placardpt
    Ingleses marcam encontro com a França

    Jude, Harry e Bukayo: três leões

    Dirty Harry merecia mais do que ninguém sentir o cheiro a pólvora. E esta não estava seca. Kane cansou-se de servir os outros em bandejas banhadas a ouro e diamantes de sangue, e nem sequer teve de servir-se de uma Magnum .44. A Harry Kane, o goleador altruísta, bastou-lhe o espaço e o pé direito. Pé no couro, Edouard Mendy tombado, a Inglaterra a chegar aos 2-0 e a arrumar a questão antes do tempo de descanso. 

    Parte importante da qualificação para os quartos-de-final deve ser reclamada pelo velho leão, combatente especializado em golos e assistências. Líder na arte de servir os camaradas, Kane sentiu ser a hora certa para reclamar as luzes, a câmara e a ação sobre si. Fez o tal segundo golo, mas já antes participara na jogada do primeiro da noite, finalizado por outro veterano destas lides: Jordan Henderson, a passe de Jude Bellingham. 

    �Getty /
    Por falar em Bellingham, o futebol do médio tem a melodia certa, o ritmo ajustado e o refrão de que o povo gosta. Hey Jude, don't let me down, e ele não deixa ninguém mal. É brilhante a oferta para Henderson no 1-0, como brilhante é a arrancada e a condução de bola anterior ao 2-0 de Kane. Joga muito este rapaz de 19 anos, ainda um leãozinho. 

    E, se leu o título, já percebeu que falta falar de Bukayo Saka. Regressado ao onze inicial, depois da comissão de serviço do ressuscitado Marcus Rashford, Saka fez o terceiro ao Senegal e deu cabo da noite a Ismail Jakobs e Abdou Diallo, os senegaleses que mais vezes o tentaram travar e que mais vezes falharam nessa missão. 

    Se depender de Kane, garçom e pistoleiro, sim, it's coming home. O obstáculo seguinte chama-se França. 

    Leões de Taranga mansinhos, mansinhos

    �Getty /
    2002 andava no pensamento do Senegal. Repetir a façanha, 20 anos depois, teria mais do que mero simbolismo. Teria algo de esotérico, de mágico. Ora, o selecionador Alou Cissé entendeu que o melhor caminho para lá chegar seria recuar os blocos africanos, fechar o mais possível o espaço central e acreditar que Ismaila Sarr e Boulaye Dia fizessem algo de grandioso na frente. 

    Na verdade, monsieur Cissé não se enganou por muito. Antes do primeiro inglês, as duas grandes oportunidades foram do Senegal. Na primeira, Sarr atirou para as nuvens com a baliza à mercê e na segunda Dia viu o braço esquerdo de Pickford fazer stop ao golo. 

    O desconforto britânico morreu aí. Daí para a frente, o maestro Kane recuou e tocou, abriu e pediu, ofereceu um seminário gratuito e aberto ao público sobre o bem jogar futebol. Um leão britânico, medalhado e desenhado de cicatrizes, à frente de leõezinhos que já sabem caçar e morder. 

    1966 está lá bem longe e nem o Hey Jude da Beatlemania tinha ainda sido lançado. Está mais do que na hora de Inglaterra ter um novo hit Mundial. 

    U Domingo, 04 Dezembro 2022 - 19:00
    Al Bayt Stadium
    Iván Barton
    3-0
    Jordan Henderson 39'
    Harry Kane 45'
    Bukayo Saka 57'
    Al Bayt Stadium
    Lotação60 000
    Medidas105x68
    Inauguração2020
    FaseOitavos-de-Final
    Lances Capitais
    39´
    GOLO Inglaterra!
    Jordan Henderson marca
    Jordan Henderson marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    45´
    +3
    GOLO Inglaterra!
    Harry Kane marca
    Harry Kane marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    57´
    GOLO Inglaterra!
    Bukayo Saka marca
    Bukayo Saka marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    A inteligência natural de Harry Kane; as ações selvagens de Phil Foden e Bukayo Saka; a capacidade técnica e competitiva de Jude Bellingham. A Inglaterra foi muito melhor. 

    O Árbitro

    Noite tranquila, exibição sem problemas para o senhor Iván Barton, de El Salvador. 

    O Melhor
    Gareth Southgate

    Quarto lugar no Mundial de 2018, vice-campeão no Europeu de 2020 (jogado em 2021), já nos quartos-de-final do Mundial de 2022. Gareth Southgate devolveu a Inglaterra à discussão das grandes competições e os resultados são evidentes. Falta ainda o mais importante, dirão os céticos. 

    O Pior
    Aliou Cissé

    Linhas recuadas, equipa amarrada, proibida de fazer o futebol alegre e descomplexado de que tanto gosta. A Inglaterra assustou o selecionador do Senegal e Cissé preferiu deixar as melhores armas (ideias) guardadas para demasiado tarde. Só podia correr mal. 

    Forma
    Inglaterra
    2022/2023
    6J
    0V
    3E
    3D
    4-10G
    Senegal
    2022/2023
    2J
    2V
    0E
    0D
    4-1G
    Sabia que...by playmaker stats
    A Inglaterra chegou aos 12 golos: igualou o seu melhor registo de golos numa só edição do Mundial (2018)
    Senegal eliminado nos oitavos de final: não conseguiu igualar a sua melhor campanha de sempre na competição (quartos de final, em 2002)
    Inglaterra continua invicta frente a equipas africanas em Campeonatos do Mundo: 8 jogos, 5 vitórias e 3 empates
    Com Southgate, a Inglaterra chegou sempre, pelo menos, aos quartos de final de uma fase final (2 Mundiais e 1 Europeu)
    A Inglaterra vai defrontar a campeã do Mundo França: 3.º jogo entre as 2 equipas em Mundiais ? os ingleses venceram os 2 jogos (1966 e 1982)
    2.ª vez consecutiva que a Inglaterra chega, pelo menos, aos quartos de final do Mundial
    Inglaterra nos quartos de final do Campeonato do Mundo pela 10.ª vez
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    INGLATERRA
    EMPATE
    SENEGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Simone_Padoin
    2022-12-05 13h52m por TheFCPorto
    A Alemanha ganhou o mundial a jogar muito à bola; essa Espanha era superlativa; a Croácia chegou à final em 2018 a jogar muito. . . Claro que estas equipas também arriscam-se a ter dias maus e a passar com sorte, mas fazer da sorte e do jogo "feio" a sua bandeira é que é lastimável: "pouco importa, pouco importa. . . "
    Depois apanham uma equipa que lhes dá a iniciativa de jogo e demoram 40 minutos a criar uma oportunidade; a "sorte" deles é que têm jogadores fenomenais, enquanto que d...ler comentário completo »
    Simone_Padoin e BenficaMundial
    2022-12-05 13h36m por TheFCPorto
    Quando falo da bajulação estou a me referir a comentadores e jornalistas; a opinião pública é sempre movida pela emoção. A verdade é que se fosse Portugal a fazer aquela primeira parte paupérrima, seria criticada e bem! Contra o Gana fizemos uma 1ª parte semelhante (com mais oportunidades criadas e menos concedidas) e todos foram muito críticos. O que me "irrita" são selecionadores conservadores extremamente sobrevalorizados por serem resultadistas e, de vez em quando, lá atingem os objetiv...ler comentário completo »
    BE
    TheFCPorto
    2022-12-05 13h27m por BenficaMundial
    Pessoalmente, não gosto da sobrevalorização absurda que existe na seleção, mas percebe-se. Jogam quase todos na Premier. Tirando isso, há que admitir que jogam bem e são umas das seleções mais fortes e com maior potencial atualmente.
    Se é verdade que podiam praticar um estilo de jogo mais intenso e não ganharam nada a nível de seniores, tendo até descido na liga das Nações (que não lhe atribuem muita relevância), também é verdade que chegaram à final do último Europeu e às meias d...ler comentário completo »
    Inglaterra - bajulação
    2022-12-05 07h40m por TheFCPorto
    Incrível a bajulação feita, ao nível do comentário, à seleção inglesa. Primeira parte paupérrima a nível coletivo, disfarçada por 2 bons desenhos (+ individuais) que resultaram nos 2 golos (em 2 remates à baliza). Segunda parte geriram bem.
    A construção lenta sempre ao nível dos centrais é dolorosa de assistir para qualquer adepto de futebol, e a equipa de Southgate é capaz de fazer isso sem pudor. Repito a ideia, foram 38 minutos (!) sem qualquer remate até surgir o golo de Henderson a desequilibrar o jogo.
    Inglaterra
    2022-12-05 05h33m por moumu
    Excelente exibição com golos bonitos, enfim as equipas africanas costumam desiludir na fase a eliminar dos mundiais e o Senegal não foi excepção.
    2026
    2022-12-05 02h22m por Indargorri
    Com uma vaga directa na Oceânia e a Austrália na zona asiática vamo-nos habituar a ver a Nova Zelândia nos mundiais
    tonefcp
    2022-12-05 01h00m por robbiefowler9
    No formato que pretendem, nesse que apontas a Ásia pode ter vantagem, há equipas interessantes no continente que podem fazer boa figura no Mundial 2026; CONCACAF tem Jamaica, Panamá, Curaçau e Costa Rica como candidatos principais a vagas directas, com El Salvador, Honduras num plano secundário, e num plano terciário de surpresa Suriname, Haiti, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Nicarágua, Porto Rico, Trinidade e Tobago e Montserrat
    tonefcp
    2022-12-05 00h14m por robbiefowler9
    Sim, a COMNEBOL tem uma vaga a mais sem dúvida alguma, a não ser que façam uma divisão em grupos o "campeonato a 10" promete ter muito pouco interesse, se fosse eu reunia um grupo com as melhores seis equipas sul-americanas (Brasil, Argentina, Equador, Uruguai, Perú, Colômbia), e nesse grupo qualificavam-se directamente as quatro melhores selecções; um segundo grupo de quatro equipas (Chile, Paraguai, Bolívia, Venezuela) em que apuravam as duas melhores, o sétimo lugar para repescag...ler comentário completo »
    BenficaMundial
    2022-12-04 23h16m por robbiefowler9
    Parece-me uma boa distribuição, embora gostasse de ver mais uma vaga para a Oceânia, que sem a Austrália está muito coxa de seleções com qualidade, tendo apenas a Nova Zelândia à altura de um Mundial, já que selcções como Taiti, Samoa, Nova Caledónia, Guam, Fiji e Papua Nova Guiné ainda estão muito longe de estarem desenvolvidos
    Por fim
    2022-12-04 23h04m por robbiefowler9
    Polónia foi um desperdício de tempo terem vindo para o Mundial, não quiseram quase jogar futebol à excepção de hoje contra a França, desperdiçar Lewandowski e Zielinski devia ser crime.
    Bélgica refletiu uma geração em fim de cicio, desorganizada em tudo, seja em tática, balneário, colectivo e na aposta em jogadores mais jovens, sendo que a entrevista de De Bruyne destruiu qualquer possibilidade de união e paz no seio da selecção, juntando a um seleccionador que se viu sem ideias ...ler comentário completo »
    Mundial
    2022-12-04 22h50m por robbiefowler9
    Dinamarca apareceu amorfa, em péssima forma atacante e sem grande vontade, deixando uma imagem desapontante em comparação com o memorável Euro 2020, perto da final.
    México quase se salvava no último jogo, mas também me deixou uma imagem pálida comparando com outros mundiais.
    Costa Rica foi horrível nos dois primeiros jogos, mesmo a vencer um deles, mas redimiu-se de certa forma contra a Alemanha finalmente jogando futebol.
    País de Gales até criou oportunidades contr...ler comentário completo »
    Kane
    2022-12-04 22h45m por Tobin
    marca e dá a marcar
    que avançado!
    BE
    BifeS-AlleZ
    2022-12-04 21h48m por BenficaMundial
    Tanto a França como a Inglaterra só conseguiram desbloquear perto do intervalo e até lá poderiam ter sofrido golo.
    Por essa lógica jogariam e ganhariam sempre os mesmos. Algo que Japão, Arábia Saudita, Austrália, Marrocos. . . desconhecem
    BE
    Entretanto
    2022-12-04 21h44m por BenficaMundial
    Fui confirmar o número de vagas por continente para a próxima edição e será assim:
    Uefa (Europa): 16
    CAF (África): 9 mais um na repescagem
    AFC (Ásia): 8 mais um na repescagem
    Conmebol (América do Sul): 6 mais um na repescagem
    Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 mais um na repescagem
    OFC (Oceania): 1
    Mais justo, mas ainda alteraria uma ou outra vaga por região.
    Mundial
    2022-12-04 21h40m por BifeS-AlleZ
    Até nem me apetece ver estes jogos quando já se sabe quem é o vencedor. Equipas de meia tigela, sem tática alguma, com qualidade de liga 3, natural levarem 3, até pensei que seriam mais. Já a França foi jogo para cumprir calendário
    Mundial
    2022-12-04 21h40m por robbiefowler9
    Qatar fez um erro tremendo ao parar há seis meses o campeonato, jogando a selecção apenas particulares com equipas e selecções de nível baixo, concentrando os jogadores em estágio por demasiado tempo sem competição a sério, resultando numa participação desastrosa como anfitrião, para a qual não ajudou que o público qatari seja totalmente indiferente ao futebol, tiveram mais de uma década no Qatar para incentivar uma paixão maior no povo qatari pelo desporto rei, mas não o fizeram
    BE
    bludouro
    2022-12-04 21h39m por BenficaMundial
    É verdade, mas foi exceção à regra. Com o Senegal a não passar pelo critério dos cartões amarelos.
    Quanto ao aumento do número de seleções sim, mas referia-me a proporção. Tirando a Oceânia (que nem uma seleção tinham como garantida no Mundial, mas que não têm tradição no futebol, são o continente com menor percentagem de seleções presentes - 5 vagas em mais de 50 países africanos.
    É verdade que têm menor qualidade que a Europa ou América do Sul, mas, se até acho +/- jus...ler comentário completo »
    Fogo
    2022-12-04 21h36m por wureincarnod
    Mendy
    Mendy
    2022-12-04 21h35m por wureincarnod
    Mendes não mundo
    Senegal
    2022-12-04 21h34m por robbiefowler9
    Foi-se abaixo cedo demais depois do primeiro golo inglês, mas para mim fizeram um óptimo Mundial, está entre eles e Marrocos o estatuto de melhor equipa africana da actualidade, aliás o continente africano neste Campeonato do Mundo comportou-se bem somando todas as equipas pelo menos uma vitória, os piores desempenhos exibicionais e de pontos vieram da Costa Rica, México, Canadá, País de Gales, Dinamarca, Polónia e Bélgica, e por fim Qatar
    Jogo
    2022-12-04 21h28m por wureincarnod
    Inglaterra desde do início e bem parava em falta as tentativas de saída do Ismael sarr acompanhado com um critério muito largo do árbitro que não mostrava cartão amarelo.
    Do outro lado os jogadores do Senegal que não faziam falta e deixavam os ingleses a vontade. No segundo golo não sei como o mundo não fez falta para travar o contra ataque.
    BE
    Off
    2022-12-04 21h12m por BenficaMundial
    Seria mais do que justo aumentar a proporção de seleções africanas no Mundial. Conseguem sempre meter 1/2 seleções nas fases a eliminar e nota-se que talento não falta, além de uma evolução tática significativa. Para não falar no espetáculo nas bancadas, o melhor que o futebol pode trazer.
    Que amanhã Marrocos consiga fazer uma grande surpresa.
    BE
    Um grande jogo dos ingleses
    2022-12-04 21h06m por BenficaMundial
    Em crescendo até ao terceiro golo e depois souberam gerir muito bem o resultado. Kane a fazer o papel que gostava que o Lewa fizesse na Polónia. Grande jogo, a par de Bellingham e Saka.
    O Senegal merecia o golo pela primeira parte que fizeram, mas, assim como a Polónia, faltou acerto na finalização. Mérito também de Pickford. Não deixam de fazer um bom Mundial, que acaba por ser marcado pela ausência de Mané.
    Quanto aos ingleses fico na expectativa contra a França. Não são favoritos, mas acredito na sua passagem.
    ZY
    Inglaterra
    2022-12-04 21h01m por zyxw4321
    4 jogos, 3 vitórias por 3+ golos. Chegam aos quartos-de-final com uma naturalidade que pouca gente lhes atribuía antes do torneio, a mostrar que o Europeu não foi nenhuma coincidência.

    O jogo com a França deve ser interessante.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Negócio Mistério
    Podcast
    Novo episódio do Negócio Mistério
    No verão de 1999, depois de ter perdido Suker e Mijatovic, o Real Madrid tentou na Bósnia e Herzegovina encontrar outro filão dos golos dos balcãs.