PortuguêsEnglishFrançaisEspañolDeutschItalianoBrasilInternational
RSS
Facebook
Twitter
Blog
Mobile
Gostaria de comentar? Basta registrar-se!

Um, dois, três, Benfica falha outra vez

 AUTOR: Cláudia Martins, 2013-05-26 19:08

Depois de ter perdido o campeonato e falhado a conquista da Liga Europa, o Benfica permitiu a cambalhota ao Vitória de Guimarães em dois minutos e perdeu a possibilidade de conquistar a Taça de Portugal. A equipa vitoriana ganha o troféu pela primeira vez na sua história.

Benfica e Vitória de Guimarães entraram em campo sem surpresas nos titulares. Jorge Jesus apostou em André Almeida para a lateral-esquerda, deixando Melgarejo no banco, Garay e Cardozo, que chegaram a estar em dúvida para a final, jogaram de início. Rui Vitória jogou com o que tinha, à semelhança do que fez durante toda a época, sublinhe-se, de forma muito meritória.

O Benfica entrou em campo tal como nos habituou ao longo da época, mostrando, de facto, que nove anos é muito tempo para estar afastado do palco da prova rainha do futebol português. Cavalgadas e técnica, com alguma precipitação à mistura e que resultava em passes falhados, as águias foram iguais a si mesmas nos primeiros minutos. Do outro lado, contrariando o cognome de Conquistadores, os vimaranenses pareciam baratas-tontas, atarantados, perdendo quase sempre o duelo num meio-campo muito povoado e sempre muito distante de Amidó Baldé, o homem mais adiantado dos vimaranenses mas incapaz de se safar sozinho das manobras defensivas do Benfica. 

Tão fácil era que Maxi atrevia-se como há muito não se via, sempre muito participativo no esquema ofensivo das águias, como se provou no golo que inaugurou o marcador.

À tabela também conta

Ameaçou, ameaçou, até que ele chegou, apesar de forma pouco ortodoxa. Sem deixar o Vitória respirar o Benfica ameaçou o alvo logo aos dez minutos. Salvio na direita a bater o canto, Garay a cabecear para uma bela defesa de Douglas. Ele mesmo que logo a seguir voou para agarrar uma bela jogada protagonizada por Gaitán, na esquerda. 

Não estava, de todo, a ser um grande jogo. Mais ainda porque do lado vitoriano a réplica era curta, inconsequente, quase sempre de contra-ataque e com pouco critério no último terço. Sem posse, e quase sem respirar, diga-se, tal a pressão do Benfica, que não deslumbrava mas acelerava, o Vitória de Guimarães só criou perigo à passagem da meia hora. 

©Carlos Alberto Costa
Tiago Rodrigues, reforço do FC Porto para a próxima temporada, correu meio-campo com a bola colada à ponta da bota, soltou para Ricardo que, atrapalhado pela oposição de Artur Moraes, que fez bem a mancha, atirou à malha lateral da baliza encarnada. Argh, ouviu-se no topo da bancada vitoriana, que ainda gritou golo, tal o desejo e a ilusão de ótica.

Ainda os vimaranenses não acreditavam na oportunidade de golo desperdiçada, já o Benfica voltava à baliza contrária. Sem piedade, Maxi Pereira fez tudo bem na direita mas o cruzamento não saiu em condições, ficando à mercê de Kanu. Contudo, como um mal nunca vem só, o alívio saiu contra Nico Gaitán que, sem qualquer intenção de remate, acaba por fazer o golo encarnado. Foi pouco ortodoxo mas contou. Douglas fica caído na área incrédulo, olhando o céu.

©Catarina Morais
Em cima do intervalo Addy ainda teve nos pés uma boa possibilidade de empatar a partida mas, falta de jeito ou nervosismo, mais a pressão de Maxi, acabou por chutar a relva e não a bola, caindo na área e ficando, inconsolável.

Vitória atrevido, Benfica com dois minutos fatais

Rui Vitória deve ter puxado as orelhas aos seus jogadores ao intervalo, porque os vitorianos entraram melhor no segundo tempo. Mais ofensivos, mais seguros na defesa, a mostrar que os segundos 45 minutos seriam diferentes dos primeiros. 

Tiago Rodrigues pegou na batuta, chegou-se à frente com perigo, para irritação de Jorge Jesus, que não queria uma equipa em serviços mínimos, a dormir à sombra da vantagem.

Mas o Benfica é fortíssimo no que diz respeito à zona ofensiva e apesar de apresentar alguma tremideira lá atrás e conceder alguns espaços no meio-campo, ameaçou o golo aos 13´, por Lima. Valeu El Adoua, providencial, a tirar a bola dos pés do avançado, chutando para canto.

A melhoria do Vitória resultou em perda de qualidade do Benfica, que diminuiu, e de que maneira, a posse de bola. Talvez por isso Jorge Jesus tenha decidido abdicar de um ponta de lança, lançando Urreta para o lugar de Cardozo. 

©Catarina Morais
O Vitória voltou a encolher, caindo por terra o fulgor apresentado no reatamento, e as águias cresceram, apesar de terem criado poucos lances de perigo e apenas ameaçando a baliza de Douglas  através de lances de bola parada.

Quando já se fazia a festa nas bancadas, com os adeptos do Benfica assumindo a banda sonora dos fãs do San Lorenzo, Artur Moraes meteu água, fez asneira, da grossa, falhou um alívio e colocou a bola nos pés de Soudani, que empatou o jogo aos 79´. 

Festejava-se o primeiro dos vitorianos e surgia o segundo. Ninguém queria acreditar e só se ouvia «Outra vez!» nas bancadas. Ricardo, que na próxima época vai jogar no FC Porto, rematou, a bola desviou em Luisão e entrou na baliza encarnada com Artur a não ficar, novamente, muito bem na fotografia. 

©Catarina Morais
O Benfica, que podia ter fechado a época com três troféus – campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal -, volta a falhar num momento decisivo e perde a final.

O Vitória de Guimarães junta-se ao restrito grupo de clubes com uma Taça de Portugal conquistada: Estrela da Amadora, Beira-Mar, Leixões e SC Braga.

À segunda também não deu
Segunda presença de Jorge Jesus numa final da Taça, segunda derrota.O treinador levou o Belenenses ao Jamor na época 2006/07 mas perdeu com o Sporting, golo de Liedson.
Jamor é Jamor
Diga-se o que se disser do estádio e das suas condições, Taça é festa e a cerimónia que precedeu o confronto desta tarde foi bonita, colorida e ganhou ainda mais brilho por ter sido feita no Estádio Nacional.
Taça versão moderna
O Hino Nacional ouviu-se nas colunas, não houve a habitual fanfarra antes do apito inicial, e ao intervalo as bancadas foram animadas com recurso ao trabalho de um DJ.

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
O Jogo
Portugal Taça de Portugal 2012/2013
2013/05/26, 17:15
Oeiras
Benfica
Sport Lisboa e Benfica
1:2
V. Guimarães
Vitória Sport Clube
Nico Gaitán 30'
Ricardo Pereira 81'
El Arbi Soudani 79'
RESULTADO SONDAGEMzerozero.pt
BENFICA
EMPATE
V. GUIMARÃES


Notícias Relacionadas
2014-12-18 Sérgio Conceição: «Não era fácil jogar aqui, sobretudo depois das declarações de Jorge Jesus»
2014-12-18 Luisão entre os convocados
2014-12-17 Paulo Fonseca: «Não respeitámos o Famalicão»
2014-12-17 Famalicão causa surpresa em Paços de Ferreira (1x2)
2014-12-17 Marítimo elimina Oriental nas grandes penalidades
2014-12-17 Rio Ave segue em frente (2x0)
2014-12-17 Gil Vicente segue com reviravolta no fim, Nacional também passou
2014-12-17 Sérgio Conceição: «Benfica tem melhorado muito a defender»
2014-12-17 Rui Águas: «Jogo é muito mais importante para o SC Braga»
2014-12-16 Taça de Portugal: Belenenses elimina Freamunde (2x0)
2014-12-16 Pedro Martins antevê Chaves: «É uma final»
2014-12-16 Paulo Fonseca: «Quero os quartos pela quinta vez na minha carreira»
Comentários (280)
Gostaria de comentar? Basta registrar-se!
VSC por Raen2013-05-28 15h54m
Esqueci-me de salientar que por um lado o futebol português no geral saiu beneficiado com o facto do VSC ter conquistado a Taça, pois assim tem entrada directa na fase de grupos da LE, e já não precisa de disputar play-offs onde quem sabe teria sido logo eliminado.

Acho que Portugal nunca teve tantas equipas nas competições europeias, pelo menos de "pé assente".


Rescaldo por Raen2013-05-28 15h51m
Não pude comentar antes por falta de tempo devido a questões de trabalho.

Jogo um bocado aborrecido, e desde cedo se viu que a equipa do SLB estava demasiado molengona, tendo eu reparado especialmente no Matic que em muitas das vezes que tinha a bola em vez de correr para a frente, dava ou corria com a bola para trás.

Molenguice essa que se notou especialmente na 2ª parte do jogo nos lances que deram golo ao VSC, com culpa óbvia para o Artur no lance do 1º gol...


Não era o mesmo Benfica por GV53952013-05-27 23h13m
Este Benfica não foi o mesmo de há alguns meses pra cá, antes de defrontar o Fenerbaçhe ou o Newcastle, como era quando goleou adversário atrás de adversário (Gil Vicente, Guimarães, Rio Ave, etc. ) Se ao menos tivessem adotado a mesma postura e a mesma determinação que tiveram nesses jogos em vez de apenas se preocuparem em reter o resultado. . .

E o mesmo se aplica com o Estoril


Ghost_rider por _fgarcia_2013-05-27 22h07m
Boa Maya!!!


Aprender a falar de futebol por MartinhoRodolfo2013-05-27 18h43m
Eu como benfiquista dou os meus parabéns ao Guimarães fez por merecer a Vitória. .
Não tem as mesmas armas nem lá perto que nós temos, mas nomes e dinheiro não ganham jogos!
Não se viu um benfica que quisesse ganhar, há que mudar para melhor e acima de tudo, haver respeito que foi coisa que o Cardozo não teve pelo J. J. . .
Não há que partir para a violência nem entrar em conflito com rivais. .
Cumprimentos e desfrutem do futebol com educação e fair-play. .
Benfica Apoio-te Sempre. .


. . . por Jion2013-05-27 17h05m
Zero tituli xDDD

Onde andam eles agora???:DDD


shoureee por Ghost_rider2013-05-27 17h04m
o engraçado é que alem disso. . foi sempre por 2-1 que o benfica perdeu. .

e ontem bastou 2 min dos 90 para arrumar o benfica!! e mais uma vez a vida do benfica muda em 2 min!!

e vi também algures a seguinte combinação

benfica 2º
guimaraes 9º

9 e 2 outra vez!! lol

e querem algo ainda mais brutal:

quem marcou foi o saudani e ricardo o nº 22 e 21 , do benfica foi gaitan nº 20 somando todos os numeros dá 63 a dividir por 3 da 21 (2-1)

sina do benfica é o 2-1! alias o nº 2 até!!


calma por Ghost_rider2013-05-27 16h37m
ja vi imensa gente a dizer que jesus devia ficar etc. . mas a receber o que ele recebe. . e falhar redondamente nos momentos decisivos é muito mau. . pois. . não se trata de azar. . ele falhou principalmente na gestão interna. . na mentalidade. . e alguns erros tácticos nos jogos decisivos.

há muito bons treinadores a ganhar metade que jesus na europa e até em portugal que ganham titulos. .

podem nao fazer uma epoca com alguns jogos com exbiçoes f...


espero que tenham aprendido a liçao por bestmanager19832013-05-27 16h35m
e po ano nao começem a festejar tão cedo pa nao ficarem com melão dos diabos como este ano, coitados lol


entao onde estao os benfikistas por bestmanager19832013-05-27 16h33m
que iam ganhar td???????????


Tenham calma!! por Marcelomacm_942013-05-27 16h10m
É preciso ter calma que o Benfica esta época ainda pode ganhar um trofeu inédito: O Big Brother Vip!
Pelo Calado ninguem passa!


Simples opiniao d quem raramente comenta por _W_L_2013-05-27 16h07m
Antes de comecar, fiquem a saber que sou portista e apenas vou expressar a minha opiniao e ponto de vista.

Campeonato:
Nao concordo qdo dizem q o SLB perdeu o campeonato contra o Estoril, perdeu o contra o FCP! Da mm maneira q o SLB empatou contra o Estoril qdo deveria ter segurado a vantagem de 4 pontos, penso qe o FCP tb deveria ter ganho contra o Olhanense numa altura em q o SLB tinha empatado antes! A diferenca foi o timing. . . De resto, foi um campeonato mano a...


carrela2 por Pirisca2013-05-27 12h55m
Para mim n há nada mais equiparável, do que um gajo se desculpar logo por antecipação.

Isto é q eu nunca tinha visto no futebol tuga. . . .

Vejo todos os anos no fim, "PERDI isto é uma roubalheira, e o fdj e o livre e o penalty, etc, etc

"agora SE PERDER isto é uma roubalheira". . .

Parece aqueles politicos q se eu perder as eleições os votos foram jorjados. . . LOL

N sabemos as arbitragens q íamos ter nos 4 jogos q faltavam ao FCP e nos 4 q faltavam ao SLB, e o gajo diz logo, se n ganharmos isto é sujo. . . . . .




terminal28 por Pirisca2013-05-27 12h16m
Todos se desculpam qd n ganham, agora os q ganham mais desculpam-se menos e os q ganham menos desculpam-se mais, só q depis quer-se passar a imagem de q uns têm mto desportismo e outros não, qd é tudo a mesma treta. . . .


Pirisca por terminal282013-05-27 12h13m
é verdade o q dizes. . . muitos falam sem razão e depois é o q se vê. . . sujinho sujinho. . . túneis. . . sempre com desculpas. . . enfim


TAÇA É NOSSA!!! por vimaranes862013-05-27 12h10m
Vitóóóóóóóóóóóóóóóóória!!! Merecido, não ganharam nada este ano!!!!São arrogantes e só tiveram o que merecem!!Bibó Norte!!!!!


slb vs porto por terminal282013-05-27 12h10m
Como tudo há sempre adeptos bons e maus, gozões e não gozões. . .
para alguns benfiquistas obviamente é bem feito pois tinham o rei na barriga. . . mas os portistas são iguais. . . ainda à pouco tempo andavam a queixar-se das arbitragens o v. pereira a fazer o choradinho como o ano passado. . . é como digo são todos iguais. . .
como adepto do slb esta foi uma época para esquecer a partir do momento do empate com o estoril (houve logo um sentimento de descrença e que tudo ia corr...


carrela2 por Pirisca2013-05-27 12h04m
Os mimados q perderam com a Académica 3-0 foram os mesmo q foram campeoes nacionais. . . .

Foram mimados num unico jogo? e "homens" nos outros?


nelman por Pirisca2013-05-27 12h02m
"-falta de cultura desportiva, onde nunca se reconhece a qualidade e as vitorias do adversarios"

Se até pq o FCP é um exemplo vivo de reconhecer o mériro do adversário. . . . LOL

- Clube do regime/Salazar

Porto n é campeão motivo-Estorilgate

Port o n é campeão motivo-Tunel

Porto n SE n fosse campeão: motivo-campeonato capela, sujinho, sujinho, sujinho. . . . .

Aqui está o teu clube a reconhecer mérito ...


carrela2 por Pirisca2013-05-27 11h56m
Amigo, sabes o q são factos indesmentíveis? é o resultado final de um jogo ou de uma competição, tudo o resto é desmentível, e podemos sempre fazer a análise q quisermos, pq a partir do momento em q o futebol é um desporto colectivo e nós analisamos individualmente um dos seus elementos (um jogador ou um treinador) arranjamos sempre justificações ao sabor do q nos dá jeito para criticar ou elogiar individualmente alguém.

Qd tu dizes q perdeu 3-0 com a académica pq tinha lá jo...


História do TRI 92 por H3Li0_FCP2013-05-27 11h41m
1. Benfica perde a liderança do campeonato português ao minuto 92 no jogo do Dragão.

2. Benfica perde a Liga Europa ao minuto 92, com golos marcados por Fernando Torres (Nº 9) e Branislav Ivanović (Nº 2).

3. Benfica perde a Taça de Portugal, final disputada entre o Vitória de Guimarães (9º classificado no campeonato) e o Benfica (2º classificado no campeonato).


. . . por Luis_FCP19802013-05-27 11h38m
Agora já é necessário mandar gente embora, já não prestam para nada!

No início de maio (o descalabro começou no jogo com o Estoril), eram os melhores do mundo, iam fazer o triplete, já tinham efetuadas não sei quantos RESERVAS, já estava tudo RESERVADO. . . agora já são isto e aquilo!!

Aprendam a festejar no fim, aprendam a ser humildes, não deitem os foguetes quando eles ainda não estão no "ponto de estourar"!!

Aquela época de sonho que os ade...


carrela2 por terminal282013-05-27 11h37m
só disse q tiveram sorte e isso é verdade pois n teriam ninguém para substituir principalmente o jackson. . .
lembro-me na vossa época do vilas boas qd vieram à luz dar a volta ao resultado da taça q o slb só tinha dois extremos o gaitan e salvio e ambos n jogaram e foi o q se viu. . .


carrela2 por Pirisca2013-05-27 11h32m
"Tu achas que o jogo da académica, é culpa de VP! Eu estou 100% convencido que é culpa da falta de atitude dos mimados que por lá andavam. . . percebes a diferença?"


O teu problema é q qd o FCP n ganha, nunca é culpa do VP, e qd ganha o mérito é dele, é isto q tu n vês na tua análise, há sempre uma justificação plausivel para o q corre mal, e mérito dele qd corre bem, pq é um grande treinador.

Nunca disse q disseste q o JJ n valia nada, como tal n sei pq é q referiste isso.


Pirisca por terminal282013-05-27 11h20m
tb concordo que n exista melhor treinador por aí. . . mas ganhar o q o jesus ganhou em 4 anos n deve ser mto dificil lol. . .
gosto dos novos treinadores: paulo fonseca, rui vitória e marco silva grandes trabalhos q fizeram. . . sei q treinar o slb é diferente mas tb n iriamos pagar 4milhoes por epoca a qq um destes treinadores. . .


Páginas:  123456 ... »  »|  (280 comentários)
Ficha de Jogo
Comentários