placardpt
    Dragão cheio para homenagem

    Empate na grandiosa homenagem de despedida ao Mágico

    Foi com 50 mil nas bancadas, emoção, cor, alegria e muita nostalgia que Deco foi homenageado com um jogo de tributo a um dos melhores jogadores da primeira década do novo século.

    Palavras, lágrimas, arrepios e recordações que perdurarão na memória dos que estiveram no estádio do FC Porto a vivenciar o adeus de Deco dos relvados, ele que chegou a Portugal em 1997 pela mão do Benfica, clube que não chegou a representar oficialmente.

    Depois de dois empréstimos, o brasileiro continuou a não contar e foi aproveitado pelo rival FC Porto, onde se viria a tornar numa das maiores figuras do clube, escrevendo páginas douradas e conquistando a Taça UEFA em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004.

    Comandando o futebol azul e branco, o número 10 naturalizou-se português e ajudou a seleção a atingir a final do Europeu, perdido para a Grécia. De seguida, rumou ao Barcelona, onde continuou a espalhar classe e magia com a camisola Blaugrana e com quem conquistou novamente a Liga dos Campeões, em 2006.

    ©Catarina Morais
    Esta noite, aquela equipa de 2004 do FC Porto e a de 2006 do Barcelona juntaram-se no tapete verde do Dragão para a homenagem ao Mágico. O jogo terminou empatado 4x4 e teve vários momentos de ternura e afeto para com Deco, a figura principal.

    Derlei e McCarthy foram os primeiros a marcar e levaram os dragões a ganhar para o intervalo. Entretanto, Messi entrou em campo, Deco mudou de equipa, Mourinho, Figo ou Roberto Carlos deixaram mensagens em vídeo nos ecrãs gigantes e o Barcelona empatou, graças aos golos de Eto'o e do próprio Deco (uma chapelada a Bruno Vale).

    Jankauskas fez o 3x2, Eto'o e Messi viraram para 3x4 e Deco fechou com o 4x4 e um final feliz, com muitos abraços e estrondosos aplausos.

    O Mágico despede-se, o público agradece-lhe, o futebol empobrece, mas os livros têm mais para contar às gerações futuras...

    FC Porto: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente; Costinha, Maniche, Pedro Mendes, Deco; Derlei e McCarthy.
    Jogaram também: Alenitchev, Mário Silva, Jankauskas, Jorge Andrade, Ricardo Fernandes, Sérgio Conceição, Bruno Moraes, Bruno Vale, Ricardo Carvalho, Rubens Junior e Secretário.

    Barcelona: Jorquera; Belletti, Silvinho, Oleguer, Van Bronckhorst; Davids, Gerard, Van Bommel; Gudjohnsen, Giuly, Ezquerro.
    Jogaram também: Luizão, Messi, Deco, Eto'o e Gerard.

    Portugal
    Deco
    NomeAnderson Luís de Souza
    Nascimento/Idade1977-08-27(46 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

    Fotografias(75)

    FC Porto 2004 v Barcelona 2006 (Amigável)
    FC Porto 2004 v Barcelona 2006 (Amigável)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ADEUS
    2014-07-27 10h51m por JorgePorto
    MAGICO. . .
    SI
    portista1893
    2014-07-27 05h49m por silva20320
    eu sou portista mas o teu offtopic é completamente ridiculo, guarda esse teu sentimento de raiva e azia so para ti, tinhas ido ao jogo e marcavas um encontro com o messi ja que o amas tanto lol
    portista1893
    2014-07-26 22h48m por Fary1993
    o teu comentario é simplesmente ridiculo ve se mesmo que so ves porto a frente ! ridiculo , faz uma coisa ao zz nao comentes nada !!
    Magico Deco
    2014-07-26 17h50m por VarelaShow
    Obrigado por tudo MAGICO DECO.
    O porto nunca mais vai ter um jogador como tu :)

    Ele é o número 10, finta com os dois pés, é melhor que o Pelé, é o DECO allezz, allezz
    PR
    DECO "O MAGICO"
    2014-07-26 16h26m por PRo20
    Obrigado pelas alegrias que destes a todos os portistas! És Mágico!
    DA
    Zerozero
    2014-07-26 15h02m por daiger7
    O vitor Baía tambem jogou pelo Barcelona
    TU
    por favor
    2014-07-26 11h53m por Tunekas
    alguém consegue me dizer porq razão o capucho não foi convidado? ele era amigo irmão do deco
    FE
    Lacerdex
    2014-07-26 03h21m por fer15
    Vi esta no Youtube, descreve bem o que é ser portista, com um pouco de clubismo mas mesmo assim do melhor:

    SER PORTISTA"
    "Ser Portista não é fácil
    é ser ladrão sem nunca ter roubado
    é ser burlão sem jamais ter lesado
    Ser Portista é bem difícil

    É dormir campeão, mérito dos jogadores
    e acordar vilão, por inveja dos vencidos
    É aguentar mentiras dos nossos detractores
    e aprender a lidar com factos distorcidos ...ler comentário completo »
    LA
    fer15
    2014-07-26 02h24m por Lacerdex
    Subscrevo por completo! Apesar de tudo, dos problemas que houve com as escutas, dos problemas devido à corrupção. . . etc, sinto orgulho em ser portista. Porque, apesar de tudo, um árbitro pode influenciar um resultado no futebol mas, não é ele que joga, que "toma conta" da bola, e o que é FACTO (e contra isso não há argumentos) é que pelo nosso gigante FCP já passaram grandes estrelas do futebol : Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Jorge Andrade, Bosingwa, Costinha...ler comentário completo »
    FE
    P. S
    2014-07-26 02h22m por fer15
    Aquela final em 2003 foi linda, ainda melhor que a de 2004, nesse ano a verdadeira final foi em Old Trafford, nunca vibrei tanto num jogo, foi a melhor final que vi o Porto ganhar. .

    Meia final de 2003;
    Final de 2003;
    oitavos de final 2004;
    Meias de 2011, os melhores jogos europeus que eu vi do Porto, e claro a segunda parte da final contra o Bayern que só vi em videos. O calcanhar de Madjer é absolutamente um momento brilhante, só um jogador do Porto para se lembrar de fazer aquilo numa final europeia hehe
    FE
    Lacerdex
    2014-07-26 02h17m por fer15
    Temos a mesma idade, nós crescemos a ver aquela equipa encantar a Europa, gosto de futebol graças aqueles Senhores da bola. .
    Somos mesmo um clube único, uma nação!! usando as palavras doutro grande clube, "O Porto é mais que clube. . . "
    LA
    fer15
    2014-07-26 02h10m por Lacerdex
    Confesso que no fim do jogo caiu-me uma lágrima :( . Ainda sou jovem, apenas 19 anos, mas lembro-me da conquista de 2004, e aquela "dream team" encantou-me por completo!
    Sinto saudades desses tempos, onde comia-se a relva pelo símbolo que se defendia ao peito. E, como já referi antes, a equipa que entrou hoje de início, a jogar contra a equipa do ano passado, penso que venceria bem. Aquele início de jogo, foi simplesmente do melhor! Golos, passes, jogadas ao 1º toque! Pareciam que ainda ontem tinham treinado juntos!
    FE
    Lacerdex
    2014-07-26 02h04m por fer15
    Mais vale ignora-lo, é só dor de cotovelo por o Porto conseguir trazer tantas estrelas para um jogo, e ter tido tanta estrela que ganharam tudo o que havia para ganhar. . Hoje foi a noite deles e de nós portistas relembrarmos os jogadores que tantas alegrias nos deram. Os meus ídolos de infância. .

    E ver-los a jogar com o "porto" de Espanha foi a cereja no topo do bolo

    Com o extra de poder ver aquela pulga que hoje voltou a "casa". . .
    LA
    AndreRodrigues1 2
    2014-07-26 02h01m por Lacerdex
    Eu ignorar, até ignoro. Mas, penso que já chega da "tolice" de certos users. Uma vez, duas vezes, três vezes. . . . Hmmmm, ok. Agora sempre?! Isto é um site público, e também nem sempre estamos com disposição para vir para aqui ver [. . . ] a sair nos comentários de certos users.
    Já enjoa, e até me admiro como é que a equipa do ZZ não faz nada! -. -
    LA
    predador
    2014-07-26 01h54m por Lacerdex
    Lava a boca antes de falares dos SENHORES que hoje estiveram no Dragão. Um desfilar de estrelas do futebol!! Para ti e para o teu clubezeco basta só nomes como Baía, Paulo Ferreira, Carvalho, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Maniche, Costinha, Derlei, Mcharty, Deco, Jorge Andrade. . .
    E, queres mesmo falar em "mancos"?
    Porque se assim for, tenho a dizer que então faltaram jogadores como : Artur Moraes, Djavan, Luis Filipe, Sidnei, André Almeida, Steven Vitória, Talsi...ler comentário completo »
    AP
    Ronaldinho
    2014-07-26 01h44m por apsd93
    Por acaso ainda hoje tinha discutido isso, um dia depois do Atl Mineiro ter dito que ia falar com o jogador ele perde o aviao. . Mas claro primeiro estao as obrigaçoes, agora escusava era de meter peta no pessoal. Alias muitos nao poderam vir pela mesma razao, xavi e iniesta por exemplo e mesmo o proprio mourinho aposto que só nao veio para depois nao ficar a aturar o russo xD
    AP
    sapt92
    2014-07-26 01h29m por apsd93
    Naopodia concordar mais, mas mentalidade portuguesa enfim. . Em vez de aproveitarem o espetaculo pelo qual o jogador teve de abdicar de um tempo em que podia estar numa praia deserta se despôs a passar algum tempo com velhos amigos e a ajudar á festa, mas acredita que fiquei bastante feliz por ver as pessoas a aplaudir no golo do Etoo. De resto espectaculo excelente até nois golos, de facto a despedida que o Deco merecia
    Deco
    2014-07-26 01h26m por Bruunuuh
    GRANDE HOMENAGEM!!! Parabéns Deco :)
    SA
    Messi
    2014-07-26 01h17m por sapt92
    eu como adepto portista detestei os assobios ao Messi, ele perdeu algum tempo das suas ferias para estar neste dia especial para homenagear um fenómeno que passou pelo Porto é uma vergonha assobiarem so porque são fas do Ronaldo, eu tambem sou grande fa do Ronaldo mas não é por isso que vou odiar o Messi, talvez muita gente odeia por frustração de um "anão" conseguir ser gigante em alguma coisa e essas pessoas não, falando por mim foi um orgulho receber um jogador como o Messi no estadio do ...ler comentário completo »
    FE
    sabedoria1005
    2014-07-26 01h06m por fer15
    Infelizmente existem idiotas em todos os clubes, mas os poucos assobios foram sempre abafados por aplausos
    janaoseimaisnen hum_
    2014-07-26 00h35m por pintas_fcp
    Sem dúvida, é um central experiente e que quando fosse chamado ao onze saberiamos com o que contar, muito certinho, é português, sabe o que é jogar no FCPorto e um líder no balneário.
    janaoseimaisnen hum_
    2014-07-26 00h29m por pintas_fcp
    Os próximos serão Andrés Fernandez e Ricardo Costa.
    FE
    P. S
    2014-07-26 00h28m por fer15
    Os nossos adeptos estiveram muito bem ao aplaudir ( abafar alguns assobios) sempre que Messi tocava na bola, não nos podemos esquecer que ele está ligado à nossa história ( daí o nosso presidente lhe ter oferecido aquele estádio em miniatura para ele levar para casa)
    FE
    Deco
    2014-07-26 00h26m por fer15
    O último toque na bola mostrou tudo o que ele foi. . um MÁGICO!!

    Sou um priveligiado, o meu primeiro jogo ao vivo foi nas antas a ver o Deco contra o Brasil!;

    O meu primeiro jogo no Dragão foi a ver o meu clube contra aquele que se tornaria o meu segundo clube ( Deco-Ronaldinho apaixona qualquer um! ) e ainda para mais foi ver a estreia daquele que se tornaria um dos melhores de sempre. . O orgulho de ter tido Deco a representar o Porto e poder dizer que Messi se...ler comentário completo »
    MH
    Grande Noite
    2014-07-26 00h20m por mhenriques
    grande festa para o Deco, mas também para um clube, que estando sempre virado para o futuro tem memória e orgulho nos seus. Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaa o Pooooooooooooooooooooooooooooo oooooooooooooooooooooooorto!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Perto de ingressar nos Reds
    Em busca de um novo treinador, face à saída anunciada de Jürgen Klopp, o Liverpool está em negociações com o Feyenoord. Quem o anunciou foi Arne Slot, atual ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 25-04-2024, 20:29
    moumu 25-04-2024, 20:24
    RA
    raguar 25-04-2024, 20:18
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 20:08
    SA
    santossantos 25-04-2024, 20:08
    3D
    3dA 25-04-2024, 20:06
    sexydriver 25-04-2024, 20:04
    Avalanche27 25-04-2024, 19:46
    ManchesterIsBlue 25-04-2024, 19:41
    tagogoncalogomes 25-04-2024, 19:40
    Blueonblue 25-04-2024, 19:39
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 19:26
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 19:19
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 19:15
    moumu 25-04-2024, 19:04
    moumu 25-04-2024, 19:02