placardpt
Perfil de Leonardo Jardim

Conheça o perfil de Leonardo Jardim

2013/05/20 16:04

Venezuela, Madeira, Portugal continental, Grécia... e Sporting. A história de um leopardo que não sorri e que chega ao jardim verde de Alvalade para devolver resultados ao clube do leão.

Barcelona é o ponto de partida. Não a capital da Catalunha, mas uma cidade da Venezuela. José Leonardo Nunes Alves Sousa Jardim nasceu aí, a 1 de agosto de 1974. Filho de emigrantes portugueses, não esteve muito tempo na terra de Hugo Chavéz.

Não é daqueles treinadores que deriva de uma carreira de sucesso como jogador. Pelo contrário, desde cedo pegou nos livros e estudou liderança futebolística. Exemplo disso é que, aos 23 anos, já liderava uma equipa de juvenis, no caso o Santacruzense, da Madeira. No ano seguinte, em 1998/99 torna-se adjunto de José Moniz no Portosantense. Aliás, é esse um dos 'pais' de Leonardo Jardim, já que seguiu o rasto do seu mestre até ao Camacha.

Dois anos como adjunto de Moniz e um com João Santos foram pretexto para, à quarta época nos azuis e brancos da Camacha, Leonardo Jardim assumir o comando da equipa.

Quatro anos no leme dos madeirenses e, por fim, o salto até ao norte português. O Desportivo de Chaves queria subir e a aposta foi num técnico desconhecido, com ideias fixas, com distâncias pessoais e com um propósito claro: trabalhar... e subir de divisão. À segunda época o feito foi alcançado. Estávamos na época 2008/09 e, com a família no meio do Atlântico, Leonardo Jardim empoleirava-se nos ombros dos adeptos flavienses no regresso à Liga de Honra.

Destino seguinte: Aveiro. O Beira-Mar, na Liga Vitalis, começava a desesperar pela subida de divisão após dois anos negativos onde a subida foi uma miragem e optou por um técnico campeão. Jardim chegou, voltou a não sorrir, mas colocou o sorriso nos aveirenses. Subida tranquila e título de campeão do segundo escalão do futebol português.

Estreia no escalão principal com 35 anos e época sólida, mas incompleta. O técnico não foi em cantigas e, com salários em atraso, o leme do barco aveirense ficou órfão. Curiosamente, em vésperas de jogar contra o Sporting em Alvalade, jogo que a sua atual equipa venceu por 1x0, golo de Matías Fernández.

A escalada de um leopardo intocável, frio mas predador de vitórias continuou. Domingos Paciência saía do Sporting de Braga após duas épocas de sucesso e rumava a Alvalade. Leonardo Jardim foi o sucessor e realizou boa época num clube com patamares em crescendo. No fim do campeonato 2011/12 o destino seria a continuidade nos bracarenses, apurados para a Champions League. Contudo, uma entrevista ao jornal O Jogo, onde Jardim falou de ter relações «estritamente profissionais» com o presidente António Salvador, causou desagrado na estrutura do clube e a saída consumou-se.

Pelo meio, Leonardo Jardim ia sendo um nome cada vez mais falado. O ponto alto do reconhecimento público, segundo o próprio, surgiu após declarações de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, que deixou rasgados elogios ao técnico, considerando-o de top nacional. Desde então, a sua figura foi sempre ligada a um possível ingresso no clube do dragão.

Esta época, Jardim foi convidado a treinar o 'supercampeão' grego Olympiakos. A participação na Liga dos Campeões quedou-se pelo terceiro lugar no grupo de Arsenal e Schalke 04. No campeonato, a liderança ia já em 10 pontos quando, a 19 de janeiro, e de forma surpreendente e inesperada, o treinador foi despedido do comando técnico dos gregos.

Leonardo Jardim é o homem certo para treinar o Sporting?zerozero.pt
SIM
NãO

Chega ao Sporting com quatro partidas disputadas frente ao seu novo clube. Venceu por uma vez (2x1), empatou outra e perdeu duas. Duas subidas, um título, uma taça, sotaque madeirense e ambição. Leonardo Jardim chegou ao Sporting e quer ser mais um leão a rugir!

Portugal
Leonardo Jardim
NomeJosé Leonardo Nunes Alves Sousa Jardim
Nascimento/Idade1974-08-01(49 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
Dupla Nacionalidade
Venezuela
Venezuela
FunçãoTreinador

Fotografias(90)

Comentários (18)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
NO
CSDCL
2013-05-21 12h22m por norbertofaria
O Leonardo Jardim foi adjunto do José Moniz na CSD Câmara de Lobos!
Leonardo Jardim
2013-05-21 00h09m por gvg177
Dá par ver que tem excelentes qualidades, dos clubes que passou deixou sempre marcas e agora espero que faça o mesmo no Sporting.
Força Leonardo Jardim, tens o meu total apoio e espero que de todos os sportinguistas, temos de estar ao lado dele e não começar logo a criticá-lo num resultado menos positivo!
CM
plantel
2013-05-20 22h27m por CM8
concordo em parte com algumas dicas dos planteis mencionados em baixo. . mas acho o Suk o avançado ideal para o sporting. concordam? ja agora sabem m dizer qual a situaçao contratual dele?
Nada mau
2013-05-20 20h44m por super-maxi-pereira
Ganhou a 2ª divisão com o Chaves, ganhou a 2ª Liga com o Beira-Mar e, mais facilmente, ganhou a Liga com o Olympiakos. É um treinador virado para o sucesso com poucos recursos (excepção do Olympiakos).
CO
Coitaaado
2013-05-20 19h47m por conde99
Vai enterrar a carreira. . Mas porque e que os bons treinadores ainda aceitam ir treinar esse clube? So pode ser por falta de dinheiro. .
MA
Sporting 2013-14.
2013-05-20 19h26m por Manowar
O Rui Patricio é quase certo que sairá, mas tanto Marcelo Boeck quanto Vitor Golas dão garantias.
Precisamos de um lateral esquerdo, Jefferson é o nome mais falado, e até parece que já está contratado (Tanto Rojo como Miguel Lpes também podem jogar aí, e ainda temos Mica e King na equipa B.
Nuno Reis regressa para o centro da defesa, em caso de não regressar precisamos contratar alguém, para se juntar a Dier, Ilori e Rojo.
O SCP precisa também de um médio de ligação ao at...ler comentário completo »
MA
BOx-to-BOx
2013-05-20 19h02m por Manowar
Sportinguistas com mentalidade de realidade. . . daí só coloquei 5 novas aquisições para a nova temporada, que é aquilo que o clube realmente necessita.
Se tu pensas que o Sporting vai adquirir algum nome sonante na pré temporada desengana-te, pois isso não vai, nem pode acontecer. E mais, julgo que com esta equipa podemos perfeitamente realizar um bom campeonato, mas obviamente não vamos entrar nas contas para o titulo, sejamos realistas. . . .
RU
é mesmo
2013-05-20 18h58m por ruben_scf1910
deixem de jogar FM. . . o sporting nao pode so ter uma equipa de "putos" senao ta lixado. . quer queiram quer nao a experiencia e a idade muitas vezes faz a diferença. . vejam o caso do fokobo. . muito bom jogador com grande perspectiva futura mas no jogo com a academica faz um penalty infantil. . que se fosse um jogador mais velho e com experiencia nao o faria de certeza. . e é nesses aspectos q nao podem ser so jovens na equipa do sporting. . contra o paços de ferreira sofremos golo por...ler comentário completo »
scp plantel
2013-05-20 18h47m por kaiga
GR = Marcelo, Vitor Golas+ Luis Ribeiro (B)
DD = Miguel Lopes, Cédric + Arias(B)
DE = Jefferson(estoril), Rojo+Mica Pinto/Seejou King
DC = Dier, Tiago Ilori, Nuno Reis, Roberge(maritimo)+ Tobias Figueiredo, Fokobo(B).
MCD = Rinaudo, André Santos+ Zezinho(B)
MC -Adrien, André Martins, Hugo Viana, contratação+João Mário, Kikas, Luka Stojanović(B)
M OF = Josué(paços), Labyad + Filipe Chaby, Wallyson Mallmann, Farley Rosa (B).
EX...ler comentário completo »
MA
Sporting 2013-14.
2013-05-20 18h28m por Manowar
GR = Marcelo, Vitor Golas (A) - Luis Ribeiro, Mickael Meira (B).
DD = Miguel Lopes, Cédric* (A) - Arias, Edi Ié (B).
DE = Rojo* + 1 Contratação (A) - Mica Pinto, Seejou King (B).
DC = Dier, Tiago Ilori, Nuno Reis + 1 Contratação (A) - Tobias Figueiredo, Fokobo, Juary Soares, Ruben Semedo (B).
MC = Rinaudo, Schaars*, Zezinho (A) - João Mário, Kikas, Luka Stojanović, Luís Cortez (B).
M OF = André Martins, Labyad + 1 Contratação (A) - Fil...ler comentário completo »
SE
Muito sucesso mister
2013-05-20 17h44m por semino
Todo o sucesso por tudo que deu ao chaves merece todo o sucesso e a humildade esta lá sempre. Felicidades de um portista que o apoia na nova época.
MA
Leonardo Jardim
2013-05-20 17h10m por Manowar
Gostava muito que Jesualdo Ferreira pemanecesse no Sporting, mas tal não foi possivel, paciência. . .
Leonardo Jardim é um nome consensual e parece-me uma escolha acertada para suceder ao Professor Jesualdo Ferreira. Parece-me que o Sporting vai arrumar a casa. . .
Viva o SCP!
TR
Leonardo Jardim
2013-05-20 17h04m por Trunks
Deixou marca por todos os clubes onde passou, se não tem mais conquistas no currículo deve-se ao facto de ter saído do Olympiakos da forma que saiu, porque o campeonato já não lhe fugia e na Europa ainda podia fazer qualquer coisa engraçada.
Tem o perfil certo e chega ao Sporting na hora certa, conta com o meu total apoio, o melhor treinador que temos por cá desde a saída de Boloni !
*
2013-05-20 16h57m por erwinsbfc
Nunca pensei que o LJ fosse para o Sporting, mas agora percebo porque, ele parece que é Sportinguista desde criança e ambicionava ser treinador do Sporting. Pensei que ele fosse acabar no Porto. Este para mim é o 2 melhor treinador Português na actualidade. Um homem muito humilde com estudos e que deixou a sua marca em todos clubes pelo que passou. Fez milagres no Chaves, sendo campeão, no Beira fez milagres e subiu uma equipa sem ambição, que não tinha orçamento, e no Braga lutou para...ler comentário completo »
Bem-vindo
2013-05-20 16h51m por UK-SPORTING10
Leonardo Jardim, desejo a maior sorte nos terrenos de Alvalade enquanto treinador!

homem_do_golo
2013-05-20 16h50m por erwinsbfc
Alguma imprensa Grega disse que foi por ter-se envolvido com a mulher o presidente, outros dizem que foi por mau futebol mas essa não tem cabimento nenhum dado que ele não deu hipótese a ninguém na liga e que quase passava na champions num grupo dificílimo.
Leonardo Jardim
2013-05-20 16h44m por homem_do_golo
Mas afinal quais foram as razões para o seu despedimento do Olympiacos?
ID
Leonardo Jardim
2013-05-20 16h40m por IDanielGarrido
é claramente um treinador que estudou e trabalhou para aquilo que tem, tenho imensa pena que o Jesualdo nao fique, ele esteve muito bem, agora é olhar para a frente e encarar com a juventude mas ao mesmo tempo experiencia do Jardim

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

moumu 19-03-2024, 04:08
moumu 19-03-2024, 04:07
moumu 19-03-2024, 04:04
moumu 19-03-2024, 04:01
moumu 19-03-2024, 03:57
RI
RicardoHGoat21 19-03-2024, 03:03
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:43
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:42
Maxaqueen 19-03-2024, 01:37
Maxaqueen 19-03-2024, 01:31
futebol11fc 19-03-2024, 01:29
Acolito_Andrade 19-03-2024, 01:25
futebol11fc 19-03-2024, 01:22
PotentEagle 19-03-2024, 00:59
TI
tink 19-03-2024, 00:33
Jorge-Fernandes 19-03-2024, 00:29