placardpt
    FC Porto derrota Sevilla

    A redenção azul (1x0)

    2014/04/03 21:38

    Num jogo crucial para o FC Porto após a derrota com o Nacional, o facto é que os azuis e brancos afirmaram-se na Europa. Não se esperava que fosse fácil derrotar o Sevilla - e não foi -, mas a realidade é que os portistas souberam agir e reagir nos momentos exatos. O FC Porto segue firme na competição europeia, mantém as aspirações intactas e tem os olhos no título, na final de Turim.​

    Mangala foi patrão atrás e mostrou como se faz na frente

    Sevilha será eternamente um nome agarrado às memórias dos adeptos portistas. Foi por aquelas terras que, em 2003, o FC Porto foi dono e senhor da então Taça UEFA e foi também por aqueles caminhos que os dragões de Villas-Boas tiveram de passar até levantar a taça da Liga Europa, em Dublin. 

    Por isso, quando o árbitro da partida apitou para o começo do jogo, as bancadas do palco portistas ainda lembravam, com notória saudade, outros tempos vividos na capital da Andaluzia.

    Mas o jogo hoje foi no Dragão, onde se apresentou um Sevilla moralizado com o registo recente na Liga Europa. Quando pisaram o tapete verde da casa azul, os sevilhanos tinham um registo de zero derrotas na prova europeia. E era assim que pretendiam sair da Invicta

    Na distribuição da equipa, Unai Emery lançou em campo dois portugueses. Beto foi para a baliza, enquanto que  Daniel Carriço, que esteve a contas com problemas físicos, viu o seu caso clínico reavaliado perto da hora do pontapé de saída e teve "luz verde" para avançar para o onze. José Antonio Reyes, antigo jogador do Benfica, também foi titular. Diogo Figueiras, por seu turno, ficou no banco e entrou na segunda parte.

    Mangala regressou ao onze e abriu o marcador ©Catarina Morais
    Luís Castro, por seu lado, colocou em campo o seu onze mais forte com Fabiano Freitas na baliza. A defesa teve o regressado Mangala ao lado de Diego Reyes, enquanto que as alas foram ocupadas por Alex Sandro e Danilo. No meio-campo, naturalmente, Fernando teve a companhia de Defour e Carlos Eduardo. Na frente, Jackson Martínez foi municiado por Ricardo Quaresma e Varela, que voltou à equipa depois de ter falhado a deslocação à Madeira.

    Com as contas na Liga portuguesa complicadas no topo, os azuis e brancos avançaram para o jogo com a ambição de percorrer mais um "pedaço de estrada" na Liga Europa, numa campanha que, quiçá, pode terminar com uma nova conquista do título europeu, repetindo recentes sucessos europeus. 

    A entrada do FC Porto em campo foi vertiginosa. A iniciativa ofensiva pertenceu, durante praticamente toda a primeira parte, à equipa da casa. Com uma dose equilibrada de pressão sobre o portador da bola e atrevimento ofensivo, os jogadores de Luís Castro demonstravam ter a lição bem estudada. A equipa nortenha esteve sempre perto da baliza de Beto mas os sevilhanos não desmontaram a sua estratégia.

    Anulando o elo de ligação entre o meio-campo e o ataque, o FC Porto suplantava o rival desta noite ao nível da recuperação e projeção da bola para o espaço concedido entre linhas pelo adversário. Mas falhava sempre no momento de rematar à baliza. Foi assim com Jackson Martínez, aos 10 minutos, após passe de Fernando e assim foi com Defour, aos 20', depois do belga ter espaço para rematar com perigo.

    Num jogo de Liga Europa e a jogar em casa, exigia-se ao FC Porto uma resposta clara à melhor zona do Sevilla no terreno de jogo: o meio-campo. E assim foi.

    Jogadores portistas em euforia com o golo ©Catarina Morais
    Os dragões conseguiram manter, quase sempre, os níveis de confiança e tranquilidade,  continuando a aproveitar o claro nervosismo e ansiedade evidenciadas, por exemplo, no duelo da Madeira com o Nacional, no último domingo. Para tal, os dragões contavam com o apoio que vinha das bancadas onde os adeptos azuis e brancos não pararam de apoiar os seus jogadores.

    E o Dragão sorriu em festa, aos 31 minutos, quando Mangala abriu o marcador. Tudo começou num livre em zona frontal marcado de forma rápida, a defesa do Sevilla foi surpreendida, Ricardo Quaresma serviu a sua trivela para a cabeça do central francês que atirou a contar para o fundo das redes de Beto.

    Quando se esperava uma resposta do Sevilla ao golo sofrido... acabou por ser o FC Porto a ameaçar o segundo golo por Ricardo Quaresma. O Mustang rematou de primeira à entrada da pequena área, mas Beto defendeu.

    Aos 45', Defour atirou com força ao poste da baliza de Beto, quando nas bancadas já se festejava golo. O belga, em carreira de tiro, teve espaço e rematou. Valeu aos sevilhanos os ferro da baliza.

    No final da primeira parte, o FC Porto somava mais ataques, mais jogadas de perigo, mais crença, mais atitude e vencia com justiça.

    FC Porto ficou sem Fernando mas teve a nação portista

    Na segunda metade, a entrada em jogo dos portugueses foi (outra vez) mais atrativa e ao longo dos segundos 45 minutos repetiram-se os lances de perigo junto à baliza de Beto. Ainda assim, o conjunto espanhol nunca deixou que os portistas se entusiasmassem e foram colecionando também algumas ações junto da baliza de Fabiano Freitas. Seja como for, ficou a ideia de que o FC Porto continuou a recolher bem a bola em zonas do meio-campo onde Fernando voltou a ser dono e senhor do espaço.

    Perante um Sevilla mais acutilante, sobretudo na última meia hora quando, por exemplo, já estava em campo Diogo Figueiras, Luís Castro ia pediando aos seus jogadores para continuar a pressionar em zonas mais avançadas os espanhóis.

    Quaresma libertou-se de Reyes e tentou o golo ©Catarina Morais
    E o treinador enviou a mensagem para dentro de campo com a entrada de Juan Quintero. O camisola 10 entrou com garra em campo e juntou-se no terreno de jogo a Quaresma como jogadores que mais trabalho iam dando ao Sevilla. De resto, o Mustang serviu com classe Jackson Martínez, aos 67 minutos, com mais uma trivela. Mas o remate do colombiano saiu sobre o travessão da baliza de Beto.

    A resposta apenas apareceu, ao minuto 74, com um forte remate de Carlos Bacca que Fabiano não conseguiu encaixar à primeira e Kevin Gameiro, na recarga, falhou o golo do empate, quando o guarda-redes portista estava praticamente batido.

    Nos últimos minutos, o Sevilla ainda procurava o golo do empate, mas o FC Porto ia gerindo a vantagem sempre com a baliza de Beto na cabeça. 

    Antes do fim, Fernando viu duplo amarelo e o respetivo vermelho. O médio deixou a equipa a jogar reduzida e vai também falhar o jogo da segunda mão. O FC Porto perdeu o médio mas ganhou, como vinha ganhando, o apoio dos adeptos. As bancadas do Dragão puxaram pelos portistas. Os adeptos sabiam que era necessário vencer sem sofrer golos. «Portooo, Portoooo, Portoooo», gritavam os adeptos, que viram o FC Porto atirar aos ferros já nos descontos.

    A verdade é que os azuis e brancos seguraram a vantagem magra mas vão a Sevilha em vantagem na eliminatória. Os dragões venceram e não sofreram golos.

    Forte apoio nas bancadas
    As bancadas do Estádio do Dragão contaram com 31122 adeptos nesta noite de Liga Europa

    Jackson não vai a Sevilha
    Jackson viu amarelo neste jogo e vai, por isso, cumprir castigo no duelo da segunda mão

     

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    SEVILLA

    Fotografias

    FC Porto v Sevilla 1/4 Liga Europa 2013/14
    FC Porto v Sevilla 1/4 Liga Europa 2013/14

    Quadro completo (Quartos-de-Final - 1ª Mão):


    Europa League 2013/2014: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    arbitro
    2014-04-04 11h33m por malaiko
    arbitro mau demais para um jogo desta categoria…a parcialidade foi por demais evidente… andou a tentar conter nos cartões aos jogadores do sevilha e aos do porto foi aquela tristeza que se viu

    quanto ao jogo, eu não percebo o que o porto tem este ano mas nas competições europeias manda sempre 1 ou 2 bolas aos ferros…enfim vamos para lá com 1-0 quando poderíamos ter uma vantagem bem mais avultada.
    predador_magnif ico_
    2014-04-04 09h10m por tmagalha
    Que eu saiba eles são da equipa A. . Ivan Cavaleiro sim é da B e foi chamado á selecção :)
    DE
    . . .
    2014-04-04 00h29m por derhell
    Desde 2003:

    9 Campeonatos da Primeira Liga
    8 Supertaças Cândido de Oliveira
    5 Taças de Portugal
    1 Liga dos Campeões
    1 Taça Uefa
    1 Liga Europa
    1 Taça Intercontinental
    predador_magnif ico
    2014-04-04 00h12m por decomiguel
    nao pega essa.

    ultimos 10 anos:

    1 LIGA DOS CAMPEOES
    2LIGAS EUROPAS
    1 taça intercontinental.



    voces piu piu,

    tuas frases sao pequenas comparadas com historia recente
    HA
    jogo
    2014-04-04 00h09m por Halibut
    Boa exibição, podíamos ter marco mais golos, destaco o Reyes que está a crescer, quanto à 2ª mão concordo com alguns users, defour, herrera, c. eduardo, temos que ter um meio campo seguro, como não temos o fernando que dá mais estabilidade à defesa, teremos que jogar assim, 1-0 é curto, na frente acho que o ghilas se safa bem.
    FCP - Sevilla
    2014-04-04 00h06m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    bom jogo do Porto que podia ter vencido por mais. é fazer uma exibição à semelhança da feita em Nápoles e muito provavelmente caribam a passagem à próxima fase.
    vamos ver como reage a equipa às ausências do Fernando e Jackson.
    deverá recuar o Defour entrando para o onze o Herrera e na frente o Ghilas, claro
    VD
    FCP
    2014-04-03 23h21m por vdef
    Bom jogo do FCP com muita intensidade, mereciam mais um golo, embora o Sevilla pudesse ter marcado também. Boas exibições de Mangala, Reyes, Quaresma e Jackson. Acho que Fabiano meteu água naquela bola que largou para a frente e Quintero, desta vez, entrou mal perdendo várias bolas.
    O FCP vai ter de fazer um bom jogo tal como em Nápoles para passar. Fernando e Jackson vão fazer falta mas há alternativas com valor.
    Porto
    2014-04-03 23h09m por JHendrix
    É um bom resultado para o Porto, apesar de ser um pouco curto.

    As ausências do Fernando e do Jackson para a 2ª mão poderão trazer dificuldades.
    PT
    Engraçado
    2014-04-03 22h48m por PT_Goalkeeper via mobile
    Para o "troll" maximo. do site o Benfica joga sempre com a equipa B.
    Embora nao tenha visto nenhum Lindelof, Lolo, Bernardo Silva ou quejandos a jogar.
    Porto-Sevilha
    2014-04-03 22h35m por Nonnenmacher
    Vitória justa do Porto, peca por ser escassa. O Sevilha só mostrou perigo 1x na 1ª parte e na 2ª parte um par de vezes. Pena as 2 bolas no poste, mas o jogo é assim mesmo, também tivemos sorte que o Gameiro acertou mal na bola quando o Fabiano defende mal para a frente.

    Podem criticar-me mas fiquei contente em vez JM de fora da 2ª mão, vai ser bom ter Ghilas a PL, tenho a certeza que jogará com mais pujança física e alegria que o colombiano. Nota para mais uma exibição se...ler comentário completo »
    MA
    bestmanager1983
    2014-04-03 22h24m por Martinez22
    so tirava o c. eduardo e metia o josué, o c. eduardo hoje mais uma vez nao acertou uma para a caixa
    GO
    predador_magnif ico_
    2014-04-03 22h23m por gotzereus89-
    Tu deves ser um bocado convencido porque o Sevilla e bem mais forte do que o AZ Alkmaar apesar de se ter batido bem , o Sevilla (quinto em Espanha ) e o AZ Alkmaar ( sétimo na Holanda ) , acho que o Sevilla passara no prolongamento simplesmento pelo ponto não poder contar com Jackson e fernando
    JO
    O Fonseca foi crucificado
    2014-04-03 22h17m por JohnnyMACint
    Por ter cometido um erro igual, este Castro é como não se passasse nada.
    RS
    TheFCPorto
    2014-04-03 22h17m por RSPorto
    Concordo contigo, gosto muito de ver o Josué a jogar. Raçudo e tem um pé esquerdo fenomenal. .
    PO
    FC Porto
    2014-04-03 22h17m por portistaferrenho2
    Penso que fizemos um excelente jogo, é fantástico o trabalho de Luís Castro com esta equipa, pega numa equipa sem fio de jogo e sem rumo, e transforma-a numa equipa de posse de bola, com movimentos de rotura, tabelas, triangulações, e organizada a defender.

    Na 2a mão vai ser bêm mais complicado pois o sevilla não vai apostar nesta atitude de contenção e vai cair em cima de nós e jogar com 2 avançados,

    Quanto a arbitragem penso que fomos claramente prejudicados, pe...ler comentário completo »
    JohnnyMACint
    2014-04-03 22h13m por portista78
    Contentas-te com pouco, ainda bem para ti.
    FI
    equipas portuguesas bem encaminhadas
    2014-04-03 22h11m por FIFAforever_returns
    para mais uma final europeia tuga
    1oFCP
    2014-04-03 22h10m por portista78
    Gosto muito de Fernando mas essa dos pontapés para longe já não é de agora, já devia saber melhor.
    Rsoares
    2014-04-03 22h10m por TheFCPorto
    Achei interessante o jogo do Carlos Eduardo hoje. . . Se calhar num ambiente como o de Sevilla o Josue de jeito pela raça que tem
    Fc Porto
    2014-04-03 22h10m por Heatcliff
    Na 2ªmao vai sentir se mais a falta do Fernando do que J. Martinez.

    FC
    fabiano
    2014-04-03 22h10m por fcporto666
    no pouco que teve para se mostrar esteve muito bem, nao se deixa intimidar
    dunga
    2014-04-03 22h09m por TheFCPorto
    Nao sei, mas tava tendencioso, o Coke devia ficar de fora do proximo jogo
    Porto
    2014-04-03 22h09m por Portista-Portugues
    Para mim os melhores em campo foram sem duvida:
    -Diego Reyes
    -Steven Defour
    -Fernando

    Hou ve mais boas exebiçoes como Mangala, Quaresma ou até mesmo o Quintero que entrou bem mas para mim esses três foram essenciais na vitoria Portista.
    Factos
    2014-04-03 22h08m por portista78
    O Porto merecia ter ganho o jogo por 3-0.
    DU
    TheFCPorto
    2014-04-03 22h07m por dunga
    Acho que foi mesmo pelos protestos porque nao lhe mostrou o 2 amarelo julgo eu!
    12
    jogos históricos
    U Quinta, 03 Abril 2014 - 20:05
    Estádio do Dragão
    Wolfgang Stark
    1-0
    Eliaquim Mangala 31'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51