SCP fala em vergonha no futebol

Sporting acusa CJ de falta de audácia ao manter FC Porto na Taça da Liga

2014/04/03 19:47

O Sporting reagiu, esta quinta-feira, em comunicado à decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol em manter o FC Porto na Taça da Liga, dizendo que faltou audácia para decidirem consoante o factos que foram dados como provados.

«Contrariando o acórdão da 1ª instância, o Conselho de Justiça considerou que, sem qualquer dúvida, ficou provado o atraso intencional por parte do FC Porto mas depois, incompreensivelmente, faltou audácia de serem consequentes decidindo em função daquilo que concluiu serem os factos, claros e transparentes: o único objetivo do atraso propositado foi, apenas um e só, obter uma vantagem competitiva e prejudicar o Sporting Clube de Portugal, falseando desta forma a verdade desportiva, pelo que deveria ter sido punido com sanção de derrota e multa e não apenas com esta», lê-se no comunicado do clube de Alvalade.

Além disso, o Sporting argumenta que dois minutos é tempo suficiente para poder obter uma vantagem, dando como exemplo a final da Liga dos Campeões em 1998/1999, quando o Manchester United venceu o Bayern Munchen por 2x1 após ter dado a volta ao marcador em apenas dois minutos já no período de compensação.

Comunicado do Sporting:

«A Sporting SAD face ao Acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (CJ) sobre o processo Taça da Liga, tornado público esta quarta-feira, dia 2 de Abril de 2014, vem reafirmar o que sempre disse a este propósito: a verdade e a razão estiveram sempre do lado da Sporting SAD, que foi deliberadamente prejudicada pelo FC Porto ao atrasar-se intencionalmente, facto que agora ficou provado no acórdão referido.

Contrariando o acórdão da 1.ª instância, o Conselho de Justiça considerou que, sem qualquer dúvida, ficou provado o atraso intencional por parte do FC Porto mas depois, incompreensivelmente, faltou audácia de serem consequentes decidindo em função daquilo que concluiu serem os factos, claros e transparentes: o único objectivo do atraso propositado foi, apenas um e um só, obter uma vantagem competitiva e prejudicar o Sporting Clube de Portugal, falseando desta forma a verdade desportiva, pelo que deveria ter sido punido com sanção de derrota e multa e não apenas com esta.

Para que fique claro e todos percebam, para que seja atribuída a sanção de derrota a um clube por atraso, numa competição como a da Taça da Liga é necessário cumulativamente que uma equipa:
- impeça o árbitro de iniciar à hora marcada um jogo de uma das últimas jornadas de uma competição por pontos (neste caso, da última jornada da 3.ª fase da Taça da Liga que é uma fase por pontos);
- pratique a infracção com dolo;
- tenha a intenção de causar prejuízos a terceiros.

No caso de um atraso provocado ser sem dolo ou sem intenção de causar prejuízos a terceiros, aí sim, a sanção será apenas uma mera multa.

Ora, o Acórdão do CJ agora conhecido considerou:

1. Que o Sporting cumpriu claramente os deveres de concretização e especificação do recurso da matéria de facto, contrariamente ao pretendido de forma agitada pela Porto SAD;
2. Procedente julgar o pedido da Sporting SAD e da Comissão de lnstrução e lnquéritos das Competições Profissionais de Futebol (CII) para aumentar os factos dados como provados, contrariando o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (CD) que tinha desconsiderado alguns deles. Assim, o CJ alterou a matéria de facto dada como provada pelo CD no acórdão recorrido:
a. Considerou provado que o Delegado da LPFP advertiu as equipas na reunião preparatória, que os jogos dessa jornada (Penafiel – Sporting e FCP - Marítimo) tinham obrigatoriamente de começar à mesma hora;
b. Considerou provado que, quando o árbitro do jogo FCP-Marítimo perguntou ao capitão do FCP o motivo do atraso este se limitou a responder: “atrasámo-nos”;
3. Contrariamente ao que estava vertido no acórdão de que se recorreu do CD, considerou ainda que o artigo 116.º se aplica mesmo à Taça da Liga, pelo que nos jogos que tenham de começar à mesma hora, um atraso é punido com multa e, se esse atraso for causado com dano e intenção de prejudicar terceiros, é punido com pena de derrota;
4. O CJ considerou que o FCP não compareceu a horas no túnel de acesso ao relvado porque não quis, pelo que agiu com dolo;
5. O CJ desconsiderou a justificação do FCP apresentada dias depois do jogo, de que o atraso afinal se deveu à lesão de Fernando Reges pois, mesmo que tenha existido, de acordo com as testemunhas do próprio FCP, a lesão estava superada vários minutos antes da hora do jogo, bem a tempo de a equipa do FCP comparecer pontualmente no túnel, o que não aconteceu.
6. Todavia, o CJ não considerou provado que o FCP tenha tido intenção em causar prejuízos a terceiros (nem à competição/LPFP, nem ao Sporting) pois foi considerado que os 2 minutos de atraso são um período de tempo demasiado curto e insuficiente para o infractor obter uma vantagem competitiva (na lógica de que por vezes são concedidos 5 e 6 minutos de descontos). Acrescentam que se o atraso tivesse sido maior, essa dúvida já não se colocaria pelo que, por ter dúvidas que o FCP tivesse tido intenção em prejudicar terceiros, prevalece o “in dúbio pro reo” quanto a este 2.º requisito;
7. Em conclusão, o CJ considerou que o FCP atrasou-se, e com dolo, mas não com intenção de prejudicar terceiros pelo que, praticou a infracção “atraso do início ou reinício dos jogos e a sua não realização ou conclusão”, mas não o sancionou com a pena de derrota (que exige que a infracção tenha sido praticada com a tal intenção de causar prejuízos a terceiros), e sim com pena de multa (40 UC num máximo de 50 UC).

Constata-se assim o CJ dá razão ao Sporting e até reforça alguns pontos, no entanto, não considerou provado que o FCP tenha tido intenção em causar prejuízos pois os 2 minutos de atraso foram por eles considerados um período de tempo demasiado curto. Acontece que seja qual for o período de descontos, existirá sempre o diferencial de tempo de atraso que acresce numa linha temporal, ou seja, neste caso o jogo acabaria sempre dois minutos depois do que os regulamentos determinam.

Mais ainda, o argumento de que 2 minutos seria um período de tempo reduzido para daí obter vantagem, é uma realidade desmentida pelos factos. Num período de tempo similar, na Final da Liga dos Campeões em 1999, o Manchester United, passou de um resultado negativo de 0-1 com o Bayern de Munique, para uma vantagem de 2-1, e o mesmo se passou com uma equipa portuguesa a perder duas competições na época passada por escassos minutos. Mesmo no caso vertente, foi precisamente na décalage de tempo entre o final do jogo do Sporting e o final do jogo do FCP, que este último logrou o apuramento para as meias-finais, ao marcar o golo decisivo depois da hora regulamentar. É claro, evidente e notório, que mesmo um período curto de tempo é amiúde decisivo no futebol.

O referido acórdão adianta ainda que se o atraso tivesse sido maior, essa dúvida já não se colocaria. Esta conclusão é um absurdo e abre um precedente muito grave no que diz respeito ao cumprimento dos regulamentos e à verdade desportiva.

Fica claro que os regulamentos foram violados, a verdade desportiva adulterada, o FC Porto agiu com dolo e com intenção de prejudicar o Sporting e apenas não foi sancionado com a derrota respectiva como mandam os regulamentos porque, apesar de todas as evidências, o CJ não decidiu conforme os factos claramente demonstram.

Esta decisão do CJ, que não surpreende, prejudica gravemente a Sporting SAD, o Futebol Português e envergonha a modalidade.

A Sporting SAD continuará a lutar pela transparência, pela verdade desportiva e por um futebol com regras iguais para todos, utilizando para tal todos os meios legais e actuando nas instâncias ao seu alcance, mantendo a sua actuação em virtude de não lhe ter sido permitido continuar na Taça da Liga deste ano como deveria ter sido, se tivesse havido a audácia de ditar a derrota do FC Porto.

Lisboa, 3 de Abril de 2014

A Administração da Sporting SAD»

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
AU
Rsoares67
2014-04-06 22h35m por austla
em relação às tua suposta analogia, está mal feita. “um gajo está a praticar tiro ao alvo, falha o tiro e mata uma pessoa que, IMPRUDENTEMENTE???, passou por trás”?? imprudentemente?! mas em k é k isto é uma analogia?! o porto não sabia do jogo do sporting?!? O porto não sabia que estava lutar com o sporting pela vaga nas meias-finais?!? onde é k isto é um “tiro imprudente”?! o porto sabia muito bem o k estava a fazer. sabia que ia começar o jogo mais tarde do que o jogo do seu rival na fa...ler comentário completo »
AU
Rsoares67
2014-04-05 13h38m por austla
sobre o 3º parágrafo. “Mas tu não percebes que isto é interpretação do Sporting?”?? o CJ considerou provado que, quando o árbitro do jogo FCP-Marítimo perguntou ao capitão do FCP o motivo do atraso este se limitou a responder: “atrasámo-nos” e tu dizes k isto é a interpretação do sporting?! também é o da CJ. isto é um facto. é reportado pelo árbitro. você qd quere negar FACTOS é k está a dar a sua interpretação (a que mais lhe convém). “Não percebes que o que Sporting diz que é tempo neces...ler comentário completo »
AU
Rsoares67
2014-04-04 22h32m por austla
em primeiro lugar, ”Segundo parágrafo: ninguém disse isso em lado nenhum, mas bom trabalho de novo a criar falsos dilemas. ”?!? What?! não lhe admito que me chame mentiroso à descarada. . . veja aqui: Aos sportinguistas por 1oFCP 2014-04-03 22h01m…não tenho a culpa que você não saiba ler. é o que dá tirar a 4ª classe ao domingo. lave a boca antes de tentar pôr em dúvida a minha seriedade. você é k está a inventar falsos dilemas a meu respeito. espero que se retrate.
“…DE NOVO a cr...ler comentário completo »
PI
Taça da Liga para a história.
2014-04-04 19h36m por Pirisca
Eh pá e qd eu pensava q já tinha visto de tudo no futebol tuga, eis senão qd, vem uma decisão q diz o seguinte:


"Atrasou -se propositadamente, mas n para prejudicar terceiros". . . . . LOOOOOOLLLLLLL


isto é o mesmo q um juiz dizer, "matou de propósito mas n lhe quis fazer mal nenhum" (n se tratando de um caso de eutanásia)

A decisão podia ser mesmo q soasse a falsa "atrasou-se mas n o fez propositadamente", agora o q é dito em cima é algo inacreditável. . . . .

AU
GK99
2014-04-04 19h23m por austla
curioso o seu critério. o sporting que não foi acusado de corrupção, no seu entender é corrupto (isso do PPC, foi uma acusação ao próprio e não ao SCP. . . e quanto às supostas prostitutas ou fruta, tem que provar isso)
já o FCP e PdC são dados como culpados de corrupção (não é só acusação), e até subtraíram ao porto 6 pontos e o FCP nem recorreu (assunção de culpa). . . mas curiosamente na sua opinião já não são corruptos.
assim vai a justiça deste país. . .

...ler comentário completo »
DE
KG99
2014-04-04 16h49m por deseo
Ninguem é anjo neste mundo, mas pelo menos temos noção que não somos os melhores do mundo assim como não somos os piores. Nem fingimos que não vimos provas de corrupçao e assobiamos para o lado. A verdade é que todos os que foram apanhados a tentar fuigr ás leis em Alvalade foram rapidamente afastados de lá, já no Norte nem precisam de disfarçar. Nós condenamos quem tenta fugir ás leis. Ou vais me dizer que o Sporting nos ultimos anos tem sido escandalosamente beneficiado??? Se assim fosse...ler comentário completo »
deseo
2014-04-04 16h35m por GK99
Os adeptos do Sporting são os anjos na terra que Deus enviou para as outras claques verem como se comportam bem, nunca partiram estações de serviço, nunca agrediram ninguém. Ok, Check.
Como os dirigentes já lá não estão, logo não se pode acusar o sporting de nada, pois o seu vice-presidente na altura fez tudo sem passar cartão a ninguém, ele era/foi o único que se portou mal. E o Planeta Terra é quadrado. Ok, Check.
O F. C. Porto não foi apanhado em corrupção, não foi ...ler comentário completo »
DE
*
2014-04-04 16h14m por deseo
já para nao falar que incidentes de corrupção do Sporting provados foi apenas com senhores que ja la nao estao, nao estao por isso mesmo por serem assim, enquanto no "pourto" os que foram apanhados em corrupção ainda lá estao ccomo sempre estiveram
DE
GK99
2014-04-04 16h13m por deseo
Vê-se mesmo que nem criatividade tens. . . tens que copiar os outros. Os adepetos do Sporting nunca foram a ao estádio da aldeia e pelo caminho roubavam e partiam tudo como se vivessemos sem leis. O Sporting é chamado Visconde porque foi criando por um, que na altura eram pessoas de grandes posses e da alta sociedade, os andrades têm esse nome porque quando começaram o clube teve de ser o "sr andrade" a detruir o proprio estádio com intenções de o vender barato aos azuis. Ah e "Spourting"?...ler comentário completo »
Roubados!!!
2014-04-04 15h44m por GK99
Então mas o que vem a ser isto? O SC Spourting" [. . . ] , nunca na vida foi beneficiado, são sempre prejudicados isso sim, tudo o que ganharam foi graças à sua grande estrutura. Os outros é que são uns chorões que só querem é mamar.
Santos? O Paulo Pereira Cristovão (o então Vice-Presidente do Sporting) nunca tentou subornar o árbitro assistente José Cardinal.
Nunca levou um arbitro inglês, no dia anterior ao jogo em que o Sporting ia realizar nas competições europeias, ...ler comentário completo »
DE
Roubados!!!
2014-04-04 12h33m por deseo
Então mas o que vem a ser isto? O FC "pourto" [. . . ] , nunca na vida foi beneficiado, são sempre prejudicados isso sim, tudo o que ganharam foi granças ao a sua grande estrutura. Os outros é que são uns choroes que só querem é mamar. O "pourto" é uma "Naçaoo" [. . . ] , Escutas? nao foi condenado então não foi crime nenhum ora essa. Mas agora este ano vieram estes todos a quererem dar em cima do "pourto"? mas que e isto? os super "dragoeses" e o seu macaco adriano vao ja la a baixo pa...ler comentário completo »
Era um fim de tarde d um 20 maio de 2007
2014-04-04 09h40m por GK99
Jogava-se a última jornada da, à altura, Bwin liga 2006/2007.

F. C. Porto em 1º, Sporting em 2º a um ponto e o benfica em 3º a dois pontos.

As partidas decisivas, com início marcado para as 19:15, eram um F. C. Porto - Aves, um Sporting - Belenenses e um Benfica contra alguém que nem sequer recordo e tão pouco vem ao caso.

Já o que o Tône recorda perfeitamente é que chegamos (F. C. Porto) ao intervalo empatados a uma bola e o Sporting a ganh...ler comentário completo »
O síndrome do Calimero
2014-04-04 09h25m por GK99
FUTEBOL: TAÇA DA LIGA - BENFICA E SPORTING PENALIZADOS POR ATRASO NO INÍCIO DOS JOGOS.

Porto, 05 Jan (Lusa) - "O Benfica e o Sporting foram hoje punidos pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes por REINCIDÊNCIA em atraso no início dos respectivos jogos da 1ª jornada da 3ª fase da Taça da Liga"

O clube "encarnado" sofreu a multa pecuniária mais pesada (850€) por pelo atraso verificado no início da partida com o Nacional, no Estádio da Luz, ao passo que o Sport...ler comentário completo »
ME
Como sportinguista
2014-04-04 03h02m por MEmpire25
Achei toda esta coisa de querer retirar o Porto da taça da liga completamente injustificada e era óbvio que não iria dar em mais que uma multa. . .

Quer dizer. . . A acção do Porto sobre o Sporting alegadamente andar a coagir os árbitros consegue ser ainda mais ridículo. Neste momento os dois clubes estão bem um para o outro.

E isto não invalida eu achar que o BdC está a fazer um grande trabalho no clube e poiar as batalhas dele relativamente à arbitragem.
AU
1oFCP
2014-04-04 01h20m por austla
". . . a única diferença foi o Sporting ter ficado a saber do resultado no balneário"? o porto já sabia o resultado final uns minutos antes do sporting, ou seja, ou ganhava ou ganhava. logo esforçou-se ainda mais. . . e o sporting se ainda estivesse em jogo teria tido também uma atitude mais agressiva à procura do golo, sabendo k o porto também o estava a fazer. até nos últimos minutos os jogadores do sporting já estavam só a gerir o jogo pk pensavam k os 2 jogos iam acabar aproximadamente ...ler comentário completo »
LS
. . .
2014-04-04 00h39m por lsfrancox
Espetacular! Então quer dizer que para o ano o Sporting vai jogar com os juniores! Grandes sovas que vão levar!
EL
sujinho_sujinho
2014-04-03 23h52m por El_Nino_Torres
Não deve ser preciso porque com o campeonato a ter 34 jornadas, a taça da liga não deverá caber no calendário.
EL
Bravo!
2014-04-03 23h49m por El_Nino_Torres
Portanto, se o Zé passar intencionalmente à frente do Manel na fila, mas que não seja com intenção de o prejudicar, não faz mal; paga uma multazita e pode continuar à frente do Manel. . . (Que, já agora, foi muito negligente ao deixar o Zé passá-lo. . . )

Bravo, gente séria do CJ, BRAVO!
_A
E QUE TAL?
2014-04-03 23h40m por _Anger_
não passar nenhum? nem fcp nem scp?
AU
RicardoJRPereir a
2014-04-03 23h38m por austla
"se o Porto quisesse mesmo atrasar o jogo"? isso já foi provado. aqueles 2min e 47 seg foram propositados: "O CJ desconsiderou a justificação do FCP apresentada dias depois do jogo, de que o atraso afinal se deveu à lesão de Fernando Reges pois, mesmo que tenha existido, de acordo com as testemunhas do próprio FCP, a lesão estava superada VÁRIOS minutos ANTES da hora do jogo, bem a tempo de a equipa do FCP comparecer pontualmente no túnel, o que não aconteceu. "

"Triste par...ler comentário completo »
IO
fruteiros
2014-04-03 23h24m por IORDA___9
Por um minuto de ganha, por um minuto se perde.
Aliás, basta ver que foi exactamente nos dois minutos de discrepância que o porto marcou o golo da vitória.

Se atrasaram o jogo propositadamente (provado) não foi para prolongar a actuação das cheerleaders, pois não?

Fizeram tábua rasa dos regulamentos e não vão ser punidos.
Escapam-se a eliminação, mas, uma vez mais, o meu carácter e a mesquinhez da vossa corja directiva fica exposto perante tudo e perante todos.
MA
. . .
2014-04-03 23h20m por Markes88
A decisão, e principalmente a justificação da FPF para manter o porto na taça da liga é do maior gozo de sempre da mesma para com o sporting. . .

Eles justificam algo de forma tão, mas tão ridículo que é patético. Como é possível dizerem, na prática, que o scp tem razão quando diz que houve intenção do porto, mas. . . . não chegou isso e não contribuiu para os prejudicar. . .

É das decisões mais risíveis de sempre do futebol português. Isto é gozar na cara ...ler comentário completo »
IORDA___9
2014-04-03 22h48m por Nonnenmacher
Só rir contigo.
Bruno de Carvalho
2014-04-03 21h27m por scorpionlisb
Como Sportinguista espero que o Bruno de Carvalho cumpra a promessa e que para o ano joguemos com os juvenis e juniores, para desprestigiar a liga de clubes!
minuto 92
2014-04-03 21h27m por Leobarca
foi a parte que mais gostei. . . :)
" e o mesmo se passou com uma equipa portuguesa a perder duas competições na época passada por escassos minutos "
12
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

moumu 26-04-2024, 03:12
moumu 26-04-2024, 02:50
moumu 26-04-2024, 02:49
Diasmartins 26-04-2024, 01:43
marciosantos321 26-04-2024, 01:34
marciosantos321 26-04-2024, 01:24
Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
carocha2023 26-04-2024, 00:48
AS
asa_scouting 26-04-2024, 00:31
brutal_power 26-04-2024, 00:14
Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
AN
andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
LP
lpfcp 25-04-2024, 23:52
johnspencer 25-04-2024, 23:42
LP
lpfcp 25-04-2024, 23:38