placardpt
    VP antevê Rio Ave

    Vítor Pereira: «Este é o momento»

    2013/02/21 13:41

    «Este é o momento» é a ideia mais repetida por Vítor Pereira na conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, que serviu de projeção ao jogo com o Rio Ave, marcado para as 20h15 deste sábado. O treinador dos dragões diz que o campeonato está a entrar numa fase decisiva, lembra que a receção aos vila-condenses antecede a ida a Alvalade e por isso sublinha a importância de um triunfo sobre a equipa de Nuno Espírito Santo.

    De forma sucinta e concreta, Vítor Pereira começou a conferência de imprensa enumerando três motivos para a sua equipa abordar o jogo com o Rio Ave com «a mentalidade correta e ajustada».

    «O Rio Ave fora de casa é uma equipa perigosíssima, em nove jogos tem seis vitórias, o que quer dizer alguma coisa. Nos últimos seis jogos tem apenas uma derrota, tem qualidade individual, coletiva e tem provado isso ao longo do campeonato, no qual é uma das sensações. Em segundo lugar, vimos de um jogo da Liga dos Campeões, extremamente desgastante, fundamentalmente ao nível emocional. Estes jogos provocam grande desgaste emocional, exigem níveis de concentração altíssimos e recuperar disso leva o seu tempo. Em terceiro, o campeonato é o nosso objetivo da época, andamos desde a primeira jornada focados para o vencer, já ultrapassamos muitas dificuldades, temos trabalhado muito para chegar ao fim no primeiro lugar e o campeonato aproxima-se de uma fase decisiva», elencou o treinador dos dragões.

    Por tudo isto, Vítor Pereira quer que a equipa azul e branca entre em campo com «uma mentalidade forte», certa das «dificuldades» que vai encontrar mas «consciente» da sua «força como equipa».

    O jogo com o Rio Ave sucede ao triunfo sobre o Málaga, na Liga dos Campeões. O treinador dos azuis e brancos garante que essa partida já está fora da cabeça dos jogadores.

    ©Catarina Morais
    «Os jogadores querem ganhar o campeonato, é o título máximo em Portugal, é o que todas as equipas ambicionam. Não tenho dúvidas de que os jogadores estão completamente focados e motivados e percebem que este é o momento. Uma coisa é receber o Rio Ave há dez jornadas atrás, outra é receber o Rio Ave numa altura destas. É um jogo importante, que antecede uma ida a Alvalade. É um momento importante do campeonato, que os jogadores percebem e estão motivadíssimos para ganhar o campeonato. Com certeza que a equipa estará pronta para dar uma resposta ao nível da exigência do jogo», afiançou, recusando abrir o jogo quanto aos que irão ser escolhidos para jogar, uma vez que Alex Sandro e Mangala não jogam por castigo.

    «Posso garantir que a equipa não vai sentir a falta de ninguém porque apesar de estarmos a falar de dois jogadores que têm jogado sempre, com o ritmo competitivo no máximo, tenho a certeza que quem jogar dá garantias à equipa. Já perdemos o jogador A, B ou C e a equipa continuou a produzir. Valemos como equipa».

    Discorda de JJ

    Instado a comentar as recentes declarações de Jorge Jesus, treinador do Benfica, que afirmou esta semana que a equipa que abandonar as competições europeias mais cedo tem vantagem na luta pelo título, Vítor Pereira diz que «respeita» a «posição» do treinador das águias mas acaba por discordar.

    «Acredito que é possível ser campeão e manter as aspirações na Champions, se não não valia a pena tanto trabalho para continuarmos em prova. Acredito que é possível fazer uma gestão de forma a estarmos bem, a desligarmos o chip da Liga dos Campeões e a voltarmos ao do campeonato, que é uma luta, tem sido bonita entre as duas equipas e acredito que se vai prolongar ainda durante algum tempo, mas que não invalida as nossas aspirações também na Liga dos Campeões».

    Apesar da discordância, Vítor Pereira aproveitou para repetir uma frase, e objetivo, já muito badalado esta época, mas lembrou do aliciante que representa disputar a maior prova de clubes do Mundo.

    «Não é segredo que o nosso principal objetivo é o campeonato e acredito que dos nossos adeptos. Mas a prova que me dá mais prazer, a treinadores e a jogadores, é a Liga dos Campeões, é a maior prova da UEFA, dizer que não nos entusiasmamos com uma prova como esta não estaria a ser verdadeiro. Estamos focados no campeonato, este é um momento importantíssimo na luta pelo título e quando chegar a altura da Champions, cá estaremos para dar a resposta e fazer a gestão necessária».

    Adeptos como desbloqueadores de jogo

    Os dois pontos perdidos com o Olhanense, apesar de serem passado, deixaram lições para o futuro e por isso, Vítor Pereira deixou um apelo aos adeptos, para que ajudem a equipa a desbloquear os jogos o mais cedo possível.

    ©Carlos Alberto Costa
    «Todos neste clube estão habituados a viver de títulos e a massa associativa também. Este é o momento em que o entusiasmo transmitido de fora para dentro do campo pode fazer a diferença. Quando os jogos não estão desbloqueados, o desbloqueio vindo de fora, de carinho, de apoio, de orgulho dos adeptos para com a equipa e da equipa para com massa associativa. É fundamental, numa altura destas em que estamos taco a taco a disputar o campeonato, em que estamos envolvidos numa fase importante da Liga dos Campeões. Mesmo com sacrifício, é fundamental que os jogadores sintam carinho, orgulho. Daí o meu apelo. É este o momento, o nosso momento, de garantirmos títulos e é para isso que trabalhamos desde o primeiro dia».

    «Não sabemos jogar de outra forma»

    Vítor Pereira já o disse recentemente: agora é que a equipa azul e branca joga como ele sempre quis. O treinador arrisca até a dizer que a equipa não sabe jogar de outra forma e diz que há um ADN FC Porto.

    «Nós apresentamos uma matriz de jogo, temos um ADN próprio que é muito fácil de identificar e que se baseia em dois princípios fundamentais, ter bola e tirar iniciativa ao adversário. Ter bola para impormos o nosso jogo e logo que a perdemos queremos recuperá-la o mais depressa possível. Para se conseguir isso não posso trabalhar de uma forma numa semana e na semana seguinte, porque vamos jogar para a Liga dos Campeões, apresentar aos jogadores uma proposta completamente distinta que eles não entendam, que não se identifiquem, que não partilhem, em que não se sintam confortáveis, isso seria de uma incoerência total. Nós queremos ganhar os jogos na Liga dos Campeões ou no campeonato se possível sustentados na nossa ideia de jogo. Arrisco a dizer que não sabemos jogar de outra forma».

    Notícia atualizada

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    RIO AVE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ME
    sinto
    2013-02-22 12h02m por Menaco23
    que vp tem fazer gestao jackson principalmente, para o nao sujeitar uma lesao muscular prolongada, depois dakela primeira parte explosiva contra malaga, notouse quebra na segunda. . . é o momento de aparecer liedson. . . . para proximo jogo ja vai ter por maicon e quino, nao acredito que mexa mais, mas jackson e luxo sao principais fazer gestao. . . james precisa ainda jogos
    credo
    2013-02-21 20h23m por RicardoJRPereira
    A última frase é para o Jorge Jesus obviamente, basta ver a gestão do plantel naquele mês louco dos jogos com o Zenit, em que nesse mês destruiu a equipa fisicamente. . . mas depois a culpa foi do golo do Maicon em fora de jogo!!
    Vitor Pereira
    2013-02-21 19h33m por RicardoJRPereira
    Pode ter muitos defeitos, mas foi verdadeiro mais uma vez, enquanto o Jorge Jesus foi hipócrita, mas percebo-o, fez o discurso que os Benfiquistas queriam ouvir, pois se ele dissesse que ia lutar de igual forma pelas duas competições, lá viriam os adeptos recordar a má gestão do plantel feita em anos anteriores, tal como no ano passado, que num mês perderam tudo.

    Falta-te humildade, para dizer que tem ambição nas 2 provas, e que aprendeu com os erros do passado.
    HA
    ESTE É O MOMENTO
    2013-02-21 16h32m por Halibut
    É o momento de continuar a ganhar e não desperdiçar mais pontos, a equipa está forte e no campeonato tem mais que equipa para ganhar todos os jogos até ao final.
    Porto
    2013-02-21 14h16m por fcp4ever_
    Só espero que não entrem já com o pensamento de que está ganho, o Rio Ave está a fazer uma excelente campanha. . .

    Empatámos em casa com o Olhanense por entrarem já com este pensamento, portanto não se pode cometer o mesmo erro!
    "Este é o momento!"
    2013-02-21 14h05m por asoccerkids
    Sei querer ser adivinho, parece-me que está aqui mais um exemplo do que é a máquina FC Porto ao nível da comunicação. . . o treinador a repetir com frequência esta frase, parece-me pouco inocente e poderá muito bem ser o próximo slogan de uma qualquer campanha futura.
    jogos históricos
    U Sábado, 23 Fevereiro 2013 - 00:00
    Estádio do Dragão
    Artur Soares Dias
    2-1
    Jackson Martínez 45' (g.p.) 77'
    Braga 38'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47