placardpt
    Jovens em ascensão na Champions

    Liga dos Campeões: 20 nomes prontos a explodir, 12 a não perder de vista

    A poucos dias do arranque de mais uma edição da prova milionária, fazem-se as últimas contas nos preparativos para a maior competição de clubes. O zerozero.pt decidiu vasculhar as listas e encontrar os jovens em ascensão que podem atingir os píncaros do estrelato brevemente.

    Uns já são muito conhecidos e o seu nome parece destinado a perdurar por largos anos na montra principal do futebol. Outros ainda estão a aparecer. Não fizemos distinção para esta lista. O único critério foi apenas analisar jogadores que nasceram a partir de 1993 (inclusive).

    Deste modo, a lista que se segue é composta apenas por atletas que, no arranque desta edição, têm no máximo 21 anos. Idade de plena progressão, portanto.

    20 nomes à procura de afirmação:

    ©Catarina Morais
    Paul Pogba: O Golden Boy de 2013 já não passa despercebido a qualquer adepto de futebol. Com Andrea Pirlo e Arturo Vidal, tem povoado o meio-campo da Juventus, onde chegou em 2012, vindo do Manchester United. Esteve nas duas últimas edições da Liga dos Campeões, fez 14 jogos, mas ainda não se estreou a marcar.

    Sterling: Tem apenas 19 anos, mas é já um dos grandes talentos em Inglaterra e um nome cada vez mais frequente na linha de Brendan Rodgers. O médio do Liverpool, internacional por nove vezes, vai estrear-se na prova milionária.

    ©Rogério Ferreira
    Markovic: Bastou um ano em Portugal para o deambulante sérvio fosse resgatado por um dos endinheirados europeus. O Liverpool investiu 25 milhões de euros no jovem de 20 anos, que deixou a plateia da Luz deliciada, com apenas uma época de demonstração. Pelo Benfica, fez cinco jogos na Liga dos Campeões.

    Jesé Rodríguez: Ganhou a Liga dos Campeões na época passada, na qual fez cinco jogos (mas só 64 minutos) pelos madrilenos, só que nem tudo foram 'rosas'. Lesionou-se com gravidade na receção ao Schalke 04 em março e está, desde então, a recuperar, apostado em fazer da campanha 2014/2015 a da afirmação, mesmo que a concorrência tenha Cristiano Ronaldo e Gareth Bale à cabeça.

    ©Carlos Alberto Costa
    Varane: Mais cedo ou mais tarde, parece estar destinado a ser uma referência na defesa do Real Madrid, mas ainda não o é. Mourinho apostou nele na sua última época, Ancelotti recuperou Pepe, mas, com o português debilitado, foi o francês a alinhar ao lado de Sergio Ramos nos 120 minutos da final de Lisboa. Tem 22 jogos na prova milionária, em três edições.

    Çalhanoğlu: Despontou no Karlsruher SC muito novo, foi resgatado pelo Hamburger SV e, apenas um ano depois, o Bayer Leverkusen não perdeu oportunidade e contratou-o. Veste a camisola 10 e será aposta de Roger Schmidt na equipa alemã, estreando-se na prova.

    Tin Jedvaj: São só 18 anos de idade, mas já uma maturidade acima da média. O central croata, que está emprestado pela Roma ao Bayer Leverkusen, também deve alinhar nas escolhas do treinador do Bayer Leverkusen. Tal como o colega Çalhanoğlu, ainda não jogou na prova.

    ©Catarina Morais
    Rúben Neves: Em Portugal, este nome já não passa despercebido a ninguém. 17 anos e muita classe e maturidade num meio-campo com grande concorrência, mas no qual Lopetegui já definiu o jovem como um dos prioritários. Esteve nos dois jogos contra o Lille e vai fazer a estreia na competição.

    Kondogbia: Já com experiência considerável na liga espanhola e na francesa, o médio chega este ano à Liga dos Campeões pelo Monaco, tem ele 21 anos. É dos que mais contam para Leonardo Jardim e deve ser primeira escolha num meio-campo também com Toulalan e João Moutinho.

    Chamberlain: É outro dos que já não é novo nestas 'andanças', mas que ainda não confirmou totalmente os créditos que lhe são adivinhados. Vai para a sua quarta participação na prova milionária, registando até agora 10 jogos, oito como titular - um exemplo de que ainda não adquiriu o estatuto de indiscutível.

    ©Catarina Morais
    Bruma: Está quase a chegar ao 20 anos, é ainda um diamante por lapidar, mas a qualidade está lá e poucos são os que ainda lhe torcem o nariz. O extremo ex-Sporting chegou ao Galatasaray e estava a impôr-se (fez cinco jogos da Liga dos Campeões da época passada), só que uma grave lesão atrasou o seu desenvolvimento. Pretende retomar esse caminho sob a orientação de Cesare Prandelli.

    Calum Chambers: Com 19 anos, foi um dos grandes investimentos do Arsenal e uma das muitas saídas do Southampton. É outra das esperanças inglesas e vai estrear-se na prova milionária.

    ©Carlos Alberto Costa
    Mitrovic: Faz 20 anos no dia em que arranca a fase de grupos e faz também nova tentativa para se estrear a marcar na prova, ele que fez os seis jogos do Anderlecht na temporada passada. É uma das grandes promessas da nova 'fornada' sérvia e também do futebol europeu.

    Iturbe: Previa-se que seria no FC Porto que iria despontar, como sucessor de James Rodríguez, mas o seu surgimento aconteceu mesmo em Itália, num empréstimo ao Hellas Verona. A ressurgida Roma não perdeu tempo e contratou o argentino, estando agora Rudi Garcia com a tarefa de o potenciar na prova de maior visibilidade, na qual Iturbe ainda não jogou.

    ©Catarina Morais
    Talisca: O brasileiro chegou à Europa e sentiu o impacto da mudança de realidade. O ritmo é outro, sobretudo quando se fala da movimentação ofensiva que Jorge Jesus exige aos seus jogadores, mas o número 30 tem subido de forma gradual e deve ser aposta regular do técnico do Benfica na prova.

    Munir El-Haddadi: A nova pérola vinda de La Masia está a aproveitar a lesão de Neymar (já recuperou) e o castigo de Luis Suárez para ganhar pontos na linha de Luis Enrique. O jovem avançado do Barcelona foi a figura da equipa que ganhou a Youth League e as suas exibições até já chamaram a atenção de Vicente del Bosque. É dos que mais promete.

    ©Carlos Alberto Costa
    Carlos Mané: É uma das mais recentes pérolas a sair da 'fábrica' de Alcochete, onde já foram produzidos dois Bolas de Ouro neste século (um deles, mais do que uma vez). AInda não tem conquistado o espaço no onze de Marco Silva, embora tal pareça uma questão de tempo e maturidade.

    Marquinhos: Fez três golos em oito jogos na Champions do ano passado, a primeira na carreira, ele que chegou ao Paris SG vindo da Roma. Enfrenta pesadíssima concorrência de Thiago Silva e David Luiz nos campeões franceses, mas não deve deixar de ter as suas oportunidades para brilhar.

    Bryan Cristante: Foi o último reforço de Jorge Jesus para o meio-campo e custou seis milhões de euros. Em Milão, alguns lamentaram a sua saída, ele que é o mais novo de sempre a estrear-se na Liga dos Campeões pelos rossoneri. Em Portugal, espera-se com expectativa apreciar a forma como o treinador das águias potenciará todas as qualidades do jovem de 19 anos.

    ©Catarina Morais
    Óliver Torres: Apareceu muito novo no Atlético de Madrid, mas o seu futebol requintado e perfumado ainda não cabe no estilo de Diego Simeone. Chegou ao FC Porto para dar nas vistas com Lopetegui e tem conseguido de forma muito aceitável. Conta com quatro jogos na Liga dos Campeões e, salvo algum problema físico, contará com alguns mais ao serviço dos dragões, onde é cada vez mais influente.

    12 nomes a não perder de vista

    Nestas listas, sempre subjetivas, fica normalmente a ideia de que faltam nomes quase obrigatórios. Por isso, o zerozero.pt decidiu nomear mais 12 nomes a ter em conta, até porque alguns deles darão também nas vistas.

    Rabiot (Paris SG)
    Gaudino (Bayern München)
    Saúl Ñíguez (Atlético de Madrid)
    Max Meyer (Schalke 04)
    Coman (Juventus)
    Ferreira-Carrasco (Monaco)
    Goretzka (Schalke 04)
    Rafinha (Barcelona)
    Ginter (Borussia Dortmund)
    Naby Sarr (Sporting)
    Bernat (Bayern München)
    Höjbjerg (Bayern München)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pogba
    2014-09-16 17h02m por PalancaFCP via mobile
    Depois da excelente época realizada no ano passado e de uma excelente prestação no Mundial, não pode ser considerado um jogador "à procura de afirmação".

    Apesar da idade, é já um jogador com provas dadas para ser considerado um candidato sério a melhor médio da presente edição da Champions.

    De pensar que o Ferguson não o quis. . .
    correção
    2014-09-11 23h55m por Skurbypt7
    o ruben neves vai fazer a estreia na fase de grupos e não na competição, porque o play-off faz parte da mesma
    RA
    zerozero
    2014-09-11 22h39m por RAMR
    acrescentaria nessa lista luka zahovic do Maribor. joguei contra ele no benfica , embora ele seja de um escalao inferior ao meu, mas o miudo joga muito bem, alias portugal devia agarra-lo pois pode vir a ser o 9 que procuramos, ate porque ele nasceu ca
    BE
    Arsenal4ever
    2014-09-11 20h54m por belsbuth
    No artigo diz "(. . . ) a lista que se segue é composta apenas por atletas que, no arranque desta edição, têm no máximo 21 anos (. . . )". O William Carvalho tem 22 anos.

    Bom artigo, mas um pouco nacionalista de mais. Esperemos que eu esteja errado e que todos os "portugueses" dêm cartas e se tornem grandes jogadores.
    AR
    . . . .
    2014-09-11 16h59m por arsenal4ever
    Acho que nesta lista faltam alguns jogadores (mas o mais importante, falta o William Carvalho)
    jorgeholanda99
    2014-09-11 16h40m por Ahly
    Creio que so destacaram os jovens que se poderão estrear na LC deste ano! O Milan não está nas competições europeias deste ano!
    NO
    jogadores em ascençao
    2014-09-11 16h31m por notaartistica
    eu acho que pogba, varane (também markovic e sterling, mas mais os franceses) já não estão em ascençao. são ambos jogadores que jogam com muita regularidade quer nos seus clubes quer nas seleções. já tem experiencia em grandes competições, por isso já não são promessas, já são certezas.
    todos os outros nomes (tirando o talisca que nem sei o que está aqui a fazer, ate parece mal) são jogadores a ter em conta. e destes gostava de destacar kingsley coman, vi o ultimo jogo da juve e...ler comentário completo »
    JO
    Hachim Mastour
    2014-09-11 15h27m por jorgeholanda99
    esqueceram dele tem apenas 16 anos e é Grande maquina joga no AC milan tem grande Qualidade nos pés e de certeza podera jogar na liga dos campeões.
    Nonnenmacher
    2014-09-11 15h24m por jomiroma
    Pois. . . eu aí concordo contigo, mas está mais que visto que JJ não aposta na formação!
    jomiroma
    2014-09-11 15h13m por Nonnenmacher
    Pois, o Talisca com 20 anos pode habituar-se e jogar pela A, o Bernardo Silva está verdinho e tem que ir para o Monaco hehe
    GF
    zero zero
    2014-09-11 15h11m por gfgoncalo
    acho q falta ai o otavio e o quintero , ja que o zerozero poe o talisca pq nao esses dois?
    Nonnenmacher
    2014-09-11 15h10m por jomiroma
    Vamos ver, eu pelo menos não crucifixo ninguém logo no inicio da temporada. O Talisca tem apenas 20 anos e ainda está a habituar-se ao futebol europeu e em particular ao do Jorge Jesus depois no fim é que vemos se foi ou não um flop.
    jomiroma
    2014-09-11 14h48m por Nonnenmacher
    Também tens imensos flops no teu clube, não te preocupes.
    que estranho!!!
    2014-09-11 14h46m por jomiroma
    por onde anda o craque do josué que também tanto prometeu no ano passado?! o problema é que no inicio são todos bons e melhores que os outros e no fim não passam de flops. . .
    Talisca???
    2014-09-11 14h33m por brian360 via mobile
    ZZ sp com humor
    kropotkin
    2014-09-11 11h44m por golden_lynx
    Eles queriam escolher jogadores jovens para pôr nesta selecção, o Talisca é o único que se enquadra nestes critérios e que jogue regularmente pelo Benfica. Não faria sentido pôr mais ninguém na parte do Benfica a não ser o Benito ou um gajo da B.
    golden_lynx
    2014-09-11 11h33m por kropotkin
    O problema é o título. "20 nomes prontos a explodir". . . Talisca a explodir? Pois. . .
    Epá
    2014-09-11 11h32m por golden_lynx
    Não vejo o mal de porem um nome (pelo menos) de cada um dos 3 grandes portugueses que vão à Champions.
    Porto_Warriors
    2014-09-11 11h12m por kropotkin
    Principalmente o Talisca! ehehe deve ser para agradar a gregos e a troianos!
    PO
    Grande piada
    2014-09-11 10h54m por Porto_Warriors
    A inclusao do Talisca e do Mane na lista.
    DJ
    talisca?
    2014-09-11 10h27m por djerrsporting via mobile
    Epah, nao sabia que o zero zero tinha um suplemento humoristico, colocar o talisca na lista eh uma demonstracao de que o editor eh um grande humorista. kkkkkkk
    Viktor Fischer
    2014-09-11 10h00m por Pedr0
    Como é que não está nesta lista?
    BR
    bahhh
    2014-09-11 09h49m por BrunoFReis
    Artigo com interesse mas sem conteúdo. . .

    É que 90% dos nomes são mais que conhecidos do mais comum dos adeptos e até já são figuras de equipas de topo. . .

    O artigo teria valor se falasse realmente de valores ainda desconhecidos, como por exemplo o El Ghazi do Ajax, o Shatov do Zenit ou o Vura do Ludogorets. . .

    Bem haja
    Lista
    2014-09-11 09h22m por malaiko
    Sinceramente acho que o talisca esta ai um bocado desenquadrado, não vejo grande jogador…inclusão de Carlos Mané e Bryan Cristante tb são um pouco arriscadas visto que não me acredito que consigam dar algo de significativo nesta competição.





    OUTRAS NOTÍCIAS

    Taça de Portugal
    com video
    Técnico falou no «fim do sonho»
    Na análise à derrota no Estádio do Dragão frente ao FC Porto e à consequente eliminação da Taça de Portugal, Álvaro Pacheco sublinhou a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZY
    zyxw4321 18-04-2024, 06:41
    ZY
    zyxw4321 18-04-2024, 06:39
    PORTISTA-HONESTO 18-04-2024, 06:38
    Inuyashapt 18-04-2024, 05:01
    Inuyashapt 18-04-2024, 05:00
    Inuyashapt 18-04-2024, 04:57
    moumu 18-04-2024, 03:49
    moumu 18-04-2024, 03:48
    moumu 18-04-2024, 03:46
    moumu 18-04-2024, 03:43
    OJaime_Pacheco 18-04-2024, 03:18
    Master_Guardiola 18-04-2024, 01:50
    miguelcarvalho244 18-04-2024, 01:45
    Master_Guardiola 18-04-2024, 01:34
    miguelcarvalho244 18-04-2024, 01:27
    Master_Guardiola 18-04-2024, 00:52