placardpt
    Perfil de Marco Silva

    Marco Silva: o jogador que Jesualdo não quis, o treinador que Bruno de Carvalho não largou

    Não foi exatamente à hora marcada (19h45, hora de Champions), mas foram uns minutinhos depois: Bruno de Carvalho entrou no auditório Artur Agostinho, seguido de Augusto Inácio e Marco Silva. Confirmava-se que era este último o 82º treinador do Sporting. O zerozero.pt traça-lhe o perfil do técnico, alicerçado por várias conversas tidas com quem de perto lidou com um jogador que não abdicava de dar opinião e que, nas funções atuais, tem o dom de fazer pingar as lágrimas no rosto dos seus jogadores, ele que só jogou dois jogos no primeiro escalão nacional, dos quais perdeu um... contra Jorge Jesus.

         Usava muitos vídeos. Havia palestras em que eu olhava para o lado e via colegas com as lágrimas a caírem
    Lameirão
    São 36, quase 37, os anos de vida do novo líder leonino, praticamente menos três que o seu antecessor Leonardo Jardim. E, caro leitor, recue até ao início deste texto para analisar o parênteses. Liga dos Campeões é algo que tem andado arredado de Alvalade, mas vai voltar. Horas certas, pelos vistos, também.

    «O Marco era sempre muito pontual e já com os jornais todos debaixo do braço», contou-nos Hélder Sousa, que jogou com o agora técnico do Sporting no Trofense (em 1998/1999) e na equipa B do SC Braga (2001/2002). Mais que colegas, eram amigos. Viviam ambos em Matosinhos e iam todos os dias juntos para os treinos, pelo que, ao atender o nosso telefonema, o ainda avançado do Trofense tenha desde logo garantido que não iria ter dificuldades em recordar-se das vivências.

    «Conheço-o bem. Discutíamos muito sobre futebol nas nossas viagens, pois tínhamos muitas vezes opiniões contrárias, embora também tivéssemos as nossas palhaçadas, que somos duas pessoas bastante bem dispostas. Ele sempre foi ambicioso e ganhador, sempre foi um vencedor. Até nas peladinhas ele queria sempre ganhar e picava-se constantemente», explicou o seu colega de viagem, naquela altura em que o século virava, naqueles tempos em que andavam pelos escalões secundários do futebol português.

    Marco Silva era lateral direito
    Os primórdios da bola no pé

    Nem sempre isso aconteceu. É certo que, como disse ao MaisFutebol em maio do ano passado, a sua carreira como jogador «foi mediana» e que «claramente» a de treinador já é superior, só que Marco Silva também teve o seu momento de glória ao mais alto nível. Em 1996/1997, de tenra idade (19 anos, o primeiro como sénior), fazia parte do plantel do Belenenses, que começou mal a época com Quinito, substituído entretanto por Vítor Manuel. Marco Silva era lateral direito, mas quase só nos treinos, já que, a jogar, era Lito Vidigal (o agora treinador) a tomar conta do lugar.

    «Quando cheguei estávamos na oitava jornada. O momento do Belenenses não era fácil, porque precisávamos de pontos e eu servi-me dos mais experientes. Era um menino muito correto no trato, fiquei com essa impressão, embora claro que nunca poderia dizer que ele viria a ser treinador, até porque só tinha 19 anos», disse Vítor Manuel ao zerozero.pt.

    Marco Silva, pois, praticamente não jogava. A exceção foi uma apenas, no já demolido Vidal Pinheiro, a 29 de novembro de 1996. Lito andava lesionado e não foi a jogo, pelo que o jovem lateral, mesmo não sendo titular, foi lançado a dez minutos do fim para o lugar de Rogério, para ajudar a segurar o 1x2.

    «Ai foi o Rogério que saiu? Eu sabia que a estreia tinha sido contra o Salgueiros, mas não me lembrava desse pormenor», relembrou Vítor Manuel, que se sentiu tão nostálgico ao saber que tínhamos falado com o próprio Rogério, que logo nos pediu o contacto dele. «Rogério? Aquele do meio campo? Era muito jeitosinho. Que é feito do malandro? Ainda por Viana do Castelo?», não soubemos responder, mas mais um laço de amizade será reatado. O futebol é lindo!

    Voltando a Marco Silva, que teve aqueles 10 minutos de fama, na vaga de Rogério, que confessou não ter grande recordação do momento: «Lembro-me mais ou menos desse jogo. Lembro-me do Marco, lembro-me de partilhar o balneário com ele. Divertido, muito trabalhador e com grande entrega nos treinos, sendo muito disciplinado. Fazia um bom balneário».

    Rogério também era jovem na altura, mas jogava mais tempo que Marco. Razão para este amuar? «Não, nunca. O Marco tinha sempre grande vontade de trabalhar, não era de amuar». Numa equipa experiente, jogavam outros nomes familiares dos atuais bancos portugueses: o já referido Lito Vidigal e Paulo Fonseca. Toda uma escola que passou pela mão de Vítor Manuel... «Escola não, que se eu tivesse escola estaria rico neste momento», disse-nos o técnico, sempre bem disposto.

    «Mesmo jogando muito pouco na Primeira Liga, ele esteve lá, ele conhece o jogo, ele sente o cheiro do balneário...», exclamou o experiente técnico, que achava que tinha sido o único a fazer jogar Marco Silva na Primeira Liga. Corrigimo-lo, que na última jornada de 1999/2000, o lateral entrou ao intervalo na Reboleira, ao serviço do Campomaiorense, na derrota contra o Estrela da Amadora de Jorge Jesus.

    ​45 minutos em campo, depois de substituir Cao, e nada mais do que manter o 3x0 que tinha sido construído pelos da casa em apenas 16 minutos de jogo. E foi tudo o que existiu, ao mais alto nível. O natural de Lisboa, mas residente na Cova da Piedade, uma localidade de Almada, situada na Margem Sul, já tinha estado no Atlético e no Trofense e voltaria novamente ao clube da Trofa no ano seguinte, onde marcaria o primeiro golo de que há registo como sénior (e foram poucos).

    O Professor preferiu contratar outro jogador para a posição ©Carlos Alberto Costa
    A chave que Jesualdo Ferreira não abriu

    Depois do Trofense, o Rio Ave sem grande brilho, seguindo-se a equipa B do SC Braga, onde esteve durante época e meia, sob a orientação de António Caldas. O atual treinador do Sagrada Esperança orientou-o quando o atleta tinha 24 e 25 anos: «Era uma pessoa com uma personalidade diferente dos outros. Era um bom observador e já se notava nele alguma maturidade na forma de contacto, não só comigo, mas também com o grupo de trabalho. Pela sua forma de estar, era alguém com voz no grupo».

    O traço que António Caldas fez ao zerozero.pt foi igual ao que, há dez anos atrás, tinha feito num relatório ao então técnico da equipa principal dos minhotos: «O Marco foi um dos atletas que eu sugeri ao professor Jesualdo Ferreira para a primeira equipa, pela sua qualidade futebolística e humana. Na altura, acabou por não ficar, porque se fizeram contratações, mas, com um bocadinho de felicidade, podia ter feito uma carreira ao mais alto nível. Esse pode ter sido o momento-chave na sua carreira de futebolista», uma chave que não abriu a porta.

    «Uma vez foi castigado num jogo em Braga e o comportamento dele, mesmo com os adeptos todos a protestar com o árbitro, foi exemplar, com uma postura fantástica. Pelas conversas que tinha com ele, pela forma como se exprimia, notavam-se traços de personalidade próprios de um treinador. Sempre teve voz, não era dos que se limitavam a ouvir. Havia sempre uma opinião no Marco, se bem que sempre de forma cordial. É essa a imagem que levo dele», explicou António Caldas, facilmente envolvido numa conversa que se notou ser do seu agrado, pelas qualidades que viu em Marco Silva.

    A porta da ribalta fechada fez com que Marco Silva voltasse a pegar na mala para viajar, mas sempre cá dentro, pois era uma «pessoa de família», como contou Hélder Sousa, dedicando-se à mulher e às duas filhas, bem como à outra paixão: o futebol. Salgueiros um ano, Odivelas outro e, por fim, o Estoril, para estabilizar finalmente.

    O lateral lateralizou-se ainda mais no campo, ao tornar-se treinador ©Catarina Morais
     Preparação para a nova carreira

    Chegado à Amoreira em 2005, logo se preocupou em começar a preparar o seu futuro, pelo que, um ano depois, iniciava os estudos do nível II do curso de treinador, enquanto continuava a jogar. Em 2007/2008, Tulipa foi o seu treinador e promoveu-o a capitão.

    «Recordo dele a preocupação em perceber as coisas que se faziam, interessando-se pela compreensão do jogo. Além disso, era uma ajuda muito grande para o treinador, numa fase em que o clube passava por dificuldades, e sabia como lidar com o balneário, daí também o termos elegido capitão de equipa. Soube antever que o seu tempo como jogador estava a terminar e preparou-se para isso e para o que pretendia a seguir. Quando preparávamos o jogo e mostrávamos referências do adversário, notava-se que ele tinha o cuidado de enriquecer o conhecimento e a análise», declarou Tulipa, também em conversa com o zerozero.pt.

    A influência de Marco Silva no grupo era inegável, «não por ser o capitão, mas pela personalidade, pelas suas ações». O exemplo não podia ser melhor: «Teve uma lesão muito grave no joelho e soube sempre lutar contra isso, o que foi um exemplo para o grupo, que via nele uma pessoa de bom trato, um companheiro muito chegado».

    A última época de Marco Silva como jogador foi em 2010/2011. Já bastante fustigado por lesões e sem a mesma frescura de outros tempos, o capitão pouco jogou, mas atuou de forma tão positiva que o clube da Linha o elegeu para diretor desportivo na época seguinte, cargo que só desempenhou até outubro, altura em que Vinícius Eutrópio era despedido por maus resultados, deixando a equipa quase em zona de despromoção ao fim de cinco jornadas. Marco Silva foi convidado para o cargo e não recusou.

    Lameirão, defesa central, acompanhou essas duas temporadas por dentro e seguiu a par e passo a mutação de Marco Silva pelos diferentes cargos: «Foi dos melhores profissionais como jogador. Como diretor, pouco tenho a falar dele, porque esteve pouco tempo nesse cargo. Como técnico, ajudou-me muito e provou ser um excelente treinador, como se tem visto».

    Em três anos no comando do Estoril, três páginas douradas na história dos canarinhos ©Carlos Patrão
    «Era o capitão e via-se que ele tinha outra capacidade. Na última época, mesmo tendo algumas lesões e jogando pouco, nunca foi pessoa de amuar. Apesar de não jogar, era uma pessoa sempre presente. É verdade que nunca tivemos grandes problemas no Estoril com esta direção, mas, os poucos que existiam, ele resolvia. Tenho falado com ele e nem ele estava a contar ser treinador tão cedo nem ter o sucesso que está a ter tão repentinamente. Tivemos que o deixar de ver como jogador e passá-lo a ver como treinador. Há sempre ali uma diferença, já não somos colegas, mas sempre o respeitei», assegurou Lameirão, ao zerozero.pt.

    Marco Silva pegou na equipa, perdeu o primeiro jogo em Penafiel (3x1), só que, dois meses depois, era líder da então designada Liga Orangina, que viria a conquistar.

    «Sem dúvida que ele foi o grande obreiro daquela subida. As nossas cabeças estavam más e foi ele que as mudou. Usava muitos vídeos. Havia palestras em que olhava para o lado e via colegas com as lágrimas a caírem. Ele tentava atingir muito as nossas emoções e sabia como nos comover. Estava sempre presente, mesmos nos momentos mais descontraídos do treino, tentava sempre corrigir as falhas. E conseguia ter sempre os jogadores do lado dele, mesmo os que não jogavam», finalizou.

    Depois da conquista do segundo escalão, tudo o resto é ainda muito recente e está na cabeça do seguidor do futebol. O quinto lugar da época passada, a brilhante estreia do clube nas competições europeias, o quarto lugar desta época são cartões de visita aliciantes e que Bruno de Carvalho não quis deixar fugir.

    Mais do que isso, humildade, conhecimento, bom trato, compreensão, sensibilidade, influência positiva, cordialidade na opinião que nunca fica por dar. São estas algumas das muitas (boas) características que os entrevistados do zerozero.pt definiram sobre o novo treinador do Sporting, um exemplo de persistência, motivação, determinação e ambição. Com quase 37 anos, até se pode pensar que a juventude não lhe dará o calo necessário. Errado, segundo quem conviveu com ele. E, voltando a citar Vítor Manuel... «ele esteve lá, ele conhece o jogo, ele sente o cheiro do balneário...».

    Portugal
    Edgar Lameirão
    NomeEdgar Manuel Abreu Lameirão Baptista
    Nascimento/Idade1980-11-10(43 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Angola
    Angola
    PosiçãoDefesa (Defesa Central) / Médio (Médio Defensivo)

    Fotografias(7)

    Ac. Viseu v Farense Segunda Liga J8 2015/16
    FC Porto B v Farense Segunda Liga J29 2014/15

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SE
    Grande treinador!
    2014-05-23 18h24m por Sempreestoril
    Mais que um grande treinador é um grande homem, leal, correcto, humilde!, alguém que defende os princípios de ser Estorilista! Em adição a este bom texto refiro apenas a excelente relação com todos os adeptos e sócios do Estoril! Grande Marco, que tenhas o sucesso que mereces e só percas com o Estoril!
    CD
    Jornais Desportivos
    2014-05-23 09h38m por CDanT
    Se os jornais desportivos tivessem artigos como este, com certeza que seria um dos muitos que compraria o jornal todos os dias! zerozero cada vez mais no meu histórico do que outros sites de boatos. Parabéns
    VA
    ZeroZero
    2014-05-22 20h31m por van_higuain
    Excelente artigo, parabéns
    Cao
    2014-05-22 18h26m por gagg
    antigo intenacional portugues, foi meu treinador na ADO e é um bocado convencido xD.
    MI
    nuuferreira
    2014-05-22 17h32m por mindwalkSCP
    Um enorme benfiquista , engraçado Jesus é sócio do SCP desde que nasceu , e o pai dele jogou na equipa dos 5 violinos , e certamente é profissional.


    Paciencia ?? Então e o Fernando Santos , Jesus ganhou na primeira epoca , por isso ficou nada mais.

    Tremeram e ainda estão a tremer , mas não se preocupem pois ainda vão tremem mais
    MI
    Pranksy
    2014-05-22 17h30m por mindwalkSCP
    Sem valor é o que voce debita , e não é apenas 1 museu como alguns clubes pequenos são 2 museus , recheados de titulos conquistados na garra , não na secretaria e no truque
    FS
    porto_fortissim us
    2014-05-22 12h17m por fsousinha
    infelizmente tens razao marco silva e uma aposta em falso n tera maneira de ter suceso. NES seria o indicado ou entao o vitor pereira.
    LU
    PORTO_FORTISSIM US
    2014-05-22 12h11m por LutaPelaVerdade
    O lopetegui é o paulo fonseca 3 mas espanhol, daqui a 2 anos o Porto está no Campeonato Nacional de Séniores com um passivo de 1. 5B de euros
    VBaiaLegend99
    2014-05-22 12h02m por UK-SPORTING10
    São tudo incógnitas. . .
    Mas não é o primeiro treinador a ser posto á prova desta maneira. Passo a relembrar o André Villas-Boas, veio da Académica de Coimbra para o Dragão, onde fez uma das temporadas mais "arrebatadoras" de sempre!! (Mas também teve excelentes jogadores de qualidade incrível). . .


    O Presidente quer lutar pelo título, por isso é que o Leonardo saiu. . . Porque tinha que o fazer com o mesmo orçamento do ano passado. . .

    Par...ler comentário completo »
    Excelente Aquisição. . .
    2014-05-22 11h56m por strike
    podemos NÓS adeptos do SPORTING C. P estar descançados, pois o B. C fez uma grande aquisição para o nosso clube. . .
    4 anos é sinal de confiança e ambição. . . tenho a certeza como nunca tive antes que vai ser uma união de grandes alegrias para o GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
    PO
    façam festa enquanto podem
    2014-05-22 11h52m por PORTO_FORTISSIMUS
    este não engana quando se diz que e um paulo fonseca 2 . n tem experiencia e treinar o estoril com traffic e facil. vejo o sporting no 10º ou 11º lugar
    Marco Silva
    2014-05-22 11h48m por UK-SPORTING10
    Já estava a ser ligado ao Sporting á mais de uma semana. Tem tudo para continuar o sucesso do Leonardo Jardim, ainda mais com o regresso de emprestados e de novas contratações para reforçar algumas posições. . .

    A verdade é que o Marco nunca treinou um grande, até agora, com 3 anos de treinador, só treinou o Estoril, mas com bastante êxito e sucesso!! Espero que fique na família Sportinguista (caso tenha sucesso) por bastantes anos!!

    Bem-vindo Marco!
    RA
    marco Silva
    2014-05-22 11h33m por raguar via mobile
    Já demonstrou ser um bom treinador, mas sera qué tera a capacidade par liderar um Sporting!?
    Nao esquecer qie elê nos últimos jogos em cãsã nao ganhou muitos, ganhou mãis fora de cãsã, por aí da pra ver como elê joga. . Elê no Sporting se quer ser campeão tera qie jogar em cima do adversário. Sera qué consegue ser grande treinador a jogar assin. . . !? A ver vamos. . .
    BA
    BenficaCampeaoN N
    2014-05-22 11h11m por bacuradas
    o futebol é mesmo assim, os directores escolhem o perfil consoante os métodos de trabalho, poder de liderança (personalidade) e ideias para o seu futebol, mas o mais importante é a recepção da mensagem nos jogadores e o tempo que levam a assimilar, se nesse processo vêm alguns resultados negativos pode ir tudo por agua abaixo, é aí que entra o psicológico (parte mais importante de um treinador) e na adversidade é que se pode avaliar melhor o treinador. L Jardim conseguiu restituir a conf...ler comentário completo »
    -B
    JHendrix
    2014-05-22 10h42m por -BenficaCampeaoNN
    Se ele falhar as pessoas também vão logo pela explicação mais fácil que será a de que não tinha estaleca para treinar o Sporting ou que a pressão era muito grande. . . Existe tanto para analisar num trabalho de um treinador que não se pode resumir a isso se ele se der mal.
    MI
    luispintu
    2014-05-22 10h41m por mindwalkSCP
    Não expulsou , estou-lhe a dizer que talvez tenha ficado aliviado , tendo em conta que Jardim não tinha a pedalada do Presidente a nivel de ambição.

    Jardim fugiu com o rabo a seringa da pressao de ter de lutar pelo titulo com menor orçamento , preferiu ir ganhar dinheiro e eu não censuro.

    Marco Silva
    2014-05-22 10h41m por JHendrix
    Apesar do seu excelente trabalho no Estoril, não deixa de ser uma incógnita.

    Como já disse anteriormente, uma coisa é treinar o Estoril, outra coisa é treinar um clube um pouco mais exigente como o Sporting, onde a pressão de ganhar é muito maior.

    O Marco não teve outra experiência como treinador a não ser o Estoril, e uma curta passagem pela Liga Europa.

    No entanto adorei o seu trabalho no Estoril, e todo o projecto desenvolvido ao longo destes três anos no bonito clube da Linha.
    MO
    Marco Silva Carreira
    2014-05-22 10h25m por Mormont
    Bom texto ZZ, parabéns
    MI
    luispintu
    2014-05-22 09h51m por mindwalkSCP
    Se não tremem não parece , por este folclore todo que se esta a ver , todos sabemos que bastava terem perdido a taça de Portugal , para terem desculpas para o quererem ver pelas costas , pois ganhou mas há desgaste.

    E ainda por cima não ganhou a LE , Jesus apenas cumpriu , FCP desastroso e um SCP ainda menino.

    Marco Silva era o desejado , alias já esperavam que Jesus tivesse propostas para sair , e assim finalmente colocar lá alguém com a juventude e ambiç...ler comentário completo »
    MI
    BDC (cont)
    2014-05-22 08h33m por mindwalkSCP
    E consegue realizar o melhor acordo financeiro da historia de Portugal , garantir tesouraria ao Sporting dentro de um plano de reestruturação , em troca de receitas percentualmente penhoradas . . . as finanças do Sporting são automaticas , paga juros só quando tem lucros , para mim o Sporting é o unico clube em Portugal que realmente controla a sua situação financeira.

    BDC se não se perder tem tudo para ser o melhor de sempre.
    MI
    BDC
    2014-05-22 08h28m por mindwalkSCP
    Tem muita sorte e competencia. . . teve Jardim no timing certo , um treinador que é um eximio resultadista e muito regular. . . ganha 1 jogo entre os 5 primeiros e ainda consegue lutar pelo titulo quase até ao fim.


    Não seria por ventura o treinador ideal para ter mais ambições , pois e fraco no confronto direto , mas deu-nos 10M e quebrou alguns jogos que não ganhavamos fora de casa , deixou uma boa mentalidade de garra aos jogadores que fizeram 6 reviravoltas , e ...ler comentário completo »
    MI
    Marco Silva
    2014-05-22 08h21m por mindwalkSCP
    Uma contratação que deixou os benfiquistas tremidos , pois ele não ia para o Sporting , e esperava até ao fim do mes para ver o que JJ fazia , e o sonho dele é ir para o Benfica e bla bla . Um monte de mentiras que andaram aqui a debitar , o Marco Silva quando foi com o Estoril em Alvalade já estava apalavrado com o Sporting.


    Uma coisa é interessante muito o queriam , agora já é o novo Paulo Fonseca. . . o tempo o dirá , tenho a certeza que ele sabe que agora vai ...ler comentário completo »
    Marco Silva
    2014-05-22 04h10m por mulscp via mobile
    Muitas vezes quem não foi um jogador de topo ou quem tentou ser profissional e não conseguiu costuma dar bom treinador vejam o exemplo do Mourinho, e não é o único!
    Bom
    2014-05-22 03h42m por stevefg
    Grande texto! Fazem falta mais destes.
    Fiquei sem perceber uma coisa. . . ele perdeu um dos dois jogos que fez com o Jesus? é que a ideia que dá é que ganhou 3-0, porque diz "entrou para segurar (. . . )"
    NM
    predador_king_
    2014-05-22 01h12m por nmfb07
    Fiquei satisfeito pois, depois do desastre em que ficamos em 7º, ficar em segundo e garantir o acesso direto da champions sim, foi uma boa época.

    E agora percebi uma coisa, dizes que "Para mim 1 época sem ganhar nada é uma época terrível", então o ano passado foi terrível, e isso explica o teu comportamento traumatizado e a tua necessidade de se superiorizares em relação aos outros.

    E como já disse, viu-se mesmo que o tempo deu-te razão quando disseste que ...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Benfica
    Mercado
    Extremo tem estado em grande
    Um dia depois do hat-trick ao AGF Aarhus, Andreas Schjelderup falou do seu futuro. Atualmente ao serviço do Nordsjaelland por empréstimo do Benfica, o jovem norueguês confirmou ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 09:13
    Tobin 24-04-2024, 09:11
    Diasmartins 24-04-2024, 09:02
    Diasmartins 24-04-2024, 08:59
    johnspencer 24-04-2024, 08:46
    Avalanche27 24-04-2024, 08:02
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 07:00
    betosousa 24-04-2024, 06:59
    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 06:33
    moumu 24-04-2024, 04:39
    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31