Playmaker - Estatísticas e curiosidades no momento certo

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Liga dos Campeões
Atlético vence FC Porto

Remontada do Atlético no Dragão

2013/10/01 21:30
Texto por Cláudia Martins
F

«Porque lutam como irmãos, a defender as suas cores, num jogo nobre e são, desperdiçando coragem e coração» é uma parte da letra do hino do Atlético de Madrid e esta noite, no Dragão, a  equipa espanhola conseguiu uma remontada importantíssima, assumindo a liderança isolada do grupo G da Liga dos Campeões. Está consumada a primeira derrota do FC Porto na época 2013/14.

Artur Jorge, Tomislav Ivic, José Mourinho, Víctor Fernández e André Villas-Boas são os treinadores responsáveis pelas conquistas europeias e intercontinentais dos dragões e serviram de inspiração aos portistas, com os seus rostos e nomes impressos em cinco tarjas penduradas num dos topos do estádio do Dragão.

O FC entrou em campo sem surpresas: Steven Defour reentrou na equipa titular, depois de ter cumprido castigo em Viena, no primeiro jogo deste grupo G, que os dragões venceram por 1x0, relegando Licá para o banco de suplentes.

Já o Atlético de Madrid, privado do seu melhor marcador, Diego Costa, por castigo, entrou em campo com Léo Baptistão ao lado de David Villa no ataque. Comparando, ainda, com a equipa que no último fim de semana conseguiu o elogiado triunfo sobre o Real Madrid, Diego Simeone deixou Koke no banco de suplentes, optando por colocar o mais experiente Raúl Garcia de início.

Pressão com frutos

O FC Porto entrou sufocante, a assediar o emblema espanhol, cheio de personalidade, intensidade e ritmo. De nariz arrebitado e galões levantados, os dragões fizeram jus à música que se ouviu nos instantes antecedentes do jogo, «Ready to Start», dos canadianos Arcade Fire, e mostraram o quão prontos estavam para começar. 

©Catarina Morais
Parecia mesmo uma questão de tempo, tal a pressão assumida pela equipa comandada por Paulo Fonseca, e se Varela não acertou no alvo à passagem dos dez minutos, depois de um cruzamento de Josué, Jackson mostrou ter a pontaria mais afinada seis minutos depois, com Josué novamente na jogada, a sofrer a falta do português Tiago e a bater o livre para a entrada da pequena área. A bola, redondinha e a fugir da marcação de Godín ficou à mercê de Jackson, que mergulhou e bateu Courtois.

O ritmo da partida baixou, mas sempre com o FC Porto mais determinado no jogo e com as suas intenções mais declaradas. O primeiro lance de perigo protagonizado pelos colchoneros saiu, à passagem da meia hora, dos pés de Raúl García, a aproveitar uma perda no meio-campo defensivo portista e a tentar o golo olímpico. Valeu um sprint a Helton, que estava ligeiramente adiantado.

Diego Simeone não se cansava de corrigir o posicionamento dos seus jogadores e o Atlético foi acertando o passo, aos poucos. Arda Turan atirou por cima, sem oposição, após um cruzamento rasteiro, mas foi quase em cima do intervalo que a vantagem portista esteve realmente ameaçada quando na sequência de um pontapé de canto Diego Godín atirou à barra da baliza guardada por Helton, que pareceu intranquilo.

Na resposta, Thibaut Courtois brilhou, defendendo com as pernas um remate de Varela. O FC Porto não dilatou mas conseguia sair para o intervalo com uma preciosa e justificada vantagem.

Lance estudado faz a diferença

Cristián Rodríguez regressou a uma casa que bem conhece e foi lançado no jogo no início da segunda parte, ocupando o lugar de David Villa que quase não se viu nos primeiros 45 minutos.

©Catarina Morais
O Atlético entrou melhor, impondo o seu ritmo e apertando os dragões nos minutos iniciais, que pareciam mais apáticos neste reinício do jogo. O primeiro aviso foi protagonizado por Filipe Luís, numa arrancada que teve como desfecho um remate fortíssimo a passar muito perto do poste direito da baliza de Helton. Tão perto que, por instantes, os 33.989 espetadores presentes no Dragão fizeram um sepulcral silêncio, assustados com a bomba do lateral esquerdo.

Não demorou muito para as ameaças espanholas se tornarem num calafrio. Bola parada descaída para a direita do ataque colchonero, Helton sai em falso e Godín ganha nas alturas a Otamendi, concretizando, de cabeça, o que não havia conseguido no primeiro tempo.

Mais entrosadas, as equipas tornaram-se mais calculistas, adivinhando a direção dos passes e a intenção das simulações. Paulo Fonseca sentiu isto mesmo e fez entrar Licá para o lugar de Josué, de forma a dar mais velocidade ao jogo, mas foi quando optou por lançar Quintero no jogo que o Dragão aplaudiu, e de que maneira, quer o preterido Lucho quer o virtuoso colombiano. 

©Catarina Morais
Entrou e logo brilhou, Quintero, num livre muito perigoso após uma falta sobre Jackson à entrada da área do Atlético. Meio estádio gritou golo.

Parecia novamente uma questão de tempo para o jogo cair para os da casa. O Atlético de Madrid parecia contente com o empate, o FC Porto voltou a instalar-se com tudo no seu meio-campo ofensivo e voltou a apertar. Simeone percebeu isto mesmo e fez entrar o motor do meio-campo, Koke, abdicando do único avançado que ainda tinha em campo, Léo Baptistão.

Na expetativa, Arda Turan lançou Raúl García, que aproveitou uma abertura incrível no eixo da defesa portista e atirou para Helton salvar com as pernas. Depois foi Miranda, de cabeça, ao primeiro poste, a ameaçar, algo que Mangala fez do outro lado, mas a bola saiu por cima.

E bem que Paulo Fonseca tinha avisado das características italianas deste Atlético. O cinismo deu mesmo para remontada.

Mangala faz uma falta por trás em zona perigosa, livre estudado pela equipa de Simeone [que havia batido um livre igual para Zanetti finalizar ao serviço da Argentina no Mundial 98] e Arda Turan, aproveitando um esquecimento da equipa azul e branca fica na cara de Helton e atira para o segundo, confirmando a reviravolta.

A quebra física dos dragões era notória e com menos de dez minutos para reverter o golo sofrido o FC Porto acabou por ser insuficiente, mesmo com Paulo Fonseca a arriscar tudo e a abdicar de Mangala para a entrada de Ghilas.

O Atlético de Madrid, longe de fazer um jogo brilhante, consegue o triunfo e garante a liderança isolada no grupo G da liga milionária. O FC Porto fica no segundo posto, beneficiando do empate a zero entre Zenit e Austria Wien.

Rui Moreira no Dragão
Eleito no passado domingo novo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira fez questão de assistir ao duelo desta noite no estádio
Rodríguez regressa ao Porto
Cristián Rodríguez jogou quatro temporadas com a camisola do FC Porto, de onde se transferiu para o Atlético. O uruguaio entrou ao intervalo, voltando a pisar o tapete verde do estádio dos azuis e brancos

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
X
ATLÉTICO MADRID
Fotografias(70)
FC Porto v At. Madrid Liga dos Campeões 2013/14
FC Porto v At. Madrid Liga dos Campeões 2013/14
Comentários (182)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
HA
EQUIPA
2013-10-03 08h44m por Halibut
Até à próxima abertura de transferências é preciso perceber duas coisas, e com mais jogos vai ficar evidente, ou seja: no meio campo é preciso avaliar se o Defour dá conta do lugar do Moutinho, ou mesmo o Herrera que poucas oportunidades teve, além disto é avaliar os jogadores que temos para as alas, o nosso Futebol ofensivo precisa de causar mais desequilíbrios aos adversários, aqui também se ponderá a hipótese de avançar para um jogador para extremo, até lá é ver se estas 2 posições nec...ler comentário completo »
FC Porto
2013-10-03 02h15m por betotti
Na minha opinião é preciso ir por partes :
Defesa : Danilo e Mangala muito mal , não entendo como dizem que Mangala é superior ao Otamendi quando se farta de dar espaços e so usa a força que tem para fazer asneiras. Otamendi em termos de posicionamento e antecipação mete o Mangala num bolso bem fundo. Alex Sandro esta sempre bem , bastante regular.
Meio-Campo :É por aqui que o Porto vacila , Fernando não chega para as encomendas porque Defour não ajuda, nao constrói jogo , ...ler comentário completo »
VD
josué
2013-10-02 16h44m por vdef
não admira ter sido substiuido. . . apesar de alguns bons lances foram inúmeras as bolas e passes perdidos.
WA
Azar mas não só
2013-10-02 14h42m por wasp
Pelo que vi, este jogo foi o melhor que o porto conseguiu fazer esta época e, digo isto, não só pela primeira parte mas também pela segunda. De facto assistiu-se a uma primeira parte em que o Porto não deu a mínima hipotese ao Atlético, controlou todos os aspectos fundamentais do jogo dos espanhóis e conseguiu criar várias oportunidades de golo. Na segunda parte o Atlético teve que crescer, mas nem por isso se viu um Porto fraco, foi-se aguentando muito bem até que surgiram as duas falta...ler comentário completo »
.
2013-10-02 14h30m por legionem
Já era de esperar este resultado. O A. Madrid neste momento é mais forte que o Porto.
T_
. . .
2013-10-02 14h10m por T_GonC96
O Porto fez uns primeiros 20 minutos assombrosos, com uma grande intensidade e a fazer uma excelente pressão. . . teve azar nos dois lances de golo do Atlético, mas convenhamos que, como eles ganharam cá, também podemos ganhar lá.
PORTO
2013-10-02 13h44m por UnitedRepublix
FORÇA PORTO, TOU CONTIGO, SOU DO PORTO ATÉ MORRER, PARA A PROXIMA GANHAMOS
Josué
2013-10-02 13h08m por Portista-Portugues
Que grande jogo que fez ontem !! Cada bola que saia dos pes era perigosa !

Os cruzamentos que nao via desde os tempos de Alvaro Pereira, bola tensa a fazer efeito para a cabeça do avançado, muito bom mesmo.
josuedias
2013-10-02 12h26m por Manfio
Vida triste a tua. Há quantos anos já não festejas um campeonato?

Pelos visto Rennie esgotou, Compensan também e Gaviscom vai pelo mesmo caminho. Resta-te Cianeto. . . acaba com a azia rápido, rápido. Garanto.
JO
FCP-ATM
2013-10-02 12h00m por josuedias
Desta vez não tiveram Proença como árbitro, que pena não poderem mandar tb na uefa. Sofreram um golo de «penalti» com dois toques hé!hé!!! E nem de propósito em fora de jogo. . . Paulo F com o Guimarães calou-se na Champions calou-se, Pk será???
Será medo ou ipócrisia?

Injusto
2013-10-02 11h36m por otamendi30
O AT MADRID TEM UMA EXCELENTE EQUIPA E NAO É PRECISO IR MUITO LONGE E VER O JOGO QUE ELES FIZERAM NO BERNABEU.
QUANTO AO FC PORTO TB TEM UMA BOA EQUIPA PARA JOGAR O CAMPEONATO PORTUGUES ATE PK NAO VAI SER COM VARELAS LICA E JOSUE DEFOUR, QUE VAI GANHAR A EQUIPAS COMO ESTAS NA LIGA DOS CAMPEÕES, FALTA ALI UM GAJO NAS ALAS QUE DESIQUILIBRE NESTES JOGOS. QUANTO AO PAULO FONSECA ACHO Q CADA JOGO QUE FAZ NAO TEM PULSO PARA O FC PORTO ATÉ PK ELE GANHA OU PERDE O DESCURSO É O MESMO. . . CO...ler comentário completo »
força porto
2013-10-02 11h20m por petitor
Infelizmente não vi o jogo, pelo que li jogamos bem mas não aguentamos o ritmo, penso que realmente não devemos colocar tudo em causa por causa de uma derrota com uma grande equipe, mas acho que o Paulo Fonseca tem de gerir melhor o plantel de forma a não existir grandes quebras físicas. Alguem me sabe dizer como jogou o Defour e o Varela???
SA
. . . . . continuação
2013-10-02 11h07m por SAMF27
Pus ideias entre " ", porque não me parece que ele seja grande idiota, tem ideias mas são más! são prejudiciais à equipa e ao que é o Porto.
SA
Carrela_
2013-10-02 11h05m por SAMF27
Um Porto áquem? eu sinceramente não acredito que o FCP consiga fazer melhor com um treinador que teima em manter as suas "ideias" de jogo. Um porto que não sabe defender, um porto que não sabe atacar, um porto que só sabe manter a posse de bola, quando não é pressionado (LOL). Enfim. . . Mau demais para ser verdade. Tive a oportunidade de ver o jogo no estádio e apercebi-me que cada vez que o Atletico acelerava um pouco o FCP tremia por todos os lados!! Porque continuamos com Herrera a nã...ler comentário completo »
HA
JOGO
2013-10-02 10h50m por Halibut
Pela 1ª parte que vi, é assim que temos que jogar do principio ao fim, com agressividade, o Josué jogou bem, tem é que se conter mais porque faz faltas que prejudicam a equipa, assim como o Mangala, de resto acredito que esta equipa pode passar à próxima fase.
TH
Carrela
2013-10-02 10h29m por the_reader
Concordo com td o que disses te , para mim és dos users portistas mais sensatos e que mais percebe de futebol.

É preciso dar tempo ao treinador, ontem a nossa primeira parte foi de mt bom nivel, a segunda foi fraquinha mas tb é preciso n esquecer que este Atletico foi ganhar ao Bernabeu que só tem lá os 2 jogadores mais caros de sempre!!
Contestação
2013-10-02 10h01m por puntskapuntz
Efectivamente aquela 2ª parte ainda foi mais miserável que os piores momentos do Benfica contra o Belenenses.
KI
rua paulo fonseca
2013-10-02 09h57m por kingzona
rua paulo fonseca

rua paulo fonseca

rua paulo fonseca

rua paulo fonseca

rua paulo fonseca

rua paulo fonseca

rua paulo fonseca

AZ
FRAQUINHOS
2013-10-02 09h31m por azulado
O FCP so' consegue jogar durante os primeiros 20 minutos. Fraquinhos.
Esta equipa do FCP nao e' pra Champions. Pra liga da Europa talvez chegue.
No jogo de ontem, foram muito ingenuos. Enfim.
.
2013-10-02 08h34m por Manfio
Vermes à parte (e andam muitos aí por baixo), vamos ao jogo.

Grande jogo do Porto até ao golo. GRANDE!!! Do melhor que tenho visto e não falo apenas da pressão constante.
- Pressão alta
- Vários jogadores à procura da bola.
- Qualidade de passe.
etc
etc
Faltaram apenas mais 1 ou 2 golos.

Golo marcado e parece que mudaram os 11 jogadores e colocaram outros. Inacreditável.

É incompreensivel que a equi...ler comentário completo »
Pinho352
2013-10-02 08h14m por Manfio
Acho que a quantidade de Rennie que deves ter que tomar te atrofiou o cérebro.

Nem o facto de teres no perfil que és adepto do Arsenal consegue disfarçar o cheiro que emana de ti. Por muito que disfarces, o pivete é inconfundível.

Volta lá para debaixo da pedra de onde saíste.
PI
Jogo
2013-10-02 07h54m por Pinho352
Então nem a dar o litro conseguem ganhar? Pois, não é só preciso intensidade no jogo e jogar com garra, é necessário juntar alguma qualidade também.

E depois não havia Proenças e companhia a ajudar, a marcar os livres da praxe e a deixar passar em claro as faltas de Mangala, Fernando e companhia.

Com uma arbitragem isenta e mesmo a jogar em casa, a derrota foi justa.
TI
Pontoss
2013-10-02 02h35m por Tikiman
Então agora ninguém fala de quem dá mais pontos a Portugal?

Desaprenderam de fazer contas, foi???
TI
oO 1-2 ?
2013-10-02 02h17m por Tiago2h1p
LOLOLOLOL chamem o Kelvin , baaaaaaaaaaaah !
SP
Quaresma
2013-10-02 01h53m por Spider_boy16
Quaresma sem clube, pode assinar e jogar por qualquer clube de imediato, talvez fosse uma optima soluçao para o presente.
jogos históricos
U Terça, 01 Outubro 2013 - 19:45
Estádio do Dragão
Howard Webb
1-2
Jackson Martínez 16'
Diego Godín 58'
Arda Turan 86'
Tópicos Relacionados
SIMULADOR ZEROZERO
CASHBACK
Se falhar a sua aposta múltipla entre sexta e domingo o Casino Portugal devolve-lhe até 100€ para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Estatísticas e vídeos dos melhores momentos!
Começou a partida! Acompanhe aqui o Boavista x Portimonense em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
SCP_SUPPORTER 20-01-2019, 17:46
SO
sofintas 20-01-2019, 17:45
Chama__Portista 20-01-2019, 17:43
moreno07 20-01-2019, 17:42
Danilo-TheBeast 20-01-2019, 17:41
LE
Lewis80 20-01-2019, 17:40
Chama__Portista 20-01-2019, 17:39
LE
Lewis80 20-01-2019, 17:38
TR
treinadordebancada18 20-01-2019, 17:37
PedroFCP_RockNRoll 20-01-2019, 17:36
Chama__Portista 20-01-2019, 17:35
Chama__Portista 20-01-2019, 17:34
LE
Lewis80 20-01-2019, 17:34
bxtw-pt2 20-01-2019, 17:31
TO
Torinha 20-01-2019, 17:31
Jokky 20-01-2019, 17:30