placardpt
Benfica vence Juventus

Crença até ao fim vale vantagem na eliminatória (2x1)

2014/04/24 21:42

Havia uma comunhão perfeita para a noite ser de glória no Estádio da Luz. Os adeptos encarnados, eufóricos pelo título de campeão nacional conquistado no domingo, começaram por fazer a festa bem cedo nas bancadas e a ela juntou-se o golo madrugador de Ezequiel Garay, que aos dois minutos colocou o Benfica em vantagem.

Era impossível pedir melhor início aos comandados de Jorge Jesus. Ao primeiro remate à baliza, fizeram o primeiro golo e tudo parecia indicar que a noite podia ser de festa total após os 90 minutos. Os encarnados foram superiores durante a primeira metade da etapa inicial, mas a partir daí a Juventus, com tranquilidade, foi conseguindo «adormecer» o jogo das águias.

O Benfica nunca mais voltou a ser o mesmo e na segunda parte, depois de ter visto o árbitro negar erradamente uma grande penalidade a seu favor, sofreu o golo do empate, apontado por Carlos Tévez. Porém, a festa voltou a seis minutos dos 90, quando Lima, depois de saltar do banco para o lugar de Cardozo, apontou o golo da vitória.

Os campeões nacionais mantêm, assim, o pleno de vitórias sobre a Juventus nos jogos em casa e vão em vantagem para o embate da segunda mão, embora o golo apontado pelos italianos na Luz tenha tornado o resultado perigoso e mantido tudo em aberto.

Era impossível pedir entrada melhor

Por várias vezes esta temporada, os defesas-centrais do Benfica decidiram jogos, mostrando uma veia goleadora pouco comum. Frente à Juventus, nomeadamente na primeira parte, os jogadores que compõem o eixo defensivo dos encarnados, Ezequiel Garay e Luisão, voltaram a ser fundamentais.

Garaym, pelo golo que apontou, e Luisão, imperial na defesa, estiveram em destaque na primeira parte ©Carlos Alberto Costa
O argentino, logo aos dois minutos, colocou a Luz em êxtase total e a celebrar o primeiro golo do jogo. Através de um pontapé de canto cobrado por Sulejmani, Garay aproveitou uma falha de marcação da Juventus e cabeceou para o fundo da baliza, de nada valendo o voo de Buffon na tentativa de impedir a bola de entrar.

Era difícil pedir uma entrada melhor no jogo frente ao bicampeão da Serie A e que, tal como o Benfica, foi despromovido da Liga dos Campeões para a Liga Europa. Mas para preservar a vantagem até ao intervalo, não foi só o golo de Garay que valeu. Luisão, na defesa, esteve verdadeiramente imperial e a sua atuação foi fulcral para manter os italianos longe da baliza de Artur Moraes.

Os primeiros 22 minutos foram de domínio encarnado. Empolgados por um público entusiasta, os jogadores orientados por Jorge Jesus marcaram cedo e de pronto tomaram conta do jogo. Lazar Markovic, fundamental na jogada que antecedeu o golo de Garay, deixava todos em suspenso sempre que decidia arrancar com a bola. Aos 11 minutos, depois de um excelente corte de Luisão perante Carlos Tévez, Markovic pegou na bola, galgou metros e conduziu um contra-ataque que apenas não resultou em golo porque Sulejmani, depois de Cardozo ter «levado» os defesas da Juventus consigo, recebeu a bola de Markovic, mas não teve pontaria e rematou ao lado.

Os italianos pareciam surpreendidos pela entrada forte do Benfica e só aos 14 minutos conseguiram efetuar o primeiro remate à baliza, embora Carlos Tévez tenha visto Artur Moraes defender a bola com segurança. Porém, a segunda metade do primeiro tempo registou uma Juventus mais controladora e a tentar ter mais a bola, tendo estado bastante perto de empatar aos 33 minutos, quando na única vez que as águias estiveram mal defensivamente, deixaram Lichtsteiner completamente sozinho e este cabeceou sem hipótese de defesa para Artur, que bafejado pela sorte viu a bola sair a centímetros do poste.

Lima saltou do banco para voltar a ser herói

Ao contrário da primeira parte, a Juventus entrou melhor do que o Benfica na etapa complementar, começando por ter mais posse de bola e obrigar os jogadores encarnados a correrem atrás dela. Fruto disso, aos 55 minutos teve a primeira ocasião de golo do segundo tempo, com Paul Pogba a aparecer na área e a cabecear para defesa apertada de Artur Moraes, que cedeu canto.

Carlos Tévez foi o autor do golo que deu o empate à Juventus no jogo ©Carlos Alberto Costa
Na sequência do lance da bola parada, que foi cobrada por Andrea Pirlo, jogador bastante assobiado sempre que tocava no esférico pelas palavras que proferiu a dar como certa a passagem da Juventus à final da Liga Europa, o Benfica recuperou a bola e partiu rumo à área adversária em contra-ataque, lance que terminou com Enzo Pérez a ser derrubado por Marín Cáceres dentro da área. Claramente, ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Benfica, pois o defesa da Juventus não jogou a bola e com o corpo obstruiu o médio argentino dos encarnados.

A partir desse momento, o Benfica tentou subir mais no terreno e Jorge Jesus fez quase de seguida duas alterações para mexer no terreno. Primeiro, colocou André Almeida no lugar de Sulejmani para dar mais poder ao meio-campo, que estava a ser ganho pela Juventus, e de seguida colocou Lima no lugar de Cardozo, de modo a dar mais velocidade ao ataque.

Antonio Conte, por seu lado, optou por colocar Giovinco no lugar de Vucinic, tornando ainda mais matreira a sua estratégia, que passava por ter a posse de bola, adormecer o jogo e surpreender a defesa do Benfica com a velocidade de Tévez e do futebolista acabado de entrar. A verdade é que os italianos estavam melhor e ameaçaram chegar ao empate aos 68 minutos, quando Marchisio viu Maxi Pereira, de forma brilhante, a tirar-lhe o «pão da boca».

Todavia, o esforço do uruguaio acabaria por ser em vão porque pouco depois a Juventus alcançou mesmo a igualdade. Asamoah lançou Carlos Tévez e rapidíssimo o argentino passou pelo meio de três defensores que tentavam impedir a sua passagem, finalizando com classe após a saída de Artur Moraes.

Lima, herói no fim de semana, voltou a dar a vitória ao Benfica e coloca os encarnados em vantagem na eliminatória ©Carlos Alberto Costa
A verdade é que o Benfica, mesmo tendo uma grande penalidade que não foi assinalada a seu favor quando o resultado ainda era de 1x0, esteve longe de se exibir na segunda parte como fez durante os primeiros 22 minutos, fase em que realmente foi superior à Juventus. A partir daí, os italianos, visivelmente tranquilos, conseguiram ter controlo sobre a partida, mas um erro defensivo permitiu ao Benfica colocar-se novamente na frente do marcador.

A seis minutos dos 90, aproveitando um espaço vazio na área da Juventus, Lima não se fez rogado e, após ter sido o responsável pelos dois golos que deram o 33º título de campeão nacional ao Benfica, rematou com força para o fundo da baliza de Buffon, que ao longo da segunda parte não tinha sido colocado à prova. As bancadas da Luz tremeram com tamanho festejo do golo do avançado brasileiro e a festa só não foi maior porque Markovic, dois minutos depois, viu a bola que rematou passar bem perto da baliza da Juventus.

Nos poucos minutos que ainda faltavam para jogar, foi preciso sofrer e para o Benfica poder ir em vantagem a Turim contribuiu a atenção de Artur Moraes, guarda-redes que esteve impecável ao negar o golo do empate a Claudio Marchisio por duas vezes, tendo o italiano rematado com perigo ao lado quase a fechar a partida.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
JUVENTUS

Fotografias

Benfica v Juventus MF Liga Europa 2013/14
Benfica v Juventus MF Liga Europa 2013/14

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CO
the_river_shann on
2014-04-25 16h25m por coach407
Mas já te disse e confirmo: claro que tomam! Mas os da Juventus também tomam! E os do Porto até são os que tomam mais.

O Sporting também toma e todos os clubes tomam.

Não é só no futebol, também nos outros desportos, principalmente no ciclismo que até semiprofissionais tomam. . .

É fácil de "controlar os controlos antidoping", desde que os jogadores sejam rigorosos na dose e nas horas a que tomam. . . um médico competente consegue fugir a esses...ler comentário completo »
CO
rivershannon_is _back
2014-04-25 15h54m por coach407
Mas há alguma dúvida sobre isso? Mas isso é o Benfica e todos os clubes! Por acaso o Benfica abusa um bocado disso como todos os clubes que lutam pelos títulos nos respetivos clubes, mas até os clubes mais pequenos tomam muitos comprimidos para terem energia e recuperar mais rápido de lesões. . .

TODOS (claro que não falo de amadores, mas esse também não ficam atrás), incluindo as equipas dos outros desportos, principalmente ciclismo. . .

Os atletas são obriga...ler comentário completo »
luispintu
2014-04-25 13h00m por DoLB1
Concordo a 100% com o teu comentário. . .

Não marcarem não é escandaloso pois o lance não iria resultar em nada. Mas se marcasse premiava a infantilidade do Caceres. . .

Passou-se o mesmo com o Belenenses Sporting este fds. . . o Mané já pouco ou nada ia fazer com a bola já que estava junto à linha e deu um bico na bola. . . mas o Jogdor do Belem deu um toque infantilmente! Aceitasse a decisao naquele caso. . . custa (ainda para mais que sou do Belenenses :) ) mas aceitasse!
rmvd
2014-04-25 12h17m por Nonnenmacher
lol , o Salvio partiu o braço mano. Não achas que é difícil, para não dizer impossível, recuperar para 4ª feira?
PO
Benfica
2014-04-25 09h51m por portistaferrenho2
Eu penso que o JJ na segunda mão têm que manter o 4-4-2 porque é nesse esquema que o benfica está rotinado, mas com fejsa, lima e gaitan, nos lugares de A. G, sulejmani e cardozo, isto por 3 razões, para haver acompanhamentos aos médios da Juve principalmente o Pogba, quando este se coloca entre linhas, para quando o benfica tiver a bola explorar mais os terrenos interiores, e sair com mais velocidade nas transições ofensivas, também acho muito importante o rodrigo ou o lima caírem em cima do ...ler comentário completo »
Este jj
2014-04-25 09h48m por LelloMarmello
Não consigo entender o jj, inventa. . .

Enzo "Ferrari" Perez - Que jogador. . .

Continuo a dizer Andre Gomes grande venda, o miúdo é mole. . . . siga obg e felicidades. . . Almeida pior tecnicamente mas a km luz tacticamente.
NM
Grande jogatana
2014-04-25 08h58m por nmrp
O físico impediu uma segunda parte ao nível da primeira. . . O meio campo à la JJ não ajudou nada! Mesmo assim retificou a tempo.

Antevejo uma 2a mão com grau de dificuldade elevadíssimo, temos de ter ambição de marcar la, acho q não ha outra hipótese de passar. . .

Grande exibição dos centrais (se nao é a melhor dupla do mundo anda perto disso), siqueira e enzo (para variar).

Para o dragão temos de rodar o maximo:
Oblak
Canceloler comentário completo »
PO
Benfica
2014-04-25 08h51m por porc0_corrupsson
foi um bom jogo quando vi o 11 não acreditei que jogassem assim.
Para mim trocava só artur por oblak cardozo por lima e sulemani por cavaleiro.
Foi pena ter sofrido aquele golo e a defesa se ter atrapalhado e aquele penalty que não assinalaram o arbitro foi fraco para este grande jogo.
Agora é ir a Turim com ambição de lá voltar e marcar como o marcaram logo no inicio
PO
Resultado
2014-04-25 03h02m por pokersoul93
Um bom resultado para o Benfica mas muito longe de confortável pois vai ser difícil jogar em Turim. Sofrer golos em casa é sempre tramado.
CB
TrustMeImLying
2014-04-25 01h26m por CBits
tão fofo benfiquistas e portistas, já se defendem uns aos outros, lindo lindo lindo :')
CA
vdef
2014-04-25 00h27m por Camisas via mobile
. . . e com o Gaitan xD
CA
joao_ricardo
2014-04-25 00h26m por Camisas via mobile
Respeito o teu amor ao Sporting e percebo que tenhas um odio pelo Benfica mas reparei que numa outra noticia gozaste com o Eusebio. . . Mais que um excelente jogador, ele era uma excelente pessoa e devemos todos respeita-lo, independentemente da cor da camisola do clube que apoiamos.
VD
SLB-Juventus
2014-04-25 00h24m por vdef
Vitória muito difícil face a um adversário que conseguiu em certa medida anular os pontos fortes do SLB. Os golos surgiram em momentos decisivos, valeu a eficácia de Lima. Sulejmani também teve uma boa chance. A Juventus provou que é uma equipa muito poderosa e podia ter marcado mais um golo na 2ª parte. Agora na 2ª mão penso que vai ser necessário jogar um pouco melhor para passar. Com fejsa e lima a titular acho que o SLB terá mais hipóteses.
PA
Alterações Maradas
2014-04-25 00h12m por paulo996santos
[. . . ] ? Eu so estava a alertar pelo facto de JJ inventar como inventou na meia-final contra o Liverpool em que pôs o sidnei a lateral em vez do Coentrão. Benfica
CA
joao_ricardo
2014-04-25 00h10m por Camisas via mobile
Vai dormir, a serio. . .
Es do Sporting, certo?
Provavelmente, desde que nasceste, nunca viste o teu clube campeao HEHEHE
CA
joao_ricardo
2014-04-25 00h02m por Camisas via mobile
Tem juizo, o Benfica tambem tera o Gaitan e o Fejsa recuperados. . .
Vai dormir rapaz, e tenta nao sonhar com o Glorioso pois pelos vistos preocupaste mais com o Benfica do que com o teu clube.
CA
paulo996santos
2014-04-24 23h59m por Camisas via mobile
O Andre Gomes jogou a extremo contra o Paok, na 1a mao.
CA
trescool
2014-04-24 23h57m por Camisas via mobile
sim, o pirlo e um enorme jogador mas hoje foi completamente aniquilado, repito, ANIQUILADO pelo Enzo.
Tevez foi, sem duvidas, o melhor jogador da Juventos.
PA
Alterações Maradas do JJ
2014-04-24 23h56m por paulo996santos
E se o Jorge Jesus não fosse apanhado não substituiria o Suljemani que não estava a jogar mal e ter posto o Andre Almeida? Varias vezes trocar de lado Marcovik e A. Gomes a extremos (que nunca me lembro de ter jogado nessa posição) se ainda fosse o enzo perez tudo bem, mas eu TENHO MEDO QUANDO JJ FAZ SUBSTITUIÇOES. E com todas estas alteraoes maradas acabamos por levar o golo. Mas o que vale é que o Lima salvou o jogo
predador_andreg omes_
2014-04-24 23h53m por trescool
Eu no meu caso, comentar futebol! Infelizmente nao posso comentar nada do meu clube hoje, ah ontem tb comentei os posts da champions. . . . . !!!
Camisas
2014-04-24 23h50m por trescool
Craque e Pirlo. . . . sempre que tem espaco faz um passe magistral!
CA
joao_ricardo
2014-04-24 23h49m por Camisas via mobile
Isso nao vai acontecer, o Benfica vai passar a eliminatoria e tu nem vai aparecer aqui no zerozero ;)
Ja agora, es de que clube?
Antis
2014-04-24 23h46m por R32R32
Sportinguistas e portistas, fizeram uma época brilhante . . Parabéns
CA
Fantastico
2014-04-24 23h42m por Camisas via mobile
Tevez ja tem 30 anos e ainda joga BRILHANTEMENTE.
CA
joao_piada
2014-04-24 23h40m por Camisas via mobile
Comentario de um anti-benfiquista, nada a dizer. . .
Pena preocupares-te mais com o Benfica do que com o teu clube mas prontos. . .
jogos históricos
U Quinta, 24 Abril 2014 - 20:05
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Cuneyt Cakir
2-1
Ezequiel Garay 2'
Lima 84'
Carlos Tevez 73'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga Europa
História
A história do adversário do Benfica
«Droit au but!», mais que um mote, tornou-se na definição do Olympique, com uma longa lista de goleadores a fazer jus ao lema. Desde os jogos filmados a preto e branco, ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

AngelEyes 18-04-2024, 10:06
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 10:02
JO
joarafa88 18-04-2024, 09:55
Platinum-Returns 18-04-2024, 09:50
rafaeleiras410 18-04-2024, 09:49
Kaizeler 18-04-2024, 09:49
FC
Fcpflaw2506 18-04-2024, 09:42
FC
Fcpflaw2506 18-04-2024, 09:39
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 09:28
Platinum-Returns 18-04-2024, 09:23
Schmyokeres 18-04-2024, 09:20
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 09:09
FC
Fcpflaw2506 18-04-2024, 09:06
ZY
zyxw4321 18-04-2024, 09:05
ramiroo 18-04-2024, 08:50
TomPen 18-04-2024, 08:45