placardpt
    Distribuição geográfica do futebol

    Distribuição por associações: AF Porto amplia domínio, bipolarização mais vincada

    Conhecidas as 42 equipas que vão marcar presença nos campeonatos profissionais do próximo ano, o zerozero.pt partiu para a distribuição geográfica dos clubes por associação, num formato renovado e que faz com que se registem mais quatro equipas do que na temporada que terminou.

    Depois da vitória do Vitória de Guimarães B no play-off do Campeonato Nacional de Seniores, frente ao Benfica de Castelo Branco, ficaram confirmados todos os nomes que vão compor os dois principais escalões do futebol português, que são tutelados pela Liga de Clubes.

    Analisando as entradas das quatro formações (recorde-se que não desceu nenhuma formação dos campeonatos profissionais para o CNS), fica percetível que as associações mais representadas ficaram ainda mais reforçadas, pois a de Braga recebeu a turma secundária dos vimaranenses, a de Lisboa viu o Oriental subir e a do Porto ficou ampliada com o Boavista e o Freamunde.

    ​Ao todo, a AF Porto viu o seu estatuto sair reforçado, agora que regista 10 das 42 equipas: FC Porto, Rio Ave, Paços de Ferreira, Penafiel, Boavista, FC Porto B, Desportivo das Aves, Leixões, Trofense e Freamunde. Logo depois surge a AF Lisboa, com oito equipas: Benfica, Sporting, Estoril, Belenenses, Benfica B, Sporting B, Atlético e Oriental. A terceira 'potência' nacional é a AF Braga, com seis clubes: SC Braga, Vitória SC, Gil Vicente, Moreirense, SC Braga B, Vitória SC B.

    ©Sérgio Oliveira
    Neste particular das três associações mais representadas (24 dos 42 clubes), nota também para o facto de a AF Lisboa ter perdido o predomínio na Liga ZON Sagres, pois apesar de ter mantido os quatro emblemas (Benfica, Sporting, Estoril e Belenenses), viu a AF Porto passar de três para cinco (Boavista e Penafiel juntam-se a FC Porto, Rio Ave e Paços de Ferreira) e a AF Braga subir de três para quatro (Moreirense acompanha SC Braga, Vitória SC e Gil Vicente).

    Abaixo desta espécie de Big Three surgem a AF Aveiro (Arouca, Beira-Mar, Feirense e Oliveirense) e a AF Madeira (Nacional, Marítimo, Marítimo B e União), com quatro clubes representados. A AF Algarve conta com três (Olhanense, Portimonense e Farense), a AF Viseu regista duas (Tondela e Académico de Viseu) e, por fim, existem cinco associações com um representante: AF Setúbal (Vitória FC), AF Coimbra (Académica), AF Vila Real (Chaves), AF Ponta Delgada (Santa Clara) e AF Castelo Branco (Sporting da Covilhã).

    Sinal de desnivelamento é ainda o facto de apenas 12 das 20 associações (condensando a AF Ponta Delgada, a AF Horta e a AF Angra Heroísmo numa só) se fazer representar nos dois principais campeonatos em Portugal. As associações de Santarém, Beja, Évora, Leiria, Guarda, Bragança, Portalegre e Viana do Castelo são as que não registam qualquer equipa ao mais alto nível.

    Nota: As equipas B foram contabilizadas de forma separada das suas equipas principais, já que, para todos os efeitos, ocupam vagas por mérito desportivo (já que podem descer de divisão, se a classificação assim o designar).

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AN
    OrgulhoAzul
    2014-06-10 12h45m por AntiEstarolas
    sou boavisteiro e concordo a 100% com o que disseste! alias, se a maioria dos nortenhos apoiasse as equipas do norte, o boavista seria um grande a nivel de adeptos. ha muitos adeptos nortenho a apoiar clubes do sul! acontece algo semelhante no sul, os portistas do sul, cuja maioria eram lagartos que se converteram por necessidade de ganhar algo, podiam muito bem apoiar o belenenses
    Orgulhoazul
    2014-06-10 02h29m por AndradesNaoObrigado
    Deves ser tanto da Invicta como eu sou de Trás-os-Montes, ai os Benfiquistas e Sportinguistas na Invicta estão a acabar, lololol

    Em Paranhos tens os lideres dos Diabos Norte, nos Bairros de Paranhos S. Tomé, Carriçal, Agra e Regado, Benfiquistas são mais que as mães, falo destes bairros porque são os que conheço melhor, mas onde trabalho conheço muito pessoal de Aldoar e arredores e muitos deles são Benfiquistas. . .

    Verdadeiro era se dissesses que a força...ler comentário completo »
    Explicaçao parte 2
    2014-06-10 01h54m por Ahly
    O mesmo se passa anivel nacional, nas regioes com mais desenvolvimento economico e industrial, exemplo do Porto com imensa industria a volta (os moveis de Paços de Ferreira, Porto de Leixoes, as universidades) a regiao de Lisboa, por ser a capital, a regiao de Braga, com bastante industria, a 3a maior cidade portuguesa, e onde existe muito bairrismo, e as regioes turisticas da Madeira e do Algarve, que tem as duas 7 clubes nos campeonatos profissionais!
    Explicaçao
    2014-06-10 01h47m por Ahly
    Os clubes aparecem fortes como as regioes sao! Por exemplo, sou do distrito de Aveiro, onde ha mais populaçao, industria, universidades, desenvolvimento economico, e onde ha os clubes mais fortes, casos dos clubes do norte do distrito de Aveiro (Feirense, Oliveirense e Arouca) e da cidade de Aveiro (Beira-Mar), assim como no CNS existe essa predominancia de equipas da regiao de Santa Maria da Feira, Sao Joao da Madeira e Oliveira de Azemeis, e da regiao da cidade de Aveiro, sendo po...ler comentário completo »
    GO
    unsub
    2014-06-09 22h45m por gongasmota1998
    Obrigado
    Mas não concordo muito com esta política penso que para isso convidava-se mais um clube do CNS
    OR
    Nasir
    2014-06-09 22h10m por Orgulhoazul
    Subscrevo tudo o que disseste. . . a maior dos benfas que se vê no Porto nem sao do Porto. . . sao de matosinhos, paredes e por ao fora. . . ou entao alguns frustrados de gerações antigas, mas e uma grande minoria, eu sei do que falo porque sou portuense de gema, criado e nascido no Porto cidade!mesmo no Porto ocidental onde eu vivo e onde esta o Boavista e maior parte sao portistas, havendo inclusive vários núcleos um pouco por todo o lado, só tenho pena que o Boavista nao tenha mais adeptos as...ler comentário completo »
    hc_aavik
    2014-06-09 21h28m por unsub
    não tenho a certeza mas acho que na primeira liga descem dois e o 16 classificado vai ao play off

    na segunda liga uma primeira fase com 2 zonas norte / sul com 12 clubes.
    após a primeira fase, os seis primeiros classificados ficam apurados para disputar a fase de subida
    sobem dois e o terceiro vai ao play off
    Mas alguém sabe?
    2014-06-09 20h53m por hc_aavik
    Mas afinal como vão ficar os campeonatos da próxima época? Descem quantos? sobem quantos? há play-offs? uma ou duas séries na segunda liga?
    gongasmota1998
    2014-06-09 20h13m por unsub
    o atletico foi convidado a ficar na segunda liga, não vai descer ninguem



    á uns ano chegou a haver mais equilibrio na distribuição das equipas e até o alentejo e os açores estavam representados na primeira liga havia o estrela da amadora, alverca , farense , campomaiorense, santa clara
    NA
    Predador
    2014-06-09 18h41m por Nasir
    confesso que só conheço 2 ou 3 da minha idade, conheço bem mais boavisteiros, aliás acho que até do Leixões, o benfiquista no Porto é definitivamente uma espécie em vias de extinção, essa malta que vai para a rua festejar as vitorias do "glorioso", muitos são gente de fora que vive cá, portuenses benfiquistas já existem muito poucos. . . lamento, até verti uma lagrima ao escrever isto!!!
    GO
    Mas afinal
    2014-06-09 18h22m por gongasmota1998
    O atlético não tinha descido de divisão ?
    PE
    enfim. . . .
    2014-06-09 17h41m por pedrotenex
    Como era óbvio esta notícia ia dar peixeirada. Quase que me atrevo a dizer que o zz escreveu o texto só para ter centenas de comentários. . .
    A razão do panorama ser este eu não sei explicar (nem me vou por com ciências e teorias), mas de certeza que não é por causa de sistema nenhuma.
    E por favor não extrapolem um fenómeno desportivo para a força ou qualidade do Norte/Porto, porque nada tem a ver.
    Eu sou do Norte, mas para mim Portugal é um todo, tem é de ser unido!
    JO
    SLBng
    2014-06-09 17h38m por joaoloriga-
    Não prestei bem atenção ao comentário. mas também nunca ouvi os portuenses a dizerem que a Académica e a Naval são clubes do norte
    BR
    Mapa
    2014-06-09 17h35m por braz03
    O mapa que representa as associações está mal legendado. A AF Braga está no lugar da AF Viana do Castelo. Devia ser o destrito abaixo.
    Norte e Sul
    2014-06-09 17h35m por jpr1997
    É verdade que grande parte das equipas são do Norte. Mas se vir mos a classificação da liga a unica equipa do Norte nos 8 primeiros era o Porto
    nasir
    2014-06-09 17h32m por mfreitas20
    eles n estao em extinçao n podem é sair a rua para comemorar pq sao agredidos é diferente
    JO
    SLBng
    2014-06-09 17h32m por joaoloriga-
    Olha para o mapa e divide-o em 3. E depois diz-me qualquer coisa
    JO
    PredadorIsGod
    2014-06-09 17h27m por joaoloriga-
    O que dizes não faz o mínimo de sentido.
    Tal como tudo neste país, o norte é mais forte. Fácil
    NA
    Predador
    2014-06-09 17h27m por Nasir
    O futebol demonstra bem qual é a Região mais dinâmica e importante do pais, assim como noutros sectores como as Universidades e outras coisas importantes, em Lisboa é só mesmo o poder politico e financeiro, assim como os lobbies e o sistema. . . ah e aquele clube que se diz o clube nacional, mas cá pelo Porto já anda perto da extinção. . .
    NM
    luis17nani
    2014-06-09 17h17m por nmrp
    houve anos em que não era tão acentuado:

    - olhanense
    - portimonense
    - u leiria
    . . .
    b mar e naval que apesar de tudo eram a sul do porto. . .
    R3
    Falta alguma equipa porque o. . .
    2014-06-09 17h12m por R315
    Vitória SC B não está na segunda liga!
    Acho
    2014-06-09 17h00m por luso08
    que é um pouco estranho que a equipa mais a sul da Primeira Liga seja o V. Setúbal, mas em contrapartida tenhos as potencias do alvgarve(Olhenense, Portimonense e Farense) todas juntas na Liga de Honra
    Como vão ser os campeonatos?
    2014-06-09 16h48m por hc_aavik
    Já se sabe como vão ser os campeonatos da próxima época? Descem quantos? sobem quantos? há play-offs? uma ou duas séries na segunda liga?
    NM
    90s
    2014-06-09 16h42m por nmrp
    voltámos aos anos 90 com o mapa do futebol "inclinado" a norte. . .
    JV
    ERRO
    2014-06-09 16h34m por jvascoc
    Como referido a meio da noticia, chaves, da AF VILAREAL, consta na "segunda liga" e assim sendo a AF VILA REAL nao pode ser contabilizada como associação que nao está representada nas ligas profissionais.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53