placardpt
FC Porto vence em Setúbal

FC Porto intermitente, mas contundente na hora da verdade (1x3)

2013/08/18 21:52

O FC Porto largou muitas gotas de suor para conseguir arrecadar os três pontos no Estádio do Bonfim, que fervilhou na segunda parte devido a algumas decisões de João Capela. Os dragões demoraram a mostrar estofo ofensivo e erraram várias vezes defensivamente, numa partida em que Kieszek foi expulso no momento da inversão da partida e na qual Josué voltou a somar pontos.

Paulo Fonseca surpreendeu ao apostar em Josué, uma opção que, ainda assim, não era tão imprevisível como isso, atendendo a que o número oito dos dragões foi recuperado para o futebol pelo técnico em Paços de Ferreira. O jogador foi aposta em virtude de Silvestre Varela não ter recuperado da lesão, ele que nem sequer figurou na ficha de jogo, tendo sido substituído à última hora por Carlos Eduardo.

©Carlos Alberto Costa
Vezo tirou, Rafael Martins meteu

O jogo começou com muito FC Porto e com um Vitória de Setúbal que logo aceitou a supremacia do adversário e manteve a contenção defensiva enquanto os dragões mantinham a avalanche inicial.

Rúben Vezo foi o primeiro grande protagonista. Jackson fez tudo bem, inclusivamente o toque para a baliza, mas o defesa setubalense tirou a bola em cima (mesmo em cima!) da linha de golo, decorridos que estavam quatro minutos.

Contudo, após os primeiros dez minutos, e na primeira vez que o Vitória chegou à baliza de Helton, ainda deu hipóteses ao guardião de brilhar, mas Rafael Martins foi certeiro na recarga e colocou os homens da casa na frente.

O FC Porto acusou em demasia o golo e demorou muito tempo a reagir, enquanto que o Vitória se ia galvanizando com o resultado, passando a ser uma equipa atrevida e que equilibrou o jogo em lances ofensivos.

Aliás, só perto do intervalo os comandados por Paulo Fonseca desempataram em oportunidades de golo (3 contra 4), mas não estavam a ser nada convincentes para quem assistia à partida, num jogo que contou com muito apoio dos setubalenses, que acorreram em massa ao Bonfim.

©Carlos Alberto Costa
Quintero «abre-latas» e Capela no centro das atenções

O segundo tempo abriu com um FC Porto que continuou a tardar em sufocar o adversário, como se exigia a uma equipa que é tricampeã nacional, mas o golo surgiu cedo e o filme do jogo mudou depois desse lance.

João Capela assinalou falta de Dani sobre Jackson dentro da área e consequente grande penalidade. Nem o colombiano, nem Lucho quiseram assumir a responsabilidade e foi o agora maduro Josué quem pegou na bola, a colocou na marca e acertou no alvo. Na sequência do lance, o português foi à rede buscar o esférico e envolveu-se numa picardia com Kieszek, que perdeu a cabeça e acabou por ser expulso.

O guardião acabou por estragar a estratégia de José Mota, que teve que retocar a equipa. Mesmo assim, os dragões não conseguiam desmoronar a alma setubalense, incentivada pelos indignados adeptos, em fúria com o árbitro João Capela.

Até que entra Juan Quintero, aos 60 minutos, para, no minuto seguinte, abrir a lata da vitória com um grande golo, de pé esquerdo à entrada da área.

Paulo Fonseca respirava de alívio, mas não por muito tempo. É que o Vitória de Setúbal, que nada tem a ver com a equipa da época passada, acreditou mesmo com dez homens e causou calafrios constantes a uma defensiva portista que mantém a tendência do excesso de confiança.

Com isso, foram vários os lances de perigo que rondaram a baliza de Helton, ele que viu Otamendi fazer o que Vezo tinha feito na primeira parte: tirar uma bola em cima do risco de baliza.

Os dragões só puderam respirar de alívio aos 88 minutos, com Jackson Martínez a receber uma bola rasteira desde a esquerda e a marcar finalmente, ele que desperdiçou vários lances durante toda a partida.

Nota para o belo ambiente que se viveu no Bonfim, com muito entusiasmo dos adeptos, embora com algumas situações excessivas verificadas num jogo de futebol. Destaque também para a equipa vitoriana, que não merecia resultado tão pesado pela forma exemplar como se apresentou em campo. Resta saber se José Mota vai perdoar Kieszek pelo disparate do polaco...

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
VITÓRIA FC
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
1oFCP
2013-08-20 00h00m por dv_2000
Big lol.
LM
extremo
2013-08-19 23h43m por lmrs_fcp
podem dizer os nomes que quiserem para as posiçoes que quiserem. . eu so acredito em noticias sobre extremos. . porque e a unica posiçao em que o porto tem um GRANDE défice de jogadores!!

nao vou referir nomes porque ja toda a gente sabe os nomes que gostaria de ver no porto!!

ja agora. . espero que do plantel e da equipa principal saia apenas fernando (se este nao renovar ou nao tiver intenção de renovar). . e penso que nao e preciso ninguem para esta posiçao!!e preciso reforçar as laterais, é fundamental!
PO
magalafcp
2013-08-19 19h19m por porto_campeaopSEMPRE
concordo plenamente , mas ate temos um desiquilibrador chamado iturbe, nao consigo entender o pq de nao o porem a jogar. o miudo fez uma grande pre epoca sem duvida melhor que a do lica, lica so jogou bem contra o napoles e digo isto pq marcou um golo sem querer pq a bola foi-lhe oferecida e mesmo assim tudo bem que marcou o primeiro golo ao guimaraes. fora disso ainda nao vi mais. é muito bom a apoiar a lateral , ajudando alex sandro mas a atacar nao vejo muito sinceramente
MA
nefcp4ever
2013-08-19 18h52m por mangalafcp
nao é tanto a falta de soluçoes , ma sim a falta de qualidade !

falta um claro desiqulibrador ao plantel do fc porto , falta um extremo que seja capaz de resolver jogos !

na liga dos campeos é muito dificil fazer uma boa campanha com licá e varela a titulares !

repara saiu hulk . . . o fc porto nao comprou nimguem !
saiu james , saiu atsu . . .

e nao entrou nimguem sem ser licá e ricardo !

NE
mangalafcp
2013-08-19 18h47m por nefcp4ever
nota se que e a posicao mais carenciada do plantel. . . . . ainda ontem tinhamos excesso de medios. . . . so lica e varela parecem curtos para tantos jogos. . . . visto que os outros nao parecem opcoes
MA
nefcp4ever
2013-08-19 18h36m por mangalafcp
eu acho !!!

marco fabian
victor ibarbo
salah

seriam grandes aquisiçoes . . . mas vamos ver ainda faltam 2 semanas para o fecho do mercado
NE
amigos portistas
2013-08-19 18h34m por nefcp4ever
pelo que tenho visto do meu fcporto parece me urgente a aquisicao ainda de um extremo??? nao acham?
PORTO_INVICTUS
2013-08-19 17h50m por Ultimate1000
Quintero é como dizia vilas boas uma pre destinado, ele nao precisa de se mexer muito, que magia.
.
2013-08-19 17h46m por Manfio
Tão lindo ver a azia deles. . . . . . lol

Queiram ou não, gostem ou não, nos lances capitais não podem apontar nada ao Capela. . . . . . já o ano passado naquele FAMOSSISSIMO Benfica/Sporting, não se pode dizer o mesmo.

Nota negativissima aos adeptos do Setúbal. . . . . . mais pareciam aqueles velhos que se encontra nos jogos da Distrital que não conseguem ver 2 palmos à frente do nariz mas insultam tudo e todos.

Gente desta não faz falta na 1ª Divisão. Fico a torcer pela DESCIDA.

Tenho dito.
DR
aqui pessoal
2013-08-19 17h40m por dragoN1893
que não sabe a diferença entre, conduta anti-desportiva, que foi o que o Josué fez, empurrão no guarda redes do setubal, punível com cartão amarelo, e agressão, que foi o que o guarda redes polaco fez, cabeçada ao Josué, punível com cartão vermelho, quem quiser ser "cego" e continuar a inventar, força!
hugo_tm92
2013-08-19 16h49m por fcpTB
Se não tivesse ocorrido mais nada ninguém tinha levado cartões. Mas como o Josué reagiu à atitude do Kieszek com o empurrão e o Kieszek agrediu o Josué os cartões tinham de ser mostrados.
HU
fcpTB
2013-08-19 16h46m por Hugo_tm92
Sim mas o kieszek foi expulso :)
hm
2013-08-19 16h40m por fcpTB
Também vi o Kieszek a dar um pontapé para tirar a bola. Serei o único ?
HU
Pirisca
2013-08-19 16h31m por Hugo_tm92
ha cotovelada sim, ou eram os dois expulsos ou levavam os dois amarelo, mas nao é razao para tanta critica ao arbitro.
HU
porto_campeaopS EMPRE
2013-08-19 16h30m por Hugo_tm92
Nao ha cotovelada do josue? ve bem o lance, visses o telejornal da sic a uma e verias se nao ha cotovelada do josue! Mas do resto nada mais a apontar ao arbitro
sempre o mesmo filme. .
2013-08-19 15h59m por jda
voces se preocupam em debater possiveis faltas ou erros de árbitros em jogos do Porto - mesmo quando as faltas são claras - e esquecem de arrumar a própria casa.

O benfiquistas que eu conheci nos anos 80 preocupam-se mais em ver a equipa ganhar e ela ganhava. . . agora tudo serve para esconder os podres. Assim não vão lá. O FC Porto ganhou porque jogou, pressionou e fez por ganhar. Não foi um jogo brilhante mas (já) mostra alguma qualidade e (mesma) vontade de vencer. Voces podem dizer o mesmo do vosso clube?
PI
porto_campeaopS EMPRE
2013-08-19 15h54m por Pirisca
Vê o video minuto 2, 10 e vem cá dizer que n há cotovelada nenhuma. . . . . .
VM
Na minha opinião. . . .
2013-08-19 15h10m por vmba
. . . só há duvidas nos dois lances em que a bola é cortada na linha de baliza. . . . no resto nada a dizer. . . não sei porque Kieszek perdeu a cabeça. . . o jogo até lhe estava a correr lindamente. . .
SP
Expulsao
2013-08-19 15h06m por Spider_boy16
Nao é justa, porque o guarda redes só lhe deu uma cabeçada. Se fosse uma paulada com um pé de cabra. . ai já se compreendia, agora uma cabeçada!???

Ainda para mais deram luz verde para as touradas em Viana. . Enfim, nao se entende.

Só rir com estes rapazes ccom clubite aguda.
HU
ricak
2013-08-19 14h46m por Hugo_tm92
Nao é o josue que esta virado de costas para o redes mas sim o redes que esta virado de costas para o josue e leva uma cotovelada, nem tinha visto o lance vi no telejornal a pouco na sic :)
Hugo_tm92
2013-08-19 14h34m por ricak
em que momento é que o josue esta virado de costas para o redes?
o que vi foi o josue a sair do campo a sangrar. mas vou ver melhor as imagens a ver se vejo isso que dizes.
thaat
2013-08-19 14h13m por dv_2000
Expulsão justa???? lol
só podes estar a brincar, se viste o jogo deves ter visto que o Josue quando o guarda redes apanha a bola para perder tempo ele dá uma cotovolada, por isso é que ele teve aquela reação. Além disso só pela simulação que ele fez a mandar-se para o chão merecia logo vermelho direto.
Tens de ver para os 2 lados, não é só para o teu.
Ou se expulsa os 2 ou nenhum.
HU
Luis_FCP1980
2013-08-19 14h10m por Hugo_tm92
Expulsao justa? Sim, mas ao ser um expuslo o outro tambem devia ser, pois o josue da uma cotovelada nas costas do redes, cotovelada e agressao! Ou eram os dois expulsos ou entao levavam amarelo.
Luis_FCP1980
2013-08-19 13h55m por dv_2000
"O PENALTY é do tamanho da Torre dos Clérigos. "

"NÓS FARTAMO-NOS DE RIR E ASSOBIAMOS PARA O AR!!!"


Depois do que acabas de dizer, NO COMMENTS.
Benfica-Officia l
2013-08-19 13h12m por ricak
deves ter visto outro jogo. . .
o vitoria nao jogou melhor que o porto nem fez mais remates que o porto.
o que podes dizer é : o vitoria jogou de forma atrevida e pressionante como ninguem estava á espera. . .
quanto ao "arbitro ter feito alguma coisa" deveu-se a duas infantilidades do victoria: a falta na area e a cabecada.
quanto a outro jogo do dia de ontem ja nao sei se o artur era expulso ou nao. . . mas n sou arbitro e nao sei que criterios usam.
jogos históricos
U Domingo, 18 Agosto 2013 - 20:00
Estádio do Bonfim
João Capela
1-3
Rafael Martins 13'
Josué 49' (g.p.)
Juan Quintero 60'
Jackson Martínez 88'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Norte-americano diz-se admirador do português
Apesar da troca de palavras entre John Textor e Leila Pereira, presidente do Palmeiras, o proprietário norte-americano do Botafogo, Lyon e Crystal Palace concedeu uma entrevista aos ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

SA
santossantos 29-04-2024, 15:36
JO
Joduarte92 29-04-2024, 15:35
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 15:27
JamaicaNN 29-04-2024, 15:25
Diasmartins 29-04-2024, 15:24
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 15:21
rubenferreira877 29-04-2024, 15:17
JamaicaNN 29-04-2024, 15:16
zirel 29-04-2024, 15:16
rubenferreira877 29-04-2024, 15:15
TugaoDoSalpicao 29-04-2024, 15:10
JamaicaNN 29-04-2024, 15:08
rubenferreira877 29-04-2024, 15:07
JamaicaNN 29-04-2024, 15:02
FO
Formiga1979 29-04-2024, 14:49
Maxaqueen 29-04-2024, 14:45