Manchester City mas continua, mesmo à distância, a torcer pelos azuis e brancos, que representou desde 2008. O Polvo, numa longa entrevista concedida ao jornal O Jogo, deixa um voto de confiança ao seu ´substituto` Casemiro e considera que os dragões são favoritos na corrida ao título português.

    «Vi os jogos com o Lille, no Dragão, e o de Paços de Ferreira. A ligação é muito forte, fiz muitos amigos... Sofro pelo FC Porto. Quando vejo aquela equipa jogar, é fogo. Já não estou lá, mas o FC Porto fez grandes contratações e este plantel dá bem mais garantias do que o do ano passado, que era mais restrito», analisou o médio brasileiro, recém-chegado a Inglaterra, onde já leva quatro jogos cumpridos, todos como titular (três no campeonato e um na Supertaça inglesa).

    Entre as contratações está Casemiro, que Fernando aprova e gosta «bastante», depois do que viu «no jogo contra o Lille».

    Casemiro recebe um voto de confiança do seu antecessor ©Catarina Morais
    «Já o conhecia de outros tempos e sabia que tinha muita qualidade, daí ir para o Real Madrid. Tem mais facilidade com a bola no pé do que na marcação, mas vai vingar fácil. Com a bola no pé, ele é muito hábil. Admiro-o, gosto muito dele», analisou destacando, também, o «excelente trabalho nas camadas jovens de Espanha» que Julen Lopetegui fez, desejando que «tenha a maior sorte e dê certo» o seu trabalho no comando da equipa azul e branca.

    «Todos têm culpa, a começar pela SAD»

    Instado a falar sobre a época passada e o que correu mal no Dragão, que ´perdeu` a possibilidade de revalidar o título para o rival Benfica, Fernando considera que houve falhas no reforço da equipa.

    «Se o Barcelona e o Manchester United têm um ano mau, o FC Porto também pode ter. As contratações não deram certo. Depois, uma equipa como o FC Porto, não pode ter apenas dois  laterais a época toda. Isso nunca pode acontecer. Acontece com todas as equipas, mas faltou adquirir jogadores específicos dos quais a equipa precisava. A equipa vinha de um ´tri` e deu uma ´relaxada`. Todos têm culpa, a começar pela SAD, mas acontece», apontou, acrescentando, com naturalidade, que os encarnados foram melhores.

    «O Benfica esteve muito bem no ano passado, com jogadores de muita qualidade. Fez excelentes contratações e tinha uma equipa de qualidade», elogiou.

    Fernando diz ter saudades da rivalidade entre FC Porto e Benfica ©Catarina Morais
    Apesar de enaltecer a equipa de Jorge Jesus, Fernando considera que esta temporada as coisas serão diferentes e favoráveis à equipa portista.

    «Dei uma entrevista a O Jogo quando estava a ir para o City a dizer que o Benfica ia na frente, mas os plantéis ainda não tinham mexido muito. Agora, a minha opinião é outra. O FC Porto é o mais forte. O Benfica até me surpreendeu contra o Sporting, esteve por cima, mas não gostei do Benfica na pré-época. No dérbi esteve bem, com maiores rotinas e foi muito forte, especialmente na segunda parte. O Rui Patrício e o Artur é que ditaram o resultado. Vejo agora o FC Porto na frente», perspetivou, assumindo já sentir falta da oposição que se vivia entre os clubes em Portugal.

    Pinto da Costa e Paulo Fonseca

    Já quase em jeito de remate Fernando falou do presidente dos dragões, Pinto da Costa, assumindo ter-se cruzado poucas vezes com o dirigente.

    «Há gente que gosta do presidente do FC Porto e quem não gosta. Nem Jesus agradou a todos. Eu nunca troquei mais de cinco palavras com ele. A minha relação sempre foi profissional. Não tenho o que falar da pessoa. Mas é alguém que merece respeito de todos por tudo o que conquistou», limitou-se a dizer, considerando ainda que Paulo Fonseca, treinador dos dragões na época passada, foi «vítima» do plantel.

    ©Catarina Morais
    «Para mim, foi espetacular, mas o ano foi todo mau. Além disso, não teve uma grande equipa nas mãos. Teve uma equipa boa, mas não a que tiveram outros treinadores. Teve esse azar. Ele é um grande treinador e há-de vingar de outra forma. Fui jogador dele e vi a forma como ele trabalhava e o que ele queria da equipa. Talvez o sistema não tenha respondido», concluiu.

    Saudades da rivalidade

    «Tenho saudades da rivalidade com o Benfica, mas o Sporting até nos criava mais dificuldades. Perdíamos muitos pontos em Alvalade. Mas ganhar ao Benfica é que dava mais prazer. Quem entra no núcleo já sabe que ali só vale ganhar, ganhar e ganhar. Os mais velhos passam essa mística. Quando eu cheguei, tinha o Pedro Emanuel, o Nuno Espírito Santo e o Bruno Alves como capitães e isso criava muita força interior e está sempre a passar. A mentalidade ali é muito forte», sublinhou.

         Nunca troquei mais de cinco palavras com Pinto da Costa. A minha relação sempre foi profissional. Não tenho o que falar da pessoa
    A seleção portuguesa

    Após se tornar cidadão português a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pediu à FIFA um esclarecimento para saber se poderia usar o médio defensivo como jogador da equipa das quinas. O atual jogador do Manchester City não pôde entrar nas contas de Paulo Bento, de acordo com a resposta do organismo mas, durante o processo, Fernando já havia renunciado à seleção canarinha. 

    «Foi muito complicado. Quando decidi que queria ser português e jogar por Portugal fixei totalmente essa ideia. Eu, a minha família, todos queriam isso. Era tudo para mim. A FPF tinha falado com o meu empresário e fiquei com a esperança. Quando recebi a notícia da FIFA, foi um choque muito forte. Ainda custa. Foi das coisas mais tristes que me aconteceram. Um momento infeliz. Criei um expetativa enorme. Muita gente achava que não devia ir, mas queria provar que merecia. Infelizmente, não deu para ser como Pepe. Admiro-o muito. Faz muito e bom trabalho por Portugal», lamentou.

    Notícia atualizada

    Brasil
    Fernando
    NomeFernando Francisco Reges
    Nascimento/Idade1987-07-25(36 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    Dupla Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(91)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    classified
    2014-09-11 22h00m por malaiko
    rapaz compra os jornais de hoje e lê o que esta lá. . . em ambos os jornais até diz "POLEMICA" e depois toca neste assunto do advogado e do que BdC disse. . . deixo o assunto por aqui qdo tu nem leste o que vem escrito nos jornais
    classified
    2014-09-11 17h13m por malaiko
    tanto mais que o Record numa das paginas do jornal de hoje tem o advogado a criticar BdC e a dizer que nao admite que o presidente do sporting ponha palavras na boca dele quando este nao as disse
    classified
    2014-09-11 15h49m por Nonnenmacher
    Por acaso vem no jornal OJogo, poinggggg.
    classified
    2014-09-11 15h47m por malaiko
    tirei do jornal OJOGO, ultima pagina…como sabes se tiveres o jornal em formato digital dá para fazer copy-paste de artigos que lá aparecem ;)

    isto sao afirmações do advogado que esteve presente e que lhe colocou as questões
    BdC vs Porto
    2014-09-11 14h53m por malaiko
    Advogado desmente Bruno de Carvalho

    Um dia depois de Bruno de Carvalho ter referido, na Soccerex, em Manchester, que um orador, um advogado brasileiro, naquela conferên- cia se referira ao FC Porto “como exemplo do que não se deve fazer” com os fundos de investimento no futebol, o jurista fez questão de contra- riar o presidente do Sporting, durante a intervenção deste. Daniel Cravo Souza, que tra-
    balha com clubes como Flu- minense e Internacional, aproveitou a a...ler comentário completo »
    DR
    loooool
    2014-09-11 13h36m por Drepublix
    "Porto faz-lhe bem o 2ºlugar ja foi bue vezes campeão agr tem de deixar o Benfica e o Sporting serem campeoes"

    É mesmo conversa de putos do 1º ciclo.
    SO
    Grande até ao fim
    2014-09-11 13h15m por Socrates131
    Jà como jogador do PORTO, Fernando era sempre dos melhores;deixava td em campo. Agora tb vejo k é um grande adepto do clube. Falou td correcto(na minha opinião)até da relação com Pinto da Costa, via-se k n eram mt chegados. Bravo Fernando, boa sorte no City, é pena n poderes jogar pela selecção. . . . . . . . .
    PO
    Grande
    2014-09-11 13h09m por Porto_Warriors
    Fernando. A familia azul e branca nuca se esquecera de ti e teras sempre a porta aberta para um dia regressares.
    como jogador é fantástico. . .
    2014-09-11 13h07m por luis_silva0027 via mobile
    Mas como adepto do Porto parece ser melhor que muitos portistas xD.
    Fernando
    2014-09-11 12h51m por Gaucho_show_de_bola
    Acho que tem razão. O Benfica está muito mais fraco com as perdas que teve e com maior ou menos dificuldade e com o fantastico plantel que agora tem o porto tem tudo para vencer o campeonato.
    JM
    Fernando. . .
    2014-09-11 11h57m por jmgfd
    Que falta to fazes à seleção portuguesa. . . .

    E nós a termos de levar com o perna de pau do Veloso. . .

    Enfim.
    DU
    GRANDE FERNANDO
    2014-09-11 11h43m por dunga
    Melhor trinco que ja vi vestir de azul e branco ;) . . . . sentiu a camisola como um adepto do FCP!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53