placardpt
    Raio x a Vítor Pereira

    Vítor Pereira: Melhor que Mourinho, Artur Jorge, Bobby Robson e Pedroto

    2013/05/20 14:53

    Vítor Pereira somou o seu bicampeonato ao serviço do FC Porto. O zerozero.pt entrou no campo dos números e verificou que o treinador azul e branco é aquele que tem melhores números na história dos técnicos que ficaram, no mínimo, dois anos na Invicta. Os números amealhados, na Liga portuguesa, em campo por Vítor Pereira são mais positivos do que, por exemplo, José Mourinho, Artur Jorge, Bobby Robson e... José Maria Pedroto, entre outros.

    Da ressaca europeia com Villas-Boas ao bicampeonato com Vítor Pereira... não esquecendo a «cadeira de sonho»

    Era junho de 2011. A cidade Invicta ainda vivia a euforia da conquista da Liga Europa, da Taça de Portugal e do campeonato. André Villas-Boas tinha saído da sua «cadeira de sonho», os milhões de Roman Abramovich chamaram-no para o Chelsea. Pinto da Costa, o líder portista, via-se obrigado a encontrar novo timoneiro para o clube azul e branco. Muitos nomes foram falados mas a escolha recaiu em... Vítor Pereira.

    Vítor Pereira, técnico bicampeão nacional pelo FC Porto ©Carlos Alberto Costa
    A 21 de junho de 2011, Pinto da Costa entrou pela sala de imprensa portista e apresentou oficialmente o novo técnico. Conhecedor profundo dos cantos à casa - onde foi responsável, ao longo de várias épocas, pelas camadas jovens do clube - Vítor Pereira tinha como missão revalidar o título na ressaca de uma época que deu ouro sobre azul.

    A nação portista, sempre sedenta de glória e títulos, olhou com alguma desconfiança para o técnico natural de Espinho e que tinha sido adjunto de Villas-Boas. Pinto da Costa deu o seu "selo" de garantia. O reino azul e branco esperava para ver e, como sempre, acreditava na aposta do seu líder. Depois de um ano de sucesso e de uma arriscada aposta em André Villas-Boas, a escolha voltava a estar condensada na visão de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa.

    Este será um ano de vitórias ou de depressão com derrotas, havia opiniões para todos os gostos de portistas dos "sete costados".

    Olhando para os números e focando apenas treinadores que ficaram no mínimo dois anos no FC Porto, Vítor Pereira é o técnico com uma maior percentagem de vitórias alcançadas; Vítor Pereira soma 78.33 por cento. Melhor que José Mourinho, Artur Jorge, Bobby Robson e... José Maria Pedroto, entre outros.

    Percentagem de vitórias
    Vítor Pereira - 78.33
    \r\nBobby Robson - 77.63
    \r\nJosé Mourinho - 75.90
    \r\nArtur Jorge - 75.00
    \r\nAntónio Oliveira - 75.00
    \r\n
    \r\n(...)
    \r\n
    \r\nPedroto - 67.37
    Mas não é só. Vítor Pereira foi desde sempre, e é preciso dizê-lo, um treinador que não reuniu as preferências de todos os adeptos mas já deu dois títulos de campeão nacional ao museu portista. Mérito ou demérito do Benfica? Histórias para outras alturas.

    Certo é que Vítor Pereira é também o treinador (e voltamos a focar apenas técnicos com apenas dois anos no mínimo no comando do plantel portista) que tem uma menor percentagem de derrotas somadas. Vítor Pereira soma 1.67 por cento.

    No final da segunda época no Dragão, Vítor Pereira somou 47 vitórias, 12 empates e apenas uma derrota nos 60 jogos em que liderou o FC Porto na Liga portuguesa. Com Vítor Pereira os dragões apenas perderam a 29 de janeiro de 2012, em Barcelos.

    O zerozero.pt não alargou a análise aos números de Vítor Pereira enquanto número dois da estrutura técnica portista, ao lado de André Villas-Boas. Se assim o fizéssemos estaríamos a falar de um tricampeão, com 90 jogos na Liga portuguesa e apenas uma derrota.

    Vítor Pereira, 44 anos, é nono bicampeão nacional pelo FC Porto. Os números são como o algodão, não enganam.

    Portugal
    Vítor Pereira
    NomeVítor Manuel de Oliveira Lopes Pereira
    Nascimento/Idade1968-07-26(55 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(98)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    vitor es grande
    2013-05-21 23h24m por lourosa
    Quem ganha os campeonatos é a equipa, um grupo, uma estrutura, mas nunca um campeonato foi tanto de um homem só, como este ano. Criticado injustamente, quando poucos o apoiavam, sempre deu o peito às balas, nunca se justificou com ausências importantes que sofria jogo após jogo e quando alertava para uma ou outra situação eram os próprios adeptos que lhe caiam incompreensível em cima. Acaba de realizar um dos melhores campeonatos da história do FC Porto. Sem derrotas. Com uma concorrê...ler comentário completo »
    DS
    Esta notícia é estúpida
    2013-05-21 16h22m por dshortym
    Não nos podemos esquecer, nem porde parte, que o Mourinho ganhou duas competições europeias, 1 supertaça, e nem me lembro das taças de Portugal. Simplesmente, não podem separar uma coisa da outra.
    RA
    Vitor pereira
    2013-05-21 10h53m por RafaelDelgado
    Sobre vitor pereira nao tenho nada a dizer, por enquanto, agr qero ver se com o FC PORTO ganha a proxima champions, pois se qerem comparar ele com Mou, ele tem de superar essa expectativa. . e sinceramente duvido de tal coisa. =)
    RA
    Nunca
    2013-05-21 10h50m por RafaelDelgado
    Nao ha ninguem melhor qe mourinho, o tito pode ter o plantel qe tem, mas msm assim levou no total das 2 maos 7-0, isso nao e nada, desde quando o mourinho levou 7-0? i onde e qe messi e melhor qe ronaldo? nunca na vida, ronaldo e TODO completo, o meessi e so as METADES. Atualizem melhor os vossos dados pqe assim nao vao a nenhum lado.
    nsilva
    2013-05-21 09h53m por vmjs
    ve a equipa do porto de 2000 para cá. . acho que este ano o porto tem a pior equipa dos últimos 15 anos. . e mesmo assim ganhou. . com esforço mas ganhou. . tem um onze forte. . vdd. . mas não tem banco. . e mesmo no onze há um ou outro jogador k não passa de razoável. . . muito ainda fez VP. .
    Por mim não fica
    2013-05-21 09h19m por nsilva
    Os últimos 2 campeonatos foram muito difíceis. . . . o ano passado chegamos a estar a 5 pontos do Benfica e este ano foi muito sofrido e só aos 92min é que chegamos à frente.
    Isto desgasta a massa adepta e nem falo da prestação na liga dos campeões.
    É uma altura de renovar o plantel já que algumas peças vão sair como o Moutinho e possivelmente o Jackson e considero ser a altura ideal.
    Seria normal o PC ter anunciado a continuação do VP ainda antes do jogo do Benfica para dar moral. Como não o fez acho que já está decidido.
    este ja foi
    2013-05-21 09h09m por vmjs
    mas tmb pudera. . . o pinto da costa andou a fazer o trabalho dele. . . lol

    agora a serio, acho mau sair um treinador k tem feito boas prestações internas. . acho que com o tempo ele ia conseguir levar o porto com regularidade ao êxito das competições internacionais. mas para isso há que haver continuidade. . olhem o wenger. . fergunson. . david moyes. . etc. . é preciso continuidade. . estabilidade. . para poder colher frutos. . . la andar a mudar de treinador de 2 em 2 anos, ...ler comentário completo »
    CA
    fica
    2013-05-21 02h15m por calela5
    fica vitor!!!
    VB
    VP
    2013-05-21 00h08m por vbnm
    Sempre apoiei o VP. E espero que continue. Ele nunca teve a oportunidade de ser adjunto no Barça ou Real ou outro grande la fora, como o Mourinho e o AVB tiveram. E isso nota se nos resultados europeus do Porto. Falta lhe qualquer coisa para fazer melhor na europa. Mas confio que ele va melhorar.

    Teve por duas vezes a equipa destruida na pre epoca, e por duas vezes foi campeao. Tem de continuar!

    Força VP.
    EM
    1oFCP
    2013-05-20 23h05m por Emenike91
    Então se for na sua maneira de ver o Domingos Paciência na minha opinião é que deve ser o novo treinador do grande F. C. Porto
    TI
    RedLifeProudToB eSLB
    2013-05-20 21h38m por Tiaguinho26
    Já agora ;)

    - Parabéns pelas vossas Ligas dos Campeões ganhas a "preto e branco";

    - Parabéns por terem "dominado" o futebol graças a ajudas partidárias durante anos sem que ninguém pudesse dizer nada;

    - Parabéns por serem os piores adeptos do mundo de futebol (vocês têm !!!MORTOS!!! nas vossas consciências - taça de Portugal contra o Sporting - Final. . . );

    - Parabéns pelo vosso Passivo ESTRONDOSO, de que ninguém fala. Só não estã...ler comentário completo »
    HA
    Próxima época
    2013-05-20 20h45m por Halibut
    Só vos digo assim: Herrera e Reyes são craques, vão fazer a diferença, se sair alguém é só compensar as saidas a tempo e horas com jogadores de qualidade, para não acontecer como na época da saida de Falcao e esta que acabou com a saida do Hulk, as prioridades a contratar passam por um defesa direito, extremo e ponta de lança, 3 posições que precisam de alternativas, Danilo único def direito, venha dai um extremo de muita qualidade, Varela e Atsu são bons, mas só isso não chega, e um ponta de lança para competir com o Jackson.
    1o FCP
    2013-05-20 20h27m por Botende_ via mobile
    Um gajo as vezes devia de poder fazer desenhos para explicar
    Emenike
    2013-05-20 20h14m por Botende_ via mobile
    E os anos em que o Mourinho passou nas estruturas futebolisticas de dois clubes enormes como Porto (conhecendo. assim os cantos ha casa, estando ja imbuido na filosofia vencedora) e Barcelona (preciso de dizer mais?) E para quem diz que nunca tinha treinado com responsabilidades. . treino o clube dos meloes o Benfica. Ao menos saibam o que escrevem.
    VO
    hmmm
    2013-05-20 20h06m por Von_Dauss
    O VP foi campeão sem derrotas, conseguiu 81. 1% dos pontos em disputa, para comparação por exemplo com o M. U. que conseguiu "apenas" 78%, e mesmo assim com uma boa distância para os concorrentes.

    Isso do cansaço também é treta, o SLB conseguiu rodar o plantel todo ao longo da época, ao passo que o FCP teve um plantel mais curto e que, embora com mais lesões e tempo de lesões no 11 principal conseguiu ter os 11 jogadores mais utilizados a fazer 24607 minutos contra 23103 d...ler comentário completo »
    EM
    1oFCP
    2013-05-20 20h01m por Emenike91
    Esqueces-te que o Mourinho como treinador principal treinava o Leiria antes de ir para o grande FC Porto e estava no 3º lugar do campeonato tal como o Paulo Fonseca, o Mourinho é Mouro tal como o Paulo Fonseca, não é adepto dos 3 grandes é adepto do clube da sua terra tal como Paulo Fonseca, e o Mourinho nunca tinha treinado na Champions ou noutra competição europeia qualquer antes de treinar o grande FC Porto e fez o que fez, por isso acredito que os responsáveis e direcção do grande F. C. ...ler comentário completo »
    devo de lembrar
    2013-05-20 20h01m por Botende_ via mobile
    Que o Gaitan so jogou a 10 na Liga Europa e contra o. Porto nos famosos 4-5-1 de jesus. No. 4-4-2 jogou quase sempre numa ala.
    A grandeee epoca
    2013-05-20 19h54m por Botende_ via mobile
    Sem ganhar peva.
    Se fosse do Braga era uma grande epoca. . . agora o Benfica que supostamente e grande.
    SA
    1oFCP
    2013-05-20 19h50m por santander
    Sou portista mas sei reconhecer a enorme epoca do benfica. . . . ja o porto está numa frente desde Fevereiro. . .
    por outro lado o gaitan jogava a dez???? o lima ja jogava????

    enfim quando se quer ser parcial. . . . Mangala; Maicon; Alex Sandro; Danilo; James São cinco jogadores

    11-5 igual a seis e não 8. . .
    SA
    1oFCP/James2Rod riguez 2
    2013-05-20 19h41m por santander
    ja vi que andam muito aterefados a comentar o meu plantel. . . pois bem alguem pediu um exemplo de uma equipa que com oito alteraçoes funcione?? pois bem vamos la ver o benfica este ano:

    Jardel por luisao (jogou mais minutos)
    Melga por Emerson
    Matic por Javi
    Enzo por witsel
    Salvio por Nolito
    Lima por Cardozo
    Gaitan por Aimar


    quantas são??? e ainda teve de iventar em posições. . . .

    o meu onze base se...ler comentário completo »
    BU
    . . .
    2013-05-20 19h33m por bugsbunny
    no porto, até com um macaco a treinador eram campeões, vá se lá saber porque, chamam-lhe a "estrutura"
    EM
    1oFCP
    2013-05-20 19h30m por Emenike91
    Mas nunca treinou uma equipa como técnico principal e isso faz logo diferença para adjuntos já basta termos levado com esta farça de treinador, eu também gostaria que fosse o Rui Faria mas era se pelo menos ele tivesse treinado na 1ª Liga portuguesa como treinador principal
    FU
    1oFCP
    2013-05-20 19h29m por Futrebola
    O risco é que Rui Faria é treinador adjunto, mais vale contratar um treinador com provas dadas do que contratar um treinador adjunto. Não se vai contratar um adjunto, so porque é do Mourinho.
    SixtoRodriguezF CP
    2013-05-20 19h22m por PortistaVencedor
    eu estou com a nossa direcção, mas na minha opinião o vitor não renovava. compreendo que possa acontecer o contrário, e caso para o ano tudo mude e ganhemos bem mais que um campeonato vou ser o primeiro a dar o braço a torcer. mas uma coisa é certa, é dificil lembrar um treinador que tenha passado pelo porto e não tenha sido campeão. teremos ai um ou dois nos últimos 10 anos, por exemplo o luigi del neri penso que foi esse que assinou e teve cá uma semana se não me engano. mas isso nem conta penso eu.
    EM
    1oFCP
    2013-05-20 19h20m por Emenike91
    Todas as razões que disseste aí não querem dizer nada, e qual era a experiência do Vitinho como treinador principal de 1ª liga, disse à pouco que queria o Rui Faria de treinador caso o VP saísse, qual a experiência dele como técnico principal de um clube? só porque o Mourinho disse que ele era 2º melhor treinador português é que ele dever treinar o grande FC Porto, isso sim é que é um tiro no escuro
    Tópicos Relacionados
    Equipa
    Treinador

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Garante vice-presidente do Barcelona
    «Não tenho qualquer dúvida de que o Xavi vai continuar». É a garantia de Rafael Yuste, vice-presidente e diretor responsável pela área do ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ricardo2018 24-04-2024, 23:32
    MA
    malaguetapura 24-04-2024, 23:18
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:15
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 23:13
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:07
    Sporting_Adepto_1906 24-04-2024, 23:04
    O_Pestinha666 24-04-2024, 23:01
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 22:57
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 22:56
    anon428 24-04-2024, 22:55
    edgarlima 24-04-2024, 22:54
    O_Pestinha666 24-04-2024, 22:53
    edgarlima 24-04-2024, 22:51
    anon428 24-04-2024, 22:48
    O_Pestinha666 24-04-2024, 22:47
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 22:37