Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Liga Portuguesa
FC Porto vence Benfica

Afinal, havia outro líder... (2x1)

2013/05/11 22:24
Texto por José Bragança

Ponto final, parágrafo. Ou quase. O FC Porto tem as portas do título nacional abertas, a não ser que não consiga passar em Paços de Ferreira e o Benfica ganhe, na Luz, com o Moreirense, na derradeira jornada. Os portistas, ao cair do pano, derrotaram o Benfica por 2x1, em encontro da 29.ª jornada da Liga portuguesa.

Muita emoção e um golo para cada lado na primeira parte

FC Porto e Benfica apresentaram-se no Dragão com a ideia fixa de escrever mais um pedaço de história neste campeonato. Os clássicos entre rivais - ninguém nega, todos o sabem - vivem-se, sentem-se e respiram-se de uma forma diferente dos restantes duelos.

O 225.º confronto oficial entre dragões e águias (em todas as competições) foi aparentemente - só aparentemente - igual a outros tantos: sorrisos de um lado, tristeza do outro e muita picardia. Foi igual em quase tudo. Quase, menos numa pequena (para muitos grande) coisa. Do lado azul e branco era impensável imaginar o Benfica a fazer a festa de campeão no seu palco sagrado. Os encarnados, porém, chegavam perseguidos ainda por um outro pensamento com toques de pesadelo: «O Benfica não pode perder este ano o campeonato, outra vez».

Dragão vestiu-se de gala para o clássico ©Catarina Morais
A noite portuense, algo fria neste mês de maio, contrastava com a rivalidade bem quente entre os adeptos. O Estádio do Dragão, esse, estava em "ponto de rebuçado" para a decisão do título de campeão nacional.

Chegado ao palco portista com a necessidade de vencer ou empatar, para não depender do resultado dos nortenhos na última jornada, o Benfica procurou segurar-se frente a um FC Porto forte e suportado emocionalmente pelo seu público. A casa azul e branca encheu. Emoção, crença, lealdade. Tudo ao rubro.

Ao Benfica dois resultados interessavam: vencer e arrumar a questão, ou empatar e permanecer com dois pontos de avanço antes da última jornada. Para os homens da casa, por seu lado, a matemática exigia uma vitória. No entanto, se os azuis e brancos sabiam que um triunfo os recolocava no topo da tabela, sabiam também que isto, ao contrário de gerar uma dinâmica de conquista, podia provocar alguma ansiedade no grupo, complicando, desse modo, o duelo frente ao Benfica.

Nesta reta final do campeonato, quando tudo se decide, os encarnados realizavam o seu 53.º jogo oficial da temporada. O FC Porto, há algum tempo a realizar apenas um encontro por semana, apresentava (teoricamente) um desgaste menor mas, por outro lado, uma necessidade maior de vitória; os portistas estão fora das provas europeias e da Taça de Portugal.

O recente empate das águias, em casa, com o Estoril (1x1) desbaratou o avanço de quatro pontos, que ia imperando na frente da classificação, e reacendeu a "chama" do dragão na luta pelo título. Ainda assim, o Benfica entrou líder em campo com dois pontos de vantagem.

Lima marcou o primeiro golo da noite ©Catarina Morais
Na distribuição das equipas, Vítor Pereira maquilhou o "seu Porto" com o onze de gala. Alex Sandro recuperou o seu espaço no lado esquerdo do eixo defensivo, enquanto que Varela foi aposta no corredor atacante. Do outro lado, sem surpresa, Jorge Jesus apostou em Enzo Pérez. André Almeida fez a vez de Melgarejo na lateral-esquerda e Lima foi a referência no ataque. O flanco esquerdo, esse, ficou para Ola John. Gaitán jogou como número «10» dos encarnados.

Um clássico, sobretudo com a carga decisiva como este, subtrai também racionalidade em razão da emoção aos jogadores. Não são máquinas, são homens de carne e osso e sentem o que se passa em redor deles.

A entrada em jogo dos portuenses foi pressionante e ao longo dos primeiros 45 minutos repetiram-se alguns lances de perigo junto à baliza de Artur. Ainda assim, Lima nunca deixou que os portistas se entusiasmassem e foram dele as poucas ações do Benfica.

Numa delas, o brasileiro abriu mesmo o marcador, aos 19 minutos. Maxi Pereira lançou longo, os jogadores de ambas as equipas lutaram dentro da grande área e a bola acabou por sobrar para Lima, que emendou ao segundo poste! Estava feito o primeiro, era a festa dos adeptos benfiquistas no Dragão.

O segundo golo da noite nasceu dos pés de Varela ©Catarina Morais
Não duraria muito, no entanto. É que aos 25 minutos o FC Porto empatou. Varela, na esquerda, cruzou, a bola bateu em Maxi Pereira e acabou por trair Artur Moraes, que não conseguiu evitar o golo. Euforia na plateia azul e branca. Estava feito o empate.

Até final da primeira parte, o Benfica foi gerindo o resultado e deu a iniciativa de jogo ao FC Porto. No entanto, o resultado manteve-se empatado a um golo. Os homens da casa venciam apenas na posse de bola; 61 por cento contra 39 do Benfica.

O golo de Kelvin incendiou o Dragão, adeptos invadiram o recinto de jogo

Assim como na primeira, foi a segunda parte. O Benfica andou às voltas com nova entrada vertiginosa do FC Porto. Aos 49 minutos, por exemplo, Varela quase fazia o segundo, depois de um remate no lado esquerdo do ataque portista. Valeu ao Benfica a "sapatada" de Artur Moraes na bola.

Depois da hora de jogo o FC Porto baixou o ritmo e o Benfica tentava sair em ataque rápido. Contudo, dava sempre mais FC Porto na partida. O Estádio do Dragão parecia agora mais adormecido. O animador do palco portista, durante uma pausa no jogo, chegou mesmo a pedir no sistema sonoro: «Acorda, Dragão».

Nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar, James Rodríguez tinha tudo para fazer o segundo do clube azul e branco. El Bandido apareceu na cara de Artur mas atirou ao poste. Vítor Pereira, no banco, nem queria acreditar no que acabava de falhar o jogador colombiano.

Jesus, do outro lado, pedia à sua equipa para subir no terreno. O Dragão puxava pela sua equipa, os benfiquistas iam roendo as unhas. Já ninguém estava sentado. A adrenalina disparava. Um golo, nesta altura, decidia, por certo, o resultado final e o campeonato.

Já em tempo de descontos o Dragão deitou fogo. Kelvin, que já tinha resolvido o duelo com SC Braga, rematou forte e colocado para o fundo da baliza de Artur Moraes.

Loucura no Dragão. Os adeptos chegaram mesmo a invadir o campo depois do golo e deram trabalho à polícia e aos seguranças do estádio.

Chegaria, pouco depois, o apito final. Há troca de líder no topo da classificação e já cheira a campeão na Invicta.

50 mil no Dragão
Os portistas não faltaram à chamada e o Estádio do Dragão registou casa cheia no clássico frente ao Benfica, com 50.177 adeptos nas bancadas

Muita polícia
O Estádio do Dragão contou com um fortíssimo contingente policial dentro e fora do estádio. Foram cerca de 1000 polícias a vigiar tudo e todos

Confusão ao intervalo
No caminho para o túnel, Raúl José, adjunto de Jorge Jesus, foi afastado por Helton, depois de uma troca de palavras com elementos do banco azul e branco

Cimeira europeia no Dragão
Foram muitos os clubes a marcar presença neste jogo. Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Chelsea, Tottenham, entre mais

 

O Jogo
Portugal
Liga ZON Sagres 2012/13
2013/05/11, 00:00
Porto
FC Porto
Futebol Clube do Porto
2:1
Benfica
Sport Lisboa e Benfica
Kelvin 90+2'
Maxi Pereira 26' (p.b.)
Lima 19'
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
BENFICA

Quadro completo (Jornada 29):

TV
J2911/052-1 22' Alberto Rodríguez, 81' (g.p.) Ahmed Hassan; 66' João Vilela
J2911/051-0 25' Danilo Dias
J2911/051-0 73' Diego Capel
J2911/052-1 32' Licá; 28' Dani Abalo, 86' (p.b.) Rui Rêgo
J2911/051-1 72' (g.p.) Edinho; 55' Manuel José
J2911/051-3 35' Hugo Viana; 77' Keita, 78' João Aurélio, 79' Mateus
J2911/052-1 10' Pablo Olivera, 62' Vinicius; 5' Bruninho
J2911/052-1 90+2' Kelvin; 19' Lima, 26' (p.b.) Maxi Pereira

Liga ZON Sagres 2012/13: veja aqui tudo sobre a edição
Comentários (263)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Porto 2-1 Benfica
2013-05-13 12h51m por FCPORTO_AMO-TE
Agora que isto já está mais calmo e seja possível escrever em condições, aqui vai a minha opinião acerca do jogo e resultado:

Penso que o Benfica jogou algo defensivo e claramente gostava do empate. Normal pois continuavam na frente. O Porto foi a equipa que procurou vencer o jogo e apesar de poucas oportunidades de golo, foi melhor na partida e acho que mereceu ganhar o jogo. O empate também se aceitava, mas também não acho a vitória do Porto injusta.

Confes...ler comentário completo »
QU
luispintu
2013-05-13 11h05m por querobenficacampeao
Falhar penalti uma vez pode ser azar
mas falhar penalti mais que uma vez como Jackson fez não é ter azar é não saber.
É verdade tudo correu mal ao Benfica, mas também não gostei de ver o Benfica jogar da forma que jogou se calhar o jesus começou a pensar jogar para o empate muito cedo.
lourosa
2013-05-13 03h49m por Jottasoft
É isso mesmo, vai dormir "um sono" (foi só pa meter nojo)
LO
temos que lutar ate a morte
2013-05-12 18h06m por lourosa
mas por mais que o paços esteja bem o porto é superior, ate psicologicamente o porto nao tem outra opçao porque este é o nosso destino, VENÇER.
MA
inbisibel
2013-05-12 16h08m por Mac2317
é melhor voltares à escola para aprender a ler, é que o rapaz disse 1/2 do jogo não disse 1/2 da eliminatória.

Compreendes a diferença ou vou ter que desenhar?
_A
parabens ao porto
2013-05-12 16h08m por _Anger_
por mais um titulo. Ontem foi mais que merecida a vitoria mesmo nao jogando como é habito.


saudações
A grande verdade
2013-05-12 16h04m por Jankauskas_
é que se o benfica nao fosse campeao no ano do tunel, o porto(se ganhar ao paços) era OCTOCAMPEÃO !!!!OITO VEZES SEGUIDAS.
BA
pokersoul93
2013-05-12 15h39m por bammaia9
Talvez tenhas razão, mas eu como benfiquista fanático que sou, não tenho problema em admitir que me comoveu vê-lo ajoelhado em pleno Estádio do Dragão. O Benfica agora está psicologicamente morto. A final contra o Chelsea vai ser para esquecer . . . Se já ia ser difícil mesmo que fossemos campeões no Dragão, então é assim é praticamente impossível !
Jogo
2013-05-12 15h00m por Jay-Jay_Okocha
Foi, facilmente, o melhor jogo da minha vida, festejar aquele golo aos 91 minutos no estádio é uma sensação indescritivel. Só quem lá esteve sabe a explosão de alegria que foi.

De resto, o jogo, foi de sentido único, o Benfica foi demasiado calculista, o Porto foi a única equipa que quis ganhar o jogo, e por isso a vitória é justissima. Não me vou alongar mais, porque este jogo foi mais épico pela parte emocional do que pela componente tática.

Amo-te Kelvin e Liedson, Amo-te Porto!

Vitor Pereira
2013-05-12 14h52m por RicardoJRPereira
O contrato vai acabar no fim da época, e não será renovado. Será o habitual no Porto, 2 anos e saem. o Vitor nunca conquistou os adeptos, pode ser campeão 2x, mas não deixa de ser verdade que as prestações europeias foram sempre desastrosas. Este ano sair com o Málaga foi a gota de água.

LBJ
2013-05-12 14h49m por unreal_returns_ch_zh
Se o VP for mesmo nao sera demitido. O contrato dele acaba no final desta epoca. . .
LB
VP
2013-05-12 14h43m por LBJ
Este treinador apesar de muito criticado está à beira de um registo histórico que não me lembro de mais treinador nenhum conseguir: ser bicampeão apenas com uma derrota em dois anos. Se exceptuarmos o caso específico do Co Adriaanse não me recordo de um treinador que tenha sido demitido do Porto após ganhar o campeonato. . .
reinegro
2013-05-12 14h39m por James2Rodriguez2
AHAHAHAHAHAHAHAHA essa foi boa xD

eu espero é que ele seja convidado a continuar no plantel na proxima epóca. . . os 3 golos que marcou pelo Porto foram 3 dos golos mais importantes da epóca lembrando que ele nem tem muitos minutos pela equipa A
RE
kelvin
2013-05-12 14h35m por reinegro
espero que o banif nao se esqueça de convidar o kelvin para fazer a publicidade "a soluçao estava no banco".
ele mereçe.
PO
bammaia9
2013-05-12 14h30m por pokersoul93
Todos nós já sabemos que o JJ vive muito o futebol mas vê-lo ajoelhar-se depois do golo do Kelvin não traz beneficios à equipa. Quando até o treinador se ajoelha, ou seja, "atira a toalha ao chão" é um passo para que a moral da equipa vá toda abaixo. . . em risco de perderem contra o Chelsea (era bom o Benfica trazer a Liga Europa para Portugal). Que ilações devem tirar os jogadores do banco encarnado ao ver o seu mister a ajoelhar-se perante um festejo eufórico do Vitor Pereira? Como ele d...ler comentário completo »
BA
ORGULHO !
2013-05-12 14h18m por bammaia9
Cada vez tenho mais orgulho em ser do BENFICA ! Aquela imagem do Jesus no chão de joelhos é arrepiante, comove qualquer um amante de futebol . . . Grande JJ, sem medo de expressar os seus sentimentos ! E PLURIBUS UNUM !!! BENFICA
VP é pa renovar
2013-05-12 14h13m por unreal_returns_ch_zh
Se vier mesmo a ser campeao! PONTO
RE
SixtoRodriguezF CP
2013-05-12 14h11m por reinegro
nao penses no passado. focate no presente.
desfruta desta vitoria
TE
duplo penalti sim
2013-05-12 14h09m por templo
está c/ amnésia é? Efeitos da ressaca de ontem. . . então não se lembra de o cardozo ajeitar a bola 2 x c/ a mão, c/ o Proença mt próximo a olhar directam/ p/a ele, sem nada q pudesse interferir no campo de visão. Viu de certeza, mas não teve coragem de marcar. . . Vocês, benfiquistas, estão tão obcecados em ser campeão, q até estão dispostos a vender a alma ao diabo. . . olhem. Aprendam c/ o VP - o grande treinador do FCP, q mostrou ontem o q é ser um homem humilde, trabalhador, pr...ler comentário completo »
BA
Slashmrbrownsto ne
2013-05-12 14h07m por bandulho
De que serve melhorar a qualidade de jogo se o que é preciso ganhar é o campeonato no fim e ele borrou-se duas vezes na etapa final?

Isto para não falar da época do Roberto! Foi à pala do JJ não o ter tirado logo que não conseguimos ir muito mais longe. Na própria taça de portugal ainda me está muito presente o enorme frango no golo do Guarin.

Ele, como eu disse, monta bem a equipa, a equipa está mais competitiva, e temos desenvolvido jogadores. Mas há falhas...ler comentário completo »
RE
fcporto
2013-05-12 14h01m por reinegro
se o porto for campeao temos de dar um chocolatinho ao estoril depois de nos terem feito rebentar com os mouros.
eu sou socio cativo do porto a 10 anos e mesmo vendo no estadio todos os jogos do porto nunca me senti tao feliz e emocionado. levei abraços e beijos de pessoas que nem conheço de lado nenhum.
sou um portista feliz!
"Acelera Dragão que os anos 70 ja la vao, "
Slashmrbrownsto ne
2013-05-12 13h58m por RicardoJRPereira
Caramba, tbm é preciso muito descaramento para dizer que Varela não jogou bem.

James foi de longe o pior do Porto, durante todo o jogo.

Varela tudo o que fez, fez bem, os cruzamentos foram sempre aliviados pela defesa, segurou a bola, rematou, deu profundidade, o que tinha de dar mais?
TE
ah. . . mas esqueci-de de 1 coisa
2013-05-12 13h52m por templo
ainda estão a tempo de defenderem o interesse nacional e eu apelo aqui ao chefe dos árbitros - o sr. pereira. Pq não nomear o capela p/a o PF-FCP e o B. Paixão p/a o Slb-Mor. ? E não esquecer de premiar o capela na final da taça de Portugal. . . hum?
TE
ai o PIB. . . Proença é antipatriota
2013-05-12 13h47m por templo
há uma coisa q salta à vista - o Slb não consegue ganhar ao FCP, qd o Proença é o árbitro! E não alinho por aquelas vergonhosas declarações do JJ e LFV do ano passado de culparem o homem pela perca do campeonato, por causa do golo do Maicon, pq nesse jogo o > escândalo foi o duplo penalti feito pelo cardozo na área do Slb, q o Proença decidiu perdoar! na verdade, não percebo o antipatriotismo do Proença, q nem depois de ouvir as declarações do Mexia a dizer q um Slb campeão seria óptimo p/...ler comentário completo »
BA
SC_Portugal
2013-05-12 13h45m por bandulho
Em parte é verdade que a construção do plantel não foi a melhor porque há algumas carências nos laterais e meio campo, mas o benfica soube aguentar-se até ao fim, até que ele resolveu pôr a equipa titular também na LE.

Se se vir bem, o Andre Gomes quando voltou de lesão nunca mais jogou tanto como na 1metade da época.

Se queriam promover jogadores da equipa B já que no meio campo havia e há lacunas, porque não dar oportunidade ao Miguel Rosa, que pelo que se ...ler comentário completo »
jogos históricos
U Sábado, 11 Maio 2013 - 00:00
Dragão
Pedro Proença
2-1
Kelvin 90'
Lima 19'
Maxi Pereira 26' (p.b.)
Tópicos Relacionados
NOTÍCIAS
FC Porto
Playmaker
Duas épocas não chegaram para ser campeão
Apesar de ter estado dois anos ao serviço dos dragões, Juan Quintero foi o único dos sete colombianos que passaram pelo FC Porto a não vencer um campeonato.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
LE
leoleoleo 01-09-2015, 17:06
PE
Pecado 01-09-2015, 17:00
Zizzurry 01-09-2015, 17:00
PE
pedrosousafcp 01-09-2015, 16:58
BA
banza 01-09-2015, 16:56
chieffkeef 01-09-2015, 16:54
FC
FCP_CAMPEAO70 01-09-2015, 16:53
PE
pedrosousafcp 01-09-2015, 16:52
GL
glorieus 01-09-2015, 16:51
RF
rfdfs19 01-09-2015, 16:51
PortoAves 01-09-2015, 16:49
chieffkeef 01-09-2015, 16:48
SN
SnapYoda 01-09-2015, 16:48
CA
caltuga 01-09-2015, 16:47
crotifru 01-09-2015, 16:46