placardpt
    1350 vitórias leoninas

    Sporting chega às 1350 vitórias no campeonato

    2013/09/30 10:03

    Com o triunfo frente ao SC Braga por 1x2, o Sporting atingiu no Minho a vitória número 1350 na principal competição do futebol português. Um número redondo que foi atingido a 29 de setembro de 2013 mas que começou a ser construído a 20 de janeiro de 1935.

    78 anos separam a primeira da última vitória do Sporting no principal escalão do futebol português e para chegar à marca dos 1350 triunfos foram necessários 2204 jogos, nos quais os leões marcaram 4857 golos e sofreram 2127.

    O zerozero.pt fez, por isso, uma seleção de dez vitórias do Sporting neste percurso até ao triunfo 1350. No entanto, fica desde logo a ressalva de que muitas outras poderiam ser inseridas nesta viagem histórica pelos bons resultados do clube de Alvalade.

    1935: a primeira vitória

    O Sporting estreou-se naquela que é hoje a principal competição do futebol português a 20 de janeiro de 1935. O adversário foi a Académica e os leões golearam por 0x6 no Campo de Santa Cruz.

    O treinador era Filipe dos Santos e os marcadores de serviço foram Manuel Soeiro, com um hat-trick, Adolfo Mourão, António Faustino e Ferdinando.

    O 11 apresentado foi o seguinte: Artur Dyson, João Jurado, Joaquim Serrano, António Faustino, Rui Araújo, Rui Carneiro, Pacheco, Manuel Soeiro, Abelhinha, Adolfo Mourão e Ferdinando.

    Os cinco violinos Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano fizeram do Sporting a melhor equipa portuguesa nos anos 40 e 50
    1942: a maior goleada

    Foi no Campo do Lumiar que o Sporting alcançou a maior goleada até hoje na primeira divisão. A vítima foi o Leça, que em Lisboa foi derrotado por números verdadeiramente assustadores: 14x0.

    Comandado pelo húngaro Joseph Szabo, o Sporting, sem apelo ne agravo, mostrou toda a superioridade diante da formação nortenha, tendo chegado aos golos por intermédio de Manuel Soeiro, que bisou, Álvaro Cardoso, Carlos Canário, Daniel Silva e Fernando Peyroteo, que apontou, nada mais, nada menos, nove (!) golos.

    Nessa goleada histórica frente ao emblema de Leça da Palmeira o 11 do Sporting foi composto por João Azevedo, Álvaro Cardoso, Aníbal Paciência, Rui Araújo, Manecas, Carlos Canário, Manuel Soeiro, João Cruz, Adolfo Mourão, Fernando Peyroteo e Daniel Silva.

    1948: O triunfo que permitiu vencer o «campeonato do pirolito»

    Na primeira volta do campeonato, o Benfica tinha ganho em casa do Sporting, no Campo do Lumiar, por 3x1. Por isso, à passagem da 22ª jornada, os verdes e brancos estavam obrigados a ganhar aos encarnados por três ou mais golos de diferença para manterem viva a possibilidade de conquistarem o título de campeões nacionais.

    Numa altura em que contava na sua equipa com a música dos cinco violinos, para o Sporting nada era impossível. Prova disso é que os leões foram ao Campo Grande vencer o Benfica por 4x1 e assim ficar com um golo de vantagem no confronto direto. Esse «pirolito», como viria a ser chamado, foi fundamental nas contas do campeonato, uma vez que os dois rivais chegaram ao final em igualdade pontual.

    Fernando Peyroteo foi o autor dos quatro golos do Sporting, que nessa tarde, sob o comando de Cândido de Oliveira, alinhou com João Azevedo, Luís Moreira, Juvenal, Álvaro Cardoso, Carlos Canário, Veríssimo, Vasques, Jesus Correia, José Travassos, Albano e Fernando Peyroteo.

    Vítor Damas defendeu a baliza do Sporting no clássico do golo do apanha-bolas frente ao FC Porto
    1965: a primeira vitória no Estádio da Luz

    O Estádio da Luz foi inaugurado em 1954 mas só passado 11 anos é que se registou a primeira vitória do Sporting na nova casa do seu grande rival.

    Otto Glória era o treinador dos leões quando estes venceram pela primeira vez o Benfica no Estádio da Luz por 4x2. Contudo, a figura do jogo foi, sem qualquer sombra de dúvida, Lourenço, que apontou os quatro golos da formação de Alvalade.

    Nesse encontro, o Sporting alinhou com Carvalho, José Carlos, Alexandre Baptista, Hilário, Fernando Peres, João Morais, Dani Silva, Fernando Ferreira Pinto, Oliveira Duarte, Lourenço e Figueiredo.

    1975: a vitória num clássico que contou com um golo de um apanha-bolas

    Numa noite de nevoeiro no Estádio das Antas, o Sporting venceu o clássico com o FC Porto por 2x3 mas o jogo ficou marcado por um golo marcado por apanha-bolas a favor dos azuis e brancos.

    Orientados por Juca, os leões estiveram a vencer por dois golos de diferença, com golos de Chico Faria e Manuel Fernandes, mas o FC Porto restabeleceu o empate por intermédio de Alfredo Murça e...pelo tal apanha-bolas.

    Corria o minuto 57 e estava bastante nevoeiro quando Fernando Gomes cabeceou a bola ao lado da baliza à guarda de Vítor Damas. O avançado dos dragões levou as mãos à cabeça e o fiscal de linha validou o golo ao ver o esférico dentro da baliza do Sporting. O mesmo tinha sido colocado rápida e sorrateiramente por um apanha-bolas que estava junto ao poste. Os jogadores do FC Porto reclamavam golo, os do Sporting protestavam com a decisão, Vítor Damas ralhava com o apanha-bolas mas o tento acabou mesmo por ser atribuído a Fernando Gomes. Era o empate para os da casa.

    Ainda assim, a ajuda do apanha-bolas de nada serviu, uma vez que o Sporting, apesar de reduzido a dez jogadores por causa da expulsão de Valter, acabou mesmo por vencer o encontro, graças a um golo da autoria de Baltasar, que estabeleceu o resultado final de 2x3 num jogo que ficou para a história pelo golo misterioso.

    Nesse encontro, o Sporting alinhou com Vítor Damas, Mendes, Da Costa, Inácio, Zezinho, Nelson Fernandes, Samuel Franguito, Valter, Chico Faria, Marinho e Manuel Fernandes. Entraram ainda Fernando Tomé e Baltasar.

    1986: os 7x1 ao grande rival

    14 de dezembro de 1986 será uma data que jamais será esquecida no universo leonino. A rivalidade com o Benfica é imensa e é por isso que os 7x1 que o Sporting aplicou aos encarnados nesse dia fazem parte da lista de grande recordações dos adeptos dos verdes e brancos.

    Orientado por Manuel José, o Sporting agigantou-se perante o rival lisboeta e Manuel Fernandes foi figura de proa nos leões, tendo faturado só à sua conta quatro golos. Além do avançado, também Mário Jorge, com um bis, e Ralph Meade inscreveram o nome na lista dos marcadores.

    O 11 dos leões foi composto por Vítor Damas, Fernando Mendes, Pedro Venâncio, Gabriel, Virgílio Lopes, Zinho, Oceano, Litos, Mário Jorge, Manuel Fernandes e Ralph Meade, tendo ainda entrado no decorrer do encontro Duilio e Silvinho.

    1990: Fim de 21 anos sem ganhar no Estádio do Bessa

    Vencer o Boavista no seu reduto para o campeonato foi durante décadas uma tarefa impossível para o Sporting, naquele que é um dos jejuns mais longos da história dos leões. O clube de Alvalade esteve entre 1969 e 1990 sem vencer no Estádio do Bessa.

    Todavia, o fim dos maus resultados em casa dos axadrezados terminou a 15 de setembro de 1990, dia em que o Sporting venceu por esclarecedores 3x0. Comandados por Marinho Peres, os verdes e brancos marcaram por intermédio de Careca, Cadete e Filipe Ramos.

    Nesse encontro foram titulares Tomislav Ivkovic, Luisinho, Venâncio, Leal, Careca, Oceano, Douglas, Litos, Carlos Xavier, Fernando Gomes e Cadete, tendo ainda entrado Filipe Ramos e Vlado Bozinovski.

    1994: a milésima vitória no campeonato

    Foi sob o comando de Carlos Queiroz conquistou a vitória 1000 no principal escalão do futebol português. No Estádio Professor Doutor José Vieira de Carvalho, os leões venceram o Salgueiros por 2x3 e alcançaram um triunfo histórico.

    Juskowiak, com um bis, e Krassimir Balakov foram os marcadores de serviço no Sporting e garantiram a conquista da totalidade dos pontos em disputa, de nada valendo os tentos assinados por Joni e Fernando Almeida a favor dos nortenhos.

    Na vitória 1000 o Sporting alinhou com Costinha, Stan Valckx, Budimir Vujacic, Marco Aurélio, Nélson, Luís Figo, Krassimir Balakov, Oceano, Peixe, Chiquinho Conde e Juskowiak, tendo ainda entrado Noureddine Naybet e Carlos Xavier.

    2000: o fim do jejum em Vidal Pinheiro

    O Sporting não conquistava o título desde a temporada 1981/1982 e no final do último século era o FC Porto que dominava o FC Porto, tendo mesmo conseguido conquistar o pentacampeonato. No entanto, a campanha triunfante dos dragões foi travada pelos leões, em 1999/2000 colocaram um ponto final no largo jejum de campeonato.

    Orientada por Augusto Inácio, a formação de Alvalade chegou à última jornada apenas a depender de si para se sagrar campeã. Em Vidal Pinheiro, diante do Salgueiros, o Sporting não desperdiçou a oportunidade de conquistar o título, tendo goleado por 0x4. Os golos foram da autoria de André Cruz, que bisou, Ayew e Aldo Duscher.

    Cédric Soares garantiu vitória 1350 em Braga ©Catarina Morais
    Para a história ficou o 11 escalado por Augusto Inácio, composto por Peter Schmeichel, Facundo Quiroga, Abdelilah Saber, Rui Jorge, André Cruz, Aldo Duscher, Pedro Barbosa, Vidigal, De Franceschi, Beto Acosta e Ayew. Com o decorrer da partida foram ainda lançados Mbo Mpenza, Toñito e Bino.

    2013: a vitória 1350

    As recordações destes jogos na história do Sporting apenas fazem sentido porque os leões conseguiram atingir a marca dos 1350 triunfos diante do SC Braga.

    Na cidade dos arcebispos, os jogadores orientados por Leonardo Jardim venceram um jogo difícil por 2x1 e somaram os três pontos graças aos golos apontados por Fredy Montero e Cédric Soares.

    O 11 escalado foi o seguinte: Rui Patrício, Maurício, Jefferson, Marcos Rojo, Cédric Soares, André Martins, William Carvalho, Adrien Silva, Fredy Montero, André Carrillo e Diogo Salomão, tendo entrado no decorrer da partida Wilson Eduardo, Vítor e Islam Slimani.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BI
    Dicussão interessante. . .
    2013-09-30 22h04m por BimboDaBosta
    . . . acerca do campeonato ou não. O torneio "experimental" de que falam, trata-se da primeira Liga, nome que aliás, o actual campeonato adoptou.

    Básicamente o que aconteceu, foi que se decidiu que o título de campeão passaria a ser atribuido ao vencedor da Liga e o Campeonato de Portugal passou a ser chamado de Taça de Portugal, o que visto ser uma prova que segue os modelos das outras Taças noutros países, é o título mais justo.

    No entanto é verdade que n...ler comentário completo »
    ID
    predador_died
    2013-09-30 15h38m por IDanielGarrido
    tivemos culpa sim. . . o benfica estava a espera que nos abrissemos as pernas para entrar golos como todos os outros adversarios deles. este ano nem assim conseguem xD
    ID
    benfica_campeao _ib
    2013-09-30 15h16m por IDanielGarrido
    o zerozero mostra o 7-1 e ficas logo co pito aos saltos, tem calma rapaz, o benfica tambem tera a sua oportunidade de ser mostrado neste site, quando realmente fizer algo de jeito :)
    Benfica_Campeao _IB
    2013-09-30 14h23m por DoLB1
    Deixem-se de comentários que em nada ajuda para a evolução do site só com o intuito de lançar mais uma farpa para o adversario. Já se viu aqui inúmeros artigos sobre o Benfica, desde os tempos das finais da liga dos campeões ao eusébio e Chalana e aos feitos pelo Benfica Conquistados que não foram poucos. . .
    _A
    Benfica_Campeao _IB
    2013-09-30 14h22m por _Anger_
    isso tem ca uma importancia. . . . . .
    _A
    SirWilliamWalla ce_
    2013-09-30 14h07m por _Anger_
    pois, entendo
    _A
    SirWilliamWalla ce_
    2013-09-30 13h52m por _Anger_
    em que anos conta e em q nao n conta?
    _A
    uns campeonatos de portugal
    2013-09-30 13h41m por _Anger_
    contam, outros nao. . . certo
    Nada me espanta
    2013-09-30 13h26m por puntskapuntz
    Quem muda a data de fundação com base em conversas de taberna, pode fazer o que quiser.
    Q noticia para encher pneus xDD
    2013-09-30 13h11m por gil15
    1350 não é um numero assim tão redondo, se não tinham de falar da 1350, 1400, 1450, 1550, 1600, etc. tanto do sporting como dos outros q em 2/3 épocas chegam bem às 50 vitórias. Números redondos são por ex. 50, 100, 200, 500, 1000, 1500. Gosto das pesquisas de historica do zerozero, só tem de dar uma melhor desculpa para as publicar como noticia :P 1350 sinceramente é forçado
    PI
    Sportinguista19 76
    2013-09-30 12h58m por pion45
    como disse é indiferente, finalizadas as contas ainda seria preciso uma década de domínio total para chegar lá. . .
    pion45
    2013-09-30 12h57m por Sportinguista1976
    O que está correto é o seguinte:

    Benfica 29 Campeonatos
    Porto 26
    Sporting 18
    Belenenses 1
    Boavista 1
    pion45
    2013-09-30 12h55m por Sportinguista1976
    ao contrario, essas 4 edições que querem contabilizar à força, são 3 campeonatos para o Benfica e 1 para o Porto!
    PI
    Sportinguista19 76
    2013-09-30 12h50m por pion45
    aliás a única coisa que me dá verdadeiramente pena no passado do sporting é que a era dos 5 violinos não foi uma década mais tarde. . .
    PI
    Sportinguista19 76
    2013-09-30 12h49m por pion45
    como apoiante do sporting é me completamente indiferente. . . o único que ganhava com isso acabava por ser o porto que via a diferença de campeonatos ganhos para o benfica diminuir
    pion45
    2013-09-30 12h45m por Sportinguista1976
    mas não era nenhum torneio oficial, e querem dar titulos extra a certas equipas, que não passam de campeonatos inventados!
    PI
    Sportinguista19 76
    2013-09-30 12h37m por pion45
    porque antes disso houve 4 épocas de uma espécie de torneio nacional
    1935
    2013-09-30 12h37m por Sportinguista1976
    em 1935 o Campeão era o vencedor do "velhinho" Campeonato de Portugal!
    1ª Vitória do Sporting
    2013-09-30 12h33m por Sportinguista1976
    Como é que em 1935 é a 1ª Vitória do Sporting se o Campeonato só começou em 1938/39 junto com a Taça de Portugal???
    gajodealgures
    2013-09-30 12h32m por puntskapuntz
    Brilhante! Um golo marcado pelo apanha-bolas LOL só no Porto mesmo
    PI
    Carrela_
    2013-09-30 12h32m por pion45
    nem é por haver tv que deixa de haver. . eu lembro-me há uns anos atrás de ter visto um vídeo no site da bola num jogo da taça do brasil (se não estou em erro) em que ocorreu o mesmo. os jogadores nem sabiam se haviam de estrangular a árbitra ou o apanha bolas lol
    DA
    saudaçoes leoninas
    2013-09-30 12h20m por dalhegaz
    força leoes
    PI
    cescfran
    2013-09-30 12h15m por pion45
    1- um portista gozar com o 7o lugar do sporting parece-me bastante mal. . até porque o porto já acabou em 9o

    2- em lado nenhum da notícia se fala em título. . se vais gozar ao menos sê coerente
    5zero
    2013-09-30 12h12m por Nonnenmacher
    Segundo o texto, foi em 1975.
    PI
    5zero
    2013-09-30 12h12m por pion45
    1975
    12
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42