placardpt
    Benfica bateu o Penafiel na Taça da Liga

    Águia desbloqueou autocarro e vai descansar em grande

    Foi preciso algum génio individual para desbloquear o bloco baixo e coeso do Penafiel, que vinha com a estratégia claramente pensada, mas o Benfica acabou mesmo por vencer na receção aos durienses, para a Taça da Liga, por 2-0 e vai, agora, descansar ainda com o seu registo imbatível esta época no bolso.

    Depois de bater o Estrela da Amadora (2-3), o Benfica voltava a entrar em ação na Taça da Liga, antes do plantel fazer uma pausa, e Roger Schmidt promoveu um par de novidades no onze titular, com as entradas de Morato, de regresso à titularidade quase três meses depois, e Julian Draxler. Do lado do Penafiel, por sua vez, o treinador Filipe Rocha apostou no seu onze base, depois da derrota com o Moreirense (1-2).

    O Autocarro estacionou...

    Este era o último jogo antes da equipa do Benfica fazer uma breve pausa nos trabalhos, promovida pelo técnico Roger Schmidt, e talvez isso, apesar de se tratar de um jogo da Taça da Liga, tenha levado a uma moldura humana relativamente boa na Luz - mais de 43 mil. Perante isto, os encarnados entraram fortes, dominantes, e aproveitaram a linha de pressão ligeiramente mais alta do Penafiel para criar algumas boas oportunidades logo nos primeiros minutos, algo que acabou por fazer os durienses rapidamente recuar, baixar a linha de pressão e passar a jogar em bloco mais coeso.

    Penafiel fechou-se na defesa �Kapta+
    Ora, isso fez com que o Benfica praticamente acampasse no meio campo adversário e estivesse constantemente em ataque posicional, algo que, numa primeira instância, abrandou imenso o jogo, uma vez que as trocas posicionais das águias não estavam ao nível habitual - quiçá pela mudança dos intervenientes do costume - e o jogo esteve, durante algum tempo, numa fase a roçar o enfadonho.

    A espaços, essencialmente quando Neres ou Rafa trocavam de posição e impunham maior velocidade, o Benfica ia criando perigo e até melhorou no final da 1ª parte, com o avançado português como principal maestro da batuta e a colecionar um par de ocasiões. Do lado do Penafiel, por sua vez, o seu ataque foi praticamente inofensivo - exceto num lance onde Gilberto foi apanhado a dormir e saíram rápido em transição -, facilitando um pouco a vida à dupla Morato-João Victor.

    ...mas acabou multado

    Apesar do Penafiel estar claramente a causar dificuldades ofensivas ao Benfica, Filipe Rocha não parecia suficientemente feliz com a sua estratégia e fez duas alterações ao intervalo, com as entradas de Rúben Freitas e Vasco Braga, o que fez passar a turma visitante a um sistema de cinco defesas quando sem bola. O bloco era cada vez mais compacto e coeso e o Benfica precisava de um lance de génio para o furar, visto que estava com dificuldades em ataque organizado.

    golos surgiram na 2ª parte �Kapta+
    Com Rafa mais solto, o primeiro aviso surgiu precisamente do português, de calcanhar, aos 52', mas três minutos depois foi mesmo Grimaldo quem «sacou um coelho da cartola», driblou uma série de adversários, entrou na área e, depois de alguma insistência da defesa em não deixar a bola entrar, permitiu a Gilberto inaugurar o marcador. Estava, por fim, desfeito o teimoso nulo, mas o Benfica não se ficou por aqui e logo a seguir chegou ao 2-0, novamente numa jogada individual, desta vez por Musa, que acabou por ser finalizada, na recarga, por Neres.

    Estes dois golos de rajada mudaram por completo o jogo, uma vez que de nada valia agora ao Penafiel fechar-se no seu primeiro terço e os comandados de Filipe Rocha foram obrigados a mudar de atitude. Isto deu um ritmo de jogo bem mais apelativo aos olhos, uma vez que o espaço era maior e as oportunidades mais frequentes e, embora o jogo não estivesse resolvido, Roger Schmidt fez entrar Rodrigo Pinho e Henrique Araújo para o ataque, algo que trouxe dinâmicas diferentes.

    Apesar de uns belos minutos de jogo que se seguiram, com o tempo as equipas perceberam que a partida caminhava para estar resolvida e o ritmo baixou. Perante isso, coube a Rodrigo Pinho, primeiro, e Henrique Araújo, depois, terem as melhores ocasiões pós 2-0, mas Caio Secco mostrou-se bem e o 2-0 persistiu até ao final. Com este resultado, o Benfica segue imbatível esta época e vai agora descansar uns dias com a confiança em alta.

    U Sábado, 26 Novembro 2022 - 20:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    André Narciso
    2-0
    Gilberto 55'
    David Neres 57'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo C
    Lances Capitais
    55´
    GOLO Benfica!
    Gilberto marca
    Gilberto marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    Gilberto marcou o seu 7º golo na equipa (91 jogos)
    57´
    GOLO Benfica!
    David Neres marca
    David Neres marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    65´
    GOLO INVALIDADO FC Penafiel
    Rúben Freitas remata de ressaca á entrada da área, a bola sofre um ligeiro desvio num homem duriense e o golo é anulado pelo juiz da partida
    A Chave

    Quando o coletivo não está a funcionar, às vezes é mesmo o individual que tem que sobressair para resolver situações destas. O Benfica até estava a conseguir criar chances, mas a eficácia estava fora dos seus dias, até que o génio individual de jogadores como Grimaldo e Musa desbloqueou o jogo.

    O Árbitro

    O árbitro André Narciso não teve qualquer influência no resultado, mas ainda cai bastante na tendência de apitar faltas absolutamente desnecessárias e que apenas quebram o ritmo de jogo às duas equipas. Algo a melhorar.

    O Melhor
    Reação de génio

    O Penafiel estava cada vez mais baixo com o passar do tempo, mas o Benfica não deu tempo para que a situação piorasse, entrou a todo o gás na 2ª parte e bem mais dinâmica. Acabou por ser determinante e os dois golos de rajada mudaram o jogo.

    O Pior
    Um autocarro tão feio

    Obviamente sabemos das diferenças qualitativas entre as duas equipas, mas nunca é propriamente apelativo ver uma equipa a «estacionar o autocarro», como se costuma dizer, até porque o Penafiel abdicou por completo de atacar durante uma hora. É possível defender bem e mesmo assim ser perigoso e os durienses conseguiram-no, a espaços, mas só quando já perdiam.

    Forma
    Benfica
    2022/2023
    27J
    23V
    4E
    0D
    72-19G
    FC Penafiel
    2022/2023
    17J
    5V
    7E
    5D
    21-22G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Penafiel somou a 2.ª derrota nesta edição da Taça da Liga: está já eliminado da competição
    Benfica continua invicto em casa na Taça da Liga: em 29 jogos, soma 24 vitórias e 5 empates
    9.ª vitória consecutiva do Benfica esta época
    2.ª vez em toda a história que o Benfica não perde nos 27 primeiros jogos realizados numa época:
    1959/60 (Bela Guttmann)
    2022/23

    Fotografias(22)

    Allianz Cup: SL Benfica x FC Penafiel
    Allianz Cup: SL Benfica x FC Penafiel
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PENAFIEL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BanInform
    2022-11-27 13h06m por FCP_18
    Comentário completamente ignorante, já viste os planteis de ambas as equipas? O Penafiel nunca na vida conseguia lutar de igual para igual, deixa de ser chorão. Mesmo se tivéssemos ganho ao Moreirense não tenho dúvidas que era esta a tática a apresentar
    Paulo Bernardo
    2022-11-27 12h00m por LadyBug
    O Paulo é um jogador com muito talento e precisa de jogar. . .

    Proponho a trova de empréstimo com o Estoril entre o Tiago Gouveia e o Paulo Bernardo. . .

    Além disso ainda abria espaço para que o Diogo Gonçalves também ele encontrar um clube que lhe desse mais ritmo. . .
    BenficaMundial
    2022-11-27 11h28m por yogamaster
    E verdade, uma injustica feita ao Grimaldo, quando os suplentes nao estarão ao seu nivel de forma e nao so na liga portuguesa como tambem na champions contra clubes como PSG e Juventus. Esta muito melhor a defender, ataca e cruza bem e marca golos com livres eximios.
    Perde a Espanha mas acho que ganha o Benfica, em especial pela sua dificil renovacao de contrato, pode ser que andem os clubes a dormir como a seleccao espanhola. Ainda so com 27 anos e super importante manter lo no p...ler comentário completo »
    Giggs
    2022-11-27 11h11m por yogamaster
    Tem estado na sombra de Enzo, uma das melhores contratações seguramente deste seculo, mas viu se nos ultimos jogos com Chiquinho que e claramente banal para um SLB e nao acrescenta nada ao jogo so com passes seguros para tras ou lado, Florentino e o que destroi e constroi com passes de ruptura e fa lo todo o jogo sem perder qualidade ou cometer erros defensivos. O unico jogo que o vi realmente errar foi contra o Caldas mas ai todos estavam em campo a dormir.
    Para mim o melhor desta e...ler comentário completo »
    GI
    yogamaster
    2022-11-27 09h17m por Giggs_11
    Ainda ontem estava a comentar com um amigo meu a ver o jogo, a nível de desarme e recuperação é o melhor em Portugal atualmente, e sinceramente no mundo não estou a ver muito melhor neste momento. Sublinho que falo em desarme e capacidade de pressão no portador da bola. É soberbo no tempo de reação e ataque ao portador da bola, e o que surpreende mais é não só o seu raio de acção defensivo, mas parece que está sempre no local onde a bola vai passar. É impressionante. E isto não pode ser ...ler comentário completo »
    Penafiel
    2022-11-27 02h48m por moumu
    Teve de ser para não levar saco cheio.
    Sepulvda das transferências
    2022-11-27 00h34m por ricardocunha251
    O Moreirense se empatar amanhã e vencer o Benfica, passa
    BE
    yogamaster
    2022-11-26 23h59m por BenficaMundial
    Concordo. Se teve dois jogos maus desde o início da época, foi muito!
    Com outros, provavelmente continuaria perdido em empréstimos.
    Esperemos que se consiga a renovação, mas percebo se o Grimaldo não o quiser. Afinal, nem mesmo na sua melhor época, consegue ter visibilidade suficiente para, por exemplo, ser convocado. Em vez dele, vemos um Jordi Alba ou um Balde. . .
    BenficaMundial
    2022-11-26 23h43m por yogamaster
    Sem duvida que Grimaldo estara na sua melhor epoca na luz e nem so pelos golos marcados, continua a subir bem no terreno e esta bem melhor a defender!
    Talvez a motivação extra de assinar um belo contrato ;)
    Mas Florentino joga numa posição fulcral, alem de estancar o meio campo tem folego para ir ajudar os laterais a fechar, esta em todo o lado.
    Estando la por exemplo o Weigl que jogou na posicao na últimas epocas, onde nem devia ser a sua e ao lado de medios centros qu...ler comentário completo »
    BE
    yogamaster
    2022-11-26 23h30m por BenficaMundial
    Subscrevo. Só acrescento o Grimaldo na equação. Está a fazer a melhor época de longe, a meu ver.
    Sobre nos acompanharem ou não no campeonato, veremos. Não convencemos contra um Porto abaixo do seu "normal" e eles conseguem fazer muita uva com pouca parra. Veremos como será o mercado de inverno.
    A grande razão
    2022-11-26 23h18m por yogamaster
    Para Benfica estar imbativel esta epoca, mesmo ja tendo jogado com Porto, PSG, Juventus, etc. . . da pelo nome de Florentino.
    Enzo e Joao Mario teem estado a um nivel muito elevado e sempre consistentes e estao a representar as suas seleccoes no mundial. Rafa e Neres, sao os abre latas mas por vezes falta consistência.
    Todos teem estado bem, mesmo muitos dos que nao sao titulares e com Shmidt parecem ter elevado a sua qualidade de epocas transactas.
    Mas este Flore...ler comentário completo »
    Benfica
    2022-11-26 23h10m por Aquaman
    Bom jogo, primeira parte muito amarrada, mas conseguiram desbloquear na segunda parte com grande jogada do Grimaldo.

    Gostei bastante do João Victor, muito rápido, fez boas dobras, melhor que o Morato que também esteve bem. Até o Brooks esteve bem, surprendeu a capacidade de passe, fez boas entregas nas desmarcacoes do Grimaldo.

    Chiquinho a jogar relativamente bem na posição 8 recuperou bastantes bolas e distribuiu bem.

    Draxler acho que ai...ler comentário completo »
    BE
    MisticaEncarnad a
    2022-11-26 23h05m por BenficaMundial
    A nível defensivo tivemos pouco trabalho, mas fiquei surpreendido pelo opção em não manter o João Victor em campo. Estava a ser melhor em relação ao Morato que, embora tenha feito um ou dois cortes essenciais (ambos em transição defensiva, com a defesa desiquilibrada), teve uma ou outra falha de marcação, que poderia ter compremetido.
    O Chiquinho não esteve mal, mas foi mais do mesmo. Passar para os lados/trás em vez de tomar iniciativa. Não consigo perceber a função dele em ca...ler comentário completo »
    JOGO
    2022-11-26 23h03m por orgulhovermelho
    Mais um jogo e mais uma vitória, gostei do compromisso e da seriedade metida em campo, nunca precisámos de acelerar muito o jogo, tivemos sempre o controlo e tivemos muitas oportunidades da 2 parte. Gostava muito que conseguissemos renovar com o Grimaldo, está numa forma soberba, faz tudo bem, não será fácil segura-lo. Agora os jogadores vão ter algus dias de férias e descansar porque a seguir vem mais um ciclo de jogos. Estamos em grande!
    BenficaMundial
    2022-11-26 22h56m por slbmeireles
    Conseguir meter 43 mil num jogo da taça da liga quase ás 9 da noite é obra.
    Provavelmente se somar os jogos da taça da liga todos que se realizaram ate agora nao se atinge esta marca.
    E se formos comparar ate com o campeonato somos capazes de ver grandes jogos com menos assistencia.
    O centralismo é lixado.
    BenficaMundial
    2022-11-26 22h54m por MisticaEncarnada
    Como é que jogaram o Morato, o João Víctor, o Chiquinho e o Draxler?
    BE
    Feito
    2022-11-26 22h47m por BenficaMundial
    Objetivo cumprido. De tudo o que se pode escrever sobre este Benfica destaco o que os comentadores falaram como "atitude competitiva". Nunca vi o Benfica com esta atitude. Não há ninguém que tenha jogado mal, mas Grimaldo e Florentino estiveram perfeitos. Gostei de ver o Draxler e o Gilberto. Espero que o Draxler consiga recuperar a 100%, o único capaz para rodar na equipa, a par do Aursnes.
    Temos noção do trabalho que está a ser feito e, prova disso, são os 43 mil adeptos pres...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Barrilete Cósmico
    entrevista
    Rui M. Tovar entrevista Jaime Pacheco - Parte II
     Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, ...