placardpt
    FC Porto eliminado em Sevilha

    A terra dos sonhos virou pesadelo... (4x1)

    O FC Porto está fora da Liga Europa. A equipa de Luís Castro, depois do 1x0 no Dragão, cometeu demasiados erros defensivos e viu o Sevilla virar e sentenciar a eliminatória nos primeiros 30 minutos de jogo. Depois da felicidade que Sevilha significou em 2003 e 2011, agora a cidade da Andaluzia foi sinónimo de mais um rude golpe na época azul e branca, após os fracassos no campeonato e na Liga dos Campeões.

    O dragão acabou por ter uma noite negra e diz 'adeus' a mais uma competição, depois da Liga dos Campeões e do campeonato. Mais uma vez, Quaresma foi o melhor, mas nem o fabuloso golo do número 7 chegou.

    Na turma do Sevilla, Unai Emery teve Daniel Carriço de regresso e não hesitou em lançá-lo num onze que começava com Beto na baliza e que acabava com Reyes, Vitolo e Carlos Bacca na frente de ataque.

    Do lado portista, face às ausências por castigo de Fernando e de Jackson Martínez, Luís Castro não surpreendeu e lançou em campo Herrera para o meio campo (Defour ocupou o lugar 6) e Nabil Ghilas na frente de ataque. Mangala, que tinha ficado de fora na partida para o campeonato, envergou a braçadeira de capitão e juntou-se a Diego Reyes no centro da defesa.

    Unai Emery ganhou a batalha a Luís Castro ©Catarina Morais
     Um descalabro irregular

    A primeira parte é muito simples de descrever: 30 minutos iniciais de sonho para o Sevilla e de verdadeiro pesadelo para o FC Porto. Foi nesse espaço temporal que os espanhóis fizeram os três golos com que o jogo foi para o intervalo.

    Tudo começou, é bom que se diga, de forma irregular. Aos cinco minutos de jogo, Danilo até pode ter cometido falta dentro de área, até pode ter sido imprudente (ainda que as dúvidas fiquem no ar), só que, primeiro que tudo, esteve mal o assistente ao não assinalar fora-de-jogo no início do lance.

    Indiferente a isso, Ivan Rakitic enganou Fabiano, inaugurou o marcador e igualou a eliminatória. Poder-se-ia achar que o jogo passaria a ser de contenção, mas não. Os sevilhanos, puxados por um público fervoroso, carregaram na tecla da pressão e deixaram o dragão como uma 'barata tonta'.

    Estiveram 1500 adeptos portistas no Sánchez Pizjuán ©Catarina Morais
    Isso mesmo ficou claramente presente nos dois golos seguintes. Primeiro, Danilo saiu a jogar onde não podia e perdeu a bola, Diego Reyes foi lento e deixou Vitolo fugir para o espanhol bater Fabiano, com a bola passar por baixo das pernas de Mangala. Depois, passividade gritante no centro da área, onde a bola foi 'pingando' até que Carlos Bacca decidiu rematar. Para a rede, pois claro.

    O resto do primeiro tempo foi de amenização. O Sevilla, com a eliminatória a seu favor, baixou o ritmo, o FC Porto tentou equilibrar o desafio e conseguiu-o, mas não mais do que isso.

    Barrados pelo ferro, mesmo com sinal vermelho

    Para o segundo tempo, Luís Castro, claramente desagradado com o desempenho dos seus homens (não era para menos), operou duas alterações: entraram Ricardo e Quintero, saíram Carlos Eduardo e Silvestre Varela.

    A reação foi imediata. Primeiro Quaresma, num livre 'à Quaresma', junto à linha lateral, meteu a bola no poste mais distante e Beto sacudiu para o ferro. Depois foi Herrera, à entrada da área, a rematar também para fabulosa defesa do guardião português, que voltou a dar uma 'palmada' para o ferro.

    Gameiro fez o quarto golo dos sevilhanos ©Carlos Alberto Costa
    O tempo passava e escasseava, mas surgia uma situação que beneficiava o FC Porto. Coke, imprudente, viu o segundo amarelo numa falta sobre Quaresma e foi expulso, um pouco antes de também o ter sido Luís Castro, por protestar um lance na grande área do Sevilla - bem ajuizado pelo árbitro.

    Contudo, nem contra dez os portistas foram audazes para conseguirem reentrar na eliminatória, mesmo depois de ter entrado o outrora 'salvador Kelvin', para o lugar do desastrado Danilo.

    Aliás, os sevilhanos é que haveriam de voltar a marcar, por Kévin Gameiro, em contra-ataque. A eliminatória ficava, aos 79 minutos, irremediavelmente fechada e, mesmo com o fabuloso golo de Quaresma no primeiro minuto de descontos, de fora da área e 'na gaveta' da baliza de Beto, o FC Porto terminava assim a sua participação nas competições europeias 2013/2014. Resta aos portistas tentarem as conquistas das taças internas...

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SEVILLA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CO
    anfibio_FCP
    2014-04-11 19h01m por coach407
    Podes ter a certeza ABSOLUTA que o Mangala não sai por 45 milhões. Escreve. Escreve também o meu nome de user para me atirares à cara que acertaste ou para me dares razão xD

    O Jackson acredito que saia por 30. . . é um avançado top mundial simplesmente. . .

    MA
    predador_arrasa dor_
    2014-04-11 17h10m por mangalafcp
    Sim , Dória vale 12 milhoes , nao o Porto nao tem que dar os 12 milhoes , porque 30 % do passe pertence ao BMG que é só o fundo que mais investe no Porto !!!

    Mangala nao sai por 40 ??? pois talvez até pode sair por mais

    Jackson estará entre os 25 - 30 milhões , mas com o leilao que o passe de Jackson terá até pode sair por mais
    MA
    predador_arrasa dor_
    2014-04-11 17h07m por mangalafcp
    Acho que é bom ires ver quanto dinheiro em que em médio o Porto gasta depois de uma época em que nao é campeão .

    Com Vilhas Boas , gastou 43 milhões
    AN
    predador_arrasa dor_
    2014-04-11 16h35m por anfibio_FCP
    Não temos culpa se só tenham 20M pelo Garay de clausula.

    Tenho a certeza que Manga não sai por menos de 45M. Em Janeiro, o City aproximou-se muito dessa verba e o Porto manteve-se intransigente.

    E Jackson vai sair por 30M. Podes escrever o que te digo.

    Se valem isso?? Vale o que pagarem por eles e já se sabe que no Porto, ou paga ou não leva.
    CO
    mangalafcp
    2014-04-11 15h46m por coach407
    Duas vezes? O. o

    Alguém tá a precisar de atenção xD
    MA
    FC Porto 2014/ 2015
    2014-04-11 15h44m por mangalafcp
    Fabiano - Bolat - Kadú

    Danilo - Ricardo

    Maicon - Reyes - Dória - Paulo Oliveira

    A. Sandro - Ali Adnan

    Defour - Ali Ghazzal

    Herrera - Quintero - C. Eduardo - Castro

    Varela - Quaresma - Sebá - Omar Abdulrahman - Ricardo Horta

    Ghilas - Mitrovic

    Vendas

    Abdoulaye - 2 Milhões

    Mangala - 40 Milhões

    Fernando - 15 Milhões

    ...ler comentário completo »
    FORÇA PORTO
    2014-04-11 14h30m por petitor
    ACHO QUE DEVERIAMOS APOIAR LUIS CASTRO. UM APARTE LUIS CASTRO TEM COMO ADJUNTOS FOLHA E PAULINHO SANTOS HOMENS QUE SENTEM A CASA COMO NINGUEM. PARA MIM ERA DE CONTINUAR. E COLOCAVA HELTON A TREINADOR DE GUARDA REDES.
    CO
    janaoseimaisnen hum1
    2014-04-11 14h29m por coach407
    É assim mesmo!

    Porto4ever!
    r
    Não leves a mal o 4. . .

    Tou no gozo xD Tá tudo bem contigo? :)
    MA
    janaoseimaisnen hum3
    2014-04-11 14h26m por Mats15Hummels
    Bom discurso.
    Mesmo a época correndo mal há que apoiar sempre o clube, é como eu faço com o meu que este ano andou um pouco mal mas agora já endireitou.
    MA
    petitor
    2014-04-11 14h23m por Mats15Hummels
    O Luís Castro tem feito um bom trabalho, acho justo que lhe fosse dada uma oportunidade na próxima época.
    MA
    1º FCP
    2014-04-11 14h13m por Mats15Hummels
    Concordo inteiramente com o teu comentário.
    Se calhar o Castro também merecia ter lugar na próxima época que achas?
    1oFCP
    2014-04-11 14h09m por petitor

    Concordo contigo na projecção do plantel e so comprar 2 a 3 bons reforços e apostar em alguns jogadores da casa e emprestados, com mais garra a equipe vai conseguir voltar aos patamares que nos habituou. Esperemos que não haja grandes jogadas de interesses porque isto de ter vices presidentes que simultaneamente são empresários de jogadores e mt complicado conseguir separar as aguas.
    1oFCP
    2014-04-11 14h05m por petitor
    Acho injusto comparar o Luis Castro com paulo Fonseca, Luis Castro a meu ver merece uma oportunidade, oxalá o plantel seja bem projectado que este treinador iria ter sucesso. Agora a substituir Domingos ou Jorge Costa ou ate mesmo Pedro Emanuel. Marco Silva não por favor.
    PT
    Manfio
    2014-04-11 12h30m por PT_Goalkeeper via mobile
    E aqueles 3 anos do FC Porto a seco?
    Ou so conta quando e contra o Benfica?
    Alguns adeptos tem de aprender que temos de ganhar por nos nao e porque e contra o Benfica.
    Nessa altura deu se o. FC Porto como morto. Dizer que hoje num ano se esta pior do que tres anos de fracasso é no minimo estranho e significa que muitos se embalam na cantiga da nossa CS. Nem todos tem mente forte e acreditam. Eu acredito no trabalho nao acredito em teorias.
    .
    2014-04-11 12h11m por Manfio
    Apenas mais uma coisa; O eterno 'virar de ciclo' que os Benfiquistas apregoam de cada vez que as coisas lhes correm bem e que é quase anedota entre adeptos do Porto pode estar de facto mais perto de acontecer do que nunca.

    Um ciclo é por definição um conglomerado de anos e para isso é necessário capital amealhado (humano neste caso) que o Benfica nunca teve nos últimos 20 anos e que o Porto, claramente, tinha. Daí a eterna anedota. . . . . mas não neste momento. Nunca nos úl...ler comentário completo »
    FC Porto 2014/2015
    2014-04-11 12h10m por MiPorto
    GR: Fabiano, Bolat, Kadu (B)
    DD: Contrataçao, Ricardo, Victor Garcia (B)
    DC: Maicon, Reyes, Bruno Alves (Fenerbace), Paulo Oliveira (V. Guimaraes) (B), Tiago Ferreira (B)
    DE: A. Sandro, Quino
    MDC: Danilo, Pedro Moreira, Mikel (B)
    MC: Castro, Defour, Herrera, Um da B
    MCO: Quintero, Josué, Rafa (Braga)
    EE: Quaresma, Pardo (Braga), Nani (Man. Utd)
    ED: Iturbe (espero bem que volte), Kelvin, Lamela (Tottenham),
    PL...ler comentário completo »
    .
    2014-04-11 11h57m por Manfio
    Enquanto Portista, tenho apenas um comentário ao resultado de ontem; AINDA BEM!!

    É verdade. . . . ainda bem. Ainda bem que a autentica bandalheira que tem sido esta época fica a descoberto. Ainda bem!!

    Tivéssemos passado ontem (por milagre) e ainda se arranjava forma de esconder o que o resultado de ontem põe a nu. Não temos apenas 'ajustes' para fazer na equipa. Há que fazer uma autentica revolução.

    Há meia dúzia de jogadores da equipa princi...ler comentário completo »
    PT
    FC Porto
    2014-04-11 11h45m por PT_Goalkeeper via mobile
    Da me pena ver adeptos falarem do seu clube como "Delgados", como se o Porto tivesse morrido e que ate desvalorizam competiCoes ganhas tipo como se de rivais se tratassem.

    Como disse ontem ha que arrumar a casa de forma inteligente e aproveitar o clima de euforia que se vai instalar este final de epoca (ja visivel ontem nos comentarios dos "especialistas").
    FC PORTO SEMPRE
    força porto
    2014-04-11 11h09m por petitor
    Não vi o jogo, mas mentalmente o porto não soube reagir a pressão tanto do arbitro como do sevilha. Perdemos para o ano há mais. Gosto do Luis Castro acho que pode ser o treinador da próxima época assim lhe deem boa equipe. Concordo que e necessário jogadores referencia. Bruno Alves seria uma mais valia. Castro de regresso também. Mas precisamos de uma aposta nas segundas linhas da equipe B. 2 ou 3 jogadores de mt qualidade. Veja-se o Benfica 3 extremos de Top (Salvio, Markovic e Gaita...ler comentário completo »
    FC Porto 2014/2015
    2014-04-11 10h36m por MiPorto

    GR: Fabiano, Bolat, Kadu (B)
    DD: Contrataçao, Ricardo, Victor Garcia (B)
    DC: Maicon, Reyes, Bruno Alves (Fenerbace), Paulo Oliveira (V. Guimaraes) (B), Tiago Ferreira (B)
    DE: A. Sandro, Quino
    MDC: Danilo, Pedro Moreira, Mikel (B)
    MC: Castro, Defour, Herrera, Um da B
    MCO: Quintero, Josué, Rafa (Braga)
    EE: Quaresma, Pardo (Braga), Nani (Man. Utd)
    ED: Iturbe (espero bem que volte), Kelvin, Lamela (Tottenham),
    ler comentário completo »
    MA
    malaiko
    2014-04-11 10h02m por Mats15Hummels
    Não acho que o Ricardo e o Kelvin sejam tão fracos assim. Até acho que o jogo melhorou com a entrada do Ricardo, depois ele foi para defesa direito e aí piorou.
    Agora é como o 1ºFCP afirmou, é preciso que alguém lhes esprema o talento, vamos ver.
    1oFCP
    2014-04-11 09h30m por malaiko
    Não acho que o porto tenha muito talento, basta ver o meio campo que tivemos estes anos todos e agora o que temos…na frente acho que Gihlas é bom como extremo ou 2º avançado não como PL, Carlos Eduardo não tem lugar no porto, Lica tb não, ricardo tb não, kelvin tb não…porto precisa de 1 trinco, um medio ofensivo e dois extremos (um mais ofensivo e um extremo lutador)
    19rui90_4ever
    2014-04-11 09h22m por malaiko
    vá pronto acabou o intervalo da escola, volta para a sala de aula…

    estes benfiquistas :/
    1oFCP
    2014-04-11 09h21m por malaiko
    faz me impressão como o Carlos Eduardo joga, ele tem medo de assumir as coisas ofensivamente, não o vejo a criar nada, nunca o vi a fazer (a não ser um ou outro golo contra uma equipa pequena mas isso qq um pode ter esses lances)…eu prefiro um Quintero que não defenda mas q quando a bola bem para os pés a defesa contraria tenha um ou dois a marca-lo em cima do que um carlos eduardo que não mete medo a ninguem e q a defender é daqueles q apenas corre ao lado do adversário pq incomodar ou tirar...ler comentário completo »
    1oFCP
    2014-04-11 09h17m por malaiko
    não digo isso??? Carlos Eduardo é como o Ricardo a extremo, são jogadores que não entendo como estao no plantel do FCP pois não acrescentam absolutamente nada (digo ricardo a extremo pq a defesa ainda é util)
    jogos históricos
    U Quinta, 10 Abril 2014 - 20:05
    Ramón Sánchez Pizjuán
    Gianluca Rocchi
    4-1
    Ivan Rakitić 5' (g.p.)
    Vitolo 26'
    Carlos Bacca 30'
    Kévin Gameiro 79'
    Ricardo Quaresma 90'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Playbook RBR
    rubrica de Ricardo brito reis
    A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZH
    zhar 26-04-2024, 16:03
    O_Pestinha666 26-04-2024, 15:52
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:44
    VocesSabemLa 26-04-2024, 15:36
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:36
    publagrima 26-04-2024, 15:24
    mundial200 26-04-2024, 15:20
    FC
    Fcpflaw2506 26-04-2024, 15:20
    Minnowkr 26-04-2024, 15:12
    publagrima 26-04-2024, 15:09
    Minnowkr 26-04-2024, 15:08
    mundial200 26-04-2024, 15:06
    Sir_jaof 26-04-2024, 14:55
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 14:54
    ZH
    zhar 26-04-2024, 14:45
    OJaime_Pacheco 26-04-2024, 14:41