placardpt
    Benfica vence Supertaça

    O grito do campeão (0x0; 3x2 g.p)

    2014/08/10 23:22

    Dia de festa em Aveiro, com o regresso do futebol 'a contar' aos estádios portugueses. A primeira taça da época, a Super, vai de viagem até ao Estádio da Luz, porque Artur Moraes resolveu a partida nos penáltis. O guarda-redes foi Rei na marca dos 11 metros, depois de ter estado inseguro no tempo regulamentar e no prolongamento. O futebol também é mágico e apaixonante por causa destas coisas.

    Com Enzo, Gaitán e Luisão o Benfica é outro, naturalmente

    Benfica e Rio Ave chegaram a Aveiro em diferentes momentos psicológicos. Se as águias buscavam uma espécie de consistência redentora, os vilacondenses tentavam dar seguimento ao bom momento que levam, depois da qualificação para o playoff da Liga Europa.

    No jogo abertura oficial da época, em Portugal, que é já um clássico que se joga a norte, no mês de agosto, as duas equipas entraram para vencer no palco aveirense que voltou, este domingo, a receber uma grande enchente. Curiosamente, a última tinha sido quando o Benfica defrontou o Arouca, em jogo do último campeonato, neste mesmo estádio.

    Depois de uma pré-época marcada pela inconsistência, o campeão nacional queria mostrar que está aí para “as curvas” e pretendia “varrer” todas as dúvidas para “debaixo do tapete”.

    Comecemos pela proximidade : o que não fez. Depois do “descalabro” da pré-época a equipa de Jesus tinha de mudar. Racionalmente (leia-se, com utilidade prática). Nas contas dos adeptos trocar de guarda-redes não bastava. Era preciso mais. Mas Jesus foi cauteloso. Por isso Artur Moraes voltou para a baliza, apesar dos erros que colecionou nos jogos de preparação. Não sabemos como foi tratada a recuperação psicológica da equipa, no geral, e do guardião, em particular, mas o facto é que Jorge Jesus ficou-se pelos “mínimos olímpicos” no que a mudanças diz respeito, sustentando a permanência de uns quantos (muitos) que são homens de confiança do técnico. Casos de Nico Gaitán, Enzo Pérez e Luisão, que foram jogadores muito utilizados na última época.

    Enzo regressou à equipa e foi dos jogadores em maior destaque na partida da Supertaça ©Catarina Morais
    Do lado do Rio Ave, Cássio, Prince e Pedro Moreira foram os reforços que jogaram de início.

    A grande incógnita esteve sempre em perceber como é que a equipa de Jorge Jesus iria entrar em campo depois da debandada de jogadores que ocorreu ao longo da janela de transferências e das derrotas sofridas durante a pré-época, algumas delas com goleadas comprometedoras. O atual estado de espírito das águias era, por isso, a dúvida maior para aferir em Aveiro.

    As circunstâncias mudaram muito para os lados da Luz, é verdade, mas o Benfica continuava a ser, esta noite, favorito óbvio, contra a equipa sensação da última época.

    Os adeptos, sempre em constante preocupação, queriam ver uma resposta cabal da sua equipa agora que a alta competição era mesmo 'a doer'. Qualidade, organização, consistência e harmonia... tudo para analisar no Benfica de Jorge Jesus versão 2014/2015.

    O Benfica, que na última temporada esbanjava confiança, viu uma inversão da tendência. O Benfica, que nos últimos anos era conhecido como o campeão da pré-época, entrava em campo com o “fantasma” das derrotas nos jogos de preparação – irónico, não?

    Em Aveiro, viu-se mais do mesmo no futebol encarnado... quando estão em campo nomes como Enzo, Luisão e Gaitán. O treinador é o mesmo e o jogo da águia assenta nos mesmos princípios, na mesma identidade e apesar de não ter a mesma intensidade, o mesmo pressing ofensivo, a mesma capacidade de romper pelas alas e de criar oportunidades de golo, embora a esta altura da época também não seria fácil ter.

    Talisca foi um dos reforços utilizados por Jesus em Aveiro ©Pedro Alves
    Sem Oblak, Siqueira, Garay ou Rodrigo, Jesus não quis encarar a derivação para uma nova realidade. No entanto, uma coisa é um Benfica fabricado numa determinada lógica funcional outra bem diferente é ter intérpretes que não foram concebidos para ele como, para já, é o caso de Talisca. O que nos leva a outra questão: este Benfica tem o seu ADN (desde que Jesus pegou na equipa), mas estes jogadores (alguns deles, diremos) ainda não sabem. De nada serve tentar separar uma componente da outra, porque estamos a falar do mesmo.

    A equipa de Jesus apresentou um nível agradável de intensidade no jogo e fez os adeptos voltar a ganhar confiança. Lima, Enzo, Gaitán e Salvio foram colecionando ocasiões de golo e até Talisca. O reforço, ainda em busca de rotinas no seio da equipa, apareceu várias vezes solto de marcação mas ainda não é um Rodrigo, se é que Jesus quer fazer dele uma “cópia” à imagem do avançado que agora está no Valencia.

    Do outro lado, tudo foi diferente. O conjunto de Pedro Martins, que na última época chegou às finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal frente aos encarnados, apresentou-se em Aveiro com alguns complexos frente ao Benfica, por sinal o campeão do nosso futebol e vencedor das taças de Portugal e da Liga da última época.

    O conjunto de Vila do Conde não foi exuberante - nem pouco mais ou menos -, e procurou sempre sacudir a pressão encarnada, não olhando a águia bem de frente como fez nas outras finais.

    Luisão nas alturas a comandar a defesa do Benfica ©Pedro Alves
    Ao intervalo, um nulo chato a castigava o Benfica que merecia ir a vencer para os balneários face às ocasiões de golo que foi colecionando no primeiro tempo.

    Marcelo a "limpar" a casa

    No segundo tempo o jogo manteve a matriz. O Benfica, mais competente, ia tentando chegar ao golo mas esbarrava no inspirado Cássio, guarda-redes com muita experiência já nas provas portuguesas de futebol e que ia segurando o nulo em Aveiro. Também Marcelo deu força e classe ao setor defensivo do Rio Ave, deixando indicações para os olheiros de outros clubes mais "endinheirados".

    Apesar de tudo havia menos Benfica do que na primeira parte e mais Rio Ave. Estava mais afoito no ataque o conjunto vilacondense.

    O jogo foi-se arrastando até ao final do tempo regulamentar e nenhuma das equipas foi capaz de marcar. Restava esperar pelo prolongamento. Mais 30 minutos na noite de Aveiro.

    Artur brilhou nos penáltis ©Carlos Alberto Costa
    Tal como no tempo regulamentar, o Benfica entrou a todo o gás. Logo aos 91 minutos,  Jardel cabeceou com muito perigo, depois de um livre batido por Gaitán, Cássio tirou sobre a linha de golo.

    Naquela que foi a terceira vez que uma Supertaça foi a prolongamento (as anteriores foram 90/91 e 92/93, ambas entre FC Porto e Benfica), as águias estiveram sempre por cima em busca do golo. Mas o Rio Ave não deixou de procurar o golo. E a melhor chance de golo do prolongamento foi dos vilacondenses. 

    Aos 118 minutos, canto na esquerda marcado por Ukra, Artur sai (muito) mal, desvia a bola e Jardel quase marca na própria baliza, atirando a bola à barra!

    Depois chegou o apito para o fim do prolongamento e vieram as decisões das grandes penalidades. Aí o Benfica foi mais forte e leva a Supertaça para casa.

    Ambiente praticamente perfeito
    Com exceção das habituais tochas e dos petardos, as bancadas de Aveiro fizeram uma festa digna de uma final

    Lotação esgotada
    Os benfiquistas e os rioavistas não faltaram à chamada e o Estádio de Aveiro registou casa cheia no duelo da Supertaça, com 29.895 espectadores. A lotação é de 30 mil mas há sempre lugares que não são ocupados por questões de segurança

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    RIO AVE

    Fotografias

    Benfica v Rio Ave Final Supertaça 2014
    Em Aveiro, na Supertaça, houve outro Benfica x Rio Ave...

    Quadro completo (Final):


    Supertaça 2014: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LA
    dono
    2014-08-12 00h54m por Lacerdex
    Se calhar, deves-te achar . . .
    LA
    TV
    2014-08-11 22h26m por Lacerdex
    Epá, eu pergunto-me. . . Como é possível, um canal aberto como o é a Sic Notícias possuir um comentador como o Sr. Rui Gomes da Silva?!! Como?!! Nunca vi tanta estupidez, arrogância, falta de inteligência junta!! O gajo é uma abécula pura!!!! -. -
    Fala do Brahimi, dizendo que não é o clube dele que compra um jogador e depois vende 80% do passe desse jogador. . . LOOOOL, que raio de dignidade tem este Sr. para falar de compra/venda de jogadores?!!
    Esquece-se de nomes ...ler comentário completo »
    GO
    SLB meio campo. . . plantel curto
    2014-08-11 17h10m por gotballs
    O nosso plantel no meio campo esta mais curto que uma mini saia
    GO
    Talisca
    2014-08-11 17h05m por gotballs
    Eu acho que o JJ quer fazer dele um Pogba, teremos que ter muita paciencia com ele. . .
    porque sem massa muscular com equipas de nivel elevado ele nao vai la
    DOS QUE VÊM DA ÉPOCA PASSADA
    2014-08-11 15h46m por Carbono
    ENZO: Jogador fantástico, que assenta que nem uma luva nesta equipa. Não sei se ele jogará assim noutra equipa qualquer.

    GAITAN: Para estar ao nível do ENZO, só lhe falta um pouco mais de inteligência. Se saísse era bom negócio.

    SÁLVIO: JÁ ANDO À VÁRIAS SEMANAS A ALERTAR. ATENÇÃO AO ZENIT QUE O PODE LEVAR E ESTE SIM É UM TIRO NO PORTA-AVIÕES !!!!

    ARTUR: Mais vale jogar sem gurrda-redes (só para os penalties)

    LUISÃO: Como o vinho do Porto. Ao lado dele, qualquer central joga bem
    Reforços do Benfica 2014/15
    2014-08-11 15h10m por Carbono
    Talisca="zero"
    Eliseu="z ero virgula cinco", vem com 2 anos de atraso
    Bebé="zero ao quadrado"
    Derley=pontuação pendente, a rever
    Lógica
    2014-08-11 15h07m por Carbono
    Quando o campeão vence também a taça (dobradinha), esta supertaça nem deveria ser disputada e asim atribuída automáticamente.
    Benfica
    2014-08-11 13h18m por Masterdi
    O Benfica do ano passado tinha acabado com o jogo ja na primeira parte. Acho que os benfiquistas nao devem estar a gozar com os outros pois a sua equipa nao foi capaz de derrotar um rio ave muito desgastado. Pelo o que tenho visto do FC Porto (meu clube) e do Sporting, acho que este ano o benfica vai substituir o Porto no 3º Lugar. Perez e Gaitan vao sair o que deixa o benfica muito limitado.

    FORÇA FC PORTO!!!!!
    Além disso
    2014-08-11 13h03m por Raen
    O Artur esperou sempre que a bola fosse chutada para avançar e se atirar. No caso do Beto, ainda estava o jogador a correr para a bola e ele já ia com 2 passos de avanço.

    Em caso de dúvidas, vejam as repetições.
    VBaiaLegend99
    2014-08-11 12h58m por Raen
    Isso é treta inventada pelo portista do programa da RTP Informação.

    O Artur em todos os penalties só deu um passo à frente para se impulsionar para o lado, como todos os redes fazem.

    Não deu nem 2 nem 3 passos à frente.
    Sempre a melhorar!!!
    2014-08-11 12h56m por boixos_nois
    Apesar dos maus jogos, sem alguns jogadores importantes, ontem ficou patente que ainda estamos fortes, e melhorámos muito, com 2 ou 3 reforços que possam ajustar o nosso jogo, estamos preparados para o que der e vier. Confio em JJ aquele que todos (falo de adeptos de outros clubes), falam mal, está entre os 10 melhores treinadores do mundo. Perdeu 1 titulo o ano passado dentro dos possivéis. Se calhar lopettegui ou lópatego ou marco silva sao melhores, pois vamos ver se provam isso. ...ler comentário completo »
    LOL
    2014-08-11 11h46m por Manfio
    E de repente tudo volta a estar bem com o mundo. . . . . ahhhhhhhhh


    De notar a festança ao ganhar um troféu que 'nem vale grande coisa' (quando são outros a ganhar).

    Bem hajam. . lol.
    atemorrerBenfic a19
    2014-08-11 11h24m por Ghost_rider
    nao ganhamos um camp a 13 anos. . mas ganhamos outras taças que eram insignificantes para o slb quando nao as ganhava. . . e ontem fizeram uma festa como nunca com esse mesmo titulo. .

    portanto quando a pouco mais de 5 anos viamos o slb em 4 anos seguidos a jogar mal. . a mudar de treinador todos os dias. . e a ficar atras do scp e fcp. . ver agora um benfiquista a dz que o scp nao ganha um camp a 13 anos como se fosse só isso que desse o estatudo de grande do futebol portugues...ler comentário completo »
    Turbulentos
    2014-08-11 11h12m por Ultimate1000 via mobile
    Concordo com a analise, menos com a de eliseu, é um jogador com grandes debilidades naquela posicao, correu Bem o jogo contra uma equipa que nao estaria a 100% e isso permitiu muito deste jogo impolgante, em condicoes normais o benficA ganhava, nestas condicoes tornou se evidente e o proprio jj com falta de humildade aproveitou se porque ele nao é parvo nenhum. Voltam do a eliseu pode melhorar mas neste momento é muito limitado
    TU
    Não foi um mau
    2014-08-11 11h00m por TURBULENTUS
    jogo do Benfica, depois da má pré época tinha de melhorar e melhorou.

    Do que se viu deste jogo o Artur não tem condições para continuar no Benfica, muito nervoso, falha nos lances mais fáceis para um guarda redes, ou o Benfica contrata outro ou então vai ter grandes problemas na baliza.

    Na defesa Maxi, Luisão estiveram bem, Jardel é um bom central, e o Eliseu é um bom reforço ataca bem e não comete muitos erros defensivos.

    O Benfica precisa...ler comentário completo »
    atemorrerBenfic a19
    2014-08-11 10h49m por Ghost_rider
    antes visconde do que nem onde cair morto. . . contudo não somos nós SCP que temos de dar provas do quer que seja. . o SLB é que é o supremo e o maior e sei la o que. .

    mas nem vi o jogo. . porque como se dizia por ai. . ver jogos de equipas que este ano jogaram contra o scp. . e que por sua vez eram equipas fracas. . e que por sua vez uma delas era o slb. . e até perdeu. . sim não vi a supertaça se bem que tinha curiosidade de ver o rio ave com o grande treinador novo. . . ler comentário completo »
    Thekarga4
    2014-08-11 10h45m por stanpanan
    É óbvio que ele não ia ser demitido mas achas que a comunicação social e os adeptos não iam cair em cima dele?

    Não!!!! Depois das saidas e dos jogadores que nao entraram ninguem colocaria o dedo a jesus. . . todos o apontem como o menos culpado disto tudo, CS incluida, e so estares atento ao que se tem passado. .

    Depois da epoca em que se perdeu tudo, que 99% dos benfiquistas o queriam fora, achar agora que o JJ nao esta seguro no benfica e, volto a dizer, estar MUITO desatento a realidade do Benfica!!!
    upsss
    2014-08-11 10h26m por LelloMarmello
    Enzo "Ferrari" Perez . . . a vender só por 25/30kk este jogador deveria herdar a camisola 8 e jogar +4 épocas. O mesmo com Gaitan e Salvio camisola 10 e 7.
    OL
    . . .
    2014-08-11 10h23m por ola_john
    onde anda o kampl???
    OL
    . . .
    2014-08-11 10h21m por ola_john
    o benfica precisa de 4 reforços
    Thekarga4
    2014-08-11 10h17m por stanpanan
    Acreditas mesmo que se o Benfica perdesse o JJ saia????

    Parece que vês o benfica jogar ha 1 mês so pode, . . .
    Hramosaki
    2014-08-11 10h16m por stanpanan
    A Dinâmica continua intacta! Se mantivermos o enzo e gaitan, mesmo sem entrar ninguem, com esta equipa (metade joga ja de olhos fechados uns com os outros), vamos andar a volta das 23\24 vitorias, por muito que custe a alguns, o nosso colectivo esta montado há uns anos para cá!

    Agora se saiu o enzo e que e mais complicado, o Gaitan ainda vejo o O. John a fazer bom ano, para o lugar do Enzo e que e mais complicado. . .

    Mas mesmo com eles, precisamos de um PL, MD e GR
    LO
    BENFICA
    2014-08-11 10h13m por louco_pelo_benfica
    Grande vitoria, grande exibição, falhamos na finalização, mas parece que estava destinado a que fosse o Artur o heroi. Espero que o Benfica segure ENZO, SALVIO E GAITAN é essencial ficamos com os 3 melhores jogadores do campeonato de LONGE
    PO
    Benfica
    2014-08-11 09h57m por porc0_corrupsson
    fomos melhores os 120 min o Rio Ave só foi lá com 2 erros do Artur.
    O que nos falta é finalizar bem.
    Se nesta equipa não sair ninguem e vierem mais alguns jogadores de qualidade podemos voltar a sonhar com mais titulos
    haruk99
    2014-08-11 08h38m por Ghost_rider via mobile
    Vai ser tipo Sporting a dois anos? E porque não Benfica a 4 ou 5 ou 6 ou 7 anos. . quando tiveram 4 épocas seguidas a focar atrás do scp e fcp??? E a ganhar canecos da cerveja roubadas até. .

    Agora estão a pagar por isso da melhor maneira. .

    Jogo fraco como todos os outros. . precisaram de pênalti para ganhar. . a um rio ave mais fraco que o ano passado. . ainda fizeram disso um grande feito lool mais um tiro nos pés!! Benfica este ano vale 0 e só ganharam a supertaça pk não apanharam um scp ou fcp ou Braga. .
    jogos históricos
    U Domingo, 10 Agosto 2014 - 20:45
    Estádio Municipal de Aveiro
    Duarte Gomes
    0-0
    (3-2 g.p.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...
    Jogos
    Portugal
    Supertaça Cândido de Oliveira
    FBenfica0-0 (3-2 g.p.)Rio Ave

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47