Paulo Fonseca e o Vitória

Paulo Fonseca: «Não é difícil perceber que existem problemas»

2013/11/08 12:41

Os dois golos sofridos nos últimos dois jogos, que acabaram por ditar dois empates do FC Porto, primeiro com o Belenenses, depois com o Zenit na Liga dos Campeões, não enganam: Paulo Fonseca assume que existem «problemas» mas garante que a sua resolução está a ser tratada de forma «séria e honesta». Na projeção do confronto com o Vitória de Guimarães, para a Taça de Portugal, o treinador azul e branco rejeita a possibilidade de a sua equipa ser eliminada da prova.

Paulo Fonseca esteve ao final da manhã na sala de imprensa do Centro de Estágios do Olival, projetando o confronto com o Vitória de Guimarães, marcado para as 19h30 de domingo. O treinador deixou elogios ao adversário da sua equipa nesta quarta eliminatória.

«Ainda ontem assistimos ao jogo do Vitória de Guimarães [contra o Real Betis, na Liga Europa, que os vitorianos perderam por 1x0 nos instantes finais] e pudemos comprovar que é uma excelente equipa, difícil de bater. Já tivemos essa prova nos dois jogos que disputamos contra eles [Supertaça e campeonato]. Acredito que se vai manter esse cenário de dificuldades, é um jogo a eliminar, uma das equipas vai ter que sair da prova e nós não queremos ser essa equipa».

O treinador dos dragões promete «jogar para ganhar», uma característica que está sempre presente no clube «independentemente da competição» que esteja a disputar e não espera um Vitória desmotivado pelo facto de ter perdido já muito perto do apito final, algo que Rui Vitória classificou como «frustrante».

     Segundo a crítica o FC Porto tem problemas em todos os setores. Não alinho tanto nessa crítica fácil. Faço a minha análise. Não é difícil perceber que existem problemas mas estamos a tentar trabalhar de forma honesta e séria para os resolver
«As palavras do Rui [Vitória] compreendem-se. Perder para lá da hora, deve ter sentido uma frustração enorme depois do esforço que fizeram contra uma boa equipa. A derrota do Vitória de Guimarães não retira motivação nem confiança. Defrontaram uma grande equipa e fizeram um bom jogo, principalmente do ponto de vista defensivo. Mas nós só temos um propósito, que é vencer, queremos vencer esta competição e para isso temos que ultrapassar este adversário, que é difícil».

Erros defensivos

O FC Porto sofreu dois golos nos últimos dois jogos que resultaram, ambos, de erros defensivos e que provocaram a perda de pontos nos dois jogos – empate a um golo com o Belenenses no campeonato e com o Zenit na Liga dos Campeões -. Paulo Fonseca reconhece a existência de problemas e garante que a resolução está a ser tratada.

«Não fugimos aos problemas. Obviamente que temos que falar e trabalhar sobre eles. Depois do jogo com o Belenenses e depois do jogo com o Zenit refletimos sobre o que fizemos bem e o que temos que melhorar para trabalharmos nesse sentido. Obviamente há um problema a resolver, de decisão, que queremos resolver», assumiu o técnico, ressalvando, no entanto, que há «vários fatores» a analisar nesses golos sofridos, nomeadamente «as equipas» que o FC Porto defrontou e ainda as «circunstâncias» em que os golos foram sofridos. 

«Já fizemos uma análise, parece-me que não é um problema de organização defensiva. É preciso todos percebermos que os erros têm custado caro e não podem ser recorrentes na nossa equipa. Com os objetivos que o FC Porto tem, temos que perceber que não podemos falhar», avisou o treinador.

     Fucile é um problema, um assunto interno, que está resolvido. Não está a treinar. Se não treina connosco, obviamente não posso contar com ele
Além da questão defensiva, também o pouco desequilíbrio que o FC Porto tem conseguido criar pelas alas tem vindo a ser apontado. O técnico diz que aceita «todas as críticas» mas ironiza.

«Segundo a crítica esse é só um dos problemas do FC Porto porque, segundo a crítica, o FC Porto tem problemas em todos os setores. Não alinho tanto nessa crítica fácil. Faço a minha análise. Não é difícil perceber que existem problemas mas estamos a tentar trabalhar de forma honesta e séria para os resolver», atirou.

Fucile «está resolvido»

Paulo Fonseca foi questionado sobre as ausências de Izmaylov e de Fucile, por motivos ainda pouco esclarecidos, bem como de Kelvin. O treinador não se mostrou agradado com as constantes questões sobre essa matéria, lembrando os casos de Herrera e Defour e assumiu que, face à diminuição de opções no plantel principal a chamada de jogadores da turma B será para manter.

©Catarina Morais
«Tem sido uma constante ao longo desta época chamarmos regularmente jogadores da equipa B, é uma das vantagens de termos essa equipa que está a fazer um excelente campeonato com jogadores que têm estado em excelente plano e isso dá confiança para poderem ser aposta na equipa A. O Víctor García já jogou na Taça [titular na lateral-direita contra o Trofense], o Quiñones, o Mikel, o Pedro Moreira têm vindo regularmente a treinar connosco e isso irá manter-se», assumiu Paulo Fonseca, elogiando Kelvin.

«Acredito no Kelvin, é um jovem e tem que evoluir em certos aspetos do jogo. Quando sentirmos que é o momento para o chamar à equipa principal chamamos», reforçou.

Especificamente sobre o caso Fucile e na sequência das declarações do uruguaio sobre um «incidente» com o treinador, Paulo Fonseca foi parco em palavras.

«Sinceramente não me merece comentário. É um problema, um assunto interno, que está resolvido», atirou, assumindo que o lateral não entra nas suas contas.

«Não está a treinar. Se não treina connosco, obviamente não posso contar com ele», rematou.

Notícia atualizada às 13h21

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA SC
EMPATE
FC PORTO

Fotografias

Vitória SC v FC Porto 4E Taça de Portugal 2013/14
Vitória SC v FC Porto 4E Taça de Portugal 2013/14

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Paulo
2013-11-09 16h37m por kinbakuz
O porto joga à Paços. Só defende. E o que mais me enerva é estarem a jogar mal e o treinador dizer que fizeram um bom jogo. Por amor de deus. Apetece me logo partir a televisao. Ao menos que admita que nao jogam nada e que nao tente enganar ninguem.
JD
bestmanager1983
2013-11-09 11h50m por JDMGD0
Olha que o Vítor Pereira ainda conseguiu ser campeão, acho que o Fonseca nem isso. . .
VD
Paulo fonseca
2013-11-08 19h14m por vdef
Se corrigirem alguns erros que têm demonstrado penso que esta equipa pode melhorar as suas exibições.
Paulo Fonseca puff puff
2013-11-08 16h18m por PalancaFCP via mobile
As coisas vão ter mesmo de mudar!

Ainda q ñ tenhamos extremos de qualidade (por culpa do próprio PF), é inadmissível o futebol praticado pela nossa equipa. Se antes concordava em dar-se algum tempo para q as coisas evoluíssem, hoje eu digo q a paciência tem limites!

Temos piorado de jogo para jogo!

Para além disso durante o jogo n vejo PF acertar nas substituições e peca por faze-las mto tarde. Ou seja, escolheu mal o plantel no inicio da época, ...ler comentário completo »
força porto
2013-11-08 14h37m por petitor
Fisicamente o plantel não esta bem, esta paragem do campeonato vai ser benéfica para recuperar nomeadamente Quintero que pode ser mt importante. Gostava de ver o seguinte 11 para Guimarães e dado os jogadores que temos disponíveis.

Fabiano
Danilo
M aicon
Mangala
Alex
De four - 6
Herrera - 8
Josue - 10
Ricardo - Extremo Direito
Jackson - PL
Gilhas - Falso extremo sobre a esquerda

Memphis do PVS não seria uma boa aposta?? Alguem conhece este miúdo?
Paulo fonseca
2013-11-08 14h23m por Ultimate1000
Nos nao queremos que ele faça um grande bolo com 1 ou 2 ovos, mas que pelo menos faça uma omelete a cena é mais essa.
Nao queremos que ele transforme o que temos em ronaldos ou messis, apenas queremos que a equipa jogue bem e nao é preciso ter jogadores de grande classe para se jogar bom futebol, o paços de ferreira tem perdido jogos atras de jogos e faz boas exibicoes, o que paulinho tem culpa é nisso, é que eu vejo o porto jogar e penso, entao mas isto nao melhora? de jogo para j...ler comentário completo »
jotael
2013-11-08 14h14m por Ultimate1000
Nao é preciso perceber muito de futebol para ver que o porto nao tem o plantel para o que nos abitou "titulos" mas discordo da tua opiniao, porque paulo fonseca nao tem culpa de ter este plantel é verdade, mas tem culpa de nao adaptar o plantel as virtudes e desvirtudes que tem, meteu o porto a jogar como o paços, so que o porto joga na ligas dos campeoes, luta para o titulo em portugal, enfim josue nas alas, jogar com 2 trincos, ter so jackson na frente, a equipa nao atacar, nao defen...ler comentário completo »
jotael
2013-11-08 14h10m por Ultimate1000
O maio campo é vitima de ele proprio, porque, nao sabe atacar, nao sabe defender e nao sabe guardar bola, o setubal, estoril etc etc etc meteram o meio campo do porto no bolso, ta tudo dito.
Pois_Ta_Bem_Ta
2013-11-08 14h08m por Ultimate1000
Eu acho que a estrutura é boa, porque da estabilidade mesmo quando as coisas nao correm bem, mas depois acabam por queimar muitos jogadores, iturbe e kelvin sao talentos.
Acho licá interessante, mas quando o vejo a entrar e quando corre com bola e para so vê jackson na area, porque os medios ficam cá todos atras, nao percebo que tipo de jogo é este, defour nao é mau, mas nao sabe jogar assim, lucho se nao for a 8 acho que nao tem lugar, herrera para mim é o unico que tem credito no meio campo e fernando claro o resto esquece.
JO
Ultimate1000
2013-11-08 14h06m por jotael
o meio campo acho que acaba por ser vitima tal como jackson do rendimento dos extremos. nos estamos habituados a outro tipo de soluçoes nas alas, hulk , quaresma etc ainda que nao sejam muito rigorosos defensivamente
JO
paulo fonseca
2013-11-08 14h02m por jotael
nao estou contra o paulo fonseca , continuo a acreditar nele , tenho uma opiniao diferente sobre os alas mas por alguma coisa ele sera treinador do porto e eu nao. . . contudo acho que nao se pode culpar o treinador por falta de qualidade no plantel. mais uma vez a frase cliche nao ha omeletes sem ovos.
jotael
2013-11-08 14h01m por Ultimate1000
Exacto, ja tinha dito isso aqui, que qualquer extremo do benfica incomoda bem mais do que qualquer extremo do porto, mas nao acho que seja apenas isso, acho que o trio do meio campo primeiro esta mal, fernando joga o 2 vezes mais quando esta sozinho e depois falta trabalho no meio campo, muito trabalho.
JO
plantel
2013-11-08 13h58m por jotael
esta na cara que o plantel do porto preciza se sofrer uns retoques. na minha opiniao especialmente nas alas. infelizmente qualquer extremo do benfica jogava no porto. ate o salvio aleijado.
. . .
2013-11-08 13h56m por Ultimate1000
Mais valia ter apostado em iturbe e kelvin que mesmo que tivesse mal ou menos podiamos dar a desculpa que ainda eram putos, agora assim nao á grande desculpas.
JO
alas
2013-11-08 13h53m por jotael
esta visto que nenhum dos alas que temos é indiscutivel , nenhum deles esta a dar garantias , nenhum deles esta a desiquilibrar , sendo assim acho que o kelvin merecia uma oportunidade. o que sei neste momento é que quem tem jogado nao esta a jusfificar, dos que nao jogam nao sei nada e face ao nao rendimento mereciam o beneficio da duvida. uma oportunidade faria bem a todos. crexia o kelvin e fazia com que os outro tivessem que dar ao cabedal.
Portista-Portug ues
2013-11-08 13h49m por Ultimate1000
O porto de VP permitia no maximo 5 ataques do adversario por jogo e muitos deles fernando ou moutinho resolviam em falta ou roubavam bola com pressao, e quando as bolas chegava a mangala e a otamendi os adversarios ja vinham muito sozinhos, so que este porto de agora nao segura bola, nem sabe fazer pressao, daí acabamos por ser engolidos por equipas como o zenit, para agravar isto tudo, temos um plantel fraco para os objectivos que o clube traça.
Este jogo
2013-11-08 13h48m por Portista-Portugues
Gostava de ver este 11:

Fabiano
Danilo

Mangala
Maicon
Alex Sandro
Defour
Herrera
nQuintero
Ricardo
Varela
Ghilas
SirWilliamWalla ce_
2013-11-08 13h42m por Ultimate1000
Tens o exemplo do real madrid, leva banhos de bola de "n" clubes espanhois fracos, porque jogam muito pela certa, nos passes, nos contra ataques, por se jogassem olhos nos olhos todos os jogos ia aos 10 golos, é a mesma coisa que o barça vs real, o barça ganha muito porque tem aquele estilo de jogo, porque se o barça se nao fosse tao organizado e falha se passes etc, nao teria a mesmo numero de vitorias frente ao real.
Quando uma equipa individualmente nao tem armas para ganhar ...ler comentário completo »
Porto
2013-11-08 13h42m por Portista-Portugues
Para mim o problema neste Porto, antes da defesa é a falta de passes nas costas dos defesas. . . nao ha um passe a rasgar com o PL ou um Ala a correr sozinho e ir no 1contra1 com o Guarda Redes, esses passes nao tenho visto um unico nos ultimos 3/4 jogos (ou até mais) !! Nao podemos esperar construir algo com 10 defesas atras da bola e estar sempre a passar para tras, a bola chega a frente e jogamos para tras ! So mesmo os laterais é que vao no 1contra1 mas no meio ja estao 2 centrais + 2 mé...ler comentário completo »
SirWilliamWalla ce_
2013-11-08 13h36m por Ultimate1000
Eu nunca disse que VP era mau, fui dos poucos que nao o dizia, ate porque achava o futebol de VP muito interessante, claro que faltava passes na vertical, que faltava mais talento colectivo, mas tambem o porto so tinha moutinho e ás vezes james.
Agora paulo fonseca da defesa para a frente nao tem nada e joga olhos nos olhos, quando nao tem jogadores com qualidade para isso, se nao fosse fernnado enfim era derrotas atras de derrotas
Abdoulaye
2013-11-08 13h33m por Portista-Portugues
Acho que podia ser titular neste Porto.
SirWilliamWalla ce_
2013-11-08 13h30m por Ultimate1000
Nao tem nada a ver, VP era um homem com cabeça, entao mas desde quando é que esta equipa do porto tem hipoteses contra o benfica a jogar olhos nos olhos? basta olhar para o plantel de um e de outro o porto do meio campo para a frente é fraquissimo, VP tambem nao tinha grandes argumentos, so tinha moutinho e mais 10, mas foi inteligente e prtaticar o tiki taka, de outra maneira o porto nao tinha plantel para disputar olhos nos olhos com varias equipas.
Luis_FCP1980
2013-11-08 13h27m por Ultimate1000
Mesmo, paulo fonseca conseguio com que ate os jogadores que era de nivel passarem a medianos, como mangala, otamendi, jackson, enfim. . . mesmo que o porto seja campeao, porque mais que isso é dificil, liga dos campeoes é para esquecer, as outras taças acabaremos por ser eliminados e paulo fonseca no final da epoca sai.
jogos históricos
U Domingo, 10 Novembro 2013 - 19:00
Estádio D. Afonso Henriques
Jorge Sousa
0-2
Fernando 15'
Jackson Martínez 41'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Países Baixos
Goleada contra o Heerenveen
Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

moumu 26-04-2024, 03:12
moumu 26-04-2024, 02:50
moumu 26-04-2024, 02:49
Diasmartins 26-04-2024, 01:43
marciosantos321 26-04-2024, 01:34
marciosantos321 26-04-2024, 01:24
Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
carocha2023 26-04-2024, 00:48
AS
asa_scouting 26-04-2024, 00:31
brutal_power 26-04-2024, 00:14
Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
AN
andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
LP
lpfcp 25-04-2024, 23:52
johnspencer 25-04-2024, 23:42
LP
lpfcp 25-04-2024, 23:38