placardpt
    Portugal vence mas sai fora

    Confirma-se, Portugal está fora do Mundial (2x1)

    2014/06/26 18:53

    Portugal está fora do Campeonato do Mundo. O cenário era o esperado desde o empate com os Estados Unidos e a vitória por 2x1 sobre o Gana serve apenas como uma espécie de prémio de consolação para os comandados de Paulo Bento.

    A diferença entre os golos marcados e sofridos atirou a seleção portuguesa para fora do Mundial e a goleada sofrida na primeira jornada com a Alemanha acaba por ser uma «espinha atravessada» no trajeto português, se bem que Portugal podia ter feito mais nas três partidas que disputou.

    Diante dos ganeses, que também lutavam pelo apuramento, a seleção orientada por Paulo Bento criou oportunidades mais que suficientes para vencer por uma margem superior a um golo, mas tal não aconteceu. À primeira parte bem conseguida, a turma das quinas não conseguiu dar seguimento na etapa complementar e com o passar do tempo a esperança foi desaparecendo.

    Se Portugal tivesse jogado sempre assim...

    Uma coisa é certa. Se Portugal tivesse jogado sempre como o fez na primeira parte do encontro com o Gana de certeza que teria seguido para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Ao terceiro jogo, Paulo Bento apresentou o terceiro onze diferente e do mesmo se destaca pela primeira vez a inclusão de William Carvalho, que pela serenidade, confiança e certeza que deu ao meio campo deixou a impressão de que devia ter sido aposta inicial mais cedo.

    É verdade que a seleção portuguesa chegou ao intervalo a vencer por 1x0 com um golo na própria baliza de um jogador ganês. Além disso, houve também alguns erros cometidos, mas pela atitude, frescura física e superioridade sobre o adversário, Portugal só deixou sinais de que o adeus é prematuro porque a postura que teve contra os ganeses, se a tivesse tido contra a Alemanha e os Estados Unidos os resultados podiam ter sido diferentes, especialmente diante dos norte-americanos.

    William Carvalho foi titular pela primeira vez e deixou a ideia de que devia ter sido lançado mais cedo neste Mundial ©Lusa
    A precisar de marcar vários golos para ainda ter esperança no apuramento para a próxima fase, Portugal entrou com uma postura ofensiva no encontro e aos cinco minutos, numa espécie de cruzamento-remate, Cristiano Ronaldo viu a trave negar-lhe o primeiro golo neste Campeonato do Mundo. Minutos depois, mais particularmente aos 12, o capitão da seleção das quinas ameaçou de livre e aos 18 minutos só não inaugurou o marcador porque Fatawu Dauda fez uma enorme defesa após o seu cabeceamento.

    Com três oportunidades criadas, Portugal estava claramente melhor no jogo e parecia uma questão de tempo até marcar, mas o Gana, que também precisava de ganhar para poder seguir em frente, tentava explorar o balanço ofensivo dos lusos, algo que só não aconteceu aos 23 minutos porque Beto, com uma boa saída da baliza, negou o golo a Asamoah Gyan. Foi a melhor situação dos ganeses na primeira parte.

    Aos 31 minutos, finalmente, surgiu o tão esperado golo de Portugal num momento de alguma sorte pela forma como John Boye colocou a bola dentro da própria baliza após cruzamento de Miguel Veloso. Porém, a jogada de João Moutinho, que fez o passe para Veloso, merecia um desfecho condizente. A partir daqui e até ao final do primeiro tempo, a seleção das quinas voltou a criar mais duas oportunidades para marcar, nomeadamente através de um remate de Cristiano Ronaldo defendido pelo guarda-redes ganês e outro de Rúben Amorim ao lado.

    Esperanças lusas caíram na segunda parte, ganeses ainda sonharam

    Ao contrário do primeiro tempo, Portugal entrou mal na segunda parte e permitiu que os ganeses crescessem no encontro. Por isso, foi sem surpresa que a seleção africana conseguiu chegar ao empate aos 57 minutos, altura em que Asamoah Gyan aproveitou uma falha de marcação de Miguel Veloso para restabelecer a igualdade.

    Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória e passou a ser o primeiro jogador português a marcar em três edições diferentes de um Mundial ©Lusa
    Com o empate do Gana, que aconteceu segundos depois de no outro jogo a Alemanha se ter adiantado no marcador frente aos Estados Unidos, Portugal foi claramente abaixo e foi por pouco que não viu os ganeses a fazerem o 2x1 aos 61 minutos, altura em que Abdul Waris, completamente sozinho, cabeceou ao lado.

    O jogo tornou-se mais aberto, pois o Gana tinha obrigatoriamente que marcar para conseguir o apuramento, mas Portugal não teve capacidade para explorar essa situação da melhor forma. A turma das quinas jogou sem critério e na frente Cristiano Ronaldo esteve sempre muito sozinho, pois Éder foi incapaz de aparecer no jogo desde o primeiro minuto até ao momento em que foi substituído por Vieirinha, Nani idem e Varela, que entrou para o lugar de João Pereira, esteve longe de ser a esperada «arma secreta».

    Ainda assim, a seleção orientada por Paulo Bento, numa espécie de prémio de consolação, despediu-se do Mundial com uma vitória, pois Cristiano Ronaldo, a dez minutos dos 90, rematou para o 2x1 após falha do guarda-redes do Gana. Nessa altura, Portugal tinha que marcar três golos para conseguir passar mas a missão era impossível, tal como se veio a verificar, embora Ronaldo tenha tido duas boas situações para o fazer.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    GANA

    Fotografias

    Portugal v Gana (Mundial 2014)
    Portugal v Gana (Mundial 2014)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Tunekas
    2014-06-27 17h14m por stanpanan
    Faz hoje 8 séculos de língua Portuguesa!!!

    Aprenda a respeita la e escrever direito!
    TU
    vossa selessao
    2014-06-27 17h09m por Tunekas
    eu estou com meu brazil
    Eder muito fraco
    2014-06-27 14h00m por lucianosaopaulino
    Eu estava lá ao vivo. coitado do Ronaldo por jogar ao lado do Eder . Será que 4-3-3 é mesmo o ideal para Portugal ?
    Malditos Alemães!
    2014-06-27 10h15m por Sportinguista1976
    Nós fizemos a nossa parte que foi vencer o Gana, a Alemanha é que não fez a sua parte que era golear os EUA! hihihihi
    Portugal - Gana
    2014-06-27 07h57m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    ontem viu-se uma Seleção com um pouco mais de vontade, era para conseguirem o milagre e os chamarem de heróis? se assim era, ainda bem que não passaram, tivessem tido essa atitude nos outros 2 jogos e talvez conseguíssemos a passagem.
    criámos ocasiões mas desperdiçamos e no golo ganês a defesa falhou e o gol average ficou ainda pior.
    agora que façam uma boa qualificação para o EURO 2016
    BE
    Kurika
    2014-06-27 00h26m por benficaeterno
    Deste-me uma ideia. . .

    Assim reformulo:

    10º A Liga obrigar todos os clubes a jogarem apenas no máximo com 3 jogadores estrangeiros não internacionais A, sendo que esses 3 jogadores tem de pertencer a países que participaram no último Mundial!

    Todos os outros estrangeiros utilizados tem que ser internacionais A pro países que foram ao Mundial ou às meias-finais da sua prova continental (à excepção da Oceânia)

    E ainda obrigatório: 4 portuguese no onze, tirando clubes que se classificam para a Liga dos Campeões!
    BE
    pablo-aimar
    2014-06-27 00h22m por benficaeterno
    Postiga tem 18 golos em 24 jogos oficias por Portugal!

    3 golos em 6 jogos a titular em Fases Finais!

    4 golos a titular em 3 jogos frente a Espanha, Alemanha, Inglaterra, Holanda!

    Quer se queira quer não Postiga tem um rendimento na selecção ao nível dos melhores do Mundo!

    E tem um rendimento nos clubes fraquíssimo!

    Mas como é da selecção que estamos a falar, não existem motivos para deixar de insistir nele. . .
    ...ler comentário completo »
    benficaeterno
    2014-06-27 00h16m por Kurika
    Vês? Quando não te pões a venerar a estatística, dizes coisas com jeito!
    Bom post, com vários aspectos interessantes, sendo que concordo em absoluto quando dizes que não é preciso tanta histeria acerca de revoluções. Mas destacaria isto:

    "10º A Liga obrigar todos os clubes a jogarem apenas no máximo com 4 jogadores estrangeiros não internacionais A pelos seus países!"


    Acho que estaríamos aqui a criar um grande problema que era os clubes irem busca...ler comentário completo »
    BE
    rectificação
    2014-06-27 00h10m por benficaeterno
    ao primeiro jogo
    BE
    BALANÇO SELECÇÃO PÓS MUNDIAL 2014
    2014-06-27 00h09m por benficaeterno
    Hora de fazer o balanço final. . .

    1º Avaliar o valor global dos 23 jogadores escolhidos. . . Valor global é o valor dos jogadores em condições normais. . . Ora esta seleção tem 4/5 jogadores que jogam em clubes para serem campeões europeus de clubes, o mesmo que em 2000 e 2002. . . Portanto, ao contrário do que se diz, os jogadores portugueses não perderam competitividade internacional. . . Não temos menos jogadores de qualidade, apenas temos menos que 2004. . . Isso le...ler comentário completo »
    DA
    Cristiano Ronaldo
    2014-06-27 00h00m por DaniMo
    Este gajo é bom, já não tem nada a provar a nimguem mas, neste mundial mostrou que não devia ser capitão de equipa, as declarações depois do jogo com os EUA (apesar de ter razão) e hoje a atitude dele (foi o primeiro a desistir do jogo) não é de um capitão de equipa.
    GO
    pablo-aimar
    2014-06-26 23h54m por goleador_17
    Está visto que a posição de PL é a mais carenciada, mas a verdade é que não há mais, nesta posição somos fracos em quantidade e qualidade. . . Esperemos que o Nélson Oliveira se afirme de vez. . Éder é veloz, mas peca na finalização e é limitado tecnicamente. . . Para mim Hugo Almeida por enquanto ainda é a melhor opção.
    Paulo Bento.
    2014-06-26 23h49m por M-Filipe7 via mobile
    Pode ser que aprenda , Postiga Meireles e Rui Patricio não tem qualidade para a seleção Veloso ja foi Veloso, Eder devia ter saido ao intervalo pq tudo lhe corria mal . Adrien deveria ter sido convocado , Antunes tambem , Quaresma Talvez desse uma ajudinha , Rafa nao devia ter ido ao Brasil apesar de ser bom jogador ja era previsivel que nao saisse do banco . Acho bem que entrem novos na seleção porque os que la estao nao jogam para sempre . . Mas levar jovens sem experiencia de seleçao o...ler comentário completo »
    fifareturns 2
    2014-06-26 23h40m por taliban15 via mobile
    Epa nao me leves a mal, mas li os teus ultimos 4/5 comentarios e em todos eles disseste bacurada é que nao disseste uma coisa acertada. . .

    para ti o plantel da selecçao nehum prestava, eu gostava se fosses costa riquenho ou grego ou mesmo que tivesses nascido no irao o que farias a vida, gostava de ver o plantel que achavas melhor, ai. e que ia ser mesmo"take awai". . . Ronaldo o melhor jogo dele? Claro foi o melhor jogo da selecçao, mas esteve ao nivel dele? Claro que nao. . .
    GO
    Análise
    2014-06-26 23h37m por goleador_17
    Foi mau o nosso desempenho no Mundial. Nem é pelo facto de termos feito 4 pontos ( dependendo das circunstâncias até poderíamos passar ), mas sim pelo fraco futebol que apresentamos nas duas primeiras partidas. A chave esteve essencialmente na derrota frente a Alemanha, derrota pesada que deixou marcas nos jogadores. . . Aconteceu tudo, más arbitragens, problemas físicos, instabilidade. . . Os jogadores estavam muito mal fisicamente, era notório. . . Há jogadores que já não têm pernas...ler comentário completo »
    DI
    PrinceLied
    2014-06-26 23h36m por DIEGOCOSTA
    Toda gente sabe que Paulo bento falhou , mas se Cristiano tivesse concretizado as oportunidades de golo que teve agora ninguém se lembrava disso!
    Isso é o que tu dizes amigo se tivéssemos passado ninguém mais se lembrava disso acredita!ou achas que se varela não tem marcado aquele golo no último europeu contra a Dinamarca que Paulo bento ainda estava na seleção?
    DI
    FIFAforever_ret urns2
    2014-06-26 23h30m por DIEGOCOSTA
    Só pecou na finalização ? lololo precisamente onde ele é melhor !nós de Cristiano só criamos golos que é o que ele melhor sabe fazer e ele falhou é assim tão difícil de entender isso ?
    Grande exibição era se ele tivesse marcado as 5 claras ocasiões de golo!
    DIEGOCOSTA
    2014-06-26 23h29m por PrinceLied
    Tivesse Portugal passado ou não aos oitavos e cumprido o seu objectivo principal, seria exigida a demissão de Paulo Bento, pois estes "falhanços" não se deixam, ou não se deviam deixar, simplesmente passar.
    DI
    DaniMo
    2014-06-26 23h23m por DIEGOCOSTA
    Toda gente sabe que Paulo bento falhou , mas se Cristiano tivesse concretizado as oportunidades de golo que teve agora ninguém se lembrava disso!
    VD
    Portugal
    2014-06-26 23h21m por vdef
    Se tivessem aproveitado melhor as oportunidades poderiam ter obtido o resultado desejado (5-1). Ronaldo, talvez por cansaço, desperdiçou oportunidades que não é costume nele. E o Gana tava sem Boateng e Muntari. No golo deles há que lhes dar o mérito, foi bem construído. Acho que Eder não devia ter sido convocado, não mostrou qualidade suficiente para representar a seleção nacional. Ronaldo podia ter jogado no meio. Quanto á tática é altura de abandonar o 4-3-3 mas também não põr jogadores em campo com características semelhantes.
    DA
    ERRO
    2014-06-26 23h16m por DaniMo
    O unico erro que cometemos neste mundial, foi não termos levado jovens talentos que estão agora a começar a aparecer, para começar já a preparalos para o Europeu de 2016.

    A nossa seleção é a 2º mais velha do campeonato do mundo. O Paulo Bento, sabia muito bem que depois deste mundial mais de metade da equipa não estaria no europeu de 2016. Era arriscado claro, apostar na joventude sem experiencia, mas como esta visto a experiencia não assegura nada. Assim saimos do campeo...ler comentário completo »
    DI
    FIFAforever_ret urns2
    2014-06-26 23h13m por DIEGOCOSTA
    Claro que não !a culpa é de um menino que é bola de ouro neste momento que falhou golos em doses industrias neste jogo que nos dava a passagem a outra fase!
    Ronaldo esta lesionado só na tua cabeça ninguém da os piques que ele deu lesionado!Ronaldo nos dois primeiros jogos não foi bem servido pela equipa(sim porque ele precisa que a equipa jogue para ele aparecer)neste foi mais que servido e falhou!
    PA
    FIFAforever_ret urns2
    2014-06-26 23h07m por Paloshi
    não me tomes como benfiquista mas diz-me quando é que o rúben amorim falhou, quanto aos restantes sou da mesma opinião tirando um caso ou outro
    DI
    pablo-aimar
    2014-06-26 22h57m por DIEGOCOSTA
    Ronaldo falhou quando não podia!essa é que é a verdade!só ele sozinho teve oportunidades suficientes para passarmos, depois da ajuda da Alemanha!
    1oFCP
    2014-06-26 22h52m por MkaP21
    Obrigado percebi agora o que quis dizer com o seu comentário. Mas de qualquer das formas já houve pessoas a dizer isso, que o Zlatan não valia nada sobretudo Portugueses depois do jogo contra Portugal. . mas são opiniões ou emoções demonstradas da pior forma não se deve de dar muita atençâo quando é assim, digo eu.
    jogos históricos
    U Quinta, 26 Junho 2014 - 17:00
    Estádio Nacional Mané Garrincha
    Nawaf Shukralla
    2-1
    Cristiano Ronaldo 80'
    John Boye 31' (p.b.)
    Asamoah Gyan 57'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08