placardpt
    Benfica vence na Madeira

    Águia já ensaia o bailinho do título (1x2)

    Fim de espetáculo na 27ª jornada da Liga portuguesa. Restava a atuação do líder Benfica na ilha da Madeira, frente ao Marítimo, que terminou com mais um passo de dança encarnado rumo ao título. O Benfica ganhou por 2x1 e pode começar a preparar o salão de festas.

    Benfica “entrega” o título à Luz

    Na digressão à Madeira, o Benfica cumpriu com distinção um dos últimos ensaios gerais para o momento do título. Ainda que negado por Jorge Jesus, o Marítimo constituía o último grande teste à performance do líder antes de ficar com o 33º campeonato pronto a colher. Faltam seis pontos ao Benfica para o celebrar; seis pontos que deixam de depender do clássico do Dragão, onde por enquanto existe uma pré-reserva matemática para a festa de campeão.

    Marcado a “vermelho” entre duas noites europeias na agenda da águia, o compromisso interno no “Caldeirão” dos Barreiros assumia aos olhos de benfiquistas e portistas uma espécie de fronteira sem regresso na questão da entrega do título nacional.

    Lima abriu o marcador logo aos cinco minutos ©Catarina Morais
    A realidade dos números – e o desequilíbrio de forças – para o que resta da temporada assim o pintam, com o Benfica a receber no Estádio da Luz o Estoril Praia (28ª jornada) e o Moreirense (30ª) no que falta de estrada; em teoria, dois jogos de ‘seis pontos’ para os comandados de Jorge Jesus, os tais seis que faltam para a festa no Marquês de Pombal, sem que para isso seja preciso incluir nas contas o jogo do Porto.

    Uma entrada de sonho e uma parte de pesadelo

    Jorge Jesus tinha entreaberto a porta a algumas surpresas maiores na Madeira; a prática confirmou-o em parte, sem que nisso se visse uma revolução. André Almeida foi lateral esquerdo na vez de Melgarejo, naquela que foi mesmo a única alteração de costumes. Cardozo começou no banco e viu Rodrigo fazer dupla com Lima; já Luisão regressou ao posto de «comandante» depois da ausência por lesão na Turquia. Do outro lado, Marakis foi o «trunfo» de Pedro Martins, que viu a sua equipa amarrar o líder às cordas na primeira parte.

    Mas é na entrada de sonho para as águias que nos focamos por enquanto. Minuto cinco, Márcio Rozário entra com tudo sobre Lima e provoca grande penalidade – tão disparatada quanto desnecessária. Lima queixou-se do toque mas bateu tranquilo para uma vantagem tão madrugadora que tirou o Benfica do jogo. Tornou-se com o avançar dos minutos um absurdo ver a equipa de Jorge Jesus disposta sobre o relvado; apática, lenta e aborrecida.

    Para lá da «oferta» de Márcio Rozário, o Benfica nunca mais chegou com perigo à baliza de Salin no primeiro tempo. Foi o Marítimo a ditar as leis, a comandar a partida e à procura de repor a verdade no marcador; verdade, essa, que ao intervalo podia – e devia – ter sido contada com a vantagem madeirense. Primeiro porque o livre de Márcio Rozário (7’) foi devolvido pelo poste, depois porque Igor Rossi cabeceou à figura de Artur (31’). O Marítimo fazia pela vida e o Benfica entregava-se à nulidade do seu jogo; e pagou – bem – por isso.

    Já depois de Luisão ter desviado um remate de Sami que quase traía Artur (40’), Igor Rossi reapareceu na área encarnada com a cabeça – agora no lugar – para fazer o empate. Foi aos 42 minutos, num cruzamento da direita e ao segundo poste, em novo lance de total desorientação encarnada. Quem se esqueceu de Igor Rossi?

    ©Catarina Morais
    Benfica apareceu com meia parte de atraso

    Com uma parte de atraso, lá chegou o Benfica ao jogo. De atitude renovada e futebol mais intenso, o Benfica esbarrou em nova vantagem na trapalhice de Rodrigo e nos ferros da baliza maritimista. Em 10 minutos, a águia produzia mais do que em toda a primeira parte, sempre com Lima na linha da frente do jogo encarnado. Aos 50’ serviu Rodrigo que, isolado, atirou fraco e ao lado; três minutos depois atirou à trave após assistência de Matic e aos 55’ voltou a perder o duelo com o ferro, num desvio ao primeiro poste.

    A nova vida do Benfica só torna ainda mais inexplicável o apagão do primeiro tempo. Passou a haver mais Salvio, mais Lima – sempre o melhor – e coube a Ola John (muito apagado) sair para a inevitável entrada de Óscar Cardozo, aos 60 minutos. Pouco depois voltou a ser Lima a disparar, mas a bola bateu num defesa madeirense. Carregava o Benfica, mas continuava a faltar o essencial: o golo que devolvesse o título à distância de seis pontos.

    Esse momento estava reservado para os 72 minutos, colocando – tal como na primeira parte – um pingo de justiça no jogo. Matic, que voltou a ser farol e âncora do futebol encarnado, lançou Salvio na direita, o argentino fintou e cruzou e Igor Rossi desviou de forma infeliz para a baliza de Salin, devolvendo a vantagem ao Benfica nos Barreiros. A partida acabaria assim, com uma vitória justa mas escrita por linhas tortas.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LI
    stanpanan
    2013-04-30 15h46m por like_sport
    Correto.
    LI
    Só para corrigir
    2013-04-30 14h30m por like_sport
    O Benfica está a 5 pontos de ser campeão, não a 6.
    LI
    Ainda nada está ganho. . . .
    2013-04-30 14h25m por like_sport
    Pessoalmente não gosto de ver os comentários a dizer que o campeonato está no papo, que está ganho, etc. O Benfica tem um jogo com o Estoril bastante dificil, contra uma equipa que está a jogar bem, com pressão de ganhar e mais uma vez depois de um jogo da Liga Europa que vair ser desgastante de certeza. Depois vai ao dragão em que qualquer resultado é possível mas que a vantagem está do lado do Porto pq joga em casa e tem a equipa muito mais fresca. Por fim recebe o Moreirense, se tiver...ler comentário completo »
    PO
    REUS
    2013-04-30 13h58m por pokersoul93
    Claro que vão ser roubados. . . vocês são sempre eliminados por culpa dos árbitros, não é pela má exibição que o Benfica pode fazer nem pela qualidade do adversário.
    Achas que o Platini ia prejudicar o futebol europeu tanto assim? É que obviamente a melhor final que pode existir de modo a atrair pessoas ao estádio de Amesterdão é um Benfica-Chelsea. . . por isso parem lá com as desculpas. Vocês têm tudo para chegar à final, não culpem é os arbitros antes do jogo começar (habitual)
    NI
    REUS
    2013-04-30 13h18m por nico_gaitan20
    Mas deve ser.
    RE
    nico_gaitan20
    2013-04-30 13h17m por REUS
    será???

    não devia ser já.

    mas sim depois do jogo de quinta xD

    até logo
    NI
    REUS
    2013-04-30 13h16m por nico_gaitan20
    RENOVAÇÃO DE JJ, VAI SER OFICIALIZADA
    RE
    Benfica
    2013-04-30 13h14m por REUS
    agendou uma conferência de imprensa para as 18h de hoje.

    não falam o motivo para tal. . .
    NA
    . . .
    2013-04-30 13h04m por NADASL
    Como benfiquista nao gostei nada dos festejos. Ainda faltam 3 jogo. E na minha opiniao (a mais pessimista) creio que vamos perder no dragão. Portanto são 2 jogos em casa com a obrigaçao de vencer. Não vai ser facil.
    RE
    the_reader
    2013-04-30 12h45m por REUS
    na ultima eliminatoria na luz, tambem foi um frances.

    pois não sei se o platini pensa o mesmo
    Benfica
    2013-04-30 12h44m por BenficaParaSempre
    Como benfiquista não gostei da exibição no geral, então aquela primeira parte foi um bailinho que levamos. Nem tão pouco gostei dos festejos no final, ainda não tá nada ganho e mandar foguetes ainda com 6 pontos por ganhar foi uma má ideia na minha opinião. Mas seja a jogar bem ou a golear, sejam em jogos difíceis ou fáceis o que importa é ganhar. Siga para a Europa
    TH
    REUS
    2013-04-30 12h43m por the_reader
    Lol já começam as teorias da conspiração?

    Se formos por aí para a Uefa até é melhor um Benfica Chelsea para as audiências !
    RE
    benfica - fener: já fomos.
    2013-04-30 12h41m por REUS
    árbitro francês.

    platini corrupto nao dorme
    TH
    Está entregue
    2013-04-30 12h35m por the_reader
    Por mais que me custe dizer isto, o titulo está entregue ao Benfica ! Na luz o Benfica não dá hipotese! Acho que aconteceu um bocado ao Benfica este ano o que aconteceu ao Porto o ano passado que é mesmo em jogos em que o Benfica não joga nada ou muito pouco consegue ganhar o jogo , é o que se chama estrelinha de campeão!
    unreal_returns_ ch_zh // Reparos
    2013-04-30 12h28m por Raen
    Ninguém contestou a prestação do árbitro, do que li dos comentários de ontem ;-)

    Para os que contestam algo, o 1º lance sobre o Cardozo podia dar para os dois lados, mas a decisão de nada assinalar é a mais correcta a meu ver, ainda que o jogador do Marítimo apanhe as pernas do Cardozo em "tesoura" depois de ter cortado a bola e ela ainda estar jogável - se o Cardozo não se tivesse atirado ao chão também ajudaria. . .

    No 2º lance, um pouco do mesmo, houve con...ler comentário completo »
    IS
    E pluribus unum
    2013-04-30 11h25m por Isaias_SLB
    CARREGA BENFICA RUMO AO TITULO! O resto são aziados e malta do meio da tabela!
    CARDOZO
    2013-04-30 11h21m por angelito007
    ERA PENALTI SIM
    YA
    pepe1968
    2013-04-30 11h16m por yadlek2
    Penalti sobre o Cardozo?! LOOOOOOOOOOL Apenas se estava sempre a fazer ao penálti, não foi à tôa que viu 1 amarelo por simulação.
    YA
    puntskapuntz
    2013-04-30 11h15m por yadlek2
    Continua a escrever e a cantar isso, ah e reservem tbm a rotunda da boavista como fizeram em 2010 na semana que iam ao Dragão e dps acontece-vos como em 2010, com -1 jogador demos 3-1 ;) E tiverem de enfiar as canas dos foguetes num orifício e aguentar até à ultima jornada e este ano não irá ser excepção. Se nós com um treinador fraquinho acabamos o campeonato, até agr, sem derrotas, e vocês vêm-se fudidinhos para ganhar o campeonato então imagina nós com um treinador em condições ;) Sempr...ler comentário completo »
    Jameslucho
    2013-04-30 11h05m por JimMorrison via mobile
    :)))))
    CO
    que saudades. . .
    2013-04-30 10h38m por cocas
    Que saudades tinha eu de ver este pais animado e feliz. . .

    Fico feliz. . conheço tanta gente que raramente festejou ter o seu clube em 1º
    Ainda e cedo
    2013-04-30 10h36m por JimMorrison via mobile
    Ganhamos bem! Boa segunda parte, so espero que tenha continuação na quinta feira. E sinceramente, como benfiquista nao me interessa ser campeão no dragão. Vou lá estar, é certo e gostava de lá festejar, mas preferia chegar lá campeão. Dava para pensar ja numa possível final da LE, gerir plantel e ter todas as possibilidades de fazer um triplete. Mas, caros benfiquista, AINDA NAO GANHAMOS NADA!!!

    Deixo so uma "boca" para o barulho :). De árbitros ja ninguém fala, certo?
    SL
    Benfica
    2013-04-30 10h00m por slb1994
    Vitoria justa e indiscutivel. . .
    Depois do Benfica ficar com 4 pontos de avanço , avaliava com cerca de 55/60 % de hipoteses de ganhar o campeonato. . .
    Depois de ganharmos varios jogos seguidos , culminando com vitorias principalmente com Olhanense e Sporting e com o caminhar para o fim da epoca , dei cerca de 75/80 % de probabilidades. .
    Com esta vitoria , penso que temos cerca de 90 % de sermos campeoes, temos tudo a nossa disposiçao. .
    Ainda por cima o P...ler comentário completo »
    Cantiflas
    2013-04-30 09h48m por vmjs
    aí está atitude. . o Benfica mereceu sofrer o golo. . pois estava apático. . sem se mexer em campo. . .

    Cantiflas
    2013-04-30 09h39m por vmjs
    tava convencido que era o Rio Ave mas tens razão é o Paços de Ferreira. . o que ainda agrava mais a situação do porto pois o paços ta a lutar pela champions. .

    Sim mas o Benfica nada fez para chegar ao 2-0. . . o benfica dpx do penalty não fez nada. . uma apatia que não se percebe. . . acabou a primeira parte e não vi uma defesa do Salin. . . o marítimo mereceu o empate na primeira parte. . .

    quero um benfica com atitude. . e talento não falta. . . temos jogadores...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Segunda, 29 Abril 2013 - 20:00
    Estádio do Marítimo
    Manuel Mota
    1-2
    Igor Rossi 41' 72' (p.b.)
    Lima 5' (g.p.)
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Mercado
    Oficial
    Já é oficial: Ana Teles vai prosseguir a carreira ao serviço do Djurgarden. A jovem extremo, de 23 anos, foi anunciada, esta quarta-feira, como reforço da ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Blueonblue 24-04-2024, 17:11
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:10
    Blueonblue 24-04-2024, 17:08
    MiranPavlin8 24-04-2024, 17:08
    Blueonblue 24-04-2024, 17:02
    Blueonblue 24-04-2024, 16:58
    fcpinvicta 24-04-2024, 16:58
    Inuyashapt 24-04-2024, 16:47
    Blueonblue 24-04-2024, 16:45
    Platinum-Returns 24-04-2024, 16:44
    avense2015 24-04-2024, 16:36
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 16:33
    pedrorosa107 24-04-2024, 16:19
    A_Drifter 24-04-2024, 16:03
    O_Pestinha666 24-04-2024, 15:59
    BurroDeBancada 24-04-2024, 15:54