placardpt
    Portugal empata com Israel

    Patrício, isso não se faz... (1x1)

    2013/10/11 22:36

    Atenção: não há culpados individuais. Portugal teve ocasiões mais do que suficientes para golear uma ténue seleção de Israel. Num jogo em que Moutinho e Ronaldo, habituais figuras de destaque, estiveram apagados, Rúben Micael, Antunes e Nani iam chegando para as encomendas, só que, sem nada o prever, os israelitas aproveitaram uma infelicidade de Rui Patrício para fazer o empate final. Contas abortadas, é tempo de pensar no playoff.

    Face às muitas ausências (Meireles, Vieirinha, João Pereira e Bruno Alves por lesão, Fábio Coentrão e Hélder Postiga por castigo), Paulo Bento promoveu alguns nomes menos habituais. Desde logo, referência para a estreia absoluta de André Almeida, que ocupou a vaga direita da defesa lusitana, acompanhado por Pepe e Ricardo Costa no centro e Antunes à esquerda.

    No meio campo, Rúben Micael saltou para o lugar de Meireles e acompanhou Miguel Veloso e João Moutinho no habitual triângulo ascendente. À frente, foi Hugo Almeida o homem mais perto da rede de Aouate, acompanhado de Nani e do capitão Cristiano Ronaldo.

    Pepe vai assistir Ricardo Costa ©Carlos Alberto Costa
    A toda a voz contra a equipa bluff

    Portugal entrou no desafio já a saber da vantagem da Rússia no Luxemburgo, mas observando uma moldura humana verde de esperança no colorido José Alvalade, que cantou a uma só voz o som contra os canhões.

    Com os israelitas na mira, o alvo ficou definido muito cedo e Micael, o primeiro a dizer verdadeiramente presente, recebeu o esférico amortecido pelo peito de Almeida e rematou torto.

    Ziguezagueando a partir da zona central do meio campo, a equipa portuguesa sentia as ausências de João Pereira e de Coentrão e via contenção natural de André Almeida e de Antunes nas subidas em campo. Conclusão: bola em Nani, bola em Ronaldo e toca a rematar!

    Do outro lado estava um Israel traiçoeiro, à imagem do discurso do seu treinador na antevisão do encontro, que dizia não acreditar no apuramento. Em campo, a equipa demonstrava não querer nada do jogo, mas, sem se dar por ela, ia controlando bem os movimentos de João Moutinho e até visitou Patrício. Primeiro, Zahavi permitiu corte de Antunes, depois Eden Ben Basat ensaiou remate com perigo, mas desviado.

    Findo o período mais nervoso de Portugal, a seleção partiu para a baliza adversária com mais convicção. André Almeida e Antunes perderam a vergonha, Moutinho passou a jogar a um toque, Ronaldo e Nani assustaram, Micael, também de longe, obrigou Aouate a defesa apertada. Até aqui, tudo tentado desde fora da área, tudo sem sucesso.

    Contra a monotonia, vieram os centrais explicar que é dentro de área que se resolve. Cruzamento de Antunes ao segundo poste, desvio de Pepe e mergulho de Ricardo Costa lá para dentro. Golo! Alvalade a saltar. Corações a baixar o ritmo. Vantagem para agarrar.

    Nervoso continuava Cristiano Ronaldo. O capitão queria espaço e não tinha (Sheran Yeini não lhe permitia dois toques na bola, nem que o jogo estivesse parado), queria bola mas os israelitas atiravam-no à relva, queria ver a rede, só que havia sempre algo a impedir.

    Últimos quinze minutos da primeira parte com Portugal e Israel a desejarem intervalo: os primeiros, para entenderem os perigos de contra-ataque israelita, os segundos para perceberem por onde furar.

    Cristiano Ronaldo teve exibição nervosa e apagada ©Carlos Alberto Costa
    Desperdício e muro das lamentações, pois claro

    O segundo tempo abre com Omri Ben Harush a furar a defesa portuguesa e a encontrar as mãos de Patrício. Logo depois, Hugo Almeida já dedicava o golos aos filhos quando viu a bandeirola do auxiliar a assinalar fora-de-jogo.

    Taticamente, Paulo Bento pediu mais mexidas entre os homens da frente. Ronaldo vagueou para a direita, Nani visitou Antunes na esquerda e Hugo Almeida também andou mais solto.

    A bola, essa coisa redonda e deliciosa, gostava mais de passear nos pés lusos, claramente mais simpáticos e afetivos. Já os golos é que iam tardando: Ricardo Costa tentou, à ponta de lança, bisar na partida (62'), Josué rematou com perigo na primeira aparição em campo e Nélson Oliveira tentou embelezar, mas o chapéu saiu ao lado. Antunes também ia fazendo estragos, só que Aouate brilhou a grande altura ao ir ao chão.

    Resultado magro, tempo a decorrer e Israel a ensaiar timidamente os ataques. Ou os argumentos eram poucos, ou a vontade era menos ainda, porque, para quem precisava de ganhar, não era claramente esta a postura.

    Quem falhou na postura foi Rui Patrício, e de que maneira! Os atrasos ao guardião eram uma constante, mas, ao minuto 86, sem grande pressão, entregou escandalosamente a bola a Ben Basat e este empatou.

    Balde de água gelada e contas postas em causa. Lá vamos nós ao playoff, outra vez...

    Alvalade Colorido
    O palco do jogo (48 317 espectadores) não se limitou à coloração das cadeiras e, desta vez, teve um pouco de tudo. Que bonito que esteve o estádio!
    Organização Exemplar
    Como habitual, a FPF não falhou na concretização daquilo que deveria ser regra, mas nem sempre é nos estádios portugueses. Sem confusões, sem conflitos, adeptos, jogadores, treinadores e jornalistas puderam cumprir a sua missão.
    Rúben Micael na 1ª Parte
    Que agradável surpresa! O médio do SC Braga cumpriu na perfeição o habitual papel de Raúl Meireles, rematou muito e ainda foi a linha de passe quando Moutinho estava tapado.
    Capitão tem que ser líder
    O jogo estava a correr mal a Cristiano Ronaldo e o golo de Israel piorou o estado do capitão, ao ponto de ir propositadamente pontapear a bola à frente do árbitro. Péssimo exemplo e natural amarelo.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    ISRAEL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Schmeichel_TheB est
    2013-10-12 22h12m por Daniloelcolorado
    Verdade. Sou SLB mas como eu te disse tenho raizes em Portugal e uma grande admiração pelo seu futebol em geral, mesmo SCP e FCP. No caso do Sporting é sempre bom voltar a ve-los atuando bem, grande inicio de epoca. Boa sorte no classico contra o FCP vai ser um grande jogo.
    nonnenmacher
    2013-10-12 22h09m por Daniloelcolorado
    Tambem nao sei como sao as palestras do PB mas avaliando o bom nivel dos jogadores que ele tem à disposição na seleção, nao descarto que seja talvez pouco incisivo. Tb há o pouco tempo de treinamento o que dificulta o entrosamento dos atletas.
    Daniloelcolorad o
    2013-10-12 22h01m por Nonnenmacher
    Sim, acho que ter empatado ontem e no Dragão contra a Irlanda do Norte foram os erros principais e que nos custaram o não apuramento direto.

    Não sei qual é a mensagem que PB passa aos jogadores, julgo que depois do Mundial seja necessário ar fresco na seleção. Espero ansiosamente pelo Mourinho.
    Schmeichel_TheB est
    2013-10-12 21h59m por Daniloelcolorado
    Com certeza. Aliás parabens pela campanha do teu Sporting, tá muito bem nas mãos do Leonardo Jardim que para meu gosto é o melhor treinador portugues jovem dos ultimos anos.
    nonnenmacher
    2013-10-12 21h56m por Daniloelcolorado
    Agora, realmente me parece que tb o Paulo Bento pode nao ter um discurso mais forte com jogadores, talvez. . . Pois Portugal me parece ter um bom time, era para estar numa situação classificatória bem mais tranquila, nao achas?
    Daniloelcolorad o
    2013-10-12 21h53m por Nonnenmacher
    Falhou claro, mas chutando com o pé direito tinha mais hipóteses de dar barraca, são coisas que acontecem. Não foi só ele que falhou. Por exemplo, o Nelson se tivesse marcado no remate que fez ou dado a bola ao Ronaldo que estava em boa posição podia ter ficado 2-0. . . mas a equipa esteve quase toda mal, sem chama, parecia que estava a fazer frete para jogar.
    nonnenmacher
    2013-10-12 21h50m por Daniloelcolorado
    Eu realmente me enganei mas confesso que li não me lembro onde, que o Neno teria morrido. Mas a verdade é que o Patricio falhou feio ontem nao te parece?
    Daniloelcolorad o
    2013-10-12 21h46m por Nonnenmacher
    Falecido Neno? Oi cara, tudo joia?
    Schmeichel_TheB est
    2013-10-12 21h44m por Daniloelcolorado
    Desculpa aí mas realmente pensava que o Neno tinha morrido. . . Sou brasileiro mas filho de portugueses e vivi em Lisboa por 3 anos onde tive a honra de ir à antiga Luz ver o meu glorioso SLB no final dos anos 90. Quanto ao Diego Costa, se e fosse ele tb iria jogar pela Espanha pois no Brasil jamais será titular absoluto, Felipão nao irá tirar Neymar , Oscar, Hulk ou Fred do time.
    Patricio
    2013-10-12 21h37m por Daniloelcolorado
    Nossa, que falha a do Rui Patricio, mas ainda o acho um bom goleiro, creio que vá evoluir mas ontem me fez sentir saudades do Baia ou até do falecido Neno.
    Aviso á n(aveg)ação
    2013-10-12 21h34m por Thirteenth
    Preparem-se é para o escandalo de terça-feira, ainda por cima vai ser na minha cidade, ai meu Deus, porque é que eu não nasci em Buenos Aires. . .
    DA
    Zerozero no seu melhor
    2013-10-12 19h08m por darr
    "Patrício, isso não se faz. . . "
    |
    v
    "Atenção: não há culpados individuais. "
    PO
    Schmeichel_TheB est
    2013-10-12 18h24m por PORTO_FORTISSIMUS
    Cá para mim o teu onze seria:

    Rui Patricio
    Mica Pinto
    Cedric
    Ilori
    Ru ben Semedo
    William
    Adrien
    nAndré Martins
    Wilson Eduardo
    Diogo Salomão
    Betinho

    Epa tira os óculos verdes!

    óbviamente que o CR0 n quer representar a nossa seleção! viu-se ontem, e depois dizem que ele é humilde!

    Essa história toda do jardim de infancia rodar na selecção faz me rir!

    Como diz ali o RicardoFeLipe, aprende a ver futebol velhote ;)
    equivocos de PB
    2013-10-12 16h52m por mihaly_siska
    andre almeida, ruben micael, hugo almeida, nelson oliveira nao sao jogadores para a seleçao nacional na minha opiniao, em vez destes
    teria optado por cedric, andre martins e eder ou danny
    Baía. . .
    2013-10-12 16h47m por MFT
    Ao ver aqui algumas pessoas "destratarem" o Vitor Baía, até me irrita.
    Antes de mais, devo dizer que o Vitor foi o meu idolo de miudo, foi ele que me fez gostar de ver futebol e que me fez querer jogar, na mesma posição, guarda redes.
    Colocar em questão a competência do Vitor, depois de tantas provas dadas, depois de tantos titulos, etc. . . só me deixa a sensação que o português é uma gentinha invejosa e mediocre até dizer chega. O mesmo se passa agora com o Cristiano,...ler comentário completo »
    JamesHetfield
    2013-10-12 16h27m por MrOscarLewis
    - Mas João Pereira é um lateral ofensivo, qual é a ideia do Bento em colocá-lo a jogar, então?

    - Penso que ontem o Paulinho cedeu á pressão do orelhas em meter o André Almeida a jogar, porque se não o Cédric tinha sido titular.
    RicardoFeLipe
    2013-10-12 16h14m por MrOscarLewis
    - Cédric daria maior qualidade á equipa, sem dúvida.
    JamesHetfield
    2013-10-12 16h05m por MrOscarLewis
    - Falta exigência e qualidade deixada de fora como se fosse lixo! André Almeida é muito limitado técnica e taticamente. Não consegue mais que passar para trás ou para o lado, muito menos dá profundidade ao flanco.
    RicardoFeLipe
    2013-10-12 16h03m por MrOscarLewis
    - Adrien tem descido de forma? Frente ao Vit. Setúbal fez um jogo brutal! Não tenho dúvidas que o meio-campo da seleção no Mundial será composto por William - Adrien - João Moutinho. Isto claro, se o nosso míster não foi casmurro.
    Adrien Silva
    2013-10-12 15h51m por MrOscarLewis
    - Como é que é possível que o melhor nº8 do nosso campeonato tenha ficado mais uma vez de fora da convocatória? Será que é embirração? Como já disse, Adrien Silva é um fora de série que demorou a explodir. É um jogador que tem lugar CATIVO nesta seleção.
    SirWilliamWalla ce_
    2013-10-12 15h49m por MrOscarLewis
    - Qual é a sua ideia ao comparar Vitor Baía com Peter Schmeichel?
    TO
    CLUBISTAS
    2013-10-12 15h20m por TONETERRAFEITA
    GENTE, QUANDO ABORDAREM ASSUNTOS DE SELEÇÃO, SEJAM MENOS CLUBISTAS. SENÃO, SEREMOS POUCOS E SEM FORÇA, DESUNIDOS. SE VOCÊ ACHA QUE TAL JOGADOR NÃO VALE NADA, VÁ LÁ TENTAR FAZER MELHOR! AÍ, SIM , PODERÁ DESFEITEAR OS OUTROS.
    Os "crakes"
    2013-10-12 15h11m por joaogalo
    Quero lembrar que o Nani a jogar como o fez no jogo com Israel, melhor seria ter ficado em Manchester, pois apenas ví este jogador á procura de jogadas individuais para tentar enaltecer o seu estatuto de "crake", esquecendo o principal objectivo que é o "grupo da Seleção". Para ser crake nao basta parece-lo, é preciso sê-lo.
    O Rúben Micael, foi, é e será sempre uma má aposta, não tem qualidade, o Paulo Bento anda a dormir. . .
    SU
    Treinadores de bancada OUT
    2013-10-12 15h08m por sunfire
    Comentários como os de Hramosaki, predadora_Rumoagloria, têm o exclusivo objectivo de desvalorizar um GR com uma qualidade acima de todos os que já tiveram no seu clube.
    Quem não é cego ou extramamente faccioso viu perfeitamente que o atraso que fizeram para o patrício foi a principal causa do golo. Para além de ter adversários perto do seu raio de acção prontos a pressionar ainda lhe passaram a bola para o seu pé mais fraco e aos repelões. No entanto há que admitir que ele errou, ...ler comentário completo »
    É preciso muito mais. . .
    2013-10-12 15h02m por joaogalo
    Ha jogadores que são chamados a representar a nossa Seleção e vão para dentro do campo sem vontade nenhuma de jogar futebol, e nem sentem a camisola que vestem, é preciso muitíssimo mais de cada um. Temos tido a infelicidade de escolha do nosso selecionador em relação ao "ponta de lança", nem Postiga nem Hugo Almeida tem classe ou talento para vestir uma camisola da nossa selação, mas o Paulo Bento insiste no mesmo erro. Por isso como como cidadão português que sofre e vive a Seleção Portug...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Sexta, 11 Outubro 2013 - 20:45
    Estádio José Alvalade
    Tom Harald Hagen
    1-1
    Ricardo Costa 27'
    Eden Ben Basat 85'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras histórias
    Destaque
    Há presença portuguesa nesta lista
    O prémio de melhor jogador em campo serve o intuito de coroar uma bela exibição individual. Geralmente, a premiação é um troféu simples, com o ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 24-04-2024, 17:27
    A_Drifter 24-04-2024, 17:25
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:18
    Blueonblue 24-04-2024, 17:11
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:10
    Blueonblue 24-04-2024, 17:08
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:08
    Blueonblue 24-04-2024, 17:02
    Blueonblue 24-04-2024, 16:58
    fcpinvicta 24-04-2024, 16:58
    Inuyashapt 24-04-2024, 16:47
    Blueonblue 24-04-2024, 16:45
    Platinum-Returns 24-04-2024, 16:44
    avense2015 24-04-2024, 16:36
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 16:33
    pedrorosa107 24-04-2024, 16:19