placardpt
    Conheça João Teixeira

    Será João Teixeira o Manel de Jesus?

    Após a saída de Nemanja Matic do Benfica para o Chelsea, o treinador dos encarnados disse não ter ficado surpreendido com a saída do sérvio. Jorge Jesus salientava ainda que não jogando Matic, jogaria «o Manel». Nesta pré-época, João Teixeira tem sido aposta do treinador. Afinal, será o médio formado na Luz o Manel que os benfiquistas procuram? 

    «O João Teixeira pode ainda render mais»

    Foi isso que o zerozero.pt tentou perceber junto de quem conhece bem o jogador de 20 anos. Desde logo uma certeza, «Matic é Matic», disse ao nosso jornal Luís Norton de Matos, técnico que trabalhou na Luz com João Teixeira.

    «O João é um jogador com filosofia de jogo à Benfica, que cimentou isso muito bem na equipa B. Tem enorme potencial e bagagem competitiva. Como junior também já participava nos escalões superiores. Subiu degraus a pouco e pouco, num processo competitivo que foi acontecendo», afirmou Norton de Matos, antigo treinador de João Teixeira no Benfica.

    João Teixeira ao serviço do Benfica nesta pré-época ©Carlos Alberto Costa
    Ao zerozero.pt, o técnico deixou ainda a certeza de que «bem enquadrado na equipa do Benfica poderá ser uma boa solução». 

    João Teixeira tem 20 anos e nesta fase, Jorge Jesus vai testando várias soluções para o miolo dos campeões nacionais. Sem o lesionado Fejsa e enquanto não regressa em pleno Enzo Pérez, que até pode deixar a Luz, João Teixeira vai "colhendo frutos" do que foi "semeando" nos relvados do Seixal onde fez a sua formação.

    João Teixeira «é bom jogador, tem qualidade» mas «pode dar ainda mais», avisa Norton de Matos.

    Norton de Matos chama a atenção também para Lindelöf

    No entanto, a comparação com Matic continua bem presente na Luz para qualquer médio que apareça. O treinador prefere não comparar João Teixeira com o internacional sérvio.

    «São bastante diferentes. O Matic, pelo seu gabarito, classe e inteligência, é muito difícil de comparar com qualquer outro jogador no Mundo. Fazer uma comparação do João com o Matic não será favorável para o João. O João não tem tanto poder físico como o Matic. Para isso têm lá o Lindelöf», esclareceu.

    Joao Teixeira chegou ao Benfica em 2005 e, desde cedo, mostrou qualidades para que os responsáveis do Benfica lhe dessem uma oportunidade de ficar entre os "muros" encarnados.

    «É bom no passe curto, longo, lateralizado», explica Norton de Matos que ao traçar o raio x de João Teixeira afirmou ainda que o médio joga melhor num sistema de dois médios mais recuados.

    «Ele joga melhor em duplo pivot. Na minha opinião, ele jogará sempre melhor com outro companheiro no meio campo. Atualmente, não o vejo com capacidade de choque e leitura de jogo aéreo para jogar sozinho», destacou, não entrando ainda em comparação com William Carvalho.

    «Se comparar a William Carvalho, do Sporting, e Matic, estamos a comparar com jogadores mais fortes no choque, no duelo. O João tem outro perfume e outra rentabilidade, se jogar apoiado no meio campo.»

    A finalizar, Norton de Matos deixou ainda elogios para as equipas B dos clubes.

    «A vocação da equipa B é dar minutos também a jogadores em idade de juniores. De forma natural é um jogador que fez grandes progressos», explicou.

    A verdade é que João Teixeira convive, por estes dias, com o plantel de Jorge Jesus e é com o simbolo de campeão nacional que vai alinhando dia após dia, tentando voar nas asas da nova águia.

    Portugal
    João Teixeira
    NomeJoão Rafael de Brito Teixeira
    Nascimento/Idade1994-02-06(30 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(89)

    Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Gil Vicente
    Liga Portugal Betclic: Rio Ave x Gil Vicente

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    João Teixeira
    2014-08-01 16h47m por Skittlez
    Pelo que vejo vocês percebem pouco de jornalismo. O Jornalismo sempre falou em B. Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro como pérolas do Benfica nunca ninguém tinha falado do João Teixeira. E agora como JJ o chamou para fazer a pré época e ele anda a corresponder bem e anda a fazer golos começa a ter alguma atenção porque tem 20 anos. Nas equipas jovens nunca se destacou como os melhores do escalão(B. Silva entre outros). Dou - vos como exemplo o Sancidino todos diziam que ia ser um grande e...ler comentário completo »
    PO
    multibenficacam peao
    2014-07-31 21h28m por porc0_corrupsson
    claro que foi pelo golo porque se não tivesse marcado era um miudo do novo benfica como marcou já é uma estrela para os jornais.
    Temos que dar tempo para continuar a crescer e não desaparecer e talvez num curto de espaço de tempo nos possa ajudar na equipa principal se for para estar no banco empreste a um clube de 1ªliga ou devolva ao helder para continuar a evoluir no seixal
    ER
    DabidBTV
    2014-07-31 20h19m por ericorealejo
    concordo plenamente ctg. . . se tao todos impressionados com akilo k anda a fazer o joao teixeira k ja tem idade pra aparecer no futebol o k dizer entao de ruben neves k so tem 17 anos? k sera um dos melhores trincos do mundo? o jogador mal aparece faz 1 ou 2 jogos de qualidade vem todos ate inclusive jornais dizer k ja é estrela???
    Euforia
    2014-07-31 17h17m por DabidBTV
    Faz uns bons joguitos na pré-epoca e ja vejo benfiquistas a dizerem que é um craque e mete toda a gente a 1 canto e que vai ser titular na seleção etc e etc. Descam à terra pah o miudo pode ter qualidade mas não é assim que se ve com 3-4 jogos de pré-epoca. Outra coisa, estão tão entusiasmados do Benfica ter lançado 1 jovem na pré-epoca que até já fazem noticias e tal. . . é assim que vemos a imparcialidade agora para ficar igual façam também de um jovem do sporting. Just saying
    VA
    .
    2014-07-31 16h37m por Valter_matoso0o0o0o0
    Este menino Teixeira tem muita classe, muito toque de bola
    VA
    Sanches
    2014-07-31 16h37m por Valter_matoso0o0o0o0
    Renato Sanches é uma máquina apesar de ser júnior. . Penso que já poderia estar na B.
    NO
    teixeira
    2014-07-31 16h13m por notaartistica
    so o vi esta epoca, nunca tinha ouvido falar nele mas ate agora adorei que vi. so acho que devia fazer um treino para ganhar cabedal, a partir dai era mete-lo a rodar nos jogos mais acessiveis ou a meio dos jogos que ja "estao ganhos" e ficavamos ali com um grande 8. bem melhor que o talisca naquela posiçao
    KA
    João Teixeira
    2014-07-31 15h00m por KanZaNNa
    A meu ver tem talento para ficar no plantel principal, se for bem trabalhado vejo ali um "Enzo Português".
    Tou a gostar muito de o ver jogar
    PO
    Jovens do Benfica
    2014-07-31 14h47m por porc0_corrupsson
    já começa a imprensa a meter pressão nos miúdos.
    Marcou 1 golo já é o melhor do mundo CALMA ele ainda tem que continuar a crescer para ser uma aposta de futuro
    OR
    seleção
    2014-07-31 12h32m por orlandofutsal
    gostava de ver este miúdo com aquele outro do scp o WC no meio campo da nossa seleção já em 2016 mas o bentinho é burro . . . não vai acontecer
    João teixeira e bernado silva
    2014-07-31 12h22m por JPNV
    oh muito me engano, ou este jovem vai dar que falar !! espero que jesus o de muitos minutos esta época para poder evoluir um pouco mais e ganhar mais experiencia. . pra mim titular da selecção brevemente. .

    Quanto ao bernardo silva, é verdade que ele desperdiçou as oportunidades dadas, mas o jovem ja demonstrou muita qualidade e o JJ devia arriscar e o por a jogar mais vezes para ver se demonstra a sua verdadeira qualidade. .

    Falo de joao teixeira e bernardo ...ler comentário completo »
    Benfica
    2014-07-31 10h09m por JHendrix
    Nos últimos anos o Benfica tem tido bastante sucesso nos escalões de formação.

    Por isso acho que está mais que na altura de começar a apostar na rapaziada da casa.

    Bernardo, Teixeira, Ivan, Cancelo, Hélder, Romário. . .
    AR
    Tenham la calma
    2014-07-31 08h14m por araujo18
    Comecam logo ai comentarios de comparacoes com outros jogadores.
    Isto serve para falar do Joao Teixeira nao eh do Bernardo Silva, cada 1 tem o seu tempo, o Bernardo ha de entrar aos poucos na equipa eh preciso paciencia vai tudo correr dentro da normalidade.
    O J. Teixeira esta a agarrar bem esta oportunidade, so espero que mantenha os pes assentes no chao e continue a trabalhar da mesma forma, parece me bom miudo e tem coracao benfiquista.
    GO
    JMCLSCP
    2014-07-31 07h12m por gotballs
    Concordo plenamente com o teu plantel, So falta saber quem será o tal Trinco(6) e G. Redes com capacidade para entrar no 11 inicial de caras !!!
    JM
    SLB 14/15
    2014-07-31 02h07m por JMCLSCP
    Se o Enzo e o Gaitán ficarem, o Benfica acaba por ter um excelente plantel. A continuidade do Enzo asseguraria tempo para o Jesus trabalhar a nível táctico com o Talisca sem afectar o rendimento da equipa, pois tecnicamente já se viu que é muito evoluído. Seria algo do tipo:

    Guarda-redes: ? | Artur | Paulo Lopes
    DD: Maxi | Luís Felipe | João Cancelo
    DC: Luisão | Lisandro | César | Jardel
    DE: Eliseu | Benito
    MDC: R. Amorim | Fejsa | A. Almeida | Jo...ler comentário completo »
    João Teixeira
    2014-07-31 01h06m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Tem muita qualidade. Está aqui um exelente futuro médio da Seleção A e do Benfjca, se for bem aproveitado e ajudado.
    a ver se
    2014-07-31 00h58m por PortuguesdePortugal
    quando começarem os jogos a serio se continua a ser opção mas pensei sempre que da fornada que anda pela equipa B fosse o Bernardo a ser o primeiro a ter uma hipotese a serio no plantel principal, não gostava que se torna-se um Miguel Rosas 2 que tanto prometia e acabou no Belenenses
    João Teixeira
    2014-07-31 00h43m por Minnowkr
    Como já disse noutra noticia, prefiro que caso o Enzo saia que se aposte no João T. do que no Talisca. Tem uma enorme qualidade e garra este miúdo, que classe, e tem apenas 20 anos. Já o Talisca, apesar de ter talento, acho que não é o indicado para suceder a Enzo, pois joga de maneira completamente diferente, e não tem aquela garra que tanto se aprecia no Enzo.
    JO
    . . .
    2014-07-30 23h38m por joao3carlos
    O novo "8" hoje na sua posição rendeu muito mais e pôde mostrar toda a sua qualidade no jogo de hoje
    RB
    João "Manuel"
    2014-07-30 23h33m por RBRBF
    Só é pena não ser "João Manuel" se não estava esclarecido o comentário do JJ.
    Fora de brincadeiras, este miúdo tem jogado bem. Ainda bem que o Benfica começa a apoiar finalmente o que é nacional. É bom ver que esta geração tem muitos e bons jogadores. E a prova disso é que estamos prestes a ganhar o Euro Sub-19.
    fjribeiro1985
    2014-07-30 23h31m por golden_lynx
    De que raio estás a falar? Adiante achas que não tenho razão, achas mesmo que é necessário fazer uma reportagem cada vez que um jogador português é aposta num grande? Eu estou a criticar precisamente isso, chegamos ao ponto de termos de enfatizar e dar os parabéns pela aposta em jogadores portugueses por parte. . . de clubes portugueses. É uma crítica ao estado como o futebol português está, não uma crítica ao Benfica porque até apoio este miúdo. Outra coisa não vi nenhuma reportagem sobr...ler comentário completo »
    KA
    fjribeiro1985
    2014-07-30 23h29m por Kaiser_90
    Jogou o que? 10 minutos? Querias que ele fintasse toda a gente e marcasse um golo à maradona para ser aclamdo senão não presta? E os jogos todos que fez na época passada não contam, é apenas e só o melhor jogador dos sub21 caso não saibas, o Teixeira nem para aí é chamado. O Bernardo precisa sair ser emprestado e jogar numa boa equipa. Com o jj o miúdo não tem hipótese.
    ruimiguelpc
    2014-07-30 23h22m por golden_lynx
    A coisa é tão incomum hoje em dia que o Zerozero tem que fazer uma reportagem cada vez que acontece. Mas tens razão, nenhum clube que lance jogadores merece uma reportagem, deveria ser uma coisa normal que não precisasse de ser bajulada.
    KA
    João Teixeira
    2014-07-30 23h16m por Kaiser_90
    Deixem-se lá de coisas, só porque fez uns jogos de pré-época porque o jj não tinha mais ninguém para meter já estão a bajular o miúdo. Até o Carlos Martins era rei nas pré épocas. Este jogador não é nada de extraordinário como tantos outros que há para aí. Metem este a jogar para depois ser recambiado para a B e o verdadeiro talento (Bernardo Silva) é logo queimado e nem lhe dão oportunidades. E assim lá continuam a atirar areia para os olhos.
    RU
    Acho piada
    2014-07-30 23h09m por ruimiguelpc
    Benfica lança um jogador da formação dois ou tres jogos em amigáveis e temos uma reportagem para promover logo o menino. .

    Os do Sporting, por exemplo, não vale a pena, esses já é banal, deve ser assim que se pensa no zerozero. .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Internacional
    Melhor marcadora de sempre das canarinhas
    Fim de uma Era para o futebol feminino: Marta, aos 38 anos, anunciou, em entrevista à CNN Brasil, que vai renunciar à seleção brasileira, logo após os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    JS
    jsilva77 25-04-2024, 18:02
    RA
    raguar 25-04-2024, 18:00
    Blueonblue 25-04-2024, 17:56
    Ispeaksempolemicas 25-04-2024, 17:52
    RA
    raguar 25-04-2024, 17:52
    JHendrix 25-04-2024, 17:38
    Ispeaksempolemicas 25-04-2024, 17:35
    VerdeRubro 25-04-2024, 17:20
    Ispeaksempolemicas 25-04-2024, 17:18
    Coach_89 25-04-2024, 17:08
    fcpinvicta 25-04-2024, 16:45
    fcpinvicta 25-04-2024, 16:41
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 16:31
    pedrinho_dgl 25-04-2024, 16:27
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 16:24
    pedrorosa107 25-04-2024, 16:22