placardpt
    FC Porto bate Atlético

    Uma vitória natural rumo aos quartos (6x0)

    2014/01/04 19:34

    «Nunca voltes a um local onde foste feliz». Há dias no futebol em que os velhos ditados se podem utilizar. Este encaixou perfeitamente no "filme" do jogo para a Taça de Portugal entre FC Porto e Atlético. Os dragões, com naturalidade, eliminaram os alcantarenses da prova Rainha (6x0).

    Um Leão sem garras

    O duelo com o Atlético, o primeiro deste ano de 2014, marcou uma mini revolução no onze do FC Porto. Antes da visita ao Estádio da Luz, onde vai defrontar o Benfica na próxima jornada do campeonato, Ricardo, Diego Reyes, Josué e Kelvin foram novidades no onze Paulo Fonseca. O treinador do FC Porto contou também com Alex Sandro, Lucho, Varela e Jackson, enquanto que a baliza voltou a ser propriedade de Fabiano Freitas.

    O Atlético, que não vence há sete jornadas na Segunda Liga, procurava no Dragão repetir o feito de 2007. Na altura, a 7 de janeiro, o Atlético - que militava na 2ª divisão B - eliminou os dragões por uma bola a zero. Era, pois, com esperança de repetir a "graça" que o Atlético entrou no palco portista, este sábado.

    Varela abriu o marcador no Dragão ©Catarina Morais
    Cientes de que na Taça de Portugal as surpresas costumam acontecer, os primeiros minutos viram um FC Porto a tentar resolver rapidamente a partida. Logo aos seis minutos, Jackson Martínez disparou contra o ferro depois de bom trabalho de Varela pela direita. O cruzamento do internacional português foi para o segundo poste onde apareceu o avançado colombiano a rematar de primeira, mas a bola a acertar "com estrondo" na barra da baliza do Atlético.

    Estava dado o primeiro aviso por parte dos portistas, que tinham mais iniciativa e, naturalmente, mais posse de bola. O conjunto da Segunda Liga, em zonas mais recuadas e próximas da sua baliza, tentava responder em contra-ataque. Bijou aos 21 minutos, tentou alvejar a baliza portista mas sem perigo.

    Não demorou muito a equipa de Paulo Fonseca a abrir o marcador. O guarda-redes Filipe Leão - que demonstrou algum nervosismo na baliza do Atlético – comprometeu as aspirações da sua equipa. Aos 24 minutos, Silvestre Varela abriu o ativo num erro do guardião do conjunto de Alcântara. Varela recebeu de costas para a baliza a bola à entrada da área, rodou e chutou rasteiro; a bola passou por baixo do corpo do guarda-redes e foi "devagarinho" para o fundo das redes. O guarda-redes do Atlético aparentava, pois, ser um Leão "sem garras" na Invicta.

    Portistas comemoram golo ©Catarina Morais
    O FC Porto dominava e controlava como queria uma partida que ia decorrendo a um ritmo lento. Por esta altura, os dragões totalizavam 79 por cento de posse de bola contra 21 do Atlético que, no entanto, tentava pressionar os dragões com linhas mais subidas.

    Foi, por isso, sem ponta de admiração que os azuis e brancos ampliaram a vantagem, aos 37 minutos, por Steven Defour. O belga aproveitou para desviar, com um ligeiro toque, a bola de Filipe Leão, depois de de um cruzamento de Kelvin.

    Ao intervalo o FC Porto, sem dificuldades, vencia por duas bolas a zero um Atlético que não tinha ameaçado Fabiano Freitas. A equipa de Alcântara, sem fulgor, ia deixando os portistas "passear" o seu futebol. A vantagem de dois golos para os tricampeões nacionais era, por isso, escassa.

    Deixar correr e pensar no Benfica

    Para a segunda parte, pois claro, os adeptos do FC Porto queriam ver mais golos. E, na verdade, não tiveram que esperar muito. O segundo tempo levava dois minutos quando o placard voltou a funcionar. Varela cruzou da direita para o centro da área e Kelvin, com um ligeiro toque, levou a bola a bater num defesa do Atlético e a encaminhar-se para dentro da baliza.

    Se ainda existiam dúvidas elas foram aqui dissipadas. O FC Porto tinha a partida ganha e podia começar a pensar no duelo com o Benfica, na próxima semana, para o campeonato.

    Até final, a história do jogo bem pode ser contada com os golos. Silvestre Varela, aos 73 minutos, fez o quarto golo. Após muita confusão na área do Atlético, a bola sobrou para Varela, que, com a baliza aberta, empurrou para o quarto da noite.

    O quinto golo chegou pouco depois. Ao minuto 75, Josué, de livre, atirou forte e colocado e Otamendi "penteou" a bola para o fundo das redes. No entanto, uma vez mais, o guarda-redes do Atlético ficou "mal na fotografia".

    O sexto golo nasceu dos pés de Kelvin. Aos 90 minutos, o brasileiro fechou a contagem na noite do Dragão com um remate rasteiro.

    O FC Porto está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Já o Atlético, depois de ter sido tomba-gigantes em 2007, regressou ao palco portista mas, desta vez, sem o final feliz que teve antes.

     

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    ATLÉTICO CP

    Fotografias

    FC Porto v Atlético CP 1/8 Taça de Portugal 2013/14
    FC Porto v Atlético CP 1/8 Taça de Portugal 2013/14

    Quadro completo (Oitavos-de-Final):


    Taça de Portugal 2013/2014: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    6-0
    2014-01-05 12h43m por JackWilshere10
    Não vi o jogo mas bom resultado. Parece que o Kelvin conseguiu mais hype por uns tempinhos xD
    portoalez
    2014-01-05 12h23m por Nonnenmacher
    Tu tens noção do que escreves? Já estava 5-0 e mesmo que o golo do Kelvin fosse anulado o Atlético empatava 5-5? Preocupa-te é com o Atlético que jogar à bolinha nada, até o Alba jogou melhor.
    PO
    viscondedealval ade
    2014-01-05 07h49m por portoalez
    faço aqui menção a um dos teus comentários, dizia o seguinte:
    "Até num jogo para a Taça de Portugal contra o Atlético precisam de golos em fora de jogo para vencerem. Aquele golo do Kelvin é uma vergonha, mais de 2 metros fora de jogo!

    Mas não é nada a que não estejamos já habituados naquele campo. O Atlético não merecia ser tão enxovalhado como foi hoje pelo árbitro. Eu bem vi o ar de gozo do senhor do apito quando terminou o jogo, rindo-se para o camarote presidenc...ler comentário completo »
    kelvin
    2014-01-05 02h32m por hrz
    90'mins
    Ignorem os calimeros
    2014-01-05 01h40m por eduardextreme
    Os portistas só têm de ter a mesma reacção da nossa direcção no que toca aos calimeros do costume, ignorar.
    Já se sabe que não dizem coisa com coisa, só sabem mentir e falar mal. Porque raio se vai discutir com gente ignorante?
    jmgfd
    2014-01-05 01h35m por eduardextreme
    Não foste o único não!
    Quem não conhecer o Ricardo até podia apostar que ele era lateral, tal a categoria com que defendeu e até fez as dobras ao central!
    Muito bom jogo dele, principalmente por não ser a sua posição de origem.

    Kelvin tem de ser titular ou pelo menos opção para a segunda parte, pois ele tem uma capacidade imensa para desequilibrar, coisa que nem Varela nem Licá são capazes de fazer, só sabem passar a bola para trás.
    PO
    detractor
    2014-01-04 23h14m por portistaferrenho2
    tens razão enquanto os benfisquistas nos difamam chamando-nos de corruptos a esses não lhes aconteçe nada
    LM
    porto264
    2014-01-04 21h59m por lmrs_fcp
    sim, penalty claro a favor do benfica
    ya
    2014-01-04 21h50m por torres33
    sim foi penalty

    ya
    2014-01-04 21h50m por torres33
    sim
    ?
    2014-01-04 21h32m por porto264
    foi penalti no benfica-gil???
    vdef
    2014-01-04 21h28m por Nonnenmacher
    Boné e bigode é muito à Paços de Ferreira. :p
    the_river_shann onSCP
    2014-01-04 21h27m por Nonnenmacher
    Epá, mas aquilo não é bigode nenhum, parece que o cortou a pente 1, pelo menos que deixe crescer aquilo.
    VD
    Nonnenmacher
    2014-01-04 21h21m por vdef
    o neca sem bigode já não é o neca. . . ficava melhor com um boné e bigode.
    PO
    golo do kelvin
    2014-01-04 21h16m por portistaferrenho2
    é incrivel como vem para aqui queixarem-se de um golo em fora do jogo quando já tava 5-0 nos 90 min esta gente têm sempre que arranjar motivos para tripar com o Porto. Deve ser inveja
    lfsnogueira
    2014-01-04 21h15m por Nonnenmacher
    lol vê é se mandas fazer uma limpeza ai em certos jogadores, a começar no redes e no Backar que só dava pau. Só se aproveita o Caipiro, Bijou, João Mário e Rui Varela.

    Ah e corta o resto do bigode ao Neca que aquilo não é nada. Boa sorte pelos vossos objetivos.
    predador
    2014-01-04 21h11m por porto264
    e nao preciso sem autogolos e frangos e o golo em fora de jgo ficava 2-0
    Nonnenmacher
    2014-01-04 20h58m por lfsnogueira
    Venho cá comentar sim senhor! Sou adepto do Atlético e assumo que foi um resultado que não estava à espera! Sou adepto do Atlético na hora da vitória e na hora da derrota.

    Mas mesmo assim somos mais limpos que o FC Porto! Nunca haveremos de acabar! Somos Atlético! Somos um mundo de marcha em esperança!
    predador
    2014-01-04 20h52m por porto264
    o querido predador entao autogolos nao contam e os frangos tambem?que eu saiba contam como golos
    VD
    SLB_Campeao
    2014-01-04 20h38m por vdef
    foi fora de jogo sem duvida mas destaquei a exibição dele porque criou desequilíbrios.
    justo
    2014-01-04 20h33m por zecic
    sem hipóteses. . . 2 equipas de campeonatos diferentes. . .

    só é pena que o FCP tenha marcado 2 golos precedidos de fora-de-jogo e que tenha sido anulada uma jogada perigosa ao J. Mário por fora-de-jogo inexistente.

    mas quando se perde por 6 e o treinador joga com 4-6-0, é indiferente se o árbitro influência ou não o resultado. . . o plantel é fraco, mas o Neca é do pior que existe.

    VD
    Porto
    2014-01-04 20h30m por vdef
    Vitória fácil face a um atlético com poucos argumentos. Destaco a boa exibição de kelvin.
    O Porto forma mais GR??
    2014-01-04 20h27m por Botende_ via mobile
    Acho que qualquer um ate o Miguel Matos do infesta era melhorzito que este.
    SLB_Campeao
    2014-01-04 20h22m por TheFCPorto
    Não.
    Resposta à pergunta
    2014-01-04 20h22m por Botende_ via mobile
    Porque era fraquito o GR?
    Resp: Formado no Benfica lol
    jogos históricos
    U Sábado, 04 Janeiro 2014 - 18:00
    Estádio do Dragão
    Jorge Tavares
    6-0
    Silvestre Varela 24' 73'
    Steven Defour 37'
    Nicolás Otamendi 75'
    Kelvin 90'
    Fábio Marinheiro 46' (p.b.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08