placardpt
    Lewandowski marcou o seu primeiro golo no Catar

    O encanto fica para depois

    2022/11/26 15:08

    Com jogadores para mais e melhor, a Polónia somou a primeira vitória com Robert Lewandowski em destaque. O capitão é o rosto de esperança de um país e conseguiu, finalmente, marcar na principal competição de seleções do mundo. O resultado é enganador, dado que os sauditas mereciam, pelo menos, ter feito um golo, mas encontraram um Szczesny inspirado que negou males maiores por várias ocasiões.

    Todos os Mundiais têm surpresas, umas boas, outras más, mas é seguro dizer que a Arábia Saudita pertence ao lote de conjuntos que mais nos surpreendeu no Catar. Os sauditas até podem vir a ser eliminados, mas o que estes jogadores fizeram, deixa uma imagem positiva para o futuro.

    Porta trancada 

    Alguns dos jogadores da Arábia Saudita, assim como os seus adeptos, viveram um dos melhores dias da sua vida no início da semana com a vitória frente à Argentina. Defrontar uma lenda viva do futebol como Messi e ter a oportunidade de conseguir os três pontos nesta competição é algo inesquecível. No entanto, ainda a procissão vai no adro e os sauditas estavam alertados para tal.

    O conto de fadas escrito em árabe frente aos argentinos recaiu muito naquilo que foi a coesão defensiva e concentração em todos os momentos da partida (veja-se quantas vezes os pupilos de Lionel Scanoli foram apanhados em fora-de-jogo) e que voltou a estar em vigor este sábado.

    Perante uma Polónia mais ofensiva em relação ao encontro com o México, os sauditas entraram com personalidade e foram os primeiros a ter uma oportunidade de perigo nos pés de Mohamed Kanno. Variações de flanco bem sucedidas, controlo da partida e tranquilidade em todos processos: a Arábia Saudita mostrou que veio para surpreender o Mundo e não se deixa intimidar pelo poderio de seleções teoricamente mais fortes.

    Szczesny agigantou-se �Getty /
    Os polacos estavam com muitas dificuldades para travar a superioridade adversária e, aos 20 minutos da primeira parte, já tinham três jogadores com cartolina amarela. As sucessivas mudanças de velocidade davam confiança aos comandados de Hervé Renard, mas foi Piotr Zielinski, completamente contra a corrente, a inaugurar o marcador.

    O estado de graça da Polónia sofreu um revés no final do primeiro tempo, mas Salem Al Dawsari, através da marca da grande penalidade, permitiu uma dupla defesa fantástica a Szczesny e o nulo ao intervalo foi o que ambos os conjuntos levaram, mas que não refletia, de todo, o que tinha acontecido. Futebol...

    A estrelinha da estrela

    A toada do jogo manteve-se igual e Szczesny voltou a brilhar com uma intervenção importantíssima. Apesar da vantagem, os polacos estavam muitos inseguros e raramente conseguiram sair com critério a partir da sua defesa. Lewandowski praticamente não apareceu, ao contrário do outro camisola nove, Firas Al-Buraikan, que surgiu na cara do guarda-redes com muito perigo.

    Na procura pelo empate, os sauditas, a tempos, foram deixando espaços na sua defesa e permitiram que a Polónia estivesse perto do golo em alguns momentos. Bem podem agradecer ao poste esquerdo e à trave...

    E quando nada parecia indiciar tal, eis que Robert Lewandowski, que nunca tinha marcado em Mundiais, apareceu para fazer o 0-2. Um erro inacreditável de Al-Malki fez o capitão chorar de alegria e deixar os adeptos do Médio Oriente de mãos na cabeça. Apesar da derrota e aconteça o que acontecer no último jogo, que imagem têm deixado os pupilos de Hervé Renard! Venha o México na luta pela qualificação.

    U Sábado, 26 Novembro 2022 - 13:00
    Education City Stadium
    Wilton Pereira Sampaio
    2-0
    Piotr Zielinski 39'
    Robert Lewandowski 82'
    Education City Stadium
    Lotação45 350
    Medidas105x68
    Inauguração2020
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo CJornada 2
    Lances Capitais
    39´
    GOLO Polónia!
    Piotr Zielinski marca
    Piotr Zielinski marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    45´
    +1
    Salem Al Dawsari (Arábia Saudita) falha a grande penalidade!
    82´
    GOLO Polónia!
    Robert Lewandowski marca
    Robert Lewandowski marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    O golo de Lewandowski praticamente acabou com as esperanças da Arábia Saudita que esteve sempre muito perto do golo. Apareceu quando mais precisavam dele. Estrela.

    O Árbitro

    Apesar de ter assinalado uma grande penalidade que deixa algumas dúvidas, Wilton Sampaio teve uma prestação positiva numa partida com muitas faltas e que não ajudou ao espetáculo.

    O Melhor
    A exibição de Szczesny

    O experiente guarda-redes polaco defendeu uma grande penalidade (e a recarga) e fez inúmeras intervenções para segurar a vantagem. Ao contrário de uma exibição globalmente fraca da sua equipa, Szczesny rubricou um grande jogo.

    O Pior
    Ineficácia saudita

    Se destacamos Szczesny, aqui falamos do outro lado: uma grande penalidade falhada, vários remates sem o destino pretendido na cara do guarda-redes e uma derrota no bolso. A Arábia Saudita, com um pouco mais de sorte e eficácia, conseguia ter arrecadado os três pontos. Segue-se o México, mas é imperial treinar a finalização...

    Forma
    Polónia
    2022/2023
    6J
    2V
    1E
    3D
    6-12G
    Arábia Saudita
    2022/2023
    Sabia que...by playmaker stats
    Desde o Mundial 86 que a Polónia não estava invicta nas 2 primeiras jornadas da fase de grupos, nessa prova passou à fase seguinte (1986) sendo derrotada pela Brasil nos 1/8 final (D 4-0).
    A Arábia Saudita somou a 9.ª derrota frente a uma seleção europeia (1V, 9D).

    Três jogos depois, os sauditas voltam a ficar em branco num jogo do Campeonato do Mundo.
    Após 5 jogos, a Polónia volta a marcar 2+ golos numa partida do Campeonato do Mundo:
    V 2-0 Arábia Saudita, 2022
    V 2-1 Costa Rica, 2006
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    POLÓNIA
    EMPATE
    ARÁBIA SAUDITA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ótimo jogo
    2022-11-26 15h52m por dirtyharry
    Um dos melhores do torneio, junto com Japão x Alemanha. Arábia Saudita merece passar de fase pela ousadia e ofensividade
    Polonia
    2022-11-26 15h51m por grove_street
    Ok que amanhã pode levar 5 . Mas de todos as seleções que eu vi , é a melhor a defender e quando a defesa falha têm um GR que esta a fazer um grande Mundial . Cuidado com esta Polonia .
    Arabia saudita
    2022-11-26 15h42m por ederlopes871
    É assim o futebol.
    Um dia nao jogas nada e vés golos a cair do ceu e noutro perdes dominando o adversario
    ZY
    tink
    2022-11-26 15h21m por zyxw4321
    Eu diria que ficar a precisar de uma vitória por 2 golos depois de não conseguir vencer os dois primeiros jogos seria uma situação bastante complicada.
    Polónia - Arábia Saudita
    2022-11-26 15h19m por VerdeRubro
    A Arabia Saudita trabalhou muito, jogou bem, mas a verdade é que a Polónia acabou por ser justa vencedora pois fez um jogo pragmático, aproveitando bem os erros do adversário.

    Os sauditas falharam um penaltie que poderia ter abalado os polacos, mas aquelas duas bolas aos postes também podiam ter dado números expressivos.
    TI
    Zyxw
    2022-11-26 15h18m por tink
    Claro que não. Se a Argentina empatar com o México e vencer a Polónia por 2 golos passa sempre. Se perder é que fica eliminada, mas empatar continua a depender de si para passar. Pior era se a Arábia tivesse ganho, aí é que um empate os punha quase fora.
    Polónia-Arábia Saudita
    2022-11-26 15h15m por moumu
    Este grupo ficou complicado de facto para a Argentina. Penso que os Sauditas vão deixar boa imagem ao contrário de outros mundiais já que hoje também discutiram o jogo. A Polónia tem gente experiente como Lewa e claro vão dificultar a vida à Argentina.
    BE
    Jogo
    2022-11-26 15h13m por BenficaMundial
    Ganhou a pior equipa. É impressionante que, mesmo com a seleção que a Polónia tem, consegue ser dominada por uma Arábia Saudita e não consegue convencer. Com prestações (não resultados) piores face à seleção que têm só mesmo nós hehe.
    Quanto aos Sauditas parabenizar pelo excelente jogo e Mundial que têm vindo a fazer. A provarem que não é preciso jogar-se na elite europeia para se produzir o chamado "futebol bonito". Acredito que vá haver um "ataque" ao campeonato saudita, pelos v...ler comentário completo »
    ZY
    Polónia-Arábia Saudita
    2022-11-26 15h11m por zyxw4321
    Este resultado pressiona imenso a Argentina. Se não ganharem o jogo contra o México mais logo, ficam quase eliminados.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.