placardpt
      Derrota com Leixões

      FC Porto: Cinco anos desde a última derrota em casa

      2013/10/25 19:12

      Faz esta sexta-feira precisamente cinco anos que o FC Porto sofreu a sua última derrota no Estádio do Dragão para a primeira Liga. Foi na temporada 2008/2009 que os azuis e brancos foram derrotados no seu reduto pela última vez e o Leixões foi o obreiro de tamanha façanha.

      Na noite de 25 de outubro de 2008, o Estádio do Dragão registou o último jogo no qual o FC Porto não conquistou qualquer ponto em casa para o campeonato. O Leixões, a surpresa desse campeonato, surpreendeu em casa dos dragões ao vencer por 3x2.

      Comandados por José Mota, os homens de Matosinhos começaram a construir o triunfo logo aos três minutos, altura em que Bruno China inaugurou o marcador, batendo o guarda-redes Nuno. Ainda antes do término da primeira meia hora, o Leixões ampliou a vantagem, com Braga a fazer o 0x2 e a fazer soar verdadeiramente o alarme entre a equipa treinada por Jesualdo Ferreira.

      Atualmente na Académica, Bruno China foi quem iniciou a vitória do Leixões no Dragão ©Catarina Morais
      A reação do FC Porto começou aos 36 minutos, com Lucho González a reduzir por 2x1 através da conversão de uma grande penalidade, e terminou já na segunda parte, ao minuto 61, com Lisandro López a levar a melhor sobre Beto e a restabelecer o empate.

      Parecia que o mais difícil estava feito por parte dos dragões e uma vez que ainda faltava cerca de 30 minutos para acabar o encontro, os adeptos azuis e brancos esperavam a reviravolta completa.

      Mas tal não aconteceu e a equipa que voltou a marcar foi o Leixões, com Braga a bisar a 11 minutos dos 90, garantindo os três pontos para os homens do mar naquela que seria até hoje a última partida em que o FC Porto se deixava perder em sua casa. Agora, tem a palavra o Sporting.

      Lucho González é o resistente dessa derrota

      Dos jogadores que foram apostas de Jesualdo Ferreira nesse encontro de 25 de outubro de 2008, apenas Lucho González ainda se mantém no FC Porto, embora já tenha tido entretanto uma passagem pelo Marseille.

      De resto, Nuno já terminou a carreira e atualmente treina o Rio Ave, depois de ter sido adjunto de Jesualdo Ferreira no Málaga e no Panathinaikos, Bruno Alves joga no Fenerbahce, tendo também passado pelo Zenit, Rolando perdeu espaço nos azuis e brancos e encontra-se emprestado ao Internazionale, depois de já ter estado cedido ao Napoli, Lino mudou-se para o PAOK e Sapunaru representa o Elche, após ter vestido a camisola do Rapid Bucuresti e do Zaragoza.

      Cristán Rodríguez encontra-se a representar o Atlético de Madrid, Raul Meireles é jogador do Fenerbahce, tendo depois de sair do FC Porto representado o Liverpool e o Chelsea, Tomás Costa encontra-se no Universidad Católica, tento passado pelo Cluj e Colón, Lisandro López está no Al-Gharafa após ter estado no Lyon e Hulk encontra-se ao serviço do Zenit.

      Cinco anos depois, Lucho González é o único dos jogadores que alinhou que está no mesmo clube ©Carlos Alberto Costa
      Mariano González encontra-se no Estudiantes, tendo também passado pelo Arsenal de Sarandí, Ernesto Farias é jogador do Independiente, embora antes tenha sido vendido pelo FC Porto ao Cruzeiro, enquanto Candeias veste a camisola do Nacional da Madeira após passagens por Portimonense, Paços de Ferreira, Recreativo e Rio Ave.

      Por fim, o treinador Jesualdo Ferreira encontra-se a orientar o SC Braga, tendo passado pelo Sporting, Panathinaikos e Málaga.

      Nem um único jogador se mantém no Leixões

      Cinco anos depois, a equipa que causou sensação no Estádio do Dragão desmoronou-se, pois atualmente nenhum dos jogadores que derrotou o FC Porto continua a servir o Leixões.

      Beto está ao serviço do Sevilla, depois de ter passado precisamente pelo FC Porto, Cluj e SC Braga, Élvis representa o Famalicão, tendo antes vestido a camisola do Desportivo das Aves, Trofense e Feirense, Joel não joga desde o final da última época quando estava no Ribeirão, Vasco Fernandes está no Platanias Chania após ter feito parte do Olhanense, Beira-Mar, Elche e Celta de Vigo, enquanto Laranjeiro milita no Chaves, tendo antes passado pelo Freamunde e pelo Fátima.

      Braga, que bisou nesse encontro, trocou o Leixões pelo Rio Ave e pela formação de Vila do Conde também já marcou no Dragão ©Catarina Morais
      Hugo Morais é jogador do União da Madeira, passando antes pela Académica, Bruno China representa os estudantes depois de ter jogado pelo Rio Ave e pelo Mallorca, Braga atua no Rio Ave e Roberto Sousa vestiu a camisola do Persepolis na última temporada, para onde foi desde o Marítimo.

      Diogo Valente é jogador da Académica, tendo antes representado o Cluj e o SC Braga, e Marques milita nos brasileiros do Comercial, depois de ter estado no Boa Esporte, América-SP, Santo André, Brasil de Pelotas, Brasília e Vizela.

      Sandro Luiz está no Santa Clara, tendo antes estado no FK Atyrau, Penafiel e Olhanense, Roberto terminou a carreira em 2012 ao serviço do Arouca após também ter passado pelo Feirense, sendo que Zé Manuel, aos 38 anos, está a representar o Caçadores das Taipas, tendo depois do Leixões vestido a camisola do Trofense e do Boavista.

      A terminar, o treinador José Mota encontra-se sem clube, tendo sido demitido do comando técnico do Vitória de Setúbal já com a atual temporada em andamento. Antes tinha estado ao serviço do Belenenses.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      PI
      Porto
      2013-10-26 19h41m por Pinho352
      Curioso, 5 anos desde a última derrota em casa para o campeonato, e mesmo esse jogo foi vergonhoso com o penalti da praxe, um golo escandalosamente invalidado ao Leixões pelo Zé Manuel.

      O Leixões marcou 3 golos normais porque não havia forma de os anular.

      Curioso é que os 2 últimos jogos para a Champions em casa foram 2 derrotas, porque será? Hmm. . . deve ser dos árbitros estrangeiros de fraca qualidade que têm vindo a apitar ao Dragão. Sim, Howard Webb e ...ler comentário completo »
      SC_Portugal
      2013-10-26 16h49m por Nonnenmacher
      Mentalidade triste neste país. Ainda o jogo não começou e já estão com as boquinhas habituais, mas vendo o teu nick até achei normal, já és cliente da casa com esse tipo de discurso.
      . . .
      2013-10-26 16h46m por SC_Portugal
      o resultado é previsivel com um arbitro natural do porto, socio dos super dragoes. .

      o pintinho nao faz por menos, e se ganhar vem logo mandar postas de pescada, se perder vai dormir la com as ladies do leite com chocolate!
      5zero
      2013-10-26 10h58m por Sergioliveira
      Penso que estão a referir-se ao fora-de-jogo mal assinalado ao Zé Manel, o resultado seria de 2-4.
      Leixões
      2013-10-26 01h41m por gerardpique3
      Eu fui ver este jogo e até hoje guardo o bilhete, exibição enorme do Leixões que só não ganhou por mais porque como é costume, o leixões nunca joga contra 11. Como leixonense é com pena e saudade que recordo esta grande equipa com jogadores como Beto, o eterno capitão Nuno Silva, Vasco Fernandes e Laranjeiro em boa forma, Roberto Sousa, o grande Bruno China, Hugo Morais, Braga, Zé Manuel, Diogo Valente e Wesley todos a jogar um futebol à Leixões com muita garra e qualidade. Foi e é p...ler comentário completo »
      Jozef_Stalin_20 13
      2013-10-25 23h09m por OMundoSabeQue
      Neste momento estou-me a divertir a ver os comentários a este mesmo jogo, na sua notícia de 2008.
      Jozef_Stalin_20 13
      2013-10-25 23h04m por OMundoSabeQue
      Eram bons tempos, e concordo quando diz que esses tempos estão a voltar. Eu também prefiro os jogos na RTP1, e sinceramente nem sei explicar porquê, talvez porque cresci a ver o campeonato no primeiro canal. E sim, os comentários e a realização d TVI são bastante fracos, embora este ano tenham melhorado um pouco, porque o ano passado era de chorar a rir.

      Espero que o Zerozero volte a esses tempos que me fez questão de contar, seria um prazer para mim poder fazer parte di...ler comentário completo »
      Jozef_Stalin_20 13
      2013-10-25 22h50m por OMundoSabeQue
      Se quer que lhe diga, tenho saudades desses tempos. Penso que o futebol nessa altura era mais alegre, mais divertido, mesmo só passados 5 anos. Eu, pessoalmente, gostava mais de ver futebol nessa altura, eu que ainda nem tinha SportTV, e via os jogos pelos Livescores dos sites desportivos!
      Jozef_Stalin_20 13
      2013-10-25 22h40m por OMundoSabeQue
      Sim, se me disseres que o ponto de viragem foi o jogo de Kiev, aí estamos de acordo, mas o jogo de Alvalade foi antes dessas derrotas todas.
      Jozef_Stalin_20 13
      2013-10-25 22h36m por OMundoSabeQue
      Aliás, este Porto - Leixões foi na 6ª jornada, logo a seguir da Jornada do Sporting - Porto, que foi na 5ª.
      Jozef_Stalin_20 13
      2013-10-25 22h34m por OMundoSabeQue
      Exato, esse jogo foi na 5ª Jornada, meu caro. Esta derrota frente ao Leixões já foi depois, na 8ª ou 9ª Jornada, se não me engano.
      Já agora
      2013-10-25 21h14m por OMundoSabeQue
      Lembro-me bem deste jogo, na altura estava em casa e acompanhei o mesmo pelo Livescore do site do OJOGO, na altura dos melhores sites AO VIVO que havia neste país. Fiquei radiante com a vitória Leixonense!
      Este Domingo
      2013-10-25 21h09m por OMundoSabeQue
      Acaba-se esta pseudo-invencibilidade.
      Jozef_Stalin_20 13
      2013-10-25 21h09m por OMundoSabeQue
      Essa vitória em Alvalade foi muito antes dessas derrotas todas!
      portistaforever
      2013-10-25 21h05m por AMNPDS
      O meu clube é o Leixões
      AN
      orgulho
      2013-10-25 20h49m por anti-capela
      em ser portista simplesmente espectacular este feito contra tudo e contra todos. . . quero saber qual foi a ultima vitoria do slb para o campeonato frente ao fcp
      LEIXÕES
      2013-10-25 19h55m por AMNPDS
      Saudades dessa época, quem me dera que o Leixões voltasse para a primeira por mim faz muita falta na 1ª liga, Saudações Leixonenses
      PO
      5anos
      2013-10-25 19h49m por porc0_corrupsson
      é muita fruta
      este leixoes
      2013-10-25 19h38m por UnitedRepublix
      nao estava em primeiro nesta altura?
      VD
      Braga
      2013-10-25 19h16m por vdef
      Marcou grande golo neste jogo.
      jogos históricos
      U Sábado, 25 Outubro 2008 - 00:00
      Estádio do Dragão
      Paulo Baptista
      2-3
      Lucho González 36' (g.p.)
      Lisandro López 61'
      Bruno China 3'
      Braga 29' 79'

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Brasileiro
      Palavras para a TV Cultura
      Na sequência das declarações de John Textor depois da Comissão de Inquérito Parlamentar sobre um eventual caso de corrupção no futebol brasileiro, ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      ET
      etico 23-04-2024, 12:06
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 12:01
      NM
      nmprongs 23-04-2024, 12:00
      zlatan_21 23-04-2024, 11:57
      sexydriver 23-04-2024, 11:42
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 11:42
      Triper 23-04-2024, 11:38
      PedroBorgas 23-04-2024, 11:36
      zirel 23-04-2024, 11:36
      LadyBug 23-04-2024, 11:34
      Tobin 23-04-2024, 11:32
      Tobin 23-04-2024, 11:30
      PedroBorgas 23-04-2024, 11:26
      Santovsky 23-04-2024, 10:51
      MA
      malaguetapura 23-04-2024, 10:48