placardpt
    Perfil de José Campaña

    Campaña, a jóia da cantera sevilhana que já passou por Inglaterra, Alemanha e Itália

    2014/09/02 17:27

    Xavi, Iniesta e Zidane são três nomes que Campaña tem como referência. Com apenas 21 anos defrontou os dois primeiros quando representava o Sevilla, na Liga espanhola, e ficou encantado. Chega ao FC Porto depois de ter passado pela Premier League, pela Bundesliga e pela Serie A. Tem 21 anos e é considerado uma das jóias do futebol espanhol, já tendo festejado dois Campeonatos da Europa Sub-19. Num deles era o capitão e Lopetegui o selecionador.

    Nascido na Andaluzia, nas margens do Guadalquivir, em plena cidade de Sevilla, foi no clube de Nervión que nasceu para o mundo da bola, no Sevilla, onde chegou com sete anos. Tinha 16 quando se estreou pelos séniores do Sánchez Pizjuán, pela equipa B, onde esteve duas temporadas. Foi chamado à equipa principal em agosto de 2011, num jogo da Liga Europa, ante o Hannover. Jogou nove minutos.

    Raio X [Jogador]
    na/o
    José CampañaSevilla
    24Jogos
    0Golos Marcados
    9Vitórias
    7Empates
    8Derrotas
    + ver detalhes
    Três dias depois estreou-se na liga espanhola, na receção ao Málaga, sendo lançado no jogo pelo técnico Marcelino Toral aos 74 minutos, substituindo Manu del Moral.

    Daí até ser chamado à seleção Sub-19 espanhola foi um instante. Assinou por três anos pelo clube da capital andaluza e foi, desde cedo, considerado uma jóia da cantera sevilhana, sendo esperadas grandes coisas para o seu futuro.

    Em março de 2013 lesionou-se e foi operado a uma fratura no pé esquerdo, perdendo o resto da temporada. Uma espécie de desentendimento com a direção do Sevilla, aparentemente relacionado com uma transferência ou uma recusa de renovação levou-o até Inglaterra em 2013.

    Ingressou no Crystal Palace por dois milhões de euros e depois de ter começado como titular nas primeiras jornadas da liga inglesa passou a desaparecer, pouco a pouco, das escolhas do técnico Tony Pulis. Seguiu-se uma experiência no FC Nürnberg, da Bundesliga, cedido pelo clube inglês e depois uma venda à Sampdoria, neste verão, por valores que não foram divulgados. No último domingo, no empate a um golo entre o Palermo e a Samp, na primeira ronda da Serie A, não saiu do banco de suplentes. 

    «Xavi, Zidane, Iniesta, são os jogadores que sempre observei e apreciei. Dois deles continuam a jogar e quando os defrontei, no Sevilla, a verdade, é que me surpreenderam. São jogadores que são muito importantes para os seus clubes e encantaram-me quando joguei contra eles», afirmou o jovem médio numa entrevista ao canal oficial da Real Federação de Futebol de Espanha (RFEF).

    Uma união desde a formação

    José Campaña tem 21 anos e chega ao quinto campeonato da sua carreira. Já passou por Inglaterra, Alemanha, Itália e, naturalmente, Espanha, seu país de origem. O andaluz cumpriu todos os degraus da formação pela Espanha: quando era Sub-17 foi ao Europeu, nos Sub-19 foi bicampeão da Europa (2011 e 2012) e entrou na qualificação para o Euro Sub-21 2015. Pelo meio ainda representou o seu país no Mundial Sub-20 2013, despedindo-se da prova nos quartos de final.

    «A aspiração que tenho, agora, é ir passo a passo. É a primeira convocatória para os Sub-21, acolhi-a com muita alegria e motivação. Espero continua a vir. Representar o meu país é algo que assumo com muita vontade e com muita ambição», afirmou, aquando da sua chamada aos Sub-21. Já era bicampeão da Europa.

    O ponto comum em todo este trajeto na formação espanhola é Julen Lopetegui. Juntos festejaram a conquista, há pouco mais de dois anos – 15 de julho de 2012 – do título europeu Sub-19, batendo a Grécia no jogo decisivo.

    Com a camisola seis, Campaña jogou os 90 minutos desse triunfo e tinha ao seu lado no meio-campo da rojita Óliver Torres, que reencontra agora no plantel azul e branco.

    José Campaña
    2 títulos oficiais

    Era o capitão de uma equipa repleta de futuros talentos e que hoje se encontram encaixados numa série de boas equipas de Espanha, perfazendo os passos normais na transição entre a formação e os seniores.

    Campaña é um médio como Lopetegui parece apreciar e essa é a principal explicação para esta contratação na reta final da janela de transferências. Joga a seis mas é um construtor, com técnica nos pés e inteligência na visão de jogo. É defensivo e assume uma posição mais recuada, mas sai a jogar e com a bola controlada, serve os companheiros e participa, sempre, na missão ofensiva das equipas que integra.

    Espanha
    José Campaña
    NomeJosé Ángel Gómez Campaña
    Nascimento/Idade1993-05-31(30 anos)
    Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(43)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RU
    campaña e oliver
    2014-09-03 16h54m por Ruimaster77
    sobre campaña, parecem não restar duvidas que existe clausula de opção (embora seja um "querido" de JL, não parece que vá ficar no Porto no final da época). relativamente ao oliver, esse sim, tem "obrigatoriamente" que ter clausula. se não tiver então o FCP anda a dormir e muito. . . não me admirava que fosse incluido num posivel negócio do jackson no final da época. . . mas se o FCP não deita a mão a este prodigio, só posso dizer: burros de [. . . ] !!!
    Este gajo
    2014-09-03 12h39m por alexchamp
    Acho que este gajo só foi para o Porto porque alguém lhe disse que havia uma freguesia no concelho do Porto chamada Campanhã.
    Markfcp
    2014-09-03 12h22m por Ultimate1000 via mobile
    Acho dificil que rolando jogue era preciso ele acertar se transferir em janeiro por uma boa proposta.
    MA
    Rsoares67
    2014-09-03 09h50m por MarkFCP
    Vais dizer que o Quaresma não têm mau feitio e que até no ano passado levou amarelos desnecessariamente? E algo passou-se para ele já não ser o 1º nem o 2º capitão

    Tens razão Ricardo para lugar no Danilo, esqueci-me dele

    O kelvin. . . nem sei, dizem que ele saiu outros dizem que ele ficou . . . mas o lopetegui ja nem conta com ele. Tal facto deve-se a por como 1º opção o quintero a extremo e não o kelvin (que é a sua posição)

    Adrian 11m por ele....ler comentário completo »
    Adepto
    2014-09-03 01h35m por Ultimate1000 via mobile
    Ivo é extremo nao sabe fazer mais nenhumA posicao, otavio faz todas as posicoes do meio campo e ainda lateral direito.
    HA
    Meio campo
    2014-09-03 01h14m por Halibut
    Otávio joga a médio assim como ala, vamos ter: quaresma, tello, adrian, otavio, ricardo e brahimi para jogarem nas alas, o que eu sei é que este ano o Porto tem muitas opções por onde escolher, quero o meu clube Campeão depois desta revolução.
    HA
    Meio campo
    2014-09-03 01h12m por Halibut
    mais tarde ou mais cedo o Evandro já vai ser preterido. . . vejamos: casemiro e campanã para médios defensivos, herrera e ruben neves (a ser adaptado a médio centro), oliver, quintero, brahimi. . . . . . acho que o evandro vai perder espaço, posso estar enganado. . .
    AD
    FCP
    2014-09-03 00h22m por Adepto
    O Evandro tem qualidade. O Otávio nao vai calçar, ele vai tirar o lugar a quem? Pelo que sei é um ala. Nem percebo a contratação, temos o IVo.
    DR
    brian360
    2014-09-02 23h21m por Drepublix
    Que eu saiba Casemiro joga normalmente no lugar do Rúben Neves, e no perfil dele ele está classificado como médio defensivo [também como médio centro, é verdade, mas supostamente ele veio para jogar a trinco não é? (posso estar enganado, mas acho que sim)].
    PR
    sandocha
    2014-09-02 23h02m por Predador_ReiDoMundo
    Cala-te
    SA
    É um Deus me acuda. . .
    2014-09-02 22h59m por sandocha
    . . . este fcp. Comprou uns 15 mercenários estrangeiros, sem ofensa mas é mesmo este o conceito.

    Mas têm qualidade? Se sim a pergunta é; e vinham para o fcp e para Portugal?

    Não é gente nova a mais? Vai dar resultado?

    Muito sinceramente só acredito que joguem alguma coisa nos jogos da champs pq na generalidade os "mercenários" esfolam-se nos jogos europeus. . . vá-se lá saber porquê
    MA
    Equipa
    2014-09-02 22h27m por MarkFCP
    Fabiano/Andrés , apesar de não concordar
    Danilo/Opare
    M aicon/ Rolando
    Indi/ Marcano
    Alex sandro/Angel
    Ruben Neves
    Casemiro / Campanã (Acho que ele vêm mais p competir com o casemiro do que com o Ruben. O ruben ja provou que a pressão nao o assite :D
    Oliver / Herrera / Otávio
    Brahimi/ Adrian
    Tello/ Quintero, visto que ele agora joga mais nas alas
    Jackson/ Aboubakar

    Quaresma, penso que vá ser encostado, o m...ler comentário completo »
    TR
    joaocosta
    2014-09-02 22h04m por tribelas
    Concordo com o teu comentário, mas acho que temos que dar o beneficio da duvida os dirigentes do Porto não são tolos e o Lopetegui conhece o jogador mas dou-te razão, se ele veio mesmo sem sequer opção de compra acho muito mau.
    Drepublix
    2014-09-02 21h46m por brian360 via mobile
    O porto tem 2 trincos : Ruben Neves e Campana

    Se pensas q o Casemiro é 6 isso é contigo, é grande jogador sim com grande qualidade mas é um 8

    Essa ironia n te ficou nada bem pq perdeste a razao toda ;)
    DR
    Grande Porto
    2014-09-02 21h39m por Drepublix
    Três trincos num plantel, completamente necessário.
    TR
    Adepto
    2014-09-02 21h17m por tribelas
    Não quis colocar um rotulo foi mais uma etiqueta de preço, é natural desconfiar do valor de alguém que sai por 2 milhões, não prova nada mas é mau sinal.

    Quanto ao Iturbe foi mais caro e saiu do Cerro Porteno que é diferente de sair do Sevilha.
    JA
    FCP 2014 - 2015
    2014-09-02 21h07m por jamesfalcao
    GR -
    Fabiano -----------Andres
    Maicon ----------- Marcrano
    Indi----------------Reyes
    Danilo -------------OPare \Ricardo
    A. SAndro ---------Angel
    Casemiro ---------Nves\Campana
    Herr era ------------ Evandro\Neves
    Oliver -------------- Otavio
    Brahimi ------------ Quaresma\Quintero
    Tello ----------------- Adrian \Kelvin
    Jackson ------------- Aboubakar

    De fora jogadores como - Ricardo -Mikel - Helton
    JO
    Patetico
    2014-09-02 20h46m por joaolrcosta
    Negocio patetico, um jogador sem provas dadas no cristal palace, nuremberga e no sampdoria, vem por emprestimo sem opção de compra!!! ou seja, se valer alguma coisa, no qual eu duvido muito, não o podem comprar por 3 milhoes, porque o vao valorizar e o sampdoria vai pedrir 10! e na eventualidade de nao valer um charuto, que é o mais certo, está a tirar espaço aos miudos da B. Negocio Ruinoso
    Tribelas
    2014-09-02 20h08m por maninblue
    Saíu por 2 M€ porque esteve lesionado durante muito tempo e depois houve um desentendimento e pelo que percebi era o último ano de contrato ou seja, estava tudo contra o Clube.
    Não sei se é bom ou mau jogador mas estando em condições de jogar vai com toda a certeza ser uma das soluções que o treinador precisa.
    EstaComplicado
    2014-09-02 19h01m por brian360 via mobile
    Tens razao, peço desculpa
    adeus casemiro
    2014-09-02 19h01m por cest
    Adeus Casemiro! Já não calça lol
    AD
    Tribelas
    2014-09-02 18h20m por Adepto
    Acho engraçado ao rótulo que colocá sem o ver atuar ainda. O iturbe também nao valia nada e agora vemos o jogador influente que é. De tempo ao tempo. Tem 21 anos. Sabe que a competição nao é sempre como desejamos. As vezes é preciso existir um treinador como um amigo, e muda tudo.
    TR
    Campana
    2014-09-02 18h15m por tribelas
    Segundo vi ontem na wiki saiu do Sevilha por 2 milhões, acho dificil uma joia valer 2 milhões.

    E já agora que eu saiba não chegou a jogar na Série A, é estranho mas foi contratado pela Samp já esta época, não deve ter sido fácil arranca-lo da Samp, não é fácil onseguir um jogador que acaba de ser comprado a menos que ele fosse uma terceira opção (como era para nós o Sami) o que nesse caso significa que ele é fraquinho.

    Mas o Lopetegui conhece-o deve saber o que tem em mãos.
    predador
    2014-09-02 18h13m por brian360 via mobile
    O menino ta triste por fazerem do Campana e por n fazerem do Cristante? xD
    Campaña
    2014-09-02 18h01m por PalancaFCP via mobile
    Antes de mais, dizer que prefiro pronunciar o nome dele tal como se pronuncia a estação de Campanhã.

    Quanto a sua contratação demonstra que Lopetegui é arrojado e leal. . .

    Campaña, pelos vistos, é do tipo de jogador que necessita de estar no clube certo com o treinador certo.

    Segundo consta, tem muita qualidade e muito acredito que será uma agradavel surpresa.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Técnico alemão deixou rasgados elogios ao defesa
    No passado mercado de inverno o Bayern München surpreendeu tudo e todos quando anunciou Eric Dier como reforço por empréstimo do Tottenham. O defesa inglês de ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Minnowkr 26-04-2024, 15:12
    publagrima 26-04-2024, 15:09
    Minnowkr 26-04-2024, 15:08
    mundial200 26-04-2024, 15:06
    Sir_jaof 26-04-2024, 14:55
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 14:54
    ZH
    zhar 26-04-2024, 14:45
    OJaime_Pacheco 26-04-2024, 14:41
    edgarlima 26-04-2024, 14:36
    edgarlima 26-04-2024, 14:22
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48