placardpt
    Portugal vence Luxemburgo

    Podia ter dado goleada, Portugal!

    2013/10/15 19:40

    Portugal fecha o grupo F com um triunfo convincente sobre o Luxemburgo, insuficiente, no entanto, para mudar o destino da equipa das quinas, que vai ter que disputar o play-off para chegar ao Mundial do Brasil. Faltaram golos aos lusos, claramente superiores em relação aos luxemburgueses.

    Portugal entrou em campo com muitas mudanças nos titulares, comparando com o jogo da última sexta-feira, em Alvalade, empate a um com Israel. Neto no lugar de Pepe no eixo da defesa, Coentrão, depois de cumprir castigo, voltou ao seu posto habitual na lateral-esquerda, Varela fez de Ronaldo, Josué estreou-se a titular entrando para o meio-campo onde tinha jogado Rúben Micael no último jogo e Hélder Postiga, regressado de castigo, assumiu a posição mais avançada do ataque luso, onde tinha jogado Hugo Almeida.

    Mudanças apresentadas, importa, também, enunciar as diferenças de atitude, dinâmica e velocidade apresentadas pelos lusos. Se a postura foi do mais criticado na última sexta-feira, esta terça-feira, sob o céu pesado da cidade de Coimbra, Portugal entrou forte, agressivo, mandão.

    Josué como motor, Joubert como herói

    Numa primeira parte de sentido único foi Josué o elo mais dinâmico da formação portuguesa, sempre a jogar de cabeça levantada, a combinar sempre bem com Moutinho e Nani, a rasgar sempre que podia a frágil defensiva luxemburguesa. Parecia impossível acreditar que no primeiro jogo entre estas duas equipas o Luxemburgo tinha marcado primeiro e obrigou Portugal a uma reviravolta. 

    Modesto, o Luxemburgo jogava sempre atrás da linha da bola, apenas tentando, de quando em vez, a bola longa para a velocidade dos seus dianteiros. Ricardo Costa e Neto, no entanto, chegavam para as encomendas, enquanto Patrício era um mero espetador da partida.

    ©Catarina Morais
    Ao invés, e apesar de uma frágil defesa, o guarda-redes Jonathan Joubert puxou para si os holofotes da partida, conseguindo, apesar de várias tentativas, manter a sua baliza inviolada até à meia hora de jogo.

    Tentaram Nani no meio da rua, Postiga na sobra e logo depois Moutinho. O guarda-redes luxemburguês safou-se das três, algo que não conseguiria quando Coentrão cabeceou à barra após um cruzamento perfeito de André Almeida.

    Portugal jogava de forma intensa, de olhos postos na baliza contrária, e nem o golo da Rússia, marcado por Shirokov à passagem do quarto de hora e que terminava qualquer esperança de qualificação direta dos lusos, esmoreceu o ataque das quinas.

    Foi quando os luxemburgueses ficaram a jogar com dez, após a expulsão de Aurélien Joachim devido a uma entrada feia sobre André Almeida, que a balança se desequilibrou de vez.

    Silvestre Varela, que estava ser o mais desastrado dos lusos, aproveitou um excelente passe de Moutinho, desmarcou-se e inaugurou o marcador frente a um desamparado Joubert.

    Moutinho, que esteve mais que marcado no jogo contra Israel, assumia a criatividade lusa, apostando nos passes a rasgar e impondo as suas ideias. Foi o que fez para o segundo golo, naquela que foi a melhor jogada do desafio, dando de calcanhar para Nani, vindo de trás, marcar com classe.

    Ritmo baixa, cai por terra a goleada

    O segundo tempo começou com o mesmo ritmo do primeiro tempo, Portugal apostado em dilatar a vantagem, aproveitando não só a superioridade numérica mas também a qualidade técnica dos seus jogadores, muito acima dos luxemburgueses.

    Com a equipa das quinas a jogar bonito, apesar de nem sempre colocar muita gente em zona de finalização, a dinâmica esteve perto de dar frutos aos 49´, depois de um remate de Nani, que quase dava auto-golo a favor dos lusos.

    ©Catarina Morais
    Portugal só podia golear, esperando ainda que do Azerbaijão, onde jogava a Rússia, chegassem notícias positivas, e por isso Paulo Bento abdicou de Miguel Veloso e fez entrar Hugo Almeida, operando também uma nova alteração, desta feita forçada, face à lesão de Ricardo Costa, lançando Sereno em jogo. Dupla inédita no eixo da defesa lusa, Neto e Sereno eram o suficiente para suster um Luxemburgo esforçado mas inoperante em termos ofensivos.

    O que mudou, apesar de no xadrez o selecionador se ter mostrado arrojado, foi uma diminuição de ritmo, uma quase apatia da equipa das quinas, que passou a ter um jogo mais mastigado, com menos alegria. O resultado estava garantido, até se ouviam olés nas bancadas, mas o público pedia mais e ia soltando alguns assobios de impaciência, esperando mais um golo, depois de ter festejado dois em sete minutos no primeiro tempo.

    Com o selo de melhor marcador luso nesta fase de qualificação, Hélder Postiga respondeu a essa exigência, dilatando a contagem e a sua conta pessoal a cerca de dez minutos dos 90´. Novamente Moutinho na jogada a assistir de cabeça o ponta de lança que dominou e rematou para o terceiro dos lusos, o 27.º com a camisola de Portugal.

    Ainda houve tempo para mais um falhanço dos lusos protagonizado por Hugo Almeida, assobiadíssimo (!) que com a baliza aberta e na pequena área fez o mais difícil, acertando na barra da baliza de Joubert.

    Contas feitas, e apesar do triunfo, Portugal vai ter que ir ao play-off, marcado para 15 e 19 de novembro. O destino estava traçado desde o empate com Israel na sexta-feira, que tornou as contas muito mais difíceis. Fica o amargo de boca pela ausência de goleada, que era desejável, expectável e mais que possível, face às diferenças entre as seleções portuguesa e luxemburguesa.

    Números redondos nas quinas
    Silvestre Varela cumpriu a 20.ª internacionalização pela equipa das quinas, Nani a 70.ª, Postiga a 65.ª e Coentrão a 40.ª.
    Patrício sempre aplaudido
    Foi dos menos chamados a jogo, esta terça-feira, mas sempre que tocou na bola recebeu aplausos. Os adeptos do Cidade de Coimbra mostraram compreensão para com a falha do guarda-redes, na última sexta-feira, que deu o empate a Israel.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    LUXEMBURGO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FE
    CRVILAREAL
    2013-10-16 16h16m por Ferreira22
    Pensei que se notou a minha ironia. É exactamente esse argumento que os anti-Messi dão quando a Argentina ganha sem Messi.
    BI
    vmjs
    2013-10-16 16h03m por biomano
    Subscrevo por inteiro, ao contrário do treinadordebancada1.

    Temos que radicalizar o discurso e as atitudes.

    A Alemanha, depois de ter levado 3 de Portugal, começou um programa intensivo de formação e alteração de procedimentos nos escalões jovens. Vejam os resultados!

    Para mim, a regra 7 seleccionáveis + 4 não selecionáveis nos 11 iniciais é o caminho.

    E tem que manter a regra durante o jogo todo, aplicando igualmente a regra às equipas B e Juniores.

    O jogador Português é o mais versátil do mundo, temos que o defender!
    TR
    vmjs
    2013-10-16 15h32m por treinadordebancada1
    nao tem ser por numeros tao radicais, mas subscrevro

    no minimo metade de portugueses no plantel, e 4 titulares

    É preocupante, a unica equipa que conseguimos vencer no playoff é a romenia, com frança e suecia, a jogar assim, nem luta damos, e mesmo com a islandia, o meio-campo ofensivo/ataque deles é muito forte

    Temos 20 a 30% de chances de ir ao mundial, sendo otimista
    FE
    dmcdkmd
    2013-10-16 12h40m por Ferreira22
    Jogou com o Israel e Portugal empatou. . .
    FE
    ckvn k
    2013-10-16 12h37m por Ferreira22
    Portugal não precisa do Ronaldo!
    portugal
    2013-10-16 10h55m por vmjs
    é por ver esta seleção que digo Basta!. . . deviam por uma lei que impedisse um clube jogar com mais de 4 estrangeiros no clube. . apostar na formação. . . formar PORTUGUESES. . . dar hipóteses aqueles que acabam por aparecer mais tarde. . (muitas vezes so dpx dos 23 é que os jogadores começam a vingar) e deixar de dispensa-los aos 18 19 e 20 anos por não serem "vedetas" como messi e Ronaldo. . .

    não temos seleção de jeito pk os grandes Benfica e Porto. . . deitam tudo fora. . na...ler comentário completo »
    TH
    Onze de Portugal
    2013-10-16 10h27m por the_reader
    Patricio
    B. Alves
    Pepe
    A. Almeida(gostei muito de o ver, a mim da me mt mais segurança que o João Pereira)
    Coentrão
    Willia m de Carvalho( Precisamos de um trinco a sério, aquilo com o Veloso parece uma passadeira)
    Josué( dá mais dinamismo ao meio campo e liberta mais o Moutinho)
    Moutinho
    Crist iano Ronaldo
    Nani ( esperemos que recupere a sua forma, se n apostem no Bruma ou Varela)
    Postiga (Éder qd tiver em forma poderá ser uma boa opção, H. Almeida e o Nelson Oliveira não são jogadores para a selecção)
    BI
    Portugal-Luxemb urgo
    2013-10-16 09h25m por biomano
    Há duas coisas que me chateiam na abordagem aos jogos pelo Paulo Bento.

    Sou Fan do carácter do selecionador, mas as escolhas técnicas são dúbias.

    Não percebo, por exemplo, porque é que jogamos contra Israel e contra o Luxemburgo com a mesma dinâmica com que jogamos contra a Alemanha e Espanha.

    Porque é que jogamos com um 6 puro e duro contra estas equipas mais fracas?

    Portugal precisa de estar sempre em pressão, subido no terreno...ler comentário completo »
    MA
    Almeida
    2013-10-16 08h02m por mafia2 via mobile
    Pena é fazerem rótulos e nunca ligarem ao momento. Postiga pode já ter a sua idade mas um jogador que marca golos com a facilidade que marcou a um mero Barceloca e que marca quase sempre na seleção, não pode ser reprovado por um país que mal tem PL's.

    Já Hugo Almeida e Nelson Oliveira deviam dar lugar a Eder, é uma das esperanças para suceder a Postiga com qualidade.

    Não desgostei de A. Almeida mas falta-lhe maturidade.

    Josué trouxe ao jogo o q...ler comentário completo »
    Hélder Postiga
    2013-10-16 01h02m por UK-SPORTING10
    Lá vai o mero "Mortal" marcando com regularidade. . . 27 golos pela selecção! ;) Muito bom! Desde a 2 época no Zaragoza que o Hélder anda com o pé quente, que continue assim por muuuito tempo!

    HA
    Mundial
    2013-10-16 00h44m por Halibut
    Na minha opinião, se formos ao Mundial há jogadores que não deviam lá estar, Hugo Almeida é um deles, um cepo destes que já no meu Porto não gostava dele, Prefiro o A. Almeida ao Cedric, no meio campo o R. Micael é outro que não devia entrar nas escolhas, assim como o Varela. . .

    23 escolhas:

    Patricio, Beto, Eduardo

    Coentrão, Antunes, J. Pereira, A. Almeida

    Bruno Alves, Pepe, Neto, R. Costa

    W. Carvalho, Ve...ler comentário completo »
    VI
    VALORES
    2013-10-16 00h06m por vitorcolegasalmeida
    Contra todos os invejosos, mais um belo jogo de André Almeida, foi importante para a SELEÇÃO durante o jogo e na vitória, sendo já para mim o mais fiável naquele lugar, o jogo foi bem conseguido, mas na cadeira é mais fácil. Houve um ou outro erro, então vejam os resumos desta noite, nos jogos dos chamados favoritos, é erros de palmatória.
    CM
    Hugo Almeida
    2013-10-15 23h24m por cmche
    6horas depois do lance ainda não percebi como foi possível aquele nabo ter falhado.

    Quando vejo que ele já tem 50 jogos pela seleção penso que podia ter seguido uma carreira como ponta de lança
    PI
    .
    2013-10-15 22h38m por PiskiStojkovic
    obrigado meu
    PiskiStojkovic
    2013-10-15 22h36m por EmotionSCP
    Paus meu caro! xD
    PI
    .
    2013-10-15 22h32m por PiskiStojkovic
    ASERIO RESPONDAM
    PI
    !
    2013-10-15 22h28m por PiskiStojkovic
    FORÇA PORTUGAL
    PI
    peops
    2013-10-15 22h28m por PiskiStojkovic
    NO SOBE E DESCE É COPAS OU PAUS A DOBRAR?

    SAUDAÇOES PEOPS
    cr7
    2013-10-15 22h25m por Leobarca
    a reter Portugal ganhou e goleou sem Cr7. . . :)
    FIFAforever
    2013-10-15 22h20m por teddytimmy
    o problema e que no poximo mundial (2018) ele ja tem 30
    FIFAforever
    2013-10-15 22h13m por teddytimmy
    e nao so acho (rafa ivan e muitos outros)
    .
    2013-10-15 22h12m por teddytimmy
    mas agora nao se pode fazer nada ja esta tudo no passado e passado e passado e nao se pode mudar
    FIFAforever
    2013-10-15 22h11m por teddytimmy
    espero que os nossos sub 21 na se percam acho que a ali grandes potenciais e preciso e serem bem aproveitados nos clubes
    FIFAforever
    2013-10-15 22h09m por teddytimmy
    o problema e que muitos jovens que prometiam se estreviaram tipo pombos correios em concurso
    mihaly_siska
    2013-10-15 22h01m por teddytimmy
    troca a ucrania com a grecia
    jogos históricos
    U Terça, 15 Outubro 2013 - 18:00
    Estádio Cidade de Coimbra
    Bulent Yildirim
    3-0
    Silvestre Varela 30'
    Nani 37'
    Hélder Postiga 79'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11