placardpt
    Benfica goleou o Vitória SC

    A jogar assim, quem é que os para?

    Parece cada vez mais difícil parar este Benfica e este jogo com o Vitória SC, uma equipa bem montada e com ambições europeias, foi mais uma prova disso. Os encarnados respiram confiança e praticamente só precisaram de uma parte para golear os vitorianos por 5-1. Vem daí uma importante paragem das seleções para o líder descansar e afinar pormenores.

    Sem Aursnes, castigado, Roger Schmidt apresentou apenas uma mudança no onze titular, face ao jogo com o Marítimo (0-3), com o regresso importante de Rafa Silva, enquanto do lado do Vitória SC a principal novidade era o regresso ao sistema de quatro defesas, perante a ausência do lesionado Ibrahima Bamba, com Nélson da Luz e André André a saltarem para o onze inicial.

    Coragem não chega

    Ainda a bola não rolava e já havia espetáculo na Luz. De um lado, o Benfica voltava a apostar na presença de DJ Kamala para alegrar os adeptos - o que parece ser uma boa aposta por esta altura -, enquanto do outro o Vitória SC se tinha feito acompanhar de uma boa massa adepta, toda ela bastante ruidosa (no bom sentido, claro), mesmo em clara desvantagem numérica. Não são todas as equipas que visitam o Benfica com este tipo de apoio.

    Mas foquemo-nos, agora, no que se passou dentro das quatro linhas. Apesar de se ter apresentado em 4x3x3, o Vitória SC fazia descer Dani Silva para o meio dos centrais no processo defensivo, recuperando a sua mais habitual linha de cinco defesas, neste caso em bloco mais baixo, para dar a iniciativa ao Benfica. Nos primeiros minutos, os comandos de Roger Schmidt apresentaram-se bem na pressão alta e a usar a largura, mas ia faltando ligação pelo corredor central. Contudo, as águias acabaram a festejar cedo, chegando ao golo aos 13': Neres cruzou na esquerda, mas acabou por ser o desvio repentino de Rafa, de cabeça, que acabou por ser decisivo, uma vez que apanhou a defesa de surpresa e isolou Gonçalo Ramos para este fazer o 1-0.

    Apesar do golo sofrido, os vitorianos não se acanharam e até subiram um pouco mais as suas linhas de pressão - não desmontando, no entanto, a tal linha de cinco a defender -, mas isso acabou por dar espaço à transição e velocidade de execução do Benfica, como ficou bem patente daí em diante. Com espaço, o Benfica mostrou-se mortífero e foi crescendo, crescendo e crescendo. Aos 26', Rafa, desmarcado de cabeça nas costas da defesa por Gonçalo Ramos, ganhou grande penalidade e João Mário converteu com sucesso, mas o médio não se ficou por aqui.

    lDupla do costume fez estragos @Kapta+
    O Vitória SC sentiu bastante o 2-0, mais que o 1-0, e isso apenas ajudou o internacional português a mostrar, mais uma vez, porque está na melhor época da carreira. Dois minutos depois de Otamendi atirar ao poste (34'), o 3-0 chegou num perfeito exemplo de como deve ser feito um contra-ataque. A jogada foi construída pelo corredor central, Gonçalo Ramos serviu João Mário dentro da área e este picou a bola sobre Celton Biai para fazer o 3-0 e se isolar como melhor marcador do campeonato. O Benfica respirava confiança e os adeptos já pediam à equipa o 38.

    Venha de lá esse descanso

    Com 3-0 no marcador, tudo parecia resolvido na partida e a verdade é que até as duas equipas mostraram sentir isso mesmo, de tal forma que o ritmo de jogo baixou drasticamente no arranque da 2ª parte, ao ponto de ficar algo enfadonho - embora se compreenda, de certa forma, a gestão nesta fase avançada da época.

    O Vitória SC até conseguiu, finalmente, ter mais bola no pé e criar a sua primeira chance de golo (André Silva obrigou Vlachodimos a boa defesa), mas de pouco serviu e apenas os cânticos dos adeptos - nota mais para os do Vitória SC - iam aquecendo as bancadas da Luz. Apesar disso, faltavam oportunidades e essas o Benfica conseguia ter, embora em menor número. Contudo, o golo chegou de forma caricata. Aos 69', João Mário foi desmarcado nas costas da defesa, tentou assistir um colega e a bola, tal e qual pinball, desviou em três momentos em jogadores adversários, antes de dar auto-golo de Dani Silva.

    2ª parte baixou de nível, mas teve golos @Kapta+
    Já em claro ritmo de gestão, Roger Schmidt começou a rodar peças e o Vitória SC aproveitou para subir um pouco de intensidade, subindo no ataque, especialmente depois da entrada de Safira. O avançado brasileiro acabou mesmo por estar muito envolvido e, aos 79 minutos, acabou por assistir André Silva para o «golo de honra» vitoriano. A festa que os adeptos vitorianos mereciam, mas que não passou disso, até porque o 5-1 chegou já aos 89', numa bola parada, com o selo de António Silva.

    Parece mesmo cada vez mais difícil parar o Benfica de Schmidt e, agora, colocam pressão sobre os rivais, até porque este domingo há duelo entre SC Braga e FC Porto. Mas, independentemente do que aí aconteça, os encarnados vão para a paragem de seleções como líderes isolados. Resta saber por quantos pontos de vantagem....

    U Sábado, 18 Março 2023 - 18:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    André Narciso
    5-1
    Gonçalo Ramos 13'
    João Mário 28' (g.p.) 36'
    António Silva 89'
    Dani Silva 69' (p.b.)
    André Silva 79'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 25
    Lances Capitais
    13´
    GOLO Benfica!
    Gonçalo Ramos marca
    Gonçalo Ramos marca o seu 16º golo na prova (21 jogos)
    Gonçalo Ramos marcou o seu 38º golo na equipa (95 jogos)
    28´
    GOLO Benfica
    João Mário marca de grande penalidade!
    João Mário marca o seu 16º golo na prova (24 jogos)
    João Mário marcou o seu 26º golo na equipa (85 jogos)
    36´
    GOLO Benfica!
    João Mário marca
    João Mário marca o seu 17º golo na prova (24 jogos)
    João Mário marcou o seu 27º golo na equipa (85 jogos)
    69´
    GOLO Benfica
    Dani Silva marca na própria baliza!
    79´
    GOLO Vitória SC!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 4º golo na prova (15 jogos)
    89´
    GOLO Benfica!
    António Silva marca
    António Silva marca o seu 3º golo na prova (22 jogos)
    António Silva marcou o seu 4º golo na equipa (34 jogos)
    A Chave

    Ao contrário do que muitas equipas fazem, o Vitória SC não se acanhou ao sofrer o 1-0 e subiu linhas, mas isso acabou por correr mal. A pressão alta do Benfica não deixou os vitorianos ter bola e aí surgiu o espaço para os encarnados saírem na velocidade e dilatarem a vantagem.

    O Árbitro

    O árbitro André Narciso abusou, por vezes, ao assinalar certas faltas que eram desnecessárias e isso levou ao descontentamento dos adeptos em certos lances mais adiantados, até porque persistiu em não mostrar cartões (ponto positivo, neste caso). Tudo certo no lance do penálti a favor do Benfica.

    O Melhor
    Quem os para?

    Parece uma pergunta cada vez mais difícil de responder por esta altura. O Benfica respira confiança. Todos correm, todos marcam, todos assistem, todos sabem o que têm a fazer e fazem-no bastante bem. Tudo pode acontecer, até porque há muito jogo pela frente, mas este Benfica parece imparável.

    O Pior
    Faltou equilíbrio

    É bom ver uma equipa a ir jogar contra um «grande» sem medo de tentar ter bola e atacar. Faz falta isso em Portugal. Mas o equilíbrio é chave e faltou isso ao Vitória SC, que acabou por dar espaço a mais ao Benfica e o resultado está à vista.

    Forma
    Benfica
    2022/2023
    43J
    35V
    7E
    1D
    107-28G
    Vitória SC
    2022/2023
    34J
    16V
    8E
    10D
    38-34G

    Fotografias(27)

    Liga BWIN: SL Benfica x Vitória SC
    Liga BWIN: SL Benfica x Vitória SC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EagleReturnsAga in
    2023-03-19 13h49m por MisticaEncarnada
    Se o Cher ficar no plantel na próxima época e o Tino também, então penso que a necessidade de trazer um 6 não será uma necessidade assim tão grande, desde que o miúdo seja um suplente à altura. Para a posição de MC, penso que falta um médio mais virtuoso, um box-to-box com bastante qualidade. Isto sou eu a ser ambicioso porque para lutar pela conquista do campeonato, ficando com os que temos seria suficiente, creio eu.
    Relativamente ao Tiago Dantas, eu já não faço conta com ele...ler comentário completo »
    lol
    2023-03-19 13h04m por yellow_ledbetter
    Até dá graça qdo aparecem aqui estas contas de gajos q nem vêm os jgs ou as estatísticas dos clubes e do nada dizem q só p/ 1 questão de choro é q o slb tem penaltis.
    Nos anos do weiglismo a equipa estava a jogar c/ menos 1 jogador smpr mas mmo assim existiram penaltis a nosso favor n marcados e fizeram questão de n os marcar e foi mto óbvio, além de 1 dualidade de critérios gigantesca em cartões mostrados e permitidos aos nossos adversários. Noutros países estes 2 ou 3 épocas anterior...ler comentário completo »
    Crise de Sucesso
    2023-03-19 12h11m por Aquaman
    Se o Benfica chegar mais longe na Champions, vai ser difícil não aparecerem Clubes a baterem as cláusulas de rescisão do Gonçalo Ramos e do António Silva.

    Por mais que o Benfica não queira vender, vai ser difícil segurar os jogadores que terão ofertas a ganhar muitas vezes mais do recebem agora.

    Nesse caos tudo dependerá da vontade dos jogadores e não excluo um raid ao próprio treinador que seria ainda mais devastador do que perder 2 ou 3 titulares da equipa.
    cao_raivoso_per feito. . .
    2023-03-19 12h08m por AmoFutebolAmoSLB
    Não te engasgues com a baba. . .

    Vou reportar esse teu comentário raivoso. . .
    Melkor
    2023-03-19 11h48m por elpinguinoloco
    Nesta fase, era preciso acontecer um apocalipse para o Benfica não ser campeão
    Elpinguinoloco
    2023-03-19 11h06m por Melkor
    Sim, também acho que o Benfica vai ser campeão e, como disse, com todo o mérito, mas, como ainda faltam alguns jogos difíceis, acredito que, vão perder pontos. Quantos pontos vão perder? Isso vamos ter que esperar para ver.
    Melkor
    2023-03-19 10h49m por elpinguinoloco
    Sim, o Benfica ainda tem jogo difíceis, mas se ganhar em Vila do Conde e não perder contra o Porto julgo que o campeonato está fechado. O jogo em Alvalade é na penúltima jornada e tudo pode já estar decidido nessa altura.
    Benfica
    2023-03-19 10h39m por Melkor
    Está a jogar um grande futebol e se tudo correr bem vão ser campeões com todo o mérito, mas não há equipas imbatíveis. Os piores jogos do Benfica foram depois de uma pausa para as seleções e vêm aí mais uma, para além disso, ainda falta jogar contra Braga, Porto e Sporting, mais a Champions, com isso vem o desgaste físico e psicológico. Vamos ver o que acontece até ao final do campeonato.
    NA
    É tão raivoso que nem pensa
    2023-03-19 09h15m por naoacreditoemsantos
    palavras para quê?
    EagleReturnsAga in
    2023-03-19 07h27m por Minnowkr
    O Schjelderup não sei se não será ainda muito cedo para depositar a confiança nele a 100%, parece estar ainda muito verdinho, vai depender da sua evolução até Julho, dai equacionar a hipóteses de reforçar esse setor.
    Agora, se começa a demonstrar a sua qualidade já, então aí acho que ficamos bem com, Neres, Rafa, João Mário, Aursnes, Schjelderup e Tiago Gouveia.

    A nível de contratações se o Ndour realmente renovar acho que o Benfica só precisa mesmo de fazer um...ler comentário completo »
    SLB
    2023-03-19 04h09m por moumu
    VItória convincente este SLB em casa não dá hipóteses, só o FCP poderá ir ganhar lá mas não me acredito.
    Cão raivoso perfeito
    2023-03-19 02h20m por luisFilipe791
    Sempre que vens falar não dizes pão, ou neste caso nada, e sim o Benfica tem 10 penalti a favor, e vou te dizer quem é o segundo clube que tem mais, é o teu Sporting com 8 penaltis, o Benfica dos 10 penaltis, marcou 7 apenas, o teu clube dos 8 penaltis, marcou 6 apenas, estas a ver, meu deus, que diferença, e mais, falas que na Europa, os árbitros não brincam em serviço, correto, eu só quero te lembrar, que o Benfica na Champions tem 5 penaltis a seu favor, menos 5 que no campe...ler comentário completo »
    cao_raivoso_per feito
    2023-03-19 01h57m por rafapaz70
    1 comentário muito grande para mostrar que estás com 1 grande dor , és 1 Anti doente . O único clube que até agora foi provado que é corrupto é o clube do Mafiosa da Costa , alguém decretou que as provas não servem mas elas existem e estão para provar quem é corrupto e até rouba informações sobre os negócios dos outros .
    Aouar
    2023-03-19 00h28m por Aquaman
    Será que faria sentido para reforçar o meio-campo/ataque?

    Sei que será sempre muito difícil, como será com o Kamada, mas é outro jogador em final de contrato e também teve tudo acertado com o Benfica, só não chegaram a acordo com o Olimpique Lionnais.
    EN
    SLB_Andreezim
    2023-03-19 00h05m por EnormeSCB
    Ninguém veio picar ninguém constatou se um facto com números. Picar é chamar o teu clube de B ou C de outro quando nem base de sustentação lógica e com resultados tens para o fazer.
    EN
    Minnowkr
    2023-03-19 00h02m por EnormeSCB
    Espero que tenhas razão mas o Braga infelizmente ainda continua a fraquejar (com uns empurrões à mistura algumas vezes) em momentos decisivos. Normalmente costumamos nos agigantar mais em momentos que não se dá nada pela equipa. Um Braga mais em alta tem sempre mais dificuldades frente a adversários com o orgulho ferido como é o caso. É algo que temos de conseguir alterar se queremos algum vez chegar definitivamente ao caneco.
    Mistica
    2023-03-18 23h58m por Minnowkr
    Se não contratarmos o Guedes, precisamos de ir buscar alguém para o seu lugar. . eu não quero dizer nada mas o Firmino está em final de contrato 😅😅 são jogadores diferentes mas encaixava que nem uma luva nesta equipa do Schmidt. . . sonhar não custa ahah
    Também gostava de ter o Samuel Lino, provavelmente o Atlético não o vendia por menos de uns 20 milhões mas é um grande jogador e com um potencial enorme, só foi pena o termos deixado fugir o ano passado que sairia bem mais barato.
    slbmeireles
    2023-03-18 23h44m por MisticaEncarnada
    Gosto muito do Guedes e defenderia a sua contratação de olhos fechados antes desta lesão. Tem é de se ponderar bem as coisas porque quando começa a aparecer coisas no menisco. . . tem de se ponderar e ver se essas lesões costumam ser de fácil recuperação e se não há grandes recaídas ou sequelas.
    EagleReturnsAga in
    2023-03-18 23h41m por MisticaEncarnada
    A questão é que o Aursnes não joga tão bem à frente. Ele anda bem a ser vagabundo mas não temos sistema para isso. Se tivéssemos um Enzo e um extremo goleador e extremamente desequilibrador , digamos, se tivéssemos um Di Maria ou um Hulk, com o Gonçalo Ramos na frente, podíamos fazer à la Real Madrid e o João Mário seria o nosso Valverde, com o Aursnes a fazer de Modric mas teríamos de ter um Enzo a fazer de Krooss, por assim dizer. Aí admito que dava, só que com estes jogadores é melh...ler comentário completo »
    Minnowkr
    2023-03-18 23h23m por MisticaEncarnada
    Podem não ganhar, eu acredito é que ganhem. Acreditava mais que pudessem perder pontos em Alvalade, por exemplo.
    O Braga tem duas faces. Num dia bom podem ganhar a um dos três grandes e fazer um grande jogo, num dia mau arriscam-se a perder por 4 ou 5 como tem acontecido várias vezes ao longo dos anos. Tem sido sempre assim desde mais ou menos 2009 para cá.
    MisticaEncarnad a
    2023-03-18 22h29m por Minnowkr
    Não sei se é assim tão garantido que ganhem amanhã, o Porto tem estado muito inseguro esta época e o Braga num bom dia tem mais que equipa para lhes tirar pontos. Aliás o Porto só já nao escorregou na semana passada porque o jogador do Estoril aos 90 minutos com a baliza aberta atira ao lado.

    Vamos ver, acho que o resultado amanhã vai depender mais do Braga do que propriamente do Porto.
    Bluestorm
    2023-03-18 22h28m por slbmeireles
    Neste momento na cabeça de muitos benfiquistas nem se coloca a questao de nao sermos campeões. A vantagem é muito grande e a equipa da garantias que nao vai ter agora um desastre enorme no final do campeonato que nos leve a nao ganha-lo. E isto não é bazofia é mesmo o que se ve.
    A questao neste momento é que para o Benfica seria importante resolver o campeonato ate ao jogo com voces. E quando digo resolver o campeonato é meter uma vantagem acima de 10 pontos que deixe completamente tr...ler comentário completo »
    EagleReturnsAga in
    2023-03-18 22h23m por slbmeireles
    Nada de kamada e horta, para fazer aquele estilo de jogo ja temos JM e Aursnes.
    Fazia mais sentido era contratar em definitivo o guedes, mais naquilo que precisamos ali a juntar a gouveia no regresso.
    EagleReturnsAga in
    2023-03-18 22h20m por slbmeireles
    Exato na altura a maioria olhava para o joao mario como o alvo mais fraco da equipa, aquele que era preciso trocar e ir ao mercado buscar alguem.
    Do nada a contrataçao desses jogadores falha, joao mario pega de estaca e esta numa epoca enorme, sendo dos melhores da equipa.
    Hoje em dia se formos a ver os alvos mais fracos desta equipa, nao é chiquinho ao contrario daquilo que se previa desde janeiro tambem, sao bah e vlachodimos.
    MisticaEncarnad a
    2023-03-18 22h17m por slbmeireles
    Sim a vontade do jogador tambem conta obvio, mas a jogar assim ta ali bem.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Técnico do Independiente volta aos treinos amanhã
    Carlos Tévez, antigo ponta de lança e atual treinador do Independiente, já teve alta hospitalar. Este foi internado na madrugada desta quarta-feira, devido a uma dor no peito. ...