placardpt
    Comunicado do Sporting

    Sporting estranha comunicado do Benfica e esclarece também o caso com o FC Porto

    2014/02/10 18:28

    O Sporting emitiu um comunicado, esta segunda-feira, a dar conta de que pediu ao Benfica «uma vistoria adicional» ao Estádio da Luz. O clube de Alvalade assume, por isso, que «é estranho» o clube da Luz confirmar a realização do jogo para esta terça-feira, sem que tenha sido, no entender do Sporting, feita «a vistoria solicitada».

    Ainda assim, o Sporting diz que «vai a jogo».

    «O Sporting Clube de Portugal reafirma a sua pretensão em jogar o encontro, apresentando-se no Estádio da Luz, tal como o fizera ontem, ou em qualquer outro estádio que reúna as condições necessárias para o efeito e com o acordo prévio do nosso Clube.»

    O emblema verde e branco podia ainda também face ao Regulamento Disciplinar da Liga reclamar vitória no dérbi frente ao Benfica, mas, ao concordar com o adiamento do jogo, o clube de Alvalade abdicou dessa possibilidade legal. A administração liderada por Bruno de Carvalho explica as razões que levaram a addicar desse direito e, desse modo, ao não entrar numa "batalha" judicial como já existe, por exemplo, em relação do FC Porto no caso da Taça da Liga.

    O Sporting admite que só pretende, no caso com o Benfica, que se possam garantir «todas as condições de segurança para os seus sócios, seus adeptos, seus profissionais e todo o restante público presente no recinto desportivo, ao contrário do que sucedeu no jogo da Taça da Liga onde foi manifesto o dolo por parte do FC Porto em infringir deliberadamente as regras da competição.»

    Eis o comunicado do Sporting

    «O Sporting Clube de Portugal, como é do conhecimento público, face aos factos que impossibilitaram a realização do jogo de ontem no Estádio da Luz e de acordo com a informação então disponível, bem como na promoção da tranquilidade necessária em situações destas, anuiu que o mesmo viesse a ter lugar amanhã, pelas 20h15.

    Aquela decisão teve sempre como pressuposto fundamental que estivessem garantidas todas as condições de segurança de pessoas e bens. A segurança é e continua a ser a prioridade máxima para o Sporting Clube de Portugal e esta não pode de forma alguma, nem por qualquer pretexto, ser colocada em causa.

    Face a novos dados e informação recolhidos, durante o dia de hoje, nomeadamente quanto à velocidade do vento e à resistência das infra-estruturas ao mesmo, o Sporting Clube de Portugal solicitou à Liga Portuguesa de Futebol e ao Sport Lisboa e Benfica que fosse efectuada uma vistoria adicional a toda a cobertura do Estádio da Luz por uma entidade independente, idónea e competente para o efeito que garantisse a segurança do mesmo para a realização de qualquer evento. Isto porque tais factos, agora do nosso conhecimento, também o deveriam ser de todas as entidades responsáveis pela organização e licenciamento de espectáculos desportivos e serem as mesmas a tomar a iniciativa de garantir, sem qualquer tipo de dúvidas, a inexistência de qualquer risco para a realização deste jogo ou de outro qualquer evento no citado recinto desportivo.

    Enquanto se aguardava que fossem efectuadas diligências nesse sentido, o Sporting Clube de Portugal foi surpreendido por um comunicado do S.L. Benfica em que reafirma que o jogo irá mesmo ter lugar amanhã sem que tivesse havido a vistoria solicitada, hoje de manhã, pelo nosso Clube.

    À luz destes factos e a serem confirmados pelas entidades responsáveis e sem a devida vistoria, o Sporting Clube de Portugal poderia evocar o Artigo 94º, do Regulamento Disciplinar da LPFP, pontos 1 e 2 que lhe dariam a vitória no encontro e que passamos a transcrever: «1. Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.
    2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior».

    Tal não foi a nossa posição pois reconhecemos que, independentemente das responsabilidades que tenham de ser assacadas, o sucedido não teve o intuito de prejudicar o jogo em si. Neste caso, apenas movimenta o Sporting Clube de Portugal garantir que são asseguradas todas as condições de segurança para os seus sócios, seus adeptos, seus profissionais e todo o restante público presente no recinto desportivo, ao contrário do que sucedeu no jogo da Taça da Liga onde foi manifesto o dolo por parte do FC Porto em infringir deliberadamente as regras da competição.

    O Sporting Clube de Portugal reafirma a sua pretensão em jogar o encontro, apresentando-se no Estádio da Luz, tal como o fizera ontem, ou em qualquer outro estádio que reúnas as condições necessárias para o efeito e com o acordo prévio do nosso Clube.

    Os graves acontecimentos e a tragédia evitada ontem, como afirmou o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, não podem voltar a suceder seja por questões desportivas, económicas ou de qualquer outra índole.

    Foram alertados para toda esta situação, e das preocupações do Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa. Está assim claro para todos a gravidade da situação que, para ser ultrapassada, exige uma vistoria global à cobertura por uma entidade independente e competente para o efeito. A manter-se a decisão da realização do jogo sem a referida vistoria, se algo acontecer no mesmo ou em evento futuro, consideramos que serão solidariamente responsáveis todas as entidades mencionadas, tanto como a empresa envolvida na construção e manutenção da referida cobertura.

    Lisboa, 10 de Fevereiro de 2014
    A Administração da Sporting SAD»

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SPORTING

    Fotografias

    Benfica v Sporting J18 Liga Zon Sagres 2013/14
    Benfica v Sporting J18 Liga Zon Sagres 2013/14

    Quadro completo (Jornada 18):


    Liga ZON Sagres 2013/14: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TE
    tadinhos. . .
    2014-02-11 16h42m por templo
    vão começar a jogar 2x por semana. . . mas q raio de argumento, para um clube q se diz grande, q quer chegar à final da Champions este ano, e q tem dezenas de jogadores no plantel.

    Repito tudo aquilo q disse. E gostava, sinceram/, q o feitiço se virasse contra o feiticeiro e q o slb perdesse o jogo.
    TE
    se fosse ao contrário (2)
    2014-02-11 15h21m por templo
    e o SCP se tivesse a mesma postura conflituosa q o slb costuma ter, o jogo não poderia realizar-se 48h, apenas, depois daquele gravíssimo incidente. . . Aliás. A segurança das pessoas está 1º q os interesses futebolísticos do slb, pq p/a o SCP tanto fazia q o jogo se realizasse hoje c/o daqui a 1 mês. . . Mas sejamos claros. Esta pressa em realizar o jogo, já esta semana, acontece apenas por um motivo. Se o jogo fosse adiado, o WC iria cumprir o jogo de castigo na próxima jornada. . . e é isso q está por trás desta pressa. . .
    TE
    se fosse ao contrário
    2014-02-11 15h20m por templo
    mas quem é q pode criticar a posição do SCP nesta matéria? Se fosse ao contrário, e se o slb tivesse algo a ganhar c/ isso, tenho a certeza q iria recusar-se a aparecer no jogo, alegando falta de condições de segurança, nomeadam/ qd hj saiu uma notícia q caíram + algumas placas da cobertura. Pode até ser especulação, mas tb pode ser verdade. . .
    WO
    Tá bonito
    2014-02-11 13h46m por WorkHappens
    O Sporting a ver se ganha os jogos grandes todos na secretaria. Joguem à bola, parece um puto este BDC.
    HC
    Tristeza. . .
    2014-02-11 11h52m por hccarreira
    Foi eliminado da Taça de Portugal por causa dos árbitros!
    Foi eliminado da Taça da Liga, mas quer ver se ganha na secretaria.
    Agora na luz, sujeito a perder o campeonato, ameaça pelos regulamentos vencer na secretaria. . .
    Tristeza!!
    É o típico menino mimado a queixar-se. . . Mamã, eles são maus!!

    Homem que é homem admite quando são beneficiados!!

    P. S -Acho que a partir de hoje todos os clubes quando forem jogar fora vão co...ler comentário completo »
    Enfim. . .
    2014-02-11 11h40m por zecic
    Isto é mesmo um comunicado parvo só para agradar aos adeptos que já estavam a fazer muito burburinho.

    BdC não está, nem precisa de estar em campanha eleitoral. É um excelente presidente, está a fazer um trabalho a todos os níveis notável. . . de fazer inveja a muita gente. Por isso não tem que andar a toque de caixa dos adeptos mais fanáticos que questionavam a atitude do Sporting.

    O Sporting mostrou elevação no domingo e agora destrói tudo isso só para agrad...ler comentário completo »
    .
    2014-02-11 10h46m por Manfio
    Tanto esforço deste BdC para aparecer. . . minha nossa senhora.

    O Sporting passa de um Presidente ameba para um Presidente ratel africano. . . . arranjem lá um meio termo. Pode ser??

    O problema é que parece que os Sportinguistas gostam. . . fazer o quê?
    SA
    Epah
    2014-02-11 04h52m por salmo via mobile
    Vcs sao confusos ou entao nao querem perceber!!! O Sporting CP nao evocou o tal artigo que lhes garantia a victoria pk n houve dolo da parte do SL Benfica enquanto q o FC Porto infringiu deliberamente as regras da competicao!
    Não sei. . . .
    2014-02-11 00h17m por Luzvermelha
    Não sei se com este caso da Stephane o Sporting não poderia pedir uma indemnização e protestar o jogo e ser atribuída a vitória . Eram 3 pontos preciosos. E que isto está complicado para o Sporting com as datas disponiveis visto o calendário que têm nas imcompetições europeias. Acho que se eles jogarem e perderem esta vez foi a STEPHANIE A CULPADA. GANHEM É VERGONHA E PAREM O CHORO ETERNO". . . . AMEN
    Este jogo
    2014-02-11 00h09m por Luzvermelha
    Este jogo devia dar vitória ao Sporting sem jogar
    ZZ
    atenção Benfica. . . .
    2014-02-10 23h24m por zzzzzzz
    . . . . . . . . . . . . . . . na Europa (UEFA) não têm a protecção que têm cá no burgo
    ZZ
    tudo à rasquínha. . . . . .
    2014-02-10 23h20m por zzzzzzz
    . . . . . . . . . . . . . . . . . benfica, federação, liga
    começam ver a LC por um canudo
    BE
    taça da liga
    2014-02-10 22h04m por beau
    uma equipa de forenses da investigação criminal los angelos atribui o atraso da equipa do F. C. P. a uma diarreia coletiva
    SI
    é uma vergonha
    2014-02-10 21h58m por SigaPorto
    se este incidente do estádio da luz, se passa-se no estádio do dragão fosse contra sporting ou contra benfica, certamente os clubes da capital tentariam vencer o jogo na secretaria, tal como ontem deveria ter acontecido. . . agr como são vizinhos e comadres ficam-se pela troca de galhardetes, aqui se vê o tratamento diferenciado. . . . que amanha volte a fazer vento e que se suceda o mesmo que ontem, para ver quais as medidas que serão tomadas
    HA
    outra vez a mandarem vir
    2014-02-10 21h44m por haruk99
    estes sportinguistas nao se calam com o raio da taça. levem la a porcaria da taça para poderem dizer que ganharam alguma coisa, agora nao estejam sempre a bater no ceguinho com a mesma porcaria, nem ha provas concretas que o atraso foi deliberado. . . -. -
    shourii
    2014-02-10 21h40m por King_lion
    Não existem varandas os varandims dentro de estádios ou de edifícios. São partes anexas ao edifício que dão para o exterior, por isso quando caem, caem para fora. Percebido?

    É bem diferente do que estar tranquilamente a ver um jogo e levar com um very light em cima.
    ERRO zerozero
    2014-02-10 21h12m por kropotkin
    José Bragança, já não sei mais o que lhe dizer. . . Inventa palavras ("addicar"), escreve frases sem sentido ("em relação do FC Porto"???), escreve mal. . . Os seus textos por vezes dão pena. Fazia-lhe bem ler um pouco mais.
    Porque é que falam do Porto agora?
    2014-02-10 21h09m por kaos_12
    Alguém lhes perguntou alguma coisa?"Foi manifesto o dolo do FCPorto". Ok, foi manifesto porque vocês o dizem. Ou isso ou alguém do Porto manifestou que foi de propósito e eu nem vi.
    RS
    sporting e as suas historias da
    2014-02-10 21h06m por rsg4
    carochinha lol, primeiro tinham mais uma vez de falar do porto, sem necessidade absolutamente nenhuma mas ja se percebeu que o presidente do sporting acha que e com estas coisas que vai a algum lado, mas esta enganado. . . depois vem dizer que segundo as leis o sporting ate podia ter ganho o jogo e bla bla bla, ou seja o sporting usa a desculpa da tal vistoria que devia ser feita ao estadio mas o benfica nao autorisou ou nao achou necessaria para vir fazer o papel de bom menino e informar o mun...ler comentário completo »
    scp-_-1331
    2014-02-10 20h30m por ka_fcp
    Já no ano passado a CII e Setubal andaram aí por causa das 72 horas. Este ano foi o Sporting que se lembrou e ainda dizem que "foi manifesto o dolo por parte do FC Porto em infringir deliberadamente as regras da competição" lol. Eles estavam lá para ver.

    Se calhar o Fernando tropeçou num melão e estiveram lá a recuperar o rapaz, atrasaram-se 3 min e pronto foi logo para tramar o Sporting.

    Que discussão da treta
    2014-02-10 20h26m por eduardextreme
    Arranjem mas é a porcaria do telhado e joguem à bola, que é para isso que são todos pagos.

    O futebol português está muito mal quando se discute mais o que acontece fora do campo.
    ZZ
    está tudo à rasca
    2014-02-10 20h20m por zzzzzzz
    . . . . . . Benfica, Liga, Federação etc etc etc
    a final da Liga dos Campeões está à porta. . . . . . e a UEFA não costuma ter contemplações
    SE
    louco_pelo_benf ica
    2014-02-10 20h20m por sergiose7en
    O Sr. nao bebe é água. Vai dizer que o sporting nao joga futebol?! Se calhar vai, como está louco é cego. Oh senhor PROVE COM PROVAS REAIS, QUE NAO TEMOS RAZÃO.
    Aconselho-lhe um centro de recuperação para tratar dessa loucura.
    perdedor
    2014-02-10 20h18m por King_lion
    Morreram fora do estádio, devido à queda do varandim. Tenta outra.
    scp-_-1331
    2014-02-10 20h16m por ka_fcp
    O que não faz sentido é dizer: "vamos a jogo mas segundo o artigo 94º. . . . . . " lol

    Se vão a jogo para quê referir isso, só fica mal.

    É isso e a história da taça da liga. Não marcaram mais golos logo paciência. Se pensam que com tanta pressão vão ganhar na secretaria estão muito enganados. . . . .
    jogos históricos
    U Terça, 11 Fevereiro 2014 - 20:15
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Marco Ferreira
    2-0
    Nico Gaitán 28'
    Enzo Pérez 76'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    Preparação do embate frente ao FC Porto
    Com o jogo frente ao FC Porto na mira, o Sporting regressou, após dois dias de folga, aos treinos em na Academia Cristiano Ronaldo. O encontro vai realizar-se no domingo, pelas 20h30, com o ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    fcpinvicta 25-04-2024, 16:45
    fcpinvicta 25-04-2024, 16:41
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 16:31
    pedrinho_dgl 25-04-2024, 16:27
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 16:24
    pedrorosa107 25-04-2024, 16:22
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 16:21
    ricardocunha251 25-04-2024, 16:13
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:08
    johnspencer 25-04-2024, 16:06
    BL
    Bluetrain 25-04-2024, 16:03
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:03
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 15:49
    ruilapa 25-04-2024, 15:49
    fcpinvicta 25-04-2024, 15:47
    Vic-54 25-04-2024, 15:45