Costa Rica surpreende Japão

Não há lógica que resista

Futebol é eficácia. Ponto final. No único remate que fez em todo o Mundial até ao momento, a Costa Rica marcou um golo que derrotou o Japão (0-1), que lhe valeu os primeiros três pontos na fase de grupos... e que reabre todas as contas deste Grupo E. 

Perante diferentes estados de alma depois da primeira jornada, o jogo foi de muito menos a mais e acabou por ser madrasto para um Japão que pastou em demasia uma partida que acabou, justa ou injustamente, por pender para a Costa Rica.

45 minutos de... nada

As muitas mudanças (cinco) na equipa do Japão, principalmente no ataque, só mostravam a confiança do seu selecionador em toda a equipa, uma vez que a cambalhota frente à Alemanha começou depois das alterações. Mas a oportunidade acabou por desperdiçada... por todos.

Morita teve oportunidade a titular �Getty /
Perante uma Costa Rica num 5x3x2 absolutamente conservador, claramente escaldada pelos 7-0 aplicados pela Espanha, o Japão nunca foi capaz de desmontar a defensiva contrária, apostando numa posse de bola previsível e sem a criatividade necessária.

Percebendo que, assim, não ia a lado nenhum, o Japão acabou por dar a bola à Costa Rica para tentar que se abrissem espaços para a velocidade dos seus jogadores da frente... mas nem assim. "Obrigada" a ter a bola, a Costa Rica mostrou que é uma das piores seleções deste Mundial, apresentando uma surpreendente nulidade na capacidade ofensiva.

Num breve resumo, era preciso mudar. Mudar tudo, de preferência. As oportunidades não existiram, a intensidade também não e não há outra forma de o dizer: foi uma primeira parte fraca e só havia espaço para melhorar.

Samurais de espadas em baixo

Vamos já ser diretos: os primeiros minutos da segunda parte foram melhores que toda a primeira. O Japão mexeu no intervalo, voltou a apostar nos três defesas que deram a volta à Alemanha e deu outro protagonismo a Morita, dando logo outra cara.

Tinha faltado mobilidade, criatividade e intensidade e os Samurais voltaram ao jogo com tudo isso. Uma mão cheia de oportunidades e um sufoco que tinha tudo para dar golo. Mas, estranhamente, pouco durou. 

Do nada, sem dar sequência ao belo início de segundo tempo, o Japão guardou a bola e voltou a ter uma posse pastosa e demasiado recuada, sem que a bola chegasse aos desequilibradores jogadores da frente nipónica. E claro que o futebol não perdoa.

No primeiro remate enquadrado em 171 (!!!) minutos... a Costa Rica marcou. E em grande estilo, já que Fuller, com ou sem intenção, marcou um golaço, fazendo um chapéu a Gonda e soltando a surpresa total no jogo e no Mundial, tamanha era a expetativa por este Japão que bem tentou, a custo, chegar ao empate... mas ficou à porta.

U Domingo, 27 Novembro 2022 - 10:00
Ahmed bin Ali Stadium
Michael Oliver
0-1
Keysher Fuller 81'
Ahmed bin Ali Stadium
Lotação40 740
Medidas105x68
Inauguração2020
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo EJornada 2
A Chave

O futebol e a sua eficácia tem destas coisas. O belo golo de Fuller, aos 81´, acabou por ser o ponto alto deste jogo, coroando a Costa Rica depois de um jogo de coesão defensiva irrepreensível.

O Árbitro

Michael Oliver está habituado à exigência da Premier League e mostrou isso mesmo neste jogo. Apesar de não ter sido preciso grande pulso pela fraca intensidade da partida, o inglês fez uma arbitragem bastante segura e sem problemas de maior.

O Melhor
Que cinismo!

Durante a toda a partida, e perante a estranha passividade ofensiva do Japão, a Costa Rica conseguiu aguentar bem fechadinha na sua defesa e soube ferir no momento certo a seleção nipónica!

O Pior
Primeira parte para esquecer

Não exageramos se dissermos que esta primeira parte foi a pior de todo o Mundial. Zero oportunidades, pouca intensidade e passes à rugby: para o lado e para trás. O Japão, principalmente, tem capacidade e jogadores para bem mais.

Forma
Japão
2022
9J
4V
1E
4D
13-10G
Costa Rica
2022/2023
Sabia que...by playmaker stats
Oito jogos depois a Costa Rica volta a vencer num Campeonato do Mundo (V 1-0, Fuller).

A última vitória tinha sido na 2.ª jornada da fase de grupos do Mundial 2014 frente à Itália (V 1-0, Bryan Ruiz)
O Japão sofre golos há 7 jogos consecutivos, a última vez que não encaixou golos foi frente à Grécia de Fernando Santos no Mundial 2014.

Perdeu novamente com um seleção da CONCACAF: 1998 Jamaica, 2022 Costa Rica.
A Costa Rica somou a 6.ª vitória num Campeonato do Mundo e chegou à marca dos 20 golos (1 golo/jogo).

Os costarriquenhos já derrotaram seleções de 3 das 6 confederações: UEFA, CONMEBOL e AFC
Quatro das seis vitórias da Costa Rica num Campeonato do Mundo foi pela margem mínima:
V 1-0 Japão, 2022
V 1-0 Itália, 2014
V 3-1 Uruguai, 2014
V 2-0 China, 2002
V 2-1 Suécia, 1990
V 1-0 Escócia, 1990
Há mais de um ano que o Japão não era derrotado numa competição oficial (7V, 1E):
D 1-0 Costa Rica, Nov. 2022 (Mundial)
D 1-0 Arábia Saudita, Out. 2021 (Qual. Mundial)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
JAPÃO
EMPATE
COSTA RICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
japão e costa rica
2022-11-27 17h03m por grove_street
O japão contra Alemanha tinha poupado bons jogadores , os que entraram é que fizeram a reviravolta contra os alemães . Mas só hoje comentaram isso devido ao morita ter sido titular né? Para vós ele é suplente , mas na quarta feira como não utilizado estava tudo normal .

Já a costa rica , é uma seleção com qualidade , o problema foi ter sofrido cedo contra a Espanha , e depois deitou por terra o esquema que era defender e enervar os espanhois .
Bludouro
2022-11-27 14h49m por luisFilipe791
Mas também se a Alemanha não ganhar o ultimo jogo, venho aqui comentar no final desse jogo, dizer que tinhas razão, espero que tenhas
Bludouro
2022-11-27 14h32m por luisFilipe791
Vês a Alemanha a perder uma oportunidade de ganhar o jogo contra a Costa Rica, tendo a possibilidade de passar ainda, e faria 4 caso, empatando hoje, e ganhando depois o último jogo, como é óbvio gostava de ver a Alemanha a perder ou empatar o jogo com a Costa Rica, ate rezo, e que aconteça, o Japão ganhando a Espanha faz 6, e a Alemanha ganhando hoje faz 3, e no último jogo ganhando faz 6 também, o que vai desempatar é os golos, não é o confronto, se fosse pelo o confronto, estava...ler comentário completo »
Quer dizer
2022-11-27 13h49m por luisFilipe791
Nem mesmo a vitória, isso caso a Alemanha ganhar hoje, também faria 3 pontos, e vencendo a Costa Rica, e ate por goleada passava, e o Japão teria que golear a Espanha, nem isso podia chegar, depende também qual fosse a goleada da Alemanha, enfim, também golear Espanha, só se fosse na PlayStation
Japão
2022-11-27 13h38m por luisFilipe791
A única hipótese de passar ainda, é esperar que a Alemanha perca hoje, e depois na última jornada empatar com a Espanha, e fazem 4 pontos, e Alemanha faz 3 vencendo a Costa Rica, enfim, colocaram se em risco de vir para casa já, na fase de grupos, algo que não se esperava depois de vencer Alemanha, é mais provável, ate Alemanha empatar hoje, faz 1 ponto, e na última jornada, goleia a Costa Rica, e passa em segundo com 4 pontos, e o Japão nem o empate vai servir, nem mesmo a vitór...ler comentário completo »
ZA
SepulvedasDasTr ansferencias
2022-11-27 13h38m por Zagorakis
Jogou sensivelmente o mesmo onze que jogou contra a Alemanha. Aliás, Minamito, Mitoma e Asano saltaram do banco em ambas as partidas. Portanto não percebo onde está essa "arrogância" japonesa.

Amadorismo perder um jogo? A Argentina não são 11 gajos que se juntaram para jogar um mundial só porque perderam contra a Arábia Saudita, nem estes últimos passaram a não prestar porque perderam contra a Polónia.
Costa Rica
2022-11-27 13h36m por Djekeo
Deu vida à Alemanha contudo tem de ganhar hoje à Espanha grupo mais imprevisivel até ao momento
Japão
2022-11-27 13h17m por luisFilipe791
Não acredito, voltar a deixar a Alemanha acreditar, é que se Portugal passar aos oitavos, joga com o segundo do grupo do Brasil, nos quartos, o adversário vem do jogo que coloca frente a frente o primeiro do grupo da Bélgica, e segundo do grupo da Espanha, na logica podia ser o Japão, e voltar colocar Alemanha, que se for preciso mesmo perdendo hoje, ganha no último, e passa em segundo, enfim, Portugal passando aos quartos, possíveis adversários, Alemanha ou Bélgica, só Alemanha ...ler comentário completo »
PE
SepulvedaDasTra nsfer
2022-11-27 12h58m por PeterSundays
Amadorismo perder um jogo num Mundial? Realmente. . .

Isto é só correr, que o Japão até é um dos favoritos a ganhar o Mundial e tudo.
TI
Sepúlveda das transfer
2022-11-27 12h38m por tink
Se vai acontecer ou não é outra história, mas é possível. Até Gales pode passar ou a Tunísia.
GS
Japão 0 Costa Rica 1
2022-11-27 12h34m por GSCGrandeamor
Não esperava este resultado principalmente depois do que aconteceu com essas duas seleções na 1ª jornada. Seja como for a vitória acaba por ser justa, uma vez que a Costa Rica soube defender e matou o jogo no momento certo. O Japão tem qualidade para fazer mais mas hoje não correu bem.
Está interessante este grupo.
De uma forma geral este Mundial está a ser interessante, já vimos muitas surpresas e provavelmente não se fica por aqui.

Saudações
ZY
Cabracega
2022-11-27 12h19m por zyxw4321
Não seria a primeira vez. Aconteceu em 1994 com Itália, México, Irlanda e Noruega. Acabaram todos com 4 pontos, e até a mesma diferença de golos, e só a Noruega foi eliminada, porque a Itália passou como um dos melhores terceiros.
Este tal de SepulvedaDasTra nsfer
2022-11-27 12h19m por Simone_Padoin1984
Gosta de alguma coisa? Nunca vi um indivíduo tão cheio de escárnio. Nunca vem para aqui elogiar algo ou alguém, só para dizer mal, chamar fraco ou incompetente, desejar azar, criticar. Irra
A arrogância japonesa. . . Parte II
2022-11-27 12h11m por Un_Human
Japão, país de cultura muito enraizado no respeito mútuo, a deixar escapar traços de arrogância cultural. . .

Como é que mexem na equipa, poupando jogadores para um jogo que podia (e era bem provável em caso de vitória japonesa) apenas contaria para a definição do primeiro lugar? Dão a vitória neste jogo como garantida, rodam a equipa (assumindo que a revolução n foi apenas por lesões/condição física) e põe em causa o apuramento. Viu-se a diferença que fez Minamino quando e...ler comentário completo »
ZA
Japão
2022-11-27 12h11m por Zagorakis
Foi completamente a melhor equipas nos 90 minutos. Contudo, a insistência do Japão quase em só querer rematar na pequena área acabou por sair caro já que essa forma de jogar só beneficiava uma Costa Rica que defendia com um bloco muito baixo.

Isto no futebol (e outros desportos) a realidade dos resultados muda com rápida frequência, mas parece-me que deitaram ao chão as possibilidades de seguir aos oitavos-de-final.
TI
Sepúlveda das transfer
2022-11-27 12h07m por tink
A Costa Rica se ganhar à Alemanha pode passar, basta o Japão não ganhar a Espanha ou a Espanha não ganhar à Alemanha.
Japao
2022-11-27 12h04m por Koemanout
Vão conseguir a proeza de estarem 99% apurados e mesmo assim conseguirem ser eliminados . Selecionador do mais horrível que há , continua a manter os melhores jogadores no banco sem qualquer razão para meteres uns matrecos da liga japonesa . Bem feito terem perdido para ver se descem a terra e começam a meter os melhores jogadores em campo.
Zyxw
2022-11-27 12h04m por CabraCega
E na ultima jornada haver 2 empates
P0
Japão
2022-11-27 12h03m por P0P1
Que desastre! Começar com muitos dos melhores jogadores no banco também não ajuda. . . De todos os mundiais que já vi, este pode bem ser o que tem o pior lote de treinadores.

Quanto ao jogo, foi uma pasmaceira, como muitos têm sido neste mundial. Ao nível do Polónia - México. Uma equipa tão débil como esta Costa Rica ter 3 pontos, diz muito do que tem sido este mundial.
ZY
Grupo E
2022-11-27 11h59m por zyxw4321
Seria hilariante a Alemanha ganhar hoje à Espanha e irem todos para a última jornada com 3 pontos, com qualquer um a poder acabar em primeiro ou último.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...