Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Taça da Liga
SC Braga vence FC Porto

Vira o disco e toca o SC Braga (1x0)

2013/04/13 21:42
Texto por José Bragança

Depois da derrota para o campeonato no Dragão (3x1), virou o disco mas, desta vez, a vitória foi para SC Braga que venceu o FC Porto (1x0) e conquistou a Taça da Liga, este sábado, na final da competição, em Coimbra. A equipa sucede ao Benfica que venceu as últimas edições da prova.

FC Porto seguro, SC Braga mais dinâmico no ataque

Uma final é sempre um jogo diferente e especial. Os jogos decisivos, seja na Liga dos Campeões ou na Taça da Liga, têm a sua linguagem, uma espécie de léxico próprio, frequentemente não percetível para quem não é da 'seita'.

Para portistas e minhotos não foi, claro está, a primeira vez que marcaram presença numa final de uma competição.

Na cidade do Conhecimento, ambos repetiam a célebre final de 18 de maio de 2011, naquele dia em que o país, pela primeira vez, teve duas equipas numa final europeia, ganha pelo FC Porto, graças a um golo de Radamel Falcao.

Cerca de dois anos depois, os clubes nortenhos voltaram a uma final, ainda que esta sem o glamour ou encantamento de uma prova europeia. No entanto, havia um troféu para conquistar.

Rumo Coimbra, o caminho fez-se por uma estrada comum: vencendo tudo e todos. SC Braga e FC Porto encontravam-se para um duelo inédito na Taça da Liga e ambos sabiam que o regresso a casa tinha (obrigatoriamente) de ser mais feliz para uns... do que para outros. Assim é a lei do futebol.

Abdoulaye foi a surpresa no onze portista mas acabou por ser expulso ©Carlos Alberto Costa
A Taça da Liga, que ao longo dos seus anos foi fustigada por uma série de críticas, passou (e não vale a pena dourar a pílula) de repente a funcionar como uma espécie de objetivo 'interessante'.

Deste modo, o estádio da Académica - casa da final desta prova nas últimas épocas - vestiu-se de gala para o duelo entre dois velhos conhecidos do futebol português.

Nas bancas, adeptos de uma e outra equipa estavam apetrechados com cachecóis, camisolas e bandeiras, enquanto tentavam animar e apoiar os seus jogadores.

Em Coimbra, apareceu um SC Braga forte e apostado em conquistar a Taça da Liga. Os minhotos, única equipa portuguesa que esta época foi capaz de vencer o FC Porto (em jogo da Taça de Portugal), tentou, com cautelas, pegar no jogo e ameaçar as redes azuis e brancas.

Os primeiros minutos mostraram duas equipas sem querer correr grandes riscos. Ambos os técnicos apostaram na segurança defensiva e não admira, por isso, que nenhum dos conjuntos tenha mostrado ascendente nas primeiras jogadas do encontro.

Ainda assim, a primeira (e única) oportunidade de golo pertenceu ao FC Porto. Aos 10 minutos, Defour, na esquerda, cruzou para o interior de área com Jackson a desviar ao primeiro poste, mas James Rodríguez, ao segundo poste, chegou ligeiramente atrasado para fazer o golo!

Com a derrota no Dragão (3x1), na passada segunda-feira, ainda na memória, o SC Braga tentou realizar uma partida equilibrada mas o FC Porto mostrou mais controlo emocional e tático na partida.

Os guerreiros do Minho, que andaram quase sempre longe da baliza de Fabiano Freitas, praticaram um futebol eletrizante mas sem criar real perigo à defesa portista, onde Abdoulaye (hoje a surpresa no onze de Vítor Pereira) acabaria por ser a figura da primeira parte.

O central azul e branco - que fez dupla com Mangala - derrubou Mossoró, perto do intervalo, dentro da área. O árbitro não teve dúvidas e assinalou a grande penalidade, mostrando o segundo amarelo (e respetivo vermelho) ao central portista. Chamado a marcar, Alan atirou a contar e colocou os minhotos na frente, aos 45+2'.

No final da primeira parte, a equipa de Braga vencia pela margem mínima.

SC Braga a perdoar golos na frente, FC Porto a dar tudo em busca do golo

No regresso do descanso, Vítor Pereira tirou Lucho e colocou Otamendi. Mas seria o SC Braga abrir as hostilidades, com um cabeceamento sensacional de Mossoró, aos 50 minutos, mas Otamendi limpou.

Com mais um jogador em campo, o SC Braga tentou aproveitar a superioridade numérica!

Seguiram-se dez minutos de perigo com os minhotos a desperdiçarem muitos golos. Aos 67', por exemplo, Rúben Micael falhou de forma incrível um golo feito; Alan entrou sobre os centrais, fintou o guarda-redes do FC Porto e assistiu Rúben Micael que estava sobre direita, mas o desvio não aconteceu a tempo e a bola foi ao poste.

Responderam os portistas, já com Kélvin em campo. Jackson Martínez, à entrada da área do SC Braga, trabalhou bem, ganhou espaço mas rematou ligeiramente ao lado da baliza de Quim. Ainda se gritou golo nas bancadas do estádio.

Com o FC Porto lançado no ataque, Fabiano foi gigante na baliza portista. Aos 88', o brasileiro travou um belo remate de Hugo Viana! O SC Braga esteve muito perto do segundo mas o guardião portista brilhou na baliza.

O tempo ia passando, Mangala passava a avançado. Havia mais espaço na defesa portista mas os minhotos não aproveitavam para fechar o jogo.

Sonhavam alguns adeptos portistas, enquanto outros abandonavam o estádio.

Ainda assim, João Capela apitou para o final do jogo e o SC Braga fez a festa. A taça foi para o museu arsenalista.

Confrontos na bancada dos bracarenses
Os adeptos do SC Braga envolveram-se em confrontos nas bancadas do estádio
Paulo Bento em Coimbra
O selecionador nacional, Paulo Bento, marcou presença na triubuna VIP do estádio
Repetições no ecrã
O jogo foi transmitido no ecrã gigante do estádio com direito a repetições, ao contrário do que é normal

 

 

 

 

 

 

Comentários (257)
Gostaria de comentar? Basta registrar-se!
motivo:
CH
like_sport
2013-04-15 17h29m por chavesbra
lava os olhos que essa vermilhão toda tolda-te a visão, e encolhe-te o cerebro
LI
chavesbra
2013-04-15 16h02m por like_sport
Fazes-me lembrar o bla, bla, bla wiskas saquetas. . . .
1º O Jorge Jesus perdeu 5-0 no dragão, não foi na luz.
2º A única coisa que concordo contigo, toda a gente falha, vários treinadores falham, há uns que falham mais que outros por isso é que se diz que "este" é melhor que o "outro".
3º Andas a ver muito mal, no jogo Malaga porto, o jogador do porto é expulso na segunda parte e o segundo cartão amarelo não deixa dúvidas a ninguém. Como podes falar em roubo qua...ler comentário completo »
CH
Já agora. .
2013-04-15 15h05m por chavesbra
O Porto até não jogou mal e o que agora é um treinador mau e uma equipa a jogar mal, podia ser diferente, neste jogo para quem quiser ver não existe penalti, e não estou a dizer que foi roubo. . . até eu fiquei com a sensação que era penalti, no entanto depois de ver a repetição só vê aí penalti. . . quem não quiser ver a verdade (aquela verdade desportiva que alguns tanto apregoam), mas o Porto viu-se a perder e com um jogador a menos toda a 2ª parte e o Braga só criou real perigo quando ...ler comentário completo »
CH
Observação
2013-04-15 14h52m por chavesbra
Primeiro queria perguntar a algumas personagens que por aqui andam, onde ouviram dirigentes, treinadores ou jogadores do Porto a dizer que a taça da cerveja não presta ou não é para ganhar? (eu pessoalmente prefiro a Super Bock). O que eu sempre ouvi e concordo plenamente é que de todas as competições esta é a menos importante, sendo que o Porto já foi eliminado de outras competições é normal que esta subisse de importância para o Porto não invalidando que continue a ser a menos importante e...ler comentário completo »
pedro16922
2013-04-14 23h25m por unreal_returns_ch_zh
gozo é ler certos comentarios de tipos como tu, quando estao bem andam de peito feito, quando estao mal escondem. . se LOOL
TI
ÂSIA DO TREINADOR FCP
2013-04-14 20h40m por tiagovideira
"ESTE JOGO FOI DECIDIDO COM UM ERRO DE ARBITRAGEM" disse Vítor Pereira depois do jogo , mas na verdade estava com âsia por ter perdido e só não levou mais porque os do Braga desperdiçaram muitos golos
Bom jogo pela parte do Braga
AZ
Parte Boa
2013-04-14 20h39m por Azigoth_2
A boa noticia desta derrota é que so ja temos mais 7 jogos com o Vítor Pereira a frente da equipa

:)

O mau futebol do F. C. Porto esta a acabar!
. . .
2013-04-14 20h01m por franck123
Grande Braga, apesar de ser um titulo que n influencia nada.
JA
puntskapuntz
2013-04-14 17h20m por ja_so_faltam_7

Já vi que não percebeste.

A outra foi perdida para o LB.
HE
VP
2013-04-14 15h34m por henriquemarr
So ha um culpado nesta derrota: Vitor pereira, apostou num central sem ritmo para uma final. . nao sei qual era a sua estrategia. E ainda por cima no final do jogo veio falar de arbitragens? Esteve muito mal. . nao e treinador para o porto!
LU
Porto
2013-04-14 15h06m por luispintu
Penso que foi uma vitória justa do Braga, secalhar um pouco mais por desmérito do Porto do que propriamente mérito do Braga.
Como benfiquista que sou, acho que se o Porto jogar como jogou ontem no Dragão contra o Benfica (falo também na primeira parte, visto que na segunda estavam a jogar com menos 1) duvido que consiga vencer este Benfica.

Quanto ao senhor Vitor Pereira, mais uma vez, eu recomendava ir ao oculista, porque não sei como no final do jogo vai dizer que...ler comentário completo »
penalty do abdoulaye
2013-04-14 15h03m por gverreiro13
Para mim, é penalty e é bem expulso e vou justificar o porque. . .

1º houve contacto entre os jogadores. o Mossoro, forçou o penalty, isso é certo. Mas se o abdoulaye n esticasse a perna, o mossoro caia sozinho, levava amarelo por simulaçao e tava feito. Mas quando viu a perna esticada a sua frente, so teve de desviar a bola para o jogador n tocar na bola e deixar-se cair. Abdoulaye, n tocou na bola, impediu a progressao do mossoro, penalty bem assinalado.
ler comentário completo »
LF
TR1BUNALRUBRONE GR0
2013-04-14 13h58m por LFC_fan
Então estas a chamar incompetente ao Mourinho. . LOOOL. . Armam-se em inteligentes mas depois são mais uns energúmenos. . Rennie que isso passa
JA
já chega
2013-04-14 13h52m por Jackson9
este treinador só faz os adeptos do porto passarem vergonhas
DA
TR1BUNALRUBRONE GR0
2013-04-14 13h51m por darr
«3- [. . . ] incompetentes por natureza porque são humilhados constantemente quando os adversários tem um treinador a sério( [. . . ], acabar a mais de 20 pontos do primeiro. . . ). »

Então assim sendo, José Mourinho é um treinador que é incompetente por natureza, visto que está 13 pontos do primeiro lugar e se continuar assim acaba o campeonato a 18 do líder. É esse o teu ponto de vista? Ou só conta MESMO a partir dos 20 pontos? Ps: O "incompetente" do José Mourinho está a...ler comentário completo »
HA
jogo
2013-04-14 12h56m por Halibut
Como portista defendi o VP, mas ontem chegou o limite, não foi azar no jogo, foram más opções técnicas, quando comecei a ver o jogo surpreendeu-me o ver o Abdoulaye no 11, pensei que tivesse algo mal com o Otamendi, depois vejo que ele estava no banco, o Defour até joga bem mas é a médio centro, parece que o VP tem medo, sem menosprezar o Braga o Porto neste jogo só tinha que jogar com uma equipa de ataque, já não bastava termos o adaptado james e ele não coloca nem um extremo de raiz? Chega, próxima época que venha outro.
RO
braga
2013-04-14 12h50m por RocketMan10
Na minha opinião a vitoria foi justa, pois o Braga teve muitas oportunidades, mas digo uma coisa o lance do penalty estragou o jogo todo, porque estava a ser um jogo muito equilibrado. Quanto ao lance do penalty o Mossoró criou contacto com o Abdulaye, ou seja roçou-se na perna do jogador do porto e caiu, para mim nao era penalty pois vi varias vezes a repetição. Mas devo dizer que o mossoró tem muito jeito para simular penaltys.
ZZ
Correção
2013-04-14 12h39m por zzship via mobile
*Einstein
ZZ
Enstein
2013-04-14 12h38m por zzship via mobile
Voltam as teorias onde se recorrem as leis da física e princípios de enstein para tentar explicar que nao se pode marcar penaltis contra o Porto em circunstancia alguma. . .

Tanto conteudo teórico e explicações que roçam a publicação de um artigo cientifico, quando apenas valia a pena ver a imagem do lance que nao deixa duvidas a ninguém. . .

Os penaltis sao para ser assinalados quer se goste ou nao se goste, e para o Porto ate foi bom assim, eles nao queriam ...ler comentário completo »
PI
1oFCP
2013-04-14 12h26m por Pirisca
Este penalty é como aqueles em que o avançado vai isolado e o gr sai, e ao fazer a estirada o avançado desvia a bola e torna o contacto/falta inevitável.

PI
TR1BUNALRUBRONE GR0
2013-04-14 12h07m por Pirisca
Fica lá com o competente do VP q eu fico com o incompetente do JJ, no fim ficamos os dois contentes. . . LOL

O VP vai sair do FCP e vai para a grécia, chipre ou roménia q sao os mercados q os empresários conseguem arranjar a este tipo de treinadores.

O JJ ganha 4M por ano, só há no mundo 14 treinadores q ganham mais q ele, todos de selecções ou clubes de top, é natural q n sendo ele treinador para um clube de top na europa, n haja outros clubes a cobrirem um ...ler comentário completo »
PI
1ºFCP
2013-04-14 12h01m por Pirisca
Penalty mal assinalado? e eu ainda acreditei q estavas a fazer uma análise séria, por amor da santa. . . .

O penalty é evidente.

Ali ou o defesa deixava passar ou se vai ao lance faz falta, e ele foi. .

No resto da tua analise, esqueceste-te de referir o "caso" kleber/JM/Liedson, q só ainda n deixou a nu a clara falha do FCP, pq o JM ainda n se lesionou ou ficou jogos de castigo, pq senão era mais um para juntar ao ramalhete.

...ler comentário completo »
XI
Melões
2013-04-14 11h49m por XicoSintrense
Para quê tanta conversa??? Eh pah. . . foi mais uma Taça da Carica perdida !!! Mas pelos vistos, a Taça da Carica perdida fez "mossas" à chegada ao Dragão esta noite. Parabéns ao SC BRAGA pela vitória na TAÇA DA LIGA !!!
TA
arbitro
2013-04-14 11h21m por tavares80
eu nao vi o jogo porque nunca vejo os jogos do porto a nao ser que joguem contra o benfica mas segundo o jornal record o central do porto devia ser expulso logo aos 17 min e ruben micael aos 35 min. . . v pereira e um pessimo treinador, nem sei onde pc andava com a cabeça quando contratou este nabo. . .
LO
ViboPORTO
2013-04-14 10h09m por louco_pelo_benfica
Tens razão , tens 0 titulos esta epoca ( sem falar da supertaça que é jogada em Agosto mas é referente a ultima epoca )
jogos históricos
USaturday, 13 April 2013 - 19:45
Cidade de Coimbra EFAPEL
João Capela
1-0
Alan 45' (g.p.)
Tópicos Relacionados
NOTÍCIAS
América do Sul
Crónica
Argentina está na final!
Caro leitor, não se deixe enganar pelo resultado. Foi goleada, foi jogo de muitas oportunidades por parte da Argentina e vitória justa, mas, ao intervalo, o 2x1 enganava e esse descanso ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
JA
jamesnunez95 01-07-2015, 02:49
FC
FCPManiac 01-07-2015, 02:42
JA
jamesnunez95 01-07-2015, 02:41
TO
tommytommy 01-07-2015, 02:38
FC
FCPManiac 01-07-2015, 02:33
KU
Kurika 01-07-2015, 02:12
JE
jeje 01-07-2015, 02:11
JD
JD89SLB 01-07-2015, 02:06
PA
paiva1996 01-07-2015, 01:59
Luis_FCP1980 01-07-2015, 01:51
PA
paiva1996 01-07-2015, 01:51
PU
Punkt 01-07-2015, 01:48
JU
Junuzovic16 01-07-2015, 01:34
AZ
Azulforte 01-07-2015, 01:34
AZ
Azulforte 01-07-2015, 01:32