placardpt
    Portugal e Grécia empatam

    Portugal não se viu grego, mas não marcou

    Primeiro teste de Portugal antes do Campeonato do Mundo com boas indicações mas sem golos. Paulo Bento cumpriu o que havia prometido, ensaiar estratégias e soluções, variações estratégicas e táticas. Nani e Éder deram nas vistas.

    Apesar de o confronto entre Portugal e Grécia ser de preparação, mais ainda em vésperas do Campeonato do Mundo, a equipa das quinas deu bons sinais ao longo de toda a primeira parte, entrando em campo com grande dinâmica, boas aproximações da zona de finalização e aproveitando os lances de bola parada.

    ©Carlos Alberto Costa
    Num esquema menos habitual – dois pontas de lança, Éder e Hélder Postiga -, e com Varela e Nani a oscilarem entre o ataque e o meio, mediante a equipa das quinas atacasse e defendesse, Portugal entrou a ameaçar logo no segundo minuto de jogo, por Éder, que cabeceou na zona do ponta de lança para a defesa de Karnezis, depois de um bom cruzamento de Nani.

    Apesar das novidades no 11, com jogadores em campo menos habituados a jogarem juntos, Portugal foi sempre melhor. Em ataque, William Carvalho e Miguel Veloso desdobravam-se, ora ficando um atrás, ora ficando o outro. Em construção, Varela e Nani surgiam mais ofensivos, e muitas vezes o jogador do FC Porto apareceu em espaços mais interiores, movimentações que pouco lhe conhecemos. Éder, mais móvel, ajudava mais na construção e surgia bem em zonas de finalização, sendo um dos destaques da primeira parte bem conseguida das quinas.

    Sempre com mais bola e mais pendor ofensivo, Bruno Alves repetiu o gesto de Éder, à passagem dos seis minutos, e depois Ricardo Costa. Aos sete minutos Portugal já podia estar a vencer e só não festejou porque Karnezis também fez o seu trabalho e foi defendendo com brio as redes helénicas.

    Portugal dominou, deu boas indicações e apresentou bons pormenores, perante uma Grécia que parecia estar a jogar para o ponto, mesmo sendo um amigável. Tanto assim foi que só aos 38 minutos surgiu o primeiro remate da equipa orientada pelo português Fernando Santos. Eduardo, que até esse instante era um mero espectador do jogo, continuou. Torosidis, de fora da área, rematou ao lado.

    ©Catarina Morais
    O ritmo do jogo baixou, a qualidade também, e o nulo permaneceu até ao intervalo. Nani e Éder reclamavam os holofotes do primeiro tempo.

    Ritmo mais baixo, qualidade inferior

    Paulo Bento mexeu ao intervalo, trocando Postiga por Hugo Almeida e colocando Beto no posto de Eduardo. A tendência apresentada na primeira parte manteve-se. Mais Portugal, menos Grécia, que continuava com problemas no último processo de construção.

    Os lances de perigo iminente, no entanto, escasseavam. Paulo Bento voltou a mexer, tirou Éder, meteu Rúben Amorim, e a estrutura da seleção passou a ser aquela mais tradicional, com um trio no meio-campo, Varela e Nani a apoiarem Hugo Almeida, no centro do ataque. 

    Foi assim que surgiu o perigo, aos 66 minutos: arrancada de Varela, cruzamento pingado para Nani e o corte dos gregos pela linha de fundo. Logo depois, novamente o extremo do United a criar perigo, a tirar um adversário do caminho com uma simulação e a rematar forte, obrigando o guarda-redes grego a defender a dois tempos. 

    ©Catarina Morais
    ©Catarina Morais
    A Grécia só aos 80´ chegou à baliza lusa com Ricardo Costa a cortar na hora certa um cruzamento de Torosidis. Ainda houve tempo de Vieirinha e Rafa entrarem em campo, de Beto brilhar com uma grande defesa após um remate de Fetfatzidis, dentro da área, e de Ricardo Costa ensaiar um cruzamento em jeito que foi à barra, mas nada mais.

    O último jogo dos lusos em território nacional terminou em branco mas em festa, do Centenário da Federação e da homenagem a Eusébio e a Mário Coluna. Seguem-se os amigáveis com o México e com a República da Irlanda, nos Estados Unidos da América. Só depois a equipa das quinas viaja para o Brasil, para participar no Mundial.

    11 anos depois
    O Jamor voltou a receber a seleção portuguesa, 11 anos depois. A última vez que a equipa das quinas havia jogado no estádio Nacional remonta ao dia 10 de junho de 2003, triunfo por 4x0 num amigável com a Bolívia. Hélder Postiga é o único que se mantém desde esse tempo e nesse jogo bisou

    Jogo do Centenário
    O jogo com os helénicos serviu para não só comemorar os 100 anos da Federação mas também os 70 do estádio do Jamor

    Homenagem a dois ídolos
    Mário Coluna e Eusébio foram homenageados na partida com a Grécia. Os dois jogadores, falecidos no decorrer deste ano, foram relembrados nas bancadas do Jamor com duas fotografias gigantes

    Jamor quase cheio
    As bancadas do estádio Nacional estiveram quase cheias naquele que foi o último jogo da equipa das quinas em solo luso antes do Mundial: 33 566 espetadores. Em cima do minuto 40 da primeira parte continuava a entrar gente no Jamor, provavelmente devido ao trânsito que se acumulou nos acessos ao estádio

    Ronaldo no banco
    Paulo Bento havia confirmado que Cristiano Ronaldo e Pepe não jogariam frente à Grécia mas o capitão foi ao banco, tal como o central merengue e viu a exibição lusa junto aos restantes companheiros e restante equipa técnica

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Fotografias(80)

    Portugal v Grécia (Jogo do Centenário da FPF)
    Portugal v Grécia (Jogo do Centenário da FPF)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    N_
    Portugal
    2014-06-01 16h03m por N_Shadow19
    Não dei atenção ao jogo, só vi um pouco ao início, e confirmou-se a minha suspeita. Iam haver poucos ou nenhum golo.

    A nossa selecção é uma selecção de mentalidade defensiva. Falta criatividade. Desde o Mundial 2006 que tem sido assim. Jogamos sempre da mesma maneira. Contra selecções maiores conseguimos travá-las e empatar ou mesmo até ganhar às vezes. Contra selecções menores temos dificuldades porque jogamos muito parados e muito recuados. É bom contra a Alemanha, mas...ler comentário completo »
    jmgfd
    2014-06-01 14h19m por Pete15
    É verdade, o Rojo a central compromete muitas das vezes e a defesa esquerdo não é nada de especial.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 13h14m por jmgfd
    Comparar Portugal com a Argentina, em termos defensivos, é o mesmo que comparar o Sporting com o Gafanha. . .

    Uma pista: enquanto uns têm Coentrão a DE, outros têm Rojo

    ahahha
    jmgfd
    2014-06-01 13h11m por Pete15
    Sim isso é verdade, com a França é como sabemos. A Argentina só o que tem de bom é o ataque a defesa não é grande coisa e o meio campo safam-se 2 ou 3 jogadores. Mas temos que ver como será o nosso desempenho.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 13h08m por jmgfd
    Tenho medo da França porque com eles é só colinho, porque são menos seleção que nós. . .

    A Argentina é mais pelo Messi, porque de resto, em termos de defesa somos muito superiores. . . . E mesmo no meio-campo também.
    jmgfd
    2014-06-01 13h02m por Pete15
    O meu maior receio é por exemplo se chegarmos aos quartos de final podemos apanhar a França ou a Argentina e esses não vão ser nada fáceis, a França é por motivos históricos nunca ganhámos a França em jogos oficiais. Com a Argentina acho que só fizemos dois amigáveis contra eles e no ultimo que fizemos a cerca de 3 anos acho eu o jogo não foi muito mau eles só nos ganharam no fim e com um penalti duvidoso. Mas mesmo assim acredito que podemos ir até as meias finais pelo menos.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h59m por jmgfd
    Temos equipa para sermos campeões do mundo.

    Se Inglaterras, já conseguiram, nós também conseguimos. . .
    jmgfd
    2014-06-01 12h54m por Pete15
    Mas pronto essa malta não interessa. Acredito que Portugal vai fazer um grande mundial e vai mais uma vez calar os críticos como fizeram em 2012!
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h50m por jmgfd
    Bem verdade ;)
    jmgfd
    2014-06-01 12h48m por Pete15
    Nem duvides. E é assim que se estraga o futebol e outras coisas relacionadas com futebol.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h45m por jmgfd
    É pena haver gente como ele.

    Viu que já não tinha o tacho no PSD, arranjou cunha na SIC!

    E IVA O PINTO BALSEMÃO!
    jmgfd
    2014-06-01 12h42m por Pete15
    O do Benfica é doente da cabeça o homem consegue fazer com que as pessoas o odeiem com as porcarias que diz.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h41m por jmgfd
    Eu também não.

    Isso são programas de baixaria. O fanatismo cega aquela gente, especialmente o gajo do Benfica.
    jmgfd
    2014-06-01 12h37m por Pete15
    Aquele programa de futebol que dá na sic, O Dia Seguinte isso é um nojo autentico nao consigo ver esse programa de maneira nenhuma.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h35m por jmgfd
    Mesmo, já somos dois! ;)
    VBaiaLegend99
    2014-06-01 12h30m por Pete15
    É isso mesmo, tens toda a razão.
    jmgfd
    2014-06-01 12h30m por Pete15
    São anti-selecção todos os da sic odeiam a seleção! É por isso que eu não vejo nenhum programa de futebol na sic.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h27m por jmgfd
    É verdade.

    Prefiro muito mais ver os jogos da seleção na RTP do que na SIC.

    Ainda me lembro no Euro 2012 quando Portugal ia jogar com a Espanha num jogo transmitido pela SIC, o David Borges disse que a Espanha ia-nos arrumar na maior das facilidades.

    O que se viu? Portugal só perdeu com a Espanha nos pénalties com um azar tremendo, sendo certo que fomos muito superiores nos 90 minutos.
    VBaiaLegend99
    2014-06-01 12h24m por Pete15
    Sim, mas só há pouco tempo começou a aparecer mais regularmente nos programas de futebol, antes era o Luís Freitas Louco.
    jmgfd
    2014-06-01 12h22m por Pete15
    E a meu ver a RTP fez muito bem em ficar com os direitos de todos os jogos do mundial assim as pessoas vêm o jogo e ouvem um bom "relato" e bons comentários da parte de quem sabe. Se fosse na sic enganavam-se no nome dos jogadores a maioria das vezes e o nuno luz dizia que os guarda-redes faziam defesas por instinto, tamanha a azia que ele teve no dia que disse isso! ahah
    Análises individuais
    2014-06-01 12h21m por Pedro_Miguel_Dias
    Eduardo - não fez praticamente uma defesa na primeira parte porque a Grécia não atacou. Foi substituído por Beto ao intervalo

    João Pereira - pouco dinâmico. Não se entendeu nas tabelas com Nani

    Ricardo Costa - teve o golo nos pés num canto logo nos primeiros minutos. Mesmo no fim ia fazendo um golo com um cruzamento-remate que acertou na quina da baliza grega.

    Bruno Alves - patrão da defesa. Apareceu nas bolas paradas.

    André Almei...ler comentário completo »
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h20m por jmgfd
    Corroboro a 100%.

    Dá gosto ver os programas da RTP sobre a seleção. Bens estruturados e com comentários isentos.

    Na SIC é só gentinha a menosprezar a seleção, especialmente aquele David Borges.

    Lembro-me desse gajo, antes do início do Euro 2012 dizer que íamos ser humilhados pela Alemanha e pela Holanda. . . Depois foi o que se viu.

    NA TVI não é tão mau como a SIC, mas também não deixa algo a desejar.
    jmgfd
    2014-06-01 12h16m por Pete15
    Sem duvida. Há programas na tv que é só clubite, azia e cinismo! Os da sic são todos assim, rtp1 é bom de se ver porque têm sempre pessoas com boas opiniões o Carlos Daniel é top como é que um homem com um conhecimento destes só há pouco tempo apareceu a comentar futebol, para mim é o melhor em Portugal, por isso gosto de ver a rtp1 para ouvir as suas opiniões. A tvi é um pouco pela linha da sic mas não com tanto fanatismo.
    JM
    Pete15
    2014-06-01 12h13m por jmgfd
    Passaram a antevisão toda do jogo a dizer que tínhamos uma seleção banal e que não vamos ter hipóteses no Mundial!

    Que raio de conversa! Irritou-me a sério, especialmente aquele David Borges que passa a vida a menosprezar a nossa seleção.

    É por isso é que assuntos da seleção, a partir de agora é sempre na RTP. Aí sim, comentam com qualidade a seleção.
    1oFCP
    2014-06-01 12h03m por Pete15
    Desde ontem a noite que tas a falar no William, muda lá o disco, desculpa lá mas já aborrece um bocado todos eu já percebi o teu ponto de vista e acredito que a maioria das pessoas também já percebeu.
    jogos históricos
    U Sábado, 31 Maio 2014 - 19:30
    Estádio Nacional do Jamor
    Kevin Blom
    0-0
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Taça de Portugal
    com video
    Técnico falou no «fim do sonho»
    Na análise à derrota no Estádio do Dragão frente ao FC Porto e à consequente eliminação da Taça de Portugal, Álvaro Pacheco sublinhou a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 18-04-2024, 05:01
    Inuyashapt 18-04-2024, 05:00
    Inuyashapt 18-04-2024, 04:57
    moumu 18-04-2024, 03:49
    moumu 18-04-2024, 03:48
    moumu 18-04-2024, 03:46
    moumu 18-04-2024, 03:43
    OJaime_Pacheco 18-04-2024, 03:18
    Master_Guardiola 18-04-2024, 01:50
    miguelcarvalho244 18-04-2024, 01:45
    Master_Guardiola 18-04-2024, 01:34
    miguelcarvalho244 18-04-2024, 01:27
    Master_Guardiola 18-04-2024, 00:52
    miguelcarvalho244 18-04-2024, 00:51
    ES
    Esi 18-04-2024, 00:42
    FC
    Fcpflaw2506 18-04-2024, 00:42